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Fórum Internacional dos Portos do Atlântico
Administração do Porto de Lisboa Dr. Manuel Frasquilho 28 de Junho de 2007
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Porto de Lisboa Estuário do Tejo
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Fórum Internacional para o Desenvolvimento dos Portos do Espaço Atlântico
Porto de Lisboa
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Ocupação da frente ribeirinha
Distribuição dos 200 km de perímetro: 14 km – Zonas portuárias (7%) 23 km – Zonas urbanas (11%) 23 km – Zonas de uso industrial (11%) 28 km – Zonas militares e afins (14%) 116 km – Zonas agrícolas e reservas naturais (57%) Fronteira com 11 municípios
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Ocupação da área de jurisdição
Alhandra Alhandra Pa Pa ç ç o o de Arcos de Arcos P P ó ó voa voa de St de St . . Iria Iria Dafundo Dafundo - - Cruz Cruz Quebrada Quebrada Trafaria Trafaria Bom Bom Sucesso Sucesso P.Buchos P.Buchos Bel Bel é é m m Alcântara Alcântara P.Brandão P.Brandão Matinha Matinha St St Amaro Amaro P.Bispo P.Bispo Ban Ban á á tica tica Rocha Rocha Xabregas/Beato Xabregas/Beato Palen Palen ç ç a a St St .Apol .Apol ó ó nia nia Cacilhas Cacilhas Terreiro Terreiro do do Pa Pa ç ç o o Cais Cais do do Sodr Sodr é é Carga Carga Carga/Ind Carga/Ind ú ú stria stria Seixalinho Seixalinho Estaleiros Estaleiros Seixal Seixal Barreiro Barreiro Pesca Pesca ( ( artesanal artesanal ) ) Pesca Pesca Paio Paio Pires Pires Passageiros Passageiros Alhos Alhos - - Vedros Vedros Cruzeiros Cruzeiros Ponto Ponto de de Acostagem Acostagem Porto de Porto de Recreio Recreio Outros Outros
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Impacte sócio-económico do porto de Lisboa na Região de Lisboa e Vale do Tejo
Impacte anual total (directo, indirecto e induzido) VAB – 1,7 mil milhões de euros VBP – 4,5 mil milhões de euros Cerca de postos de trabalho Estas vantagens que enumerei, fazem com que o porto apresenta um impacto sócio económico a 3 níveis: directo, com 5% do PIB regional, na região de Lisboa e Vale do Tejo indirecto, com 2% do PIB nacional induzido, por criar cerca de postos de trabalho Fonte: “Estudo de Impacte Sócio-Económico do Porto de Lisboa” relativos a 1997 Professor Dr. Jorge Gaspar
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Carga movimentada (Ton.) TOTAL (2006) 12 669 224 • Carga Marítima
Granéis Sólidos 42% Granéis Líquidos 11% Carga Geral 47% (Ton.) TOTAL (2006) • Carga Marítima Granéis líquidos - ( TEU) Carga Fluvial Granéis sólidos Carga geral Contentores Outros
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Indicadores Turnover: 58,1 milhões de euros EBITDA: 15,5 milhões de euros Net Profit: 7,6 milhões de euros
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Plano Estratégico O posicionamento e a importância do porto de Lisboa como plataforma de carga no contexto, pelo menos, do seu hinterland natural A necessidade de o porto se posicionar como facilitador e promotor de actividades náuticas e de turismo de passageiros A organização espacial das actividades portuárias, as suas acessibilidades e a adequada integração com possíveis processos de desenvolvimento urbano Identificação e avaliação de soluções que permitam assegurar as bases para um desenvolvimento sustentável, nos planos terra e água, a nível ambiental, económico e social Estas vantagens que enumerei, fazem com que o porto apresenta um impacto sócio económico a 3 níveis: directo, com 5% do PIB regional, na região de Lisboa e Vale do Tejo indirecto, com 2% do PIB nacional induzido, por criar cerca de postos de trabalho
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recepção e movimentação de contentores;
Áreas de Intervenção recepção e movimentação de contentores;
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Contentores na Península Ibérica
TEU TEU TEU LEIXÕES F.FOZ LISBOA SINES SETÚBAL CADIZ ALGECIRAS BARCELONA VALÊNCIA ALICANTE BILBAU VIGO
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Evolução previsível do movimento de contentores
2010 2015 2020 2025 CENÁRIO MENOS FAVORÁVEL Contentores de TMCD 50 000 Contentores de Deep-sea e feeder Tráfego Total CENÁRIO MAIS FAVORÁVEL unit: TEU
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Capacidade actual e potencial do terminal de Alcântara
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Novo Terminal de Contentores
FASE 1 EXPANSÃO
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b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares;
Áreas de Intervenção b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares;
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Granéis agro-alimentares na Península Ibérica
LEIXÕES AVEIRO LISBOA SETÚBAL Ton Ton Ton CADIZ ALMERIA BARCELONA VALÊNCIA CARTAGENA BILBAU PONTEVEDRA VILLAGARCIA CORUNHA GIJON SANTANDER TARRAGONA MALAGA SEVILHA HUELVA
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c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer.
Áreas de Intervenção c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer.
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Evolução das escalas dos navios de cruzeiro (1986/2006)
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Novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia
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Áreas de Intervenção d)Náutica de Recreio
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Localização das docas de recreio
Santo Amaro Belém Bom Sucesso Alcântara
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Esquema do recreio náutico
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A necessidade de melhoria do sistema logístico
Elementos essenciais A necessidade de melhoria do sistema logístico Tráfego Fluvial de Contentores
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Elementos essenciais A necessidade de uma estratégia concertada de integração humana e espacial
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