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BPM –Uma nova abordagem para desenvolvimento de Sistemas

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Apresentação em tema: "BPM –Uma nova abordagem para desenvolvimento de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 BPM –Uma nova abordagem para desenvolvimento de Sistemas
Recuperação da dívida ativa: um projeto da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo com apoio técnico da PRODESP BPM –Uma nova abordagem para desenvolvimento de Sistemas

2 BPM - Origem Michael Porter Vantagem competitiva, o livro
Visão hierárquica de uma organização Cadeia de valores Sistema de valores Atividades/processos de negócio

3 O contexto histórico Sistemas de informação
O grande sistema de banco de dados Foco na tecnologia Resolução de problemas estruturais Integridade do parque Desenvolvimento de sistemas massivo Investimento massivo em tecnologia Não muda o método, o conceito O erro estava na ferramenta O grande sistema de processos corporativo Foco no negócio Resolução de problemas estruturais Operação de negócio Não prescindem de desenvolvimento de sistemas Investimento massivo em negócio e tecnologia EAI O erro estava no sistema

4 Gestão do processo de negócio
Visão atual Estabelecer a capacidade de Implementar Gerenciar Um fluxo contínuo de inovações de processos de negócio Um processo completo possui PARTICIPANTES, ATIVIDADES e ARTEFATOS com foco no próprio processo

5 Gestão do processo de negócio
BPM (Business Process Management) Um processo para gestão de processos de negócio Abordagem para levantamento, modelagem, simulação, análise, otimização, integração, monitoração, publicação e interface Concepção de processos de forma dinâmica com tecnologia que suporta sua implementação

6 SOA (Service Oriented Architecture)
Integração do processo de negócio EAI (Enterprise Application Integration) SOA (Service Oriented Architecture)

7 Integração do processo de negócio
BPEL (Business Process Execution Language)

8 Monitoração do processo de negócio
BAM (Business Activity Monitoring) Tecnologia para captura de informações de execução de processos de negócio Dados para tomada de decisão Contexto operacional Contexto de processo de negócio Comparação entre instâncias e modelo

9 Plano de trabalho Processo primário (Cadeia de valores) Mudanças
Modelo “as is” Mudanças Simulação/análise Otimização/modelos “to be” Curto prazo Médio prazo Longo prazo Implementação Treinamento Tecnologia de informação

10 Fases do Projeto Fases Fases Conte Conte ú ú do do Esfor Esfor ç ç o o
Iniciar Iniciar Defini Defini ç ç ão da ão da Iniciar Iniciar Defini Defini ç ç ão da ão da 5 % 5 % Projeto Projeto Abrangência e Metas Abrangência e Metas Projeto Projeto Abrangência e Metas Abrangência e Metas Analisar Analisar Documenta Documenta ç ç ão/Modelagem ão/Modelagem Analisar Analisar Documenta Documenta ç ç ão/Modelagem ão/Modelagem Processo Atual Processo Atual do do Processo Atual Processo Atual do do 15 % 15 % (AS (AS - - IS) IS) Processo Atual (AS Processo Atual (AS - - IS) IS) (AS (AS - - IS) IS) Processo Atual (AS Processo Atual (AS - - IS) IS) Design do Design do Design do Design do Desenvolver Desenvolver Novo Processo Novo Processo Desenvolver Desenvolver Novo Processo Novo Processo Alternativas Alternativas 25 % 25 % (TO (TO - - BE) BE) Alternativas Alternativas (TO (TO - - BE) BE) Treinamento, Treinamento, Treinamento, Treinamento, Implementa Implementa ç ç ão ão ão ão Implem. Tecnol Implem. Tecnol Implem. Tecnol Implem. Tecnol ó ó gica, gica, Implementa Implementa ç ç ó ó gica, gica, 55 % 55 % Gestão da Implem. Gestão da Implem. Gestão da Implem. Gestão da Implem.

11 Um exemplo prático: Atendimento a reclamações sobre faturas

12 Processo atual Premissas: Número de funcionários Carga Custos
No Escritório - 10 No Centro de Atendimento - 30 Carga 200 chamadas por dia Custos Variáveis: $ 20 / h Fixo : $ 5 / chamada

13 Características do Processo Atual
Utilização de diversos sistemas Processo complexo e desestruturado Processo manual Muitos gargalos

14 Novo processo Parametros para a simulação: Manter fixos: Diferenças
Número de Chamadas Número de Funcionários Custos Diferenças Processos otimizados Aplicação padronizada Automatização

15 Características do Novo Processo
Uso de sistema padronizado Processo transparente e estruturado Distribuição otimizada de carga Zero gargalos

16 Resultados da otimização
Duração reduzida em 91% Redução do custo total em 61 % Otimização de recursos Redução do custo operacional

17 Projeto Dívida Ativa PGE-SP

18 Diretrizes do Projeto Alinhar o Processo de Negócio à Missão Institucional. O produto final da cadeia de valores da Dívida Ativa é o Crédito Recuperado. Cada atividade deve agregar valor ao produto final. Adequar a quantidade de execuções à capacidade de processamento e cobrança. Toda ação deve ter o objetivo de tornar o pagamento da dívida uma prioridade para o devedor.

