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Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura

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Apresentação em tema: "Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura"— Transcrição da apresentação:

1 Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
Lucas Viana Ricardo Varela Thiago Salvador Thiago Saturnino

2 Origens Apesar do marketing ter suas origens na própria criação do comércio, é um novo campo de estudo em relação aos outros. Surgiu da necessidade de se estudar o mercado após a revolução industrial, quando surgiu a produção em massa de produtos e bens de consumo.

3 Origens Na época, o estudo de mercado baseava-se basicamente na produção, venda e logística. Após a Segunda Guerra Mundial, passou a se aproximar do que é hoje.

4 Origens Com o crescimento da concorrência em diversos setores da economia, o marketing evoluiu, passando a teorizar em atrair e lidar com consumidores, algo que chamamos de publicidade e propaganda.

5 Campo de atuação Seu campo de atuação vai desde o estudo do mercado, passando pela propaganda e divulgação de seu produto, a venda do mesmo, a logística de transporte e o feedback do consumidor em relação a qualidade e efetividade do processo.

6 Classificação Ele é um sistema artificial, tendo sido criado em conjunto com o comércio, essencial ao homem moderno, aberto, pois depende totalmente do mercado e do seu "tipo" de consumidor, algo que varia de acordo com tendências de seu tempo É um sistema abstrato, pois é um conjunto de pessoas e serviços.

7 Objetivos Seu objetivo é o lucro, na efetivação de vendas utilizando-se propagandas para a disseminação do conhecimento de seu produto.

8 Elementos e Sub-sistemas
Produtos Público alvo Funcionários Publicidade Setor de vendas Setor de logística

9 Relações entre elementos
R.H. Produto Funcionário Público Desenv. Pesq. Público Geral Produto Desenv. Público Diretoria Meios de Comunicação Feedback

10 Pesquisa de mercado Tomada de decisão Desenvolvimento Aplicação
Etapas Pesquisa de mercado Tomada de decisão Desenvolvimento Aplicação

11 Etapas Pesquisa de mercado Tomada de decisão
Análise dos produtos, como e por quanto são vendidos por terceiros, e comparar com os da empresa. Tomada de decisão Basear-se nas pesquisas de mercado. Mudar de público-alvo? Modificar algo nos produtos? Quais meios de comunicação?

12 Etapas Desenvolvimento Aplicação
Funcionários (possivelmente terceirizados) desenvolvem a publicidade de acordo com o decidido nas reuniões. Aplicação Publicidade é aplicada nos meios de comunicação

13 São as entidades externas ao sistema. Divulgadores Clientes Diretoria
Atores São as entidades externas ao sistema. Divulgadores Clientes Diretoria

14 Divulgadores São o canal de comunicação entre o marketing e o cliente. O contato é estabelecido através dos meios de comunicação impressos e audiovisuais, além de estarem presentes na loja, para garantirem um atendimento personalizado (promoters).

15 Clientes Os clientes interagem com o setor de marketing de várias formas: Panfletos. Cartazes e Outdoors. Assistindo aos VTs. Através do rádio Respondendo a pesquisas s Recebendo mensagens de texto em dispositivos móveis (SMS)

16 Diretoria A diretoria interage com o setor de marketing:
Indicando o quanto de capital pode ser utilizado pelo setor. Padronização em relação à legislação vigente (mantendo-se de acordo com a lei).

17 Concorrência A concorrência interage com o subsistema , muitas vezes como base para estratégias de campanhas de venda e abstrai idéias com intuito de aprimorá-las gerando assim a competitividade. Sendo assim a concorrência é o propulsor de novas ideias.

18 Diagrama de Casos de uso

19 Variáveis As variáveis servem como parâmetros para mostrar a evolução do sub-sistema: Capital disponível Popularidade da empresa Quantidade de produtos em estoque.

20 Capital Disponível Varia de acordo com o lucro gerado.
É utilizado para gerar a mídia necessária para difusão dos produtos e da marca da loja!

21 Popularidade da Empresa
Está ligada à relação de alcance de suas campanhas de divulgação e ao número de novos clientes, assim como a maneira como a empresa é vista em relação ao mercado.

22 Quantidade de Estoque Comparativo com vendas em períodos anteriores , projeções de novas metas, estratégias de vendas e promoções com a intenção de alavancar as vendas.

23 Os estados demonstram a situação do sub-sistema.
Lucro – quando as metas são superadas e o setor consegue difundir sua marca e produtos para o maior numero de clientes possível aumentando a quantidade de venda. Prejuízo – quando os resultados não são obtidos: os públicos-alvos não são alcançados e/ou a quantidade de produtos em estoque é muito superior ao volume de vendas.

24 Meio ambiente Muitas coisas não podem ser controladas pelo sistema, mas são constantes as trocas de informações e materiais com os suprassistemas em que o sistema se insere.

25 Meio ambiente Como sistemas que contêm o subsistema marketing, pode-se citar: O mercado em questão A loja O shopping

26 Meio ambiente Marketing Loja Shopping Cidade Planeta Universo

27 Aspectos

28 Aspectos Cultural, Social
A publicidade não deve possuir nenhum conteúdo ofensivo a grupos sociais ou qualquer indivíduo, ou que incite a atos não permitidos pela sociedade. Não deve fazer apologia a entorpecentes de espécie alguma O setor precisa ser capaz de se comunicar com eficiência com outras pessoas, e de compreender perfis sociais.

29 Aspectos Econômico Tecnológico
Ajustar o foco da empresa de acordo com a mudança da situação financeira Utilizar com responsabilidade o capital da empresa, e fazer bom uso dele. Tecnológico O setor pode dispor de equipamento e espaço adequado para a elaboração da publicidade pelos desenvolvedores, mesmo que os funcionários sejam terceirizados.

30 Aspectos Ambiental As propagandas podem mostrar como a empresa é consciente com relação à natureza.

31 Inputs Informações sobre os produtos oferecidos pela Loja e pelos concorrentes na área.

32 Capital disponibilizado para investimentos em publicidade.
Inputs Capital disponibilizado para investimentos em publicidade.

33 Outputs Publicidade confeccionada com base nas demandas e possibilidades da empresa e do mercado

34 Mecanismos de retro-ação
O feedback é um elemento importantíssimo para vários setores de qualquer empresa, principalmente para o marketing. Se um certo público em potencial não está consumindo o produto, pode-se discutir a implementação de propaganda direcionada a eles.


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