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Grupo: Alan da Silva Moreira Camila Fernandes Erthelles Pereira Hélio Guimarães Ludimila Azevedo.

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1 Grupo: Alan da Silva Moreira Camila Fernandes Erthelles Pereira Hélio Guimarães Ludimila Azevedo

2 O que é um SIG? Sistema de Informações Gerenciais, também conhecido como SIG, é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.

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4 O SIG de Marketing dá apoio à atividade administrativa nas áreas de desenvolvimento do produto, distribuição, decisões de preços, eficácia promocional e previsão de vendas.

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6 Entradas para um SIG de Marketing Mais do que outras áreas funcionais, o SIG de marketing se baseia em fontes externas de dados. Essas fontes incluem a concorrência, clientes, jornais, revistas e outras publicações. Há também importantes fontes internas de dados.

7 Fontes Internas O plano estratégico ou políticas corporativas; O marketing se baseia no plano estratégico de alvos e projeções de vendas da organização. Por exemplo, um plano estratégico poderia indicar que se espera um aumento fixo de 8% nas vendas nos próximos 5 anos.

8 Fontes Externas A concorrência. Dados sobre concorrentes – tais como novos produtos e serviços, estratégias de fixação de preços, pontos fortes e fracos de uma linha de produto de um concorrente, embalagem, marketing e distribuição de produtos para clientes – são importantes para a maioria das empresas. Saber como os concorrentes estão fazendo ou capazes de fazer no futuro é de grande utilidade para o projeto de novos produtos e serviços.

9 O mercado. Uma fonte externa adicional de informações úteis para o SIG de marketing é o mercado para os produtos da empresa. Uma grande quantidade de dados úteis sobre o mercados que já estão servidos pela empresa pode ser obtida do SPT, porém a visão do comportamento e preferências do comprador em novos mercados só pode ser obtida de fontes de fora da empresa.

10 Subsistemas e Saídas do SIG de Marketing Os subsistemas de um SIG de marketing incluem os subsistemas do produto, distribuição, promoção e preços. Esses subsistemas e suas saídas ajudam os administradores e executivos de marketing a aumentar as vendas, reduzir despesas de “marketing” e desenvolver planos para que futuros produtos e serviços atendam às necessidades dos clientes.

11 Preço do Produto O preço do produto é uma importante e complexa função de marketing. O preço do varejo, o preço do atacado e os descontos devem ser determinados. Um importante fator na determinação da política de preços é a análise de curva de demanda, que tenta determinar a relação entre preços e vendas.

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14 Bibliografia informao-gerencial-sig informao-gerencial-sig 2/22/outros/b6b925f e04ca3c123d16a3de.pdf 2/22/outros/b6b925f e04ca3c123d16a3de.pdf ario/Artigos%20apresentados%20em%20Comunica% C3%A7%C3%B5es/ART%203%20- %20A%20import%C3%A2ncia%20do%20sistema%20d e%20informa%C3%A7%C3%A3o%20gerencial%20par a%20tomada%20de%20decis%C3%B5es.pdf ario/Artigos%20apresentados%20em%20Comunica% C3%A7%C3%B5es/ART%203%20- %20A%20import%C3%A2ncia%20do%20sistema%20d e%20informa%C3%A7%C3%A3o%20gerencial%20par a%20tomada%20de%20decis%C3%B5es.pdf

15 Muito obrigada pela atenção!!!!


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