A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Tema: Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Tema: Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas."— Transcrição da apresentação:

1 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Tema: Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas tecnologias digitais

2 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores -Pe. Spadaro: Internet não existe; existem as pessoas -Do conteúdo às pessoas -As pessoas são nosso público-alvo -Não mais público receptor, mas protagonista, autor

3 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores -As pessoas estão imersas em uma cultura -Cultura é resultado do nosso estar-juntos -É a aura que define o nosso imaginário -Nosso estar-juntos é alterado pelas tecnologias

4 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Vivemos sempre em uma configuração cultural, que cria repertórios próprios de conduta, regulados por repertórios de normas e sustentados por um conjunto de valores que os legitimam e os tornam compreensíveis, mas também por um conjunto de práticas legitimadas e institucionalizadas (CORTINA, 2005).

5 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores A sociedade em tribos McLuhan* e os três estágios da Humanidade. 1º Tribalização 2º Destribalização 3º Retribalização Sociedade Midiatizada Sociedade Tecnomidiatizada * MCLUHAN, M. Guerra e Paz na Aldeia Global. Rio de Janeiro: Record, 1971.

6 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores 1º MUNDO TRIBALIZADO A presencialidade = imagem como referente. Os ensinamentos se davam a partir de instituições modeladoras da sociedade: Família, Religião, Comunidade rural, Escola Mas também Feira, Praça pública, Taverna... Característica: profundo ensinamento dos clássicos da Antiguidade e a cosmovisão de um modo de vida emanado de uma compreensão do Sagrado (Deus).

7 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores A aura desse tempo é Deus. O Processo de cognição, de absorção do conhecimento é o emocional e o empático.

8 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores 2º MUNDO DESTRIBALIZADO A prensa de Gutenberg (mas também as demais tecnologias: navegações, trens, etc.), marca o 2º estágio da Humanidade: o tempo da Destribalização. Responsáveis pela multiplicação de informações, logo, do conhecimento. Descentra o controle do conhecimento pelas grandes instituições.

9 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Possibilitada a um número incontável de pessoas, a leitura estimula o desenvolvimento do indivíduo e o exercício do pensamento livre. O mundo passa do conhecimento das “tribos” (família, religião, comunidade...) para o conhecimento do indivíduo, ou por uma espécie de simbiose entre ambos.

10 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores O indivíduo ganha autonomia e as instituições seculares começam a entrar em crise. Passamos a outra era, classificada mais tarde como o Iluminismo, levando a grandes reformas nas estruturas sociais, políticas e, até, religiosas. A consolidação de novas igrejas cristãs surge a partir desse momento histórico.

11 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores É o período da razão, da lógica, do pensamento linear. A imagem presencial e o conhecimento tribal perdem força, para dar lugar ao conhecimento individual, ao discurso linear, à lógica textual, ao questionamento, a novas possibilidades de pensamentos, a novas explicações para o universo, para o mundo, para a vida. A ciência floresce.

12 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Um dos grandes marcos: a Revolução Francesa, que define como insígnia de luta e organização social o tripé: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. É o apogeu da razão. O Processo de cognição é a razão.

13 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Nietzsche e a “morte” de Deus: “Que ritos expiatórios, que jogos sagrados teremos que inventar para suprir tal ausência? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses, para ao menos parecer dignos dele?” Era o ruir da grande narrativa: Deus como explicação para o mundo, a existência, a vida, as coisas. Qual será a nova grande narrativa, a explicação totalizante?

14 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores 3º MUNDO RETRIBALIZADO Com os meios de comunicação de massa elétricos e eletrônicos (rádio, cinema e televisão) surge o terceiro estágio da Humanidade: Retribalização. Acontece a recuperação da imagem, agora não mais presencial, mas mediada pelos suportes tecnológicos. A imagem referencial se transforma em representação e auto-referente.

15 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Aqui, quase todos os seres humanos parecem estar ao alcance de todos, em qualquer momento e em qualquer lugar: Aldeia Global (McLuhan). Não é um retorno à tribalização, mas um novo processo social de convivência e aquisição de conhecimento. O Processo de cognição “volta” a ser o emocional e o empático.

16 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores 4º SOCIEDADE MIDIATIZADA A informação, o conhecimento chega às pessoas e ganha legitimidade pela mídia. Há uma espécie de extensão do ser humano com e na máquina (McLuhan). Com o rádio, o cinema e a televisão a voz e a imagem passam a dar volta ao mundo. Mas não é o mundo que vem a mim, sou eu que ‘viajo’ o mundo.

17 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores O avanço das mídias instaura o poder central da imagem, da forma e, segundo Maffesoli, surge a epifania da aparência.

18 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Todos os domínios da vida social, mesmo os reputados sérios, são “contaminados” pelo jogo das formas. Isso é demonstrado na produção das ideias, na vida religiosa, até mesmo na política. Em cada um desses casos, o 'produto’ em questão só é aceito quando é posto em forma, quando sabe aparecer, quando nos empenhamos em embelezá-lo, em pô-lo em imagem, em suma, quando nos dedicamos a epifanizar sua aparência. (MAFFESOLI)

19 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Formamos comunidades, participamos de uma “tribo”, acumulamos informações, apreendemos mundos e aprendemos a manejar a vida a partir do processo da empatia que temos com este ou aquele personagem, com este ou aquele grupo. O que nos vincula não são mais os ideais de vida, são as proximidades empáticas - por isso mesmo, efêmeras e mutantes -, possibilitadas pelas imagens oferecidas pela mídia.

