A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Neuro-hormonal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Neuro-hormonal"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Neuro-hormonal
Sistema Nervoso Sistema Endócrino Função: Coordenar a atividade do nosso organismo

2 Sistema Nervoso Constituição do Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Encéfalo Sistema Nervoso Somático Espinal Medula Sistema Nervoso Autónomo Simpático Parassimpático

3 Constituição do Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Encéfalo (protegida pelas meninges e pelo crânio) Cérebro Cerebelo Bolbo Raquidiano Espinal Medula (protegida pela coluna vertebral) Sistema Nervoso Somático Recetores Sensoriais Gânglios Nervos Raquidianos - partem da espinal medula e ramificam-se por todo o organismo. Cranianos - Partem do encéfalo e dirigem-se para as diferentes partes da cabeça (órgãos dos sentidos)

4 Sistema Nervoso Central
Encéfalo Espinal Medula

5 Encéfalo Encéfalo

6 Encéfalo Cerebelo Bolbo Raquidiano Controla a coordenação dos movimentos e o equilíbrio do corpo. Controla a digestão, o ritmo cardíaco, respiratório e a pressão sanguínea.

7 Encéfalo Cérebro: 2 Hemisférios: esquerdo e direito Corpo caloso
Córtex Cerebral (circunvoluções) 25% de áreas primárias (motoras e sensitivas) 75% de áreas de associação (raciocínio e imaginação)

8 Áreas Primárias

9 Sistema Nervoso Periférico
Sistema Nervoso Somático Sistema Nervoso Autónomo Coordena as funções de vida autónoma (digestão e respiração, por exemplo). Coordena as funções que nos relacionam com o meio externo (movimentos voluntários, por exemplo)

10 Sistema Nervoso Somático
Gânglios – São aglomerações de corpos celulares de células nervosas. Nervos – São conjuntos de fibras nervosas -axónios e bainhas de mielina Recetores Sensoriais – são terminações de células nervosas ou células isoladas que detetam estímulos.

11 Funcionamento do Sistema Nervoso
Neurónios – São as células que constituem o sistema nervoso Função do Neurónio: receber, transmitir e responder às mensagens que lhe chega. Mensagens = Impulsos Nervosos = Mensagens Eletroquímicas

12 Constituição de um Neurónio

13 Tipos de Neurónios Sensitivos – conduzem os impulsos para o sistema nervoso central Associação – estabelecem a ligação entre os neurónios sensitivos e os motores Motores – conduzem os impulsos do sistema nervoso central para os órgãos efectores (músculos ou glândulas).

14 Trajecto do Impulso Nervoso

15 Impulso Nervoso Sinapse – Espaço existente entre a arborização terminal de um neurónio e as dendrites de outro. Ocorre a mensagem química, em que substâncias químicas (neurotransmissores) que existem na terminação do neurónio são libertadas para as dendrites do outro neurónio de forma a passar a mensagem.

16 Recetores Sensoriais Estímulos – são factores que obrigam o nosso organismo a reagir. Exemplos: o medo, o som, a luz, o calor e a sede Recetores de estímulos externos = encontram-se nos Órgãos dos Sentidos. Recetores de estímulos internos = informam-nos se temos fome ou sede, ou seja o estado do nosso organismo.

17 Estímulos

18 Estruturas que participam na resposta a um estímulo:
Recetores sensoriais – neurónios sensitivos – centros nervosos – neurónios motores – órgãos efectores

19 Actividade do Sistema Nervoso

20 Atos Involuntários determinados pela Espinal medula = Arco Reflexo

21 Classificação dos Atos Reflexos quanto ao modo como surge
Inatos – são os que nascem connosco e são comuns a todas as pessoas. Ex: a sucção e a secreção de saliva pelo contacto de alimentos com a língua. Condicionados ou Adquiridos – adquirem-se pela aprendizagem e variam de pessoa para pessoa. Ex: travar o carro numa emergência

22 Sistema Nervoso Autónomo ou Vegetativo ou Involuntário
Sistema que responde aos estímulos internos e portanto regula as condições internas do nosso organismo e é controlado pelo hipotálamo. Sistema Simpático – a sua atividade está mais relacionada com situações de emergência. Ex: responde ao medo e à irritação Sistema Parassimpático – a sua atividade está mais relacionada com situações de recuperação de forças e com o repouso.

23 Sistema Nervoso Autónomo

24 Sistema Endócrino Constituição: formado pelo conjunto das glândulas endócrinas. Função: regula o metabolismo, o crescimento, a reprodução entre outros. Glândula Endócrina: é um órgão que segrega hormonas e liberta-as para a corrente sanguínea. Hormonas: são substâncias químicas produzidas por glândulas libertadas para o sangue e que atuam em células-alvo .

25 Ação das Hormonas

26 Sistema Endócrino

27 SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS HORMONAS FUNÇÃO HIPOTÁLAMO Neuro-hormonas
Regula a atividade da hipófise HIPÓFISE Várias hormonas Regula muitas funções do organismo e de outras glândulas endócrinas TIRÓIDE Hormonas tiróideas Regulam o funcionamento de vários órgãos SUPRA-RENAIS Corticóides Adrenalina Regulam a quantidade de açúcar e minerais no sangue PÂNCREAS Insulina Glucagina Controla o nível de glicose no sangue Controla a formação de glicogénio, proteínas e gorduras TESTÍCULOS Testosterona Estimula a formação de espermatozóides e desenvolve e mantém os caracteres sexuais e secundários OVÁRIOS Estrogénios Progesterona Estimulam o crescimento do endométrio e desenvolvem os caracteres sexuais secundários

28 Sistema Nervoso versus Sistema Hormonal
Sistema Endócrino Mensagem de natureza Electroquímica Mensagem de natureza Química Liberta os neurotransmissores nas sinapses de células-alvo específicas Liberta hormonas na corrente sanguínea para todo o corpo Tem efeitos relativamente locais e específicos em órgãos-alvo Tem efeitos, por vezes, gerais e em vários órgãos Reage rapidamente, demorando 1 a 10 microssegundos Reage mais lentamente, podendo demorar segundos a dias Termina rapidamente quando o estímulo termina Pode continuar a responder após o estímulo ter terminado Adaptação rápida à estimulação contínua Adaptação lenta: pode continuar a responder durante dias ou semanas

29 FIM


Carregar ppt "Sistema Neuro-hormonal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google