A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de 2013 OVIDE DECROLY (1871 – 1932)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de 2013 OVIDE DECROLY (1871 – 1932)"— Transcrição da apresentação:

1

2 EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de 2013

3 OVIDE DECROLY (1871 – 1932)

4 Propôs para uma a educação infantil um espaço dissociado das presas carteiras escolares; procurava trabalhar com atividades práticas e em contato com a natureza Trabalhava com os centros de interesse O processo se dava a partir de três momentos: A observação; A associação e o Expressão Para ele cada local era um espaço de aprendizagem

5 O QUE NOS AGUARDA NO SÉCULO XX ? Uma educação ativa e sobretudo focada no trabalhoLuta pela escola democráticaMétodos centrados no alunoFigura do professor enquanto sujeito que observa, intervêm e desafia e concomitante importância da relação entre professor alunoCriação de muitos materiais didáticosPeríodo riquíssimo em sugestões eminentemente didáticas e que apontam para o como fazer

6 MARIA MONTESSORI (1870 – 1952)

7 Criou as casas de criança em 1907 A liberdade e a individualidade são princípios básicos para o aprendizado Criou o método ativo, baseado nas atividades motoras e sensoriais MARIA MONTESSORI (1870 – 1952)

8 1. O material montessoriano pressupõe a análise, pela criança, de algumas de suas qualidades: cor, forma, peso e tamanho. A) Blocos (10, de 10cm a 1cm, iguais em seu aspecto) B) Prismas Gradativos (mesma cor, tamanhos diferentes) C) Barras vermelhas (tamanhos diferentes) D) Cilindros variáveis quanto ao diâmetro ou tamanho MARIA MONTESSORI (1870 – 1952)

9

10

11

12

13

14

15 SISTEMAS E MATERAIS ConcentraçãoSilêncioLivre escolhaMãos e pés A linguagem e a matemática As ciências e a história

16 Vamos finalizar nossa viagem na França...

17 CELENTIN FREINET (1896 – 1966)

18 ALGUMAS DAS 30 VARIANTES DE FREINET 1. A criança não gosta de receber lições autoritárias. 2. A criança não se cansa de um trabalho funcional, ou seja, que atende aos rumos de sua vida. 3. Fale o menos possível. 4. Os castigos são sempre um erro. São humilhantes, não conduzem ao fim desejado e não passam de paliativo. 5. A concepção atual das grandes escolas conduz professores e alunos ao anonimato, o que é sempre um erro e cria barreiras. 6. A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola. Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas. 7. Uma das primeiras condições da renovação da escola é o respeito à criança e, por sua vez, a criança ter respeito aos seus professores; só assim é possível educar dentro da dignidade. 8. É preciso ter esperança otimista na vida.

19 TÉCNICAS DESENVOLVIDAS POR FREINET 1. A Aula-Passeio 2. A Auto-avaliação 3. A Auto-correção 4. A Correspondência Interescolar 5. O Fichário de consulta 6. A Imprensa escolar 7. O Livro da vida 8. O Plano de trabalho 9. O Texto livre

20

21

22

23


Carregar ppt "EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de 2013 OVIDE DECROLY (1871 – 1932)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google