19 Premissas do Projeto Rastreamento de Requisitos
Gestão de Processos de Negócio Rastreamento de Requisitos Arquitetura Orientada a Serviços Execução de Workflows baseados em BPM

20 Modelo atual Gestão de Processo de Negócio Metodologia empregada
Levantamento do Processo atual Padrões, Questionários, Diferenças, Confirmações Revisão e Validação Estrutura Corporativa Papéis, Cargos, Gerências, Organograma Estrutura de Processo Tarefas, Capacidade, Carga, Duração, Sistemas envolvidos Fluxo de Informações, Recursos, Meios de Comunicação

21 Modelo atual - Principais problemas
Atividades dos Procuradores Falta de tempo Quantidade de processos Excesso de tarefas burocráticas Logística nas comarcas Entrega e recebimento de processos Infra-estrutura das regionais Carência de estrutura e instalações para novo setor de Inscrição Funcionários de apoio Carência, falta de preparo/capacitação Ferramental Ausência de ferramentas adequadas à Seleção, Consolidação e Depuração dos débitos inscritos

22 Novo modelo - Principais objetivos
Alinhar processo de negócio à Missão institucional Controle completo da Dívida Ativa pela PGE Inscrição e Ajuizamento Centralizadas Automatizadas Gerenciamento da conta corrente de débitos Máquina de estado Gerenciamento do Cadastro de Empresas Ferramentas de proatividade Alarmes Monitoração

23 Novo modelo - Principais objetivos
Administração do ajuizamento Filtros de seleção eficazes Indicações das Bancas de Procuradores Transparência nas ações Aplicação de estratégias de seleção parâmetros e prioridades Gerenciamento do estoque de débitos Depuração e redução de ajuizamentos Introdução da Cobrança Administrativa Promover a depuração dos débitos na origem Recepção do débito Consistência e completeza Favorecer execução mais eficiente

24 Novo modelo - Principais objetivos
Agregar valor a atividade dos procuradores Ferramentas de automação e de informação Racionalização Redução do tempo Estratégias e métricas Rastrear e medir resultados Refinamento Casos de sucesso Identificação Disseminação Possíveis metas para o Contencioso Informações externas dos devedores Acesso Ferramentas para pagamento Parcelamento direto e simplificado

25 Novo Modelo - Participantes
Coordenadoria da Dívida Ativa Procuradoria da Dívida Ativa [PDA] Prodesp Unidades e Bancas de Procuradores Secretarias de Estado e outros Órgãos da Administração Pública Secretaria da Fazenda Judiciário Devedores Fontes Externas de Informações sobre os Oficiais de Justiça Couriers (Correios e transportadores de malotes)

26 Novo Modelo - Processos primários
Recepção e inscrição de débitos Cobrança Administrativa Seleção de Débitos para Ajuizamento Ajuizamento Acompanhamento da Execução Fiscal Finalização Planejamento de Estratégias Interação com Devedores Interação com Secretarias e outros Órgãos

27 Novo Modelo - Macro Processos
Planejamento RH Recepção & Inscrição Cobrança Administ. Seleção para Ajuizamento Ajuizamento Interação com Devedores Finalização Execução Fiscal Conta Corrente

28 Recepção e Inscrição Única porta de entrada: automatizada.
Transforma Todos os débitos em Débitos Eletrônicos. Reduz a dependência de mão de obra. Saneamento na origem: rejeição de débitos inválidos ou incompletos. Comunicação padronizada com todos os Órgãos da APE Economia de tempo Controle de Acesso

29 Recepção e Inscrição Interface Web Débitos Eletrônicos PGE Intranet
Extranet Usuários Login Gabaritos Captura Regras de Negócio Validação Rastreamento Inscrição Cadastro Dívida Ativa Cadastro Devedores

30 Cobrança Administrativa
Recuperar créditos após a inscrição e antes do Ajuizamento. Estimular a apresentação de impugnações e alegação de pagamentos antes do Ajuizamento Cobrança Amigável Seleção e Notificação Indução ao Parcelamento e Pagamento Processo Automatizado Protesto da CDA, convênio com Serasa e CRDA como ferramentas de pressão.

31 Cobrança Administrativa
Filtros Débitos Selecionados Seleção Cadastro Dívida Ativa Gabaritos de Notificação Notificação Protesto

32 Seleção para Ajuizamento
Ajuizar segundo a capacidade de acompanhamento pela PGE e de processamento pelo Judiciário Planejamento estratégico: Coordenadoria: Filtros, Parâmetros e Prioridades Procuradores: Indicações Seleção por Tipo do Débito / Região / Valor / Indústria / ... ... Situação da Empresa / Primário ou Contumaz / ... Ambiente interativo de Simulação Avaliação da seleção Alteração da estratégia

33 Seleção para Ajuizamento
Filtros Indicações Parâmetros Seleção Cadastro Dívida Ativa Débitos Selecionados Consulta

34 Ajuizamento Integração com sistemas do Judiciário
Possibilidade de Autuação centralizada Impressão centralizada ou descentralizada Petição Inicial melhor instruída Relação de todos os Débitos da empresa Informações sobre a empresa, sócios, bens, ... Planejamento antecipado das Bancas Participação do Procurador em operações táticas

35 Ajuizamento Débitos Selecionados Validação Gabaritos Cadastro
Dívida Ativa Emissão de Conjuntos de Ajuizamento Parâmetros BDs Externas Transferência para o Judiciário Autuação Conjuntos Ajuizamento Diligências Impressão Conjuntos de Ajuizamento Atualização Num Processo Cadastro Processos

36 Apoio à Execução Fiscal
Oferecer ferramentas de apoio à cobrança Acesso a Bases de dados Alarmes Possibilidade de indicação de prioridades de ajuizamento Informações imediatas sobre eventos externos Oferecer ferramentas para subsidiar o trabalho dos Oficiais de Justiça

37 Apoio à Execução Fiscal
e-CRDA Consulta Conta Corrente Débitos Cadastro Dívida Ativa Registro de Diligências Cálculos Indicações Emissão de Mapas Cadastro Processos Registro de Ações DECA ITCMD GIA Alarmes Pagamento de Oficiais Just. SIAFEM SEF Detran Consulta BDs Externas Jucesp BEC

38 Planejamento de Estratégias
Oferecer ferramentas para a Coordenadoria para Configuração e Parametrização de operações para Apuração de Resultados Definição de Regras e Normas para relacionamento com Clientes e Devedores Simplificar aplicação de procedimentos de exceção anistias

39 Planejamento de Estratégias
Cadastro Dívida Ativa Apuração de Resultados Definição de Estratégias Filtros de Cobrança Administrativa Gabarito Documentos Ajuizamento Filtros de Seleção Ajuizamento Gabarito e Regras para Parcelamento Regras para Anistia Gabaritos Notificação e Gares Parâmetros Estratégicos

40 Interação com Contribuintes
Oferecer ferramentas de parcelamento e pagamentos de Dívida Ativa adequados às possibilidades do devedor, com novas regras para Pedido de Parcelamento (desburocratização) e Retomada do Parcelamento Rompido Promover Notificações amigáveis e de advertência Manter os Procuradores (e Judiciário) imediatamente informados dos eventos ocorridos Instituir a CRDA e o CADESP

41 Interação com Contribuintes
Internet e-Parcelamento e-Pagamentos e-CRDA Identifica Devedor Consulta Débitos Verifica Situação Consulta Débitos Simulações Emite CRDA Emite Gare Simulações Assina e Emite Termo de Acordo Cadastro Dívida Ativa Cadastro Devedores CRDA Pagamentos Parcelamento Regras CRDA Gares Parcelamento Gabaritos Emite Gare

42 Finalização Automatizar procedimentos de consolidação
Manter a Conta Corrente de Débitos atualizada Manter os Procuradores (e Judiciário) imediatamente informados dos eventos ocorridos Informar a finalização da cobrança ao órgão de origem

43 Finalização SeFaz Cadastro Importa Sistema de Dívida Ativa Pagamentos
PGE SeFaz Cadastro Dívida Ativa Importa Pagamentos Sistema de Arrecadação Verifica tipo Pagamento Cálculos Verifica Liquidação Alarmes Emite Petições Gabaritos Petições

44 Protótipo/Componentes
Metodologia e Processo Unificado Organograma Diagramas BPEL BPM Modelo de Negócio Requisitos de Negócio Business Workflow UCI Diagramas de Integração MUC UCS MC TR BPEL Modelagem Integração UCS Briefing Requisitos Suplementares Protótipo/Componentes Levantamento Telas Usabilidade MC UCS Sistemas Pontos de Integração Requisitos Funcionais Componentes Interfaces Aplicação Módulos Funcionais Briefing Telas MC UCS TR Testes Relatório de Erros

45 Bruno Jean Birepinte – Prodesp
Obrigado Bruno Jean Birepinte – Prodesp


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