20 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Retomamos o processo de empatia na compreensão da vida, das coisas, do mundo, por meio da imagem. Ou melhor, da dupla imagem: a física e a virtual –(artigo do Luiz Fernando Verissimo) Eis o diapasão que instaura a crise da razão, para dar retorno à emoção e a empatia.

21 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Como antes, passamos a viver proximidades empáticas sobre as quais desenhamos nossos sonhos, nosso devir, nos heróis, nos vencedores. Passamos a ser pautados por imagens que circulam, de forma transversal, entre os meios de comunicação e nos impõem modelos de vida, de condutas, comportamentos, padrões de se viver, modos de ser e de pensar.

22 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores 5º SOCIEDADE TECNOMIDIATIZADA O surgimento da internet e das consequentes mídias sociais vem ampliar a sociedade “retribalizada” e “midiatizada” e instaurar o 5º estágio da Humanidade: a Tecnomidiatização. A tecnologia não me representa, ela me leva: antes eu viajava o mundo virtualmente, agora viajo “fisicamente” pelas redes sociais

23 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores É a potencialização das mídias, mas agora com a recuperação também da presencialidade e da proximidade. Uma proximidade que dá um certo poder de ubiquidade, mas: –Garante o anonimato –Estimula o espírito de turba.

24 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Amplia à exaustão o volume de informações, não necessariamente críveis É o sangrar da ética (Gazeta do Povo)

25 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores As tecnologias digitais reconfiguraram a comunicação. Extinguiu as esferas do emissor/receptor e criou o “Comunicar é conectar-se”. Fez surgir fenômenos comunicacionais efêmeros: –A banda mais bonita da cidade –Marco veio –Outros

26 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Mudanças culturais Sente-se cidadão se estiver conectado Pensa-se com as mãos e com o corpo. Aprende-se fazendo. Pensa-se mais com o coração e menos com a cabeça. Cria-se vínculos pela paixão, e não pela obrigação Pluralizam-se as comunidades por afinidades

27 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Críticas possíveis A efemeridade técnica parece levar à efemeridade de valores A busca pela felicidade imediata, ainda que passageira Uma sociedade consumista, ensimesmada Pouco afeita ao aprofundamento dos temas, à reflexão, à contemplação Que se acha informada

28 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Surge um “novo” ser humano -Não quer ser massa, mas indivíduo -Não quer ser número, mas protagonista - Desenraizado, em busca de pertença - Afeito ao “novo” e às explicações simplificadas de tudo -Avesso à obrigação, participa por paixão

29 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores A ética destes tempos democráticos é mais ‘indolor’, alérgica aos deveres, às obrigações e aos sacrifícios; uma ética que só se coloca em marcha pela espontânea vontade dos sujeitos (LIPOVETSKY). -Não quer ser representado, mas representar-se -Carente de sentido de vida. Carente de Deus

30 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores As redes sociais são hoje o espaço de uma infinidade de novas comunidades que vão sendo criadas e recriadas e precisamos estar ali para fazer a diferença. São o grande espaço que se abre hoje para a sociedade se comunicar de fato. A qualidade dessa comunicação vai depender de nós.

31 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Precisamos estar ali para chegar a novos públicos, para falar com o mundo e não só com os católicos Não se trata de mudar o conteúdo, mas mudar a forma, a roupagem, em pôr esse conteúdo em “forma” para que ele “apareça”

32 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO Retomar a diferença entre: ter medo de Deus e temer a Deus, apaixonar-se por Deus. impor a fé e propor a fé propagar a fé e viver a fé divulgar o Evangelho e testemunhar o Evangelho

33 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores 1º DESAFIO PARA O COMUNICADOR: Ajudar nossa Igreja a criar novas comunidades, a incorporar essas novas tecnologias que pluralizaram infinitamente as maneiras de se criar e viver comunidade.

34 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Estar nas redes sociais: capacitar as lideranças de Igreja nessas novas tecnologias Aproveitar essas tecnologias para oxigenar nossas comunidades, desenvolver novos espaços de convivência. Que comunidades novas podem ser criadas para reunir ou dinamizar a vida eclesial das pastorais, movimentos, serviços...?

35 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores 2º DESAFIO PARA O COMUNICADOR Fazer comunicação com e não para esta sociedade

36 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores O que queremos com a comunicação que fazemos? Nosso papel de comunicadores cristãos não é fazer boletins, produzir e veicular notícias e reportagens, fazer um belo programa de rádio ou de TV... Nosso papel é construir uma nova sociedade. E só construímos uma nova sociedade se dialogarmos com ela.

37 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Como podemos usar essas novas tecnologias para construir ou ampliar esse diálogo? Como incorporar as redes sociais nesse processo? Como agir nas redes sociais? Como aproveitar as redes sociais para agrupar as pessoas em torno de causas humanas, de compromissos sociais de cidadania, como nos ensinou Jesus Cristo?

38 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores A sociedade atual nos pede: “não me diga, mostre-me; não me fale, dê-me exemplos”. Precisamos entender as narrativas bíblicas. É o conjunto de livros que mais têm imagens no mundo, sem ter uma única fotografia. Precisamos reaprender a comunicar por imagens e menos por discursos laudatórios.

39 Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores E O VERBO SE FEZ CARNE (João) Nós conseguimos fazer o contrário: transformar a carne em verbo. Precisamos descomplicar a comunicação (o exemplo do Papa Francisco) As tecnologias digitais não é o lugar do verbo, é o da carne Precisamos transformar a carne em carne, para que a carne explique por si só o verbo.


Carregar ppt "Elson Faxina – 2014 / CNBB 4º Encontro Nacional da Pascom 2º Sem. Nac. Jovens Comunicadores Tema: Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google