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Administração do Porto de Lisboa Dr. Manuel Frasquilho Administração do Porto de Lisboa Dr. Manuel Frasquilho 28 de Junho de 2007.

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2 Administração do Porto de Lisboa Dr. Manuel Frasquilho Administração do Porto de Lisboa Dr. Manuel Frasquilho 28 de Junho de 2007

3 Porto de Lisboa Estuário do Tejo

4 Fórum Internacional para o Desenvolvimento dos Portos do Espaço Atlântico Porto de Lisboa

5 Ocupação da frente ribeirinha Distribuição dos 200 km de perímetro Distribuição dos 200 km de perímetro: 14 km – Zonas portuárias (7%) 23 km – Zonas urbanas (11%) 23 km – Zonas de uso industrial (11%) 28 km – Zonas militares e afins (14%) 116 km – Zonas agrícolas e reservas naturais (57%) Fronteira com 11 municípios

6 Ocupação da área de jurisdição Alcântara Rocha Stª.Apolónia P.Bispo Trafaria P.Brandão Banática Seixalinho Barreiro Palença PaioPires Seixal Alhos-Vedros Cacilhas CaisdoSodré TerreirodoPaço StºAmaro Belém BomSucesso Dafundo-CruzQuebrada Paçode Arcos P.Buchos Póvoade Stª.Iria Alhandra Xabregas/Beato Matinha Carga Carga/Indústria Estaleiros Pesca(artesanal) Pesca Passageiros Cruzeiros Porto deRecreio PontodeAcostagem Outros Alcântara Rocha Stª.Apolónia P.Bispo Trafaria P.Brandão Banática Seixalinho Barreiro Palença PaioPires Seixal Alhos-Vedros Cacilhas CaisdoSodré TerreirodoPaço StºAmaro Belém BomSucesso Dafundo-CruzQuebrada Paçode Arcos P.Buchos Póvoade Stª.Iria Alhandra Xabregas/Beato Matinha Carga Carga/Indústria Estaleiros Pesca(artesanal) Pesca Passageiros Cruzeiros Porto deRecreio PontodeAcostagem Outros

7 Impacte sócio-económico do porto de Lisboa na Região de Lisboa e Vale do Tejo Impacte anual total (directo, indirecto e induzido) VAB – 1,7 mil milhões de euros VBP – 4,5 mil milhões de euros Cerca de 40.000 postos de trabalho Fonte: “Estudo de Impacte Sócio-Económico do Porto de Lisboa” relativos a 1997 Professor Dr. Jorge Gaspar

8 Carga movimentada (Ton.) TOTAL(2006) 12 669 224 Carga Marítima 12 151 158 5 047 575 Granéis líquidos 1 392 193 5 711 390 - 5 168 228 (510 746 TEU) - 543 163 Carga Fluvial 518 066 TOTAL - - TOTAL Granéis sólidos Carga geral -Contentores -Outros Granéis Sólidos 42% Granéis Líquidos 11% Carga Geral 47%

9 Indicadores Turnover: 58,1 milhões de euros EBITDA: 15,5 milhões de euros Net Profit: 7,6 milhões de euros

10 Plano Estratégico O posicionamento e a importância do porto de Lisboa como plataforma de carga no contexto, pelo menos, do seu hinterland natural A necessidade de o porto se posicionar como facilitador e promotor de actividades náuticas e de turismo de passageiros A organização espacial das actividades portuárias, as suas acessibilidades e a adequada integração com possíveis processos de desenvolvimento urbano Identificação e avaliação de soluções que permitam assegurar as bases para um desenvolvimento sustentável, nos planos terra e água, a nível ambiental, económico e social

11 a)recepção e movimentação de contentores; Áreas de Intervenção

12 Contentores na Península Ibérica 100 000 TEU 500 000 TEU 1 000 000 TEU 1 000 000 TEU LEIXÕESLEIXÕES F.FOZF.FOZ LISBOALISBOA SINESSINES SETÚBALSETÚBAL CADIZCADIZ ALGECIRASALGECIRAS BARCELONABARCELONA VALÊNCIAVALÊNCIA ALICANTEALICANTE BILBAUBILBAU VIGOVIGO

13 2010201520202025 CENÁRIO MENOS FAVORÁVEL Contentores de TMCD50 000100 000150 000200 000 Contentores de Deep-sea e feeder 600 000780 0001 020 0001 300 000 Tráfego Total650 000880 0001 170 0001 500 000 CENÁRIO MAIS FAVORÁVEL Contentores de TMCD105 000200 000245 000305 000 Contentores de Deep-sea e feeder 755 0001 050 0001 455 0001 945 000 Tráfego Total860 0001 250 0001 700 0002 250 000 unit: TEU Evolução previsível do movimento de contentores

14 Capacidade actual e potencial do terminal de Alcântara

15 Novo Terminal de Contentores FASE 1 EXPANSÃO

16 b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares; Áreas de Intervenção

17 Granéis agro-alimentares na Península Ibérica LEIXÕESLEIXÕES AVEIROAVEIRO LISBOALISBOA SETÚBALSETÚBAL 200 000 Ton 200 000 Ton 1 000 000 Ton 1 000 000 Ton 2 000 000 Ton 2 000 000 Ton CADIZCADIZ ALMERIAALMERIA BARCELONABARCELONA VALÊNCIAVALÊNCIA CARTAGENACARTAGENA BILBAUBILBAU PONTEVEDRAPONTEVEDRA VILLAGARCIAVILLAGARCIA CORUNHACORUNHA GIJONGIJON SANTANDERSANTANDER TARRAGONATARRAGONA MALAGAMALAGA SEVILHASEVILHA HUELVAHUELVA

18 c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer. Áreas de Intervenção

19 Evolução das escalas dos navios de cruzeiro (1986/2006)

20 Novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia

21 d)Náutica de Recreio Áreas de Intervenção

22 Santo Amaro BelémBelém Bom Sucesso AlcântaraAlcântara Localização das docas de recreio

23 Esquema do recreio náutico

24 A necessidade de melhoria do sistema logísticoA necessidade de melhoria do sistema logístico Elementos essenciais Tráfego Fluvial de Contentores

25 A necessidade de uma estratégia concertada de integração humana e espacialA necessidade de uma estratégia concertada de integração humana e espacial Elementos essenciais

26 www.portodelisboa.pt


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