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GESTÃO POR COMPETÊNCIAS - 3
“O Lado Humano da Estratégia” Prof. Cleuton R. Carrijo Joinville – SC Março de 2013
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(47) sustentare.net
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Gestão por COMPETÊNCIAS
H A V E Técnicas + + + + = Comportamentais Estratégicas CHAVE para a Competitividade, mas lembre-se: Cuidados REDOBRADOS nunca são demais; o Titanic também era inafundável...
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Visão Sistêmica das Competências =>
Competividade
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CAPACIDADE AMPLIADA é como musculação: uma competência só se desenvolve quando é exigida rotineiramente.
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Competência é… A capacidade ampliada de ter COMPREENSÃO e memória para AVALIAR o caminho correto de uma situação na qual se é PROTAGONISTA assim como a natureza, propósito e CONSEQUÊNCIA de qualquer transação ou ato no qual a pessoa está inserida. (adaptado - Ricardo Vargas, 2009)
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Princípio 1: Experiência
Competência vem da experiência adquirida, e esta, por meio da vivência A prática aprimora o resultado Busque os desafios Aprenda com os erros Mostre através da sua vida o que você prega
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ESFORÇOS TÍPICOS PARA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS => COMPETITIVIDADE
10% Experiências no/do Trabalho 20% Programas de Coaching+Mentoring 70% Treinamentos (Presenciais+EAD)
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20% Programas de Coaching+Mentoring
70% Papel da EXPERIÊNCIA (VIVÊNCIA) no Desenvolvimento dessas Competências 20% Programas de Coaching+Mentoring INVERTER A PIRÂMIDE 10% Treinamentos
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Princípio 2: Estudo Ao invés de buscar ser alguém interessante, busque ser interessado Ignorância não é virtude Pense “fora da caixa” (…E se?) Estude o que você AINDA não sabe que potencializa o que você JÁ sabe
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Princípio 3: Foco Solidifique cada vez mais seus princípios Ninguém consegue ser brilhante em tudo Saiba qual é o seu alvo Vivemos em um mundo infinitamente disperso
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Não aceite a mediocridade
Princípio 4: Perfeição Não aceite a mediocridade Busque de modo persistente o melhor resultado No mundo não existe segundo colocado Confiabilidade traz credibilidade Só se diferencia quem prima pela perfeição FLORENCE COLGATE, 18
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Princípio 4: Excelência
Não aceite a mediocridade Busque de modo persistente o melhor resultado No mundo não existe segundo colocado Confiabilidade traz credibilidade Só se diferencia quem prima pela perfeição FLORENCE COLGATE, 18
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Princípio 5: Persistência
Força de vontade Determinação Tentar até conseguir Nunca desistir
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Princípio 6: Flexibilidade
Foco nos princípios com flexibilidade nas mudanças Capacidade de se adaptar à condições diferentes das esperadas Não existe CNTP (condições normais de temperatura e pressão) Na maioria das vezes a solução é obtida quando nos deslocamos de nossas posições originais
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Princípio 7: Ética A conduta ética sempre dá resultado Ética nem sempre produz resultados imediatos no curto prazo A cultura brasileira é sempre bastante focada nas vantagens imediatas (Lei do Gerson) Em muito depende da reputação – Dê a própria vida para defendê-la
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Princípio 8: Autoridade
Auctus (particípio passado lat. “Augere”) = aumentar, fazer crescer. Permite influenciar outros Uso adequado conduz ao sucesso Cuidado! (pode ser confundida com poder => excesso = tirania)
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LIDERANÇA se expressa não pelo PODER, mas pela AUTORIDADE
construída na humildade, no exemplo, na dedicação, no sacrifício, na gratidão, na lealdade e no amor ao próximo.
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Princípio 9: Autoconhecimento
O competente se conhece Competência é saber para onde você está indo Você tem uma visão pessoal desenvolvida?
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Princípio 10: Relacionamento
O bom relacionamento aprimora os negócios O isolamento é perigoso Relacionamento pressupõe aceitar diferentes culturas e pontos de vista Muitas vezes os problemas aparentes não são necessariamente “os problemas”
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Qualquer COMPETÊNCIA pode ser desenvolvida!
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Masaru Emoto, cientista japonês, demonstrou como o efeito de determinados sons, palavras, pensamentos, sentimentos alteram a estrutura molecular da água. A técnica consiste em expor a água a esses agentes, congelá-la e depois fotografar os cristais que se formam com o congelamento.
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Molécula de água na nascente.
MOLÉCULA DE ÁGUA EM UM RIO POLUÍDO. Molécula de água na nascente.
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O DR. EMOTO COLOCOU ÁGUA ENTRE DOIS ALTO-FALANTES QUE EMITIAM O SOM DE UMA ORAÇÃO E, APÓS ALGUM TEMPO, CONGELOU A ÁGUA E FOTOGRAFOU OS CRISTAIS QUE SE FORMARAM.
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A mesma molécula de água exposta ao som de um ROCK HEAVY METAL.
Molécula de água exposta à energia do som da Ária para corda em Sol, de Bach. A mesma molécula de água exposta ao som de um ROCK HEAVY METAL.
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Molécula de água exposta ao som de um “muito obrigado.”
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Molécula de água exposta ao som de “UMA AMEAÇA DE MORTE”.
Molécula de água exposta ao “SOM DA VOZ DE ADOLPH HITLER”.
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AMOR E ADMIRAÇÃO. PASTORAIS DE BETHOVEN.
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Cristais d’água com essência de camomila.
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Nós, seres humanos, somos compostos de 70% de água!
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Se um simples obrigado muda uma molécula de água, imaginem o que uma prece, palavras de amor, fraternidade, encorajamento, amizade, podem fazer percorrendo nosso corpo carregado de água. Se acontece fora do nosso corpo, ocorrerá dentro dele também, cada vez que agirmos com amor e retidão. Mas convém lembrar que o inverso também ocorrerá com palavras ou sentimentos de ódio, inveja, vingança, etc. E é com isso que a gente pode adoecer, com água carregada de energia má e destrutiva. Muitas doenças começam a partir de nós! Contudo, se quisermos, tudo acabará a partir de nós também.
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COMPETÊNCIAS CENTRAIS
PARA A COMPETITIVIDADE
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COMPETÊNCIAS CENTRAIS:
Essenciais (Organizacionais) = “core competence” Humanas Técnicas / Funcionais Comportamentais Estratégicas
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COMPETÊNCIAS CENTRAIS:
Essenciais (Organizacionais) = “core competence”
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Esqueça o que você sabe sobre gestão, diz o guru de estratégia empresarial Gary Hamel. Nada disso vai ajudá-lo a vencer os desafios que sua empresa enfrenta. “Estamos vivendo em um mundo onde é a inovação que gera riqueza”, afirma Hamel, fundador da consultoria Strategos e professor visitante da London Business School. Por mais de 20 anos, Hamel estudou o que as empresas precisam fazer para competir. Com C.K. Prahalad, introduziu o conceito de competências essenciais (core competences), como o único conhecimento que uma empresa possui que proporciona vantagem competitiva. Em 2000, o livro Liderando a Revolução exortou os leitores a aderir a mudanças – como fizeram as empresas pontocom – e reinventar seus modelos de negócio. Em seu novo livro, O Futuro da Administração, Hamel argumenta que os princípios e as práticas utilizados para gerir a maioria das empresas foram inventados para resolver um problema – “como ser mais eficiente – que as empresas atuais têm dominado amplamente. “O pré-requisito mais crítico para alcançar níveis mais elevados de eficiência é a conformidade em relação a políticas, padrões, diretrizes e protocolos de qualidade, e ainda assim, obviamente, o pré-requisito mais fundamental para a inovação é a diversidade de pensamento e de ação.” Hamel sugere reformular cada conceito de gestão, desde o modo como os empregados utilizam seu tempo até o modo como os recursos do budget são alocados aos projetos para que os gestores possam inspirar os funcionários, identificar as idéias empresariais mais promissoras e canalizar os recursos para executá-las. Os departamentos de TI irão desempenhar um papel crítico de duas maneiras: em primeiro lugar, ao construir sistemas que as empresas utilizarão internamente para facilitar a inovação e, em segundo lugar, ao identificar de que forma as empresas podem usar novas tecnologias para desbancar modelos de negócio estabelecidos e fornecer novos produtos e serviços. Fonte:
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“Contação de História (5)
Atividade! “Contação de História (5)
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Case: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
(Crédito / Convênios)
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COMPETÊNCIAS CENTRAIS:
Essenciais (Organizacionais) = “core competence” Humanas
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Exemplos de resultados alcançados, realizados por grandes grupos de trabalho formados na época:
Muralhas da China Anfiteatros na Grécia Pirâmides do Egito Coliseu de Roma
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COMUNICAÇÃO
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FLEXIBILIDADE
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COMPETÊNCIAS CENTRAIS:
Essenciais (Organizacionais) = “core competence” Humanas Técnicas / Funcionais
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LIDERANÇA
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Não há empresa que seja + COMPETENTE
se TODAS as pessoas do time não forem. Prof. Cleuton Carrijo © CREARE Aconselhamento Empresarial
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Toda corrente tem a força máxima do seu ELO mais fraco.
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debriefing FATOS / EMOÇÕES DESCOBERTAS / FUTURO
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Fatos Emoções Descobertas Futuro
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Caso de Sucesso
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UMA CULTURA FORTE (valores)
UM BOM RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO (sentir-se membro; parte importante de um espetáculo inesquecível) E UM EXCELENTE ATENDIMENTO EM SERVIÇOS (principalmente cada um sabendo que é um ator/atriz fazendo o papel do melhor profissional do mundo naquela tarefa que você está sendo contratado para fazer).
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Mas não se iluda: só cultura; só treinamento; só atendimento;. SÓ
Mas não se iluda: só cultura; só treinamento; só atendimento;... SÓ .. não funciona. Precisa ser esse conjunto bem equilibrado de ingredientes, que dá a receita do Sucesso empresarial.
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Atividade!
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