A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura Lucas Viana Ricardo Varela Thiago Salvador Thiago Saturnino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura Lucas Viana Ricardo Varela Thiago Salvador Thiago Saturnino."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura Lucas Viana Ricardo Varela Thiago Salvador Thiago Saturnino

2 Apesar do marketing ter suas origens na própria criação do comércio, é um novo campo de estudo em relação aos outros. Surgiu da necessidade de se estudar o mercado após a revolução industrial, quando surgiu a produção em massa de produtos e bens de consumo.

3 Na época, o estudo de mercado baseava-se basicamente na produção, venda e logística. Após a Segunda Guerra Mundial, passou a se aproximar do que é hoje.

4 Com o crescimento da concorrência em diversos setores da economia, o marketing evoluiu, passando a teorizar em atrair e lidar com consumidores, algo que chamamos de publicidade e propaganda.

5 Seu campo de atuação vai desde o estudo do mercado, passando pela propaganda e divulgação de seu produto, a venda do mesmo, a logística de transporte e o feedback do consumidor em relação a qualidade e efetividade do processo.

6 Ele é um sistema artificial, tendo sido criado em conjunto com o comércio, essencial ao homem moderno, aberto, pois depende totalmente do mercado e do seu "tipo" de consumidor, algo que varia de acordo com tendências de seu tempo É um sistema abstrato, pois é um conjunto de pessoas e serviços.

7 Seu objetivo é o lucro, na efetivação de vendas utilizando- se propagandas para a disseminação do conhecimento de seu produto.

8 Produtos Público alvo Funcionários Publicidade Setor de vendas Setor de logística

9 Funcionário Desenv.Pesq. R.H. Diretoria Feedback Produto Público Público Geral Produto Público Desenv. Meios de Comunicação

10 Pesquisa de mercado Tomada de decisão Desenvolvimento Aplicação

11 Pesquisa de mercado  Análise dos produtos, como e por quanto são vendidos por terceiros, e comparar com os da empresa. Tomada de decisão  Basear-se nas pesquisas de mercado.  Mudar de público-alvo? Modificar algo nos produtos? Quais meios de comunicação?

12 Desenvolvimento  Funcionários (possivelmente terceirizados) desenvolvem a publicidade de acordo com o decidido nas reuniões. Aplicação  Publicidade é aplicada nos meios de comunicação

13 São as entidades externas ao sistema.  Divulgadores  Clientes  Diretoria  Divulgadores

14 São o canal de comunicação entre o marketing e o cliente. O contato é estabelecido através dos meios de comunicação impressos e audiovisuais, além de estarem presentes na loja, para garantirem um atendimento personalizado (promoters).

15 Os clientes interagem com o setor de marketing de várias formas: Panfletos. Cartazes e Outdoors. Assistindo aos VTs. Através do rádio Respondendo a pesquisas s Recebendo mensagens de texto em dispositivos móveis (SMS)

16 A diretoria interage com o setor de marketing: Indicando o quanto de capital pode ser utilizado pelo setor. Padronização em relação à legislação vigente (mantendo-se de acordo com a lei).

17 A concorrência interage com o subsistema, muitas vezes como base para estratégias de campanhas de venda e abstrai idéias com intuito de aprimorá-las gerando assim a competitividade. Sendo assim a concorrência é o propulsor de novas ideias.

18

19 As variáveis servem como parâmetros para mostrar a evolução do sub-sistema: Capital disponível Popularidade da empresa Quantidade de produtos em estoque.

20 Varia de acordo com o lucro gerado. É utilizado para gerar a mídia necessária para difusão dos produtos e da marca da loja!

21 Está ligada à relação de alcance de suas campanhas de divulgação e ao número de novos clientes, assim como a maneira como a empresa é vista em relação ao mercado.

22 Comparativo com vendas em períodos anteriores, projeções de novas metas, estratégias de vendas e promoções com a intenção de alavancar as vendas.

23 Os estados demonstram a situação do sub-sistema.  Prejuízo – quando os resultados não são obtidos: os públicos-alvos não são alcançados e/ou a quantidade de produtos em estoque é muito superior ao volume de vendas.  Lucro – quando as metas são superadas e o setor consegue difundir sua marca e produtos para o maior numero de clientes possível aumentando a quantidade de venda.

24 Muitas coisas não podem ser controladas pelo sistema, mas são constantes as trocas de informações e materiais com os suprassistemas em que o sistema se insere.

25 Como sistemas que contêm o subsistema marketing, pode-se citar:  O mercado em questão  A loja  O shopping

26 MarketingLoja Shopping Cidade PlanetaUniverso

27

28 Cultural, Social A publicidade não deve possuir nenhum conteúdo ofensivo a grupos sociais ou qualquer indivíduo, ou que incite a atos não permitidos pela sociedade. Não deve fazer apologia a entorpecentes de espécie alguma O setor precisa ser capaz de se comunicar com eficiência com outras pessoas, e de compreender perfis sociais.

29 Econômico Ajustar o foco da empresa de acordo com a mudança da situação financeira Utilizar com responsabilidade o capital da empresa, e fazer bom uso dele. Tecnológico O setor pode dispor de equipamento e espaço adequado para a elaboração da publicidade pelos desenvolvedores, mesmo que os funcionários sejam terceirizados.

30 Ambiental As propagandas podem mostrar como a empresa é consciente com relação à natureza.

31 ● Informações sobre os produtos oferecidos pela Loja e pelos concorrentes na área.

32 ● Capital disponibilizado para investimentos em publicidade.

33 ● Publicidade confeccionada com base nas demandas e possibilidades da empresa e do mercado

34 O feedback é um elemento importantíssimo para vários setores de qualquer empresa, principalmente para o marketing. Se um certo público em potencial não está consumindo o produto, pode-se discutir a implementação de propaganda direcionada a eles.


Carregar ppt "Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura Lucas Viana Ricardo Varela Thiago Salvador Thiago Saturnino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google