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Disciplina de Geografia

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Apresentação em tema: "Disciplina de Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina de Geografia
Professora: Ana Mendes Ano Letivo 2013/2014

2 Conteúdos programáticos
1. As paisagens e sua descrição 1.1. Geografia: ciência das paisagens terrestres 1.2. Paisagens naturais e paisagens humanizadas 2. Mapas como forma de representar a superfície terrestre 2.1. Globos 2.2. Mapas: principais tipos, elementos essenciais e utilização das escalas

3 Conteúdos programáticos
3. Localização dos diferentes elementos da superfície da Terra 3.1. Localização relativa 3.2. Localização absoluta: elementos geométricos da Terra e coordenadas geográficas 3.3. Acidentes geográficos naturais 3.4. O Mundo político

4 Conteúdos programáticos
1. Grandes conjuntos de relevo 2. Dinâmica das bacias hidrográficas 3. Dinâmica do litoral

5 Critérios de Avaliação
Domínio da Avaliação Cognitivo (saber e saber fazer) Conhecimentos e procedimentos 80% Comportamental (saber ser) Atitudes e valores 20%

6 Critérios de Avaliação
DOMÍNIOS PARÂMETROS INSTRUMENTOS PONDERAÇÃO O SABER Conhecimento de factos e conceitos; Aquisição e compreensão dos conteúdos definidos no Programa de Geografia, de acordo com a planificação realizada para o 7ºano de escolaridade. Fichas de Avaliação 70% O SABER FAZER Capacidade de descrição, aplicação, análise, síntese e autonomia. Trabalhos de Pesquisa/ Investigação. 10%

7 Critérios de Avaliação
O SABER SER Atitude de responsabilidade, interesse e sociabilidade. Cumprimento de regras. Apresentação de materiais necessários à aula. Pontualidade. Organização de materiais (caderno diário). Autonomia Responsabilidade (TPC/ participação nas tarefas propostas). 20%

8 Material a usar nas aulas
Os alunos têm de ter um caderno diário organizado e atualizado. Além do caderno diário, os alunos têm ainda de levar para as aulas o manual da disciplina. As respostas dos testes são registadas em folha de teste vendida no estabelecimento de ensino. Não é permitido o uso de corretor na realização dos testes.

9 Critérios gerais de classificação
dos testes - São considerados o vocabulário específico às aprendizagens desenvolvidas no âmbito da disciplina de Geografia, assim como a correta utilização da Língua Portuguesa. As respostas ilegíveis são classificadas com zero pontos. Em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta deve ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que diz respeito. As respostas que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos. Nas questões de escolha múltipla, a cotação total do item é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a única opção correta. São classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada uma opção incorreta ou mais do que uma opção.

10 Critérios gerais de classificação
dos testes Considera-se incorreta qualquer associação/correspondência que relacione indevidamente um elemento de um dado conjunto a um elemento do outro conjunto OU um elemento de um dado conjunto a mais de um elemento do outro conjunto, quando tal não é solicitado. Nos itens de resposta curta, caso a resposta contenha elementos que excedam o solicitado, só são considerados, para efeitos de classificação, os elementos que satisfaçam o que é pedido, segundo a ordem pela qual são apresentados na resposta, mesmo que os elementos em excesso estejam corretos. - Os critérios de classificação relativos aos itens de resposta curta e de resposta longa, podem apresentar-se organizados por níveis de desempenho.

11 Critérios gerais de classificação
dos testes Se uma resposta contiver elementos contraditórios é classificada com zero pontos. A classificação a atribuir à resposta a um item de cálculo, resulta da soma das pontuações obtidas em cada passo de resolução. O aluno deve respeitar sempre a instrução relativa à apresentação de todos os cálculos efetuados. A apresentação apenas do resultado final é classificada com zero pontos. - No item de resposta extensa (que implica a produção de um texto), a classificação a atribuir traduz a avaliação simultânea do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa. A avaliação do domínio da comunicação escrita em língua portuguesa contribui para valorizar a classificação atribuída ao desempenho no domínio específico da disciplina.

12 Critérios gerais de classificação
dos testes Se o aluno responder a um mesmo item mais do que uma vez, não eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que não deseja que seja(m) classificada(s), será considerada apenas a resposta que surgir em primeiro lugar.

13 Testes – 1º Período 15 de outubro 19 de novembro

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