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Disciplina de Geografia Professora: Ana Mendes Ano Letivo 2013/2014.

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Apresentação em tema: "Disciplina de Geografia Professora: Ana Mendes Ano Letivo 2013/2014."— Transcrição da apresentação:

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2 Disciplina de Geografia Professora: Ana Mendes Ano Letivo 2013/2014

3 Conteúdos programáticos 1. As paisagens e sua descrição 1.1. Geografia: ciência das paisagens terrestres 1.2. Paisagens naturais e paisagens humanizadas 2. Mapas como forma de representar a superfície terrestre 2.1. Globos 2.2. Mapas: principais tipos, elementos essenciais e utilização das escalas

4 3. Localização dos diferentes elementos da superfície da Terra 3.1. Localização relativa 3.2. Localização absoluta: elementos geométricos da Terra e coordenadas geográficas 3.3. Acidentes geográficos naturais 3.4. O Mundo político Conteúdos programáticos

5 1. Grandes conjuntos de relevo 2. Dinâmica das bacias hidrográficas 3. Dinâmica do litoral

6 Domínio da Avaliação Cognitivo (saber e saber fazer) Conhecimentos e procedimentos80% Comportamental (saber ser) Atitudes e valores20% Critérios de Avaliação

7 DOMÍNIOSPARÂMETROSINSTRUMENTOSPONDERAÇÃO O SABER Conhecimento de factos e conceitos; Aquisição e compreensão dos conteúdos definidos no Programa de Geografia, de acordo com a planificação realizada para o 7ºano de escolaridade. Fichas de Avaliação 70% O SABER FAZER Capacidade de descrição, aplicação, análise, síntese e autonomia. Trabalhos de Pesquisa/ Investigação.10%

8 Critérios de Avaliação O SABER SER Atitude de responsabilidade, interesse e sociabilidade.  Cumprimento de regras.  Apresentação de materiais necessários à aula.  Pontualidade.  Organização de materiais (caderno diário).  Autonomia  Responsabilidade (TPC/ participação nas tarefas propostas). 20%

9 Material a usar nas aulas Os alunos têm de ter um caderno diário organizado e atualizado. Além do caderno diário, os alunos têm ainda de levar para as aulas o manual da disciplina. As respostas dos testes são registadas em folha de teste vendida no estabelecimento de ensino. Não é permitido o uso de corretor na realização dos testes.

10 Critérios gerais de classificação dos testes - São considerados o vocabulário específico às aprendizagens desenvolvidas no âmbito da disciplina de Geografia, assim como a correta utilização da Língua Portuguesa. - As respostas ilegíveis são classificadas com zero pontos. - Em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta deve ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que diz respeito. As respostas que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos. - Nas questões de escolha múltipla, a cotação total do item é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a única opção correta. São classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada uma opção incorreta ou mais do que uma opção.

11 Critérios gerais de classificação dos testes - Considera-se incorreta qualquer associação/correspondência que relacione indevidamente um elemento de um dado conjunto a um elemento do outro conjunto OU um elemento de um dado conjunto a mais de um elemento do outro conjunto, quando tal não é solicitado. - Nos itens de resposta curta, caso a resposta contenha elementos que excedam o solicitado, só são considerados, para efeitos de classificação, os elementos que satisfaçam o que é pedido, segundo a ordem pela qual são apresentados na resposta, mesmo que os elementos em excesso estejam corretos. - Os critérios de classificação relativos aos itens de resposta curta e de resposta longa, podem apresentar-se organizados por níveis de desempenho.

12 - Se uma resposta contiver elementos contraditórios é classificada com zero pontos. - A classificação a atribuir à resposta a um item de cálculo, resulta da soma das pontuações obtidas em cada passo de resolução. O aluno deve respeitar sempre a instrução relativa à apresentação de todos os cálculos efetuados. A apresentação apenas do resultado final é classificada com zero pontos. - No item de resposta extensa (que implica a produção de um texto), a classificação a atribuir traduz a avaliação simultânea do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa. A avaliação do domínio da comunicação escrita em língua portuguesa contribui para valorizar a classificação atribuída ao desempenho no domