A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daniel Goleman. Quociente de Inteligência Inteligência Emocional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daniel Goleman. Quociente de Inteligência Inteligência Emocional."— Transcrição da apresentação:

1 Daniel Goleman

2 Quociente de Inteligência Inteligência Emocional

3  Auto consciência;  Administração de sentimentos aflitivos;  Manutenção do otimismo;  Perseverança, apesar das frustrações;  Aumento da empatia;  Cooperação, envolvimento; e  capacidade de motivar a si mesmo.

4 IraAmorAlegria Tristeza Paixão Medo

5  Racional – modo de compreensão de que temos consciência;  Emocional – sistema impulsivo e ilógico. Atuam com estreita harmonia com o objetivo de nos orientar no mundo.

6 Comparação de um cérebro humano com o de um chimpanzé. Embora a diferença entre o genoma das duas espécies não chegue a 1%, ela foi o suficiente para produzir um cérebro muito maior, com muito mais neurônios e uma capacidade cognitiva infinitamente mais sofisticada.  Crescimento do cérebro;  A parte mais primitiva do cérebro;  Funções básicas de outros órgãos do corpo.

7  Surgimento dos centros emocionais;  Neocórtex – cérebro pensante;  O lobo olfativo – células que absorvem e analisam o cheiro. A mais antiga raiz de nossa vida emocional está no sentido do olfato

8  Evolução do Sistema Límbico – aprendizado e memória;  As ligações entre o bulbo olfativo e o sistema límbico;  O neocórtex do Homo Sapiens = vantagem intelectual O neocórtex do Homo sapiens, maior que o de qualquer outra espécie, acrescentou tudo o que é distintamente humano: sede do pensamento; percepção dos sentidos e nos permite ter sentimentos sobre idéias, arte, símbolos, imagens.

9 As emoções que alimentam a paixão sexual A ligação mãe-filho Sentimentos sobre nossos sentimentos Repertório muito mais ágil

10 “ A vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem ” Horace Walpole  Explosões emocionais são sequestros neurais – “O assassinato das executivas”;  Sequestros que não são aflitivos;  Plano de urgência do cérebro.

11 São grupos de neurônios que, juntos, formam uma massa esferóide de substância cinzenta com cerca de dois centímetros de diâmetro. Esta região do cérebro faz parte do sistema límbico e é um importante centro regulador do comportamento sexual e da agressividade. Amígdalas  Cegueiras afetivas;  A pésquisa de LeDoux.

12  O domínio do sentimento explosivo sobre a razão;  A reação da amígdala;  Secreção dos hormônios orgânicos, hormônios noradrenalina e o aumento da reatividade cerebral. Diferentes partes da amígdala recebem diferentes emoções:  via núcleo central – expressão de medo, músculos sem reação;  via células que regulam os grandes músculos do esqueleto – fazem os cachorros rosnar e comprimem os músculos das cordas vocais nos seres humanos Amígdala como sistema de alarme:

13

14  Opiniões inconscientes são memórias emocionais que ficam guardadas na amígdala;  O hipocampo está mais ligado ao registro e à atribuição de sentido do que com reações emocionais.

15

16  Quem vai reconhecer o rosto de uma pessoa é o hipocampo, mas é a amígdala quem vai dizer que você não gosta dela;  A amígdala recebe sinais hormonais e de acordo com a intensidade, ela grava os momentos na memória;

17  A amígdala é alertada diante de um fato presente semelhante a um passado, nos induzindo a agir da mesma maneira;  Explosões emocionais muitas vezes remontam a um tempo inicial em nossas vidas, quando tudo era desconcertante e não tínhamos palavras para descrever os fatos.

18  Poder da amígdala de impedir à ação nas emergências;  Rota de emergência: olho – ouvido à amígdala é crucial;  Sinal uniforme – apenas advertência;  Não precisa saber o que é para saber que pode ser perigoso!

19  Essencial para peixes, pássaros e répteis;  Consequências desastrosas para humanos;  Emoção precognitiva;  A amígdala reage num delírio de raiva ou medo antes do córtex saber o que está acontecendo;

20  Amígdala: Ansiedade e impulso  Cérebro emocional: resposta mais adequada  Região neocortical: resposta analítica

21 Amígdalas + neocórtex

22  Memória funcional: capacidade de atenção que guarda na mente os fatos essenciais para concluir uma determinada tarefa  Cótex pré-frontal: região responsável pela memória funcional  Não consigo pensar direito!

23

24 1. Quais as funções das amígdalas?

25 1. Pode tomar decisões após o neocórtex realizar o reconhecimento, é responsável por funções emocionais e pela estratégia de comportamento; 2. É responsável pelo reconhecimento de um rosto, funciona como uma proteção contra interferências das partes cerebrais para que seja possível que todos os pontos do cérebro funcionem normalmente; 3. Pode tomar decisões quando o neocórtex ainda toma decisão, é especialista em funções emocionais, reage instantaneamente e também é reguladora do comportamento sexual e da agressividade; 4. Está diretamente ligada ao registro e à atribuição de sentido do que com reações emocionais; 5. Ajudam a proteger a faringe contra a invasão de Bactérias. As amígdalas podem sofrer processos de inflamações e infecções, denominadas amigdalite.

26 2. Qual a função da memória funcional?

27 1. É responsável pelas funções básicas de outros órgãos do corpo e pela imunidade; 2. É responsável pela formação de respostas analíticas e pela distinção de gosto; 3. Toma decisões e é especialista em funções emocionais, reage instantaneamente e também é reguladora do comportamento sexual e da agressividade; 4. É responsável por guardar na mente os fatos essenciais para concluir uma determinada tarefa ; 5. É responsável pelo crescimento do cérebro.

28  Diário da Saúde. Disponível em com.br/. Acesso em 15 out 2012.http://www.diariodasaude. com.br/  GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Ed. Objetiva. São Paulo.  VEIGA NETO, Alípio Santos. Inteligência Emocional. Disponível em Acesso em 14/10/2012. Acesso em 17 out 2012.http://www.veiga.net/aulas/emocional.htm. Acesso em 14/10/2012


Carregar ppt "Daniel Goleman. Quociente de Inteligência Inteligência Emocional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google