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11 - Gerenciamento de Riscos. Riscos Evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto.

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1 11 - Gerenciamento de Riscos

2 Riscos Evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto. O risco do projeto tem origem na incerteza. Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos. Gerenciamento proativo dos riscos.

3 Riscos Não confundir o risco com sua causa ou seu efeito. Como resultado de uma causa, um evento incerto pode ocorrer, o que pode levar a um efeito em um objetivo. Exemplo: – Como resultado da utilização de um novo hardware, podem ocorrer erros na integração de sistemas, que implicarão em estouros no orçamento.

4 Gerenciamento de Riscos Processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do Gerenciamento de Riscos são aumentar a probabilidade e o impacto do eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto do eventos negativos.

5 11 - Gerenciamento de Riscos Processos: – 11.1 Planejar o gerenciamento de riscos – 11.2 Identificar os riscos – 11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos – 11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos – 11.5 Planejar as respostas aos riscos – 11.6 Monitorar e controlar os riscos

6 11.1 Planejar o gerenciamento de riscos Processo de definição de como conduzir as atividades de Gerenciamento de Riscos do projeto. Gerenciamento de Riscos é importante para garantir que o grau, o tipo e a visibilidade do Gerenciamento dos Riscos sejam proporcionais tanto aos riscos como à importância do projeto para a organização.

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8 Entradas Declaração do Escopo do Projeto. Plano de Gerenciamento dos Custos. Plano de Gerenciamento do Tempo do Projeto. Plano de Gerenciamento das Comunicações. Fatores Ambientais da Empresa. Ativos de Processos Organizacionais.

9 Ferramentas e Técnicas Reuniões e Análise de Planejamento – A equipe do projeto realiza reuniões de planejamento para desenvolver o Plano de Gerenciamento dos Riscos. – Participam equipe, gerente de projeto, usuário e qualquer pessoa responsável pela sua execução e planejamento.

10 Saídas Plano de gerenciamento dos riscos – Descreve basicamente os seguintes itens: Metodologia; Funções e Responsabilidades; Orçamentação; Tempos; Categorias de risco; Definições de probabilidade e impacto de riscos; Matriz de probabilidade e impacto; Revisão das tolerâncias das partes interessadas.

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13 11.2 Identificar os Riscos Processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de identificação de suas características. Identificar os riscos é um processo iterativo porque novos riscos podem surgir ou se tornar conhecidos durante o ciclo de vida do projeto.

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15 Entradas Plano de gerenciamento dos riscos Estimativas de custos das atividades Estimativas de duração das atividades Linha de base do escopo Registro de partes interessadas Plano de gerenciamento dos custos Plano de gerenciamento do cronograma Plano de gerenciamento da qualidade Documentos do projeto Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais

16 Ferramentas e Técnicas Revisões de documentação Técnicas de coleta de informações: – Brainstorming; – Técnica Delphi; – Entrevistas; – Análise de causa-raiz. Análise de listas de verificação

17 Ferramentas e Técnicas Análise das premissas Técnicas de diagramas Opinião especializada

18 Ferramentas e Técnicas Análise SWOT – Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). – A análise SWOT corresponde à identificação por parte de uma organização e de forma integrada dos principais aspectos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento, tanto a nível interno como externo.

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20 Saída Registro de riscos Deve conter: – Lista dos riscos identificados: os riscos são descritos com o maior número de detalhes possível – Evento que pode ocorrer, Impacto, Causa Raiz, Efeito e Probabilidade; – Lista de respostas potenciais.

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22 11.3 Realizar a análise qualitativa de riscos Processo de priorização de riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

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24 Entradas Registro dos riscos Plano de Gerenciamento dos Riscos Declaração do escopo do Projeto Ativos de processos organizacionais

25 Ferramentas e Técnicas Avaliação de probabilidade e impacto dos riscos Matriz de Probabilidade e Impacto Avaliação da qualidade dos dados sobre o risco. Categorização de Riscos Avaliação da Urgência dos Riscos Opinião especializada

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27 Saídas Atualizações do Registro dos Riscos – Riscos priorizados; – Riscos agrupados por categoria; – Riscos que exigem resposta a curto prazo; – Riscos que exigem análise adicional, além da resposta; – Riscos de baixa prioridade – ficam em observação.

28 11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos Processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. Esta análise é realizada nos riscos que foram priorizadas pela análise quantitativa de riscos como tendo impacto potencial

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30 Entradas Registro dos riscos Plano de Gerenciamento dos Riscos Plano de Gerenciamento dos Custos Plano de Gerenciamento do Cronograma Ativos de processos organizacionais

31 Ferramentas e Técnicas Técnicas de coleta e apresentação de dados – Entrevistas – Distribuições e probabilidades Técnicas de Modelagem e Análise Quantitativa de Riscos. Opinião especializada

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33 Saídas Atualizações do Registro dos Riscos. – Análise Probabilística do Projeto. – Probabilidade de Atingir os Objetivos de Custo e Tempo. – Lista Priorizada de Riscos Quantificados. – Tendências nos Resultados da Análise Quantitativa de Riscos.

34 11.5 Planejar as respostas aos riscos

35 Processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. Engloba a identificação e a designação de uma pessoa para assumir a responsabilidade por cada resposta ao risco acordada e financiada. Aborda os riscos pela prioridade, inserindo recursos e atividades no orçamento, no cronograma e no plano de gerenciamento do projeto, conforme necessário.

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37 Entradas Registro dos riscos Plano de Gerenciamento dos Riscos

38 Ferramentas e Técnicas Estratégias para riscos negativos ou ameaças – Eliminar; – Transferir; – Mitigar; – Aceitar. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades – Explorar; – Compartilhar; – Melhorar; – Aceitar.

39 Ferramentas e Técnicas Estratégias de respostas de contingência Opinião especializada

40 Saída Atualizações do Registro dos Riscos. Decisões contratuais relacionadas a riscos Atualizações do plano de gerenciamento do projeto Atualizações dos documentos do projeto

41 11.6 Monitorar e Controlar os Riscos

42 Processo de implementação dos planos de respostas a riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos e avaliação da eficácia do processo de riscos durante todo o projeto.

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44 Entrada Registro dos riscos Plano de Gerenciamento do Projeto Informações sobre o desempenho do trabalho Relatórios de Desempenho

45 Ferramentas e Técnicas Reavaliação de Riscos Auditoria de riscos Análises da variação e tendências Medição de desempenho técnico Análise das reservas Reuniões de Andamento

46 Saídas Atualizações do Registro dos Riscos Atualizações dos Ativos de Processos Organizacionais Solicitações de Mudanças Atualizações do Plano de Gerenciamento do Projeto Atualizações dos Documentos do Projeto


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