Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiuliana Quadros Alterado mais de 9 anos atrás
2
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de
3
OVIDE DECROLY (1871 – 1932)
4
OVIDE DECROLY (1871 – 1932) Propôs para uma a educação infantil um espaço dissociado das presas carteiras escolares; procurava trabalhar com atividades práticas e em contato com a natureza Trabalhava com os centros de interesse O processo se dava a partir de três momentos: A observação; A associação e o Expressão Para ele cada local era um espaço de aprendizagem
5
O QUE NOS AGUARDA NO SÉCULO XX ?
Uma educação ativa e sobretudo focada no trabalho Luta pela escola democrática Métodos centrados no aluno Figura do professor enquanto sujeito que observa, intervêm e desafia e concomitante importância da relação entre professor aluno Criação de muitos materiais didáticos Período riquíssimo em sugestões eminentemente didáticas e que apontam para o como fazer
6
MARIA MONTESSORI (1870 – 1952)
7
MARIA MONTESSORI (1870 – 1952) Criou as casas de criança em 1907
A liberdade e a individualidade são princípios básicos para o aprendizado Criou o método ativo, baseado nas atividades motoras e sensoriais
8
A) Blocos (10, de 10cm a 1cm, iguais em seu aspecto)
MARIA MONTESSORI (1870 – 1952) 1. O material montessoriano pressupõe a análise, pela criança, de algumas de suas qualidades: cor, forma, peso e tamanho. A) Blocos (10, de 10cm a 1cm, iguais em seu aspecto) B) Prismas Gradativos (mesma cor, tamanhos diferentes) C) Barras vermelhas (tamanhos diferentes) D) Cilindros variáveis quanto ao diâmetro ou tamanho
15
SISTEMAS E MATERAIS Concentração As ciências e a história Silêncio
Livre escolha Mãos e pés A linguagem e a matemática As ciências e a história
16
Vamos finalizar nossa viagem na França...
17
CELENTIN FREINET (1896 – 1966)
18
ALGUMAS DAS 30 VARIANTES DE FREINET
1. A criança não gosta de receber lições autoritárias. 2. A criança não se cansa de um trabalho funcional, ou seja, que atende aos rumos de sua vida. 3. Fale o menos possível. 4. Os castigos são sempre um erro. São humilhantes, não conduzem ao fim desejado e não passam de paliativo. 5. A concepção atual das grandes escolas conduz professores e alunos ao anonimato, o que é sempre um erro e cria barreiras. 6. A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola. Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas. 7. Uma das primeiras condições da renovação da escola é o respeito à criança e, por sua vez, a criança ter respeito aos seus professores; só assim é possível educar dentro da dignidade. 8. É preciso ter esperança otimista na vida.
19
TÉCNICAS DESENVOLVIDAS POR FREINET
1. A Aula-Passeio 2. A Auto-avaliação 3. A Auto-correção 4. A Correspondência Interescolar 5. O Fichário de consulta 6. A Imprensa escolar 7. O Livro da vida 8. O Plano de trabalho 9. O Texto livre
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.