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Fórum Internacional dos Portos do Atlântico

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Apresentação em tema: "Fórum Internacional dos Portos do Atlântico"— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Internacional dos Portos do Atlântico
Administração do Porto de Lisboa Dr. Manuel Frasquilho 28 de Junho de 2007

2 Porto de Lisboa Estuário do Tejo

3 Fórum Internacional para o Desenvolvimento dos Portos do Espaço Atlântico
Porto de Lisboa

4 Ocupação da frente ribeirinha
Distribuição dos 200 km de perímetro: 14 km – Zonas portuárias (7%) 23 km – Zonas urbanas (11%) 23 km – Zonas de uso industrial (11%) 28 km – Zonas militares e afins (14%) 116 km – Zonas agrícolas e reservas naturais (57%) Fronteira com 11 municípios

5 Ocupação da área de jurisdição
Alhandra Alhandra Pa Pa ç ç o o de Arcos de Arcos P P ó ó voa voa de St de St . . Iria Iria Dafundo Dafundo - - Cruz Cruz Quebrada Quebrada Trafaria Trafaria Bom Bom Sucesso Sucesso P.Buchos P.Buchos Bel Bel é é m m Alcântara Alcântara P.Brandão P.Brandão Matinha Matinha St St Amaro Amaro P.Bispo P.Bispo Ban Ban á á tica tica Rocha Rocha Xabregas/Beato Xabregas/Beato Palen Palen ç ç a a St St .Apol .Apol ó ó nia nia Cacilhas Cacilhas Terreiro Terreiro do do Pa Pa ç ç o o Cais Cais do do Sodr Sodr é é Carga Carga Carga/Ind Carga/Ind ú ú stria stria Seixalinho Seixalinho Estaleiros Estaleiros Seixal Seixal Barreiro Barreiro Pesca Pesca ( ( artesanal artesanal ) ) Pesca Pesca Paio Paio Pires Pires Passageiros Passageiros Alhos Alhos - - Vedros Vedros Cruzeiros Cruzeiros Ponto Ponto de de Acostagem Acostagem Porto de Porto de Recreio Recreio Outros Outros

6 Impacte sócio-económico do porto de Lisboa na Região de Lisboa e Vale do Tejo
Impacte anual total (directo, indirecto e induzido) VAB – 1,7 mil milhões de euros VBP – 4,5 mil milhões de euros Cerca de postos de trabalho Estas vantagens que enumerei, fazem com que o porto apresenta um impacto sócio económico a 3 níveis: directo, com 5% do PIB regional, na região de Lisboa e Vale do Tejo indirecto, com 2% do PIB nacional induzido, por criar cerca de postos de trabalho Fonte: “Estudo de Impacte Sócio-Económico do Porto de Lisboa” relativos a 1997 Professor Dr. Jorge Gaspar

7 Carga movimentada (Ton.) TOTAL (2006) 12 669 224 • Carga Marítima
Granéis Sólidos 42% Granéis Líquidos 11% Carga Geral 47% (Ton.) TOTAL (2006) Carga Marítima Granéis líquidos - ( TEU) Carga Fluvial Granéis sólidos Carga geral Contentores Outros

8 Indicadores Turnover: 58,1 milhões de euros EBITDA: 15,5 milhões de euros Net Profit: 7,6 milhões de euros

9 Plano Estratégico O posicionamento e a importância do porto de Lisboa como plataforma de carga no contexto, pelo menos, do seu hinterland natural A necessidade de o porto se posicionar como facilitador e promotor de actividades náuticas e de turismo de passageiros A organização espacial das actividades portuárias, as suas acessibilidades e a adequada integração com possíveis processos de desenvolvimento urbano Identificação e avaliação de soluções que permitam assegurar as bases para um desenvolvimento sustentável, nos planos terra e água, a nível ambiental, económico e social Estas vantagens que enumerei, fazem com que o porto apresenta um impacto sócio económico a 3 níveis: directo, com 5% do PIB regional, na região de Lisboa e Vale do Tejo indirecto, com 2% do PIB nacional induzido, por criar cerca de postos de trabalho

10 recepção e movimentação de contentores;
Áreas de Intervenção recepção e movimentação de contentores;

11 Contentores na Península Ibérica
TEU TEU TEU LEIXÕES F.FOZ LISBOA SINES SETÚBAL CADIZ ALGECIRAS BARCELONA VALÊNCIA ALICANTE BILBAU VIGO

12 Evolução previsível do movimento de contentores
2010 2015 2020 2025 CENÁRIO MENOS FAVORÁVEL Contentores de TMCD 50 000 Contentores de Deep-sea e feeder Tráfego Total CENÁRIO MAIS FAVORÁVEL unit: TEU

13 Capacidade actual e potencial do terminal de Alcântara

14 Novo Terminal de Contentores
FASE 1 EXPANSÃO

15 b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares;
Áreas de Intervenção b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares;

16 Granéis agro-alimentares na Península Ibérica
LEIXÕES AVEIRO LISBOA SETÚBAL Ton Ton Ton CADIZ ALMERIA BARCELONA VALÊNCIA CARTAGENA BILBAU PONTEVEDRA VILLAGARCIA CORUNHA GIJON SANTANDER TARRAGONA MALAGA SEVILHA HUELVA

17 c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer.
Áreas de Intervenção c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer.

18 Evolução das escalas dos navios de cruzeiro (1986/2006)

19 Novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia

20 Áreas de Intervenção d)Náutica de Recreio

21 Localização das docas de recreio
Santo Amaro Belém Bom Sucesso Alcântara

22 Esquema do recreio náutico

23 A necessidade de melhoria do sistema logístico
Elementos essenciais A necessidade de melhoria do sistema logístico Tráfego Fluvial de Contentores

24 Elementos essenciais A necessidade de uma estratégia concertada de integração humana e espacial

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