A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é personalidade? “É a organização dinâmica interna dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste especifico ao ambiente”.Gordon.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é personalidade? “É a organização dinâmica interna dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste especifico ao ambiente”.Gordon."— Transcrição da apresentação:

1 O que é personalidade? “É a organização dinâmica interna dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste especifico ao ambiente”.Gordon Allport É a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais.

2 Determinantes da Personalidade Hereditariedade Ambiente Situação

3 Hereditariedade Se refere a todos os fatores determinados na concepção. São eles: Estatura Física Traços físicos Sexo Flexibilidade muscular Temperamento Nível de Energia Ritmos Biológicos (Biológico-fisiológico-psicológico)

4 Hereditariedade Existem 3 ramos de pesquisa (gêmeos, crianças pequenas e coerência na satisfação com o trabalho) que argumentam que a hereditariedade tem um papel importante na determinação da personalidade de uma pessoa. 1) Evidências demonstram que traços como timidez, medo e angústia se devem a causas genéticas. 2) A genética é responsável por cerca de 50% das diferenças de personalidade e 30% da variação nos interesses ocupacionais e de lazer. 3) A satisfação individual com o trabalho é determinado por algo inerente ao indivíduo, e não por fatores externos.

5 Ambiente Fatores que exercem pressão na formação da Personalidade: - Cultura - Condições de infância - Normas vigentes nos grupos sociais(família, amigos...) A hereditariedade determina os parâmetros ou limites, mas o potencial total de um indivíduo será determinado pelo seu ajuste às demandas e exigências do ambiente.

6 Ambiente Brasil CULTURAS REGIONAIS. Países

7 Situação Influencia os efeitos da hereditariedade e do ambiente sobre a personalidade. A personalidade, embora coerente e estável de maneira geral, pode mudar em determinadas situações. As demandas variáveis de diferentes situações trazem à tona diferentes aspectos da personalidade do indivíduo. Não se deve olhar os padrões de personalidade de maneira isolada.

8 Traços da Personalidade Traços Primários ou fonte São 16 traços constantes de comportamentos, permitindo a previsão do comportamento de um indivíduo em situações específicas, adequando as características à sua relevância situacional. MBTI(Myers-Briggs Type Indicator) É um teste de personalidade com 100 questões para saber como as pessoas agem ou se sentem em determinadas situações. Mais de 2 milhões de pessoas fazem o teste MBTI nos EUA, mas não existe evidência se é uma mensuração válida de personalidade. No Brasil o MBTI está validado.

9 Traços da Personalidade O modelo Big Five São 5 dimensões básicas que dão base a todas as outras e englobam as variações mais significativas na personalidade. 1. Extroversão: identifica alguém sociável, gregário e afirmativo. 2. Amabilidade: Identifica alguém com boa índole, cooperativo e confiante.

10 Traços da Personalidade 3. Consciência: Identifica alguém responsável, confiável, persistente e organizado. 4. Estabilidade emocional: identifica alguém calmo, autoconfiante, seguro. 5. Abertura p/experiências: identifica alguém em termos de sua imaginação, pendores, artísticos, sensibilidade e intelectualidade.

11 Principais atributos da Personalidade que influenciam no Comportamento Organizacional Centro de Controle Grau em que as pessoas acreditam ter o controle de seu próprio destino. Interno:indivíduos que acreditam ter o controle do que acontece com eles. Externo:indivíduos que acreditam que o controle do que acontece com eles está em forças externas, como a sorte ou o acaso. Maquiavelismo Grau em que o indivíduo é pragmático, mantém distancia emocional e acredita que os fins justificam os meios. Auto-estima Grau em que os indivíduos gostam de si mesmo.

12 Principais atributos da Personalidade que influenciam no Comportamento Organizacional Auto-monitoramento Mede a capacidade de um indivíduo em ajustar seu comportamento aos fatores externos situacionais. Assumir Riscos As pessoas são diferentes no que se refere à disposição para correr riscos e a demanda específica do trabalho. Personalidade Tipo A “É uma pessoa agressivamente envolvida em uma luta crônica e incessante pela obtenção de mais coisas em cada vez menos tempo e, caso necessário, indo contra tudo e contra todos.” Personalidade Tipo B “É uma pessoa que raramente se sente pressionado a obter um número crescente de coisas, ou a participar de cada vez mais eventos em um tempo cada vez menor.”

13 Centro de Controle características INTERNO RESPONSÁVEIS PELOS RESULTADOS. BUSCAM INFORMAÇÕES MAIS MOTIVADOS CONTROLE DO AMBIENTE TAREFAS SOFISTICADAS (GERENTES) INICIATIVA E INDEPENDÊNCIA EXTERNO MENOS SATISFEITOS ALIENADOS MENOS ENVOLVIDOS O MOTIVO ESTÁ FORA. CONDESCENDENTES E SEGUEM DIREÇÕES TRABALHOS ESTRUTURADOS E ROTINEIROS.

14 MAQUIAVELISMO MANIPULAM PRAGMATISMO DISTÂNCIA EMOCIONAL PERSUASIVOS HABILIDADE DE NEGOCIAÇÃO VENDAS. PERSUADIDOS PADRÕES ABSOLUTOS DE COMPORTAMENTO

15 AUTO-ESTIMA ELEVADA EXPECTATIVA PARA O SUCESSO ASSUME MAIS RISCOS. SATISFAÇÃO NO TRABALHO BAIXA SUSCEPTÍVEL A INFLUÊNCIA EXTERNA DEPENDENTE DA AVALIAÇÃO DOS OUTROS. PREFERE AGRADAR MENOS PROPENSOS A POSIÇÕES IMPOPULARES.

16 AUTOMONITORAMENTO ELEVADO ELEVADA ADAPTAÇÃO AO MEIO. SENSÍVEIS A SUGESTÕES CONTRADIÇÃO: COMPORTAMENTO PRIVADOxPÚBLICO SUCESSO EM GERÊNCIA(PAPÉIS MÚLTIPLOS E CONTRADITÓRIOS). BAIXO ALTA COERÊNCIA. DISCORDAM MAIS.

17 ASSUMIR RISCOS ELEVADA DECISÕES MAIS RÁPIDAS COM MENOS INFORMAÇÕES. CORRETOR DE AÇÕES BAIXA DETALHISTA CONTADOR AUDITOR

18 TIPO A e TIPO B TIPO A – QUANTIDADE CULTURA AMERICANA: AMBIÇÃO. ANDAM E COMEM RAPIDAMENTE. IMPACIENTE. 2 COISAS AO MESMO TEMPO. NÃO CONSEGUE SUPORTAR MOMENTO DE ÓCIO TRABALHADORES RÁPIDOS (TRABALHO DURO). COMPETIÇÃO DECISÕES ERRADAS MENOS CRIATIVOS COMPORTAMENTOPREVISÍVEL. TIPO B – QUALIDADE PACIENTES FAZ AS COISAS POR PRAZER NÃO SE PREOCUPAM EM PROVAR SUA SUPERIORIDADE. CONSEGUE RELAXAR SEM SE SENTIR CULPADO n

19 Teoria da Adequação da Personalidade ao Trabalho Identifica 6 tipos de personalidade e propõe que a adequação entre o tipo de personalidade e o ambiente ocupacional determina tanto a satisfação quanto o nível de rotatividade no trabalho. São eles: Realista, investigativo, social, convencional, empreendedor, artístico. Quadro 4.2 e pág. 87

20 Adequação do Indivíduo ao Trabalho Nos últimos anos as organizações enfrentam um ambiente dinâmico e em constante mudança, exigindo funcionários capazes de mudar rapidamente de tarefa e mover-se fluidamente por diversas equipes. É mais importante que a personalidade deles se ajuste à cultura da organização como um todo do que apenas a um determinado cargo ou função.

21 Quem tem mais sucesso? “As promoções profissionais geralmente vão para aqueles que são hábeis, em vez de ir para aqueles que são apenas impetuosos: para aqueles que têm tato, em vez daqueles que são apenas hostis: para aqueles que são criativos, em vez daqueles que são meramente ágeis em disputas competitivas”.


Carregar ppt "O que é personalidade? “É a organização dinâmica interna dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste especifico ao ambiente”.Gordon."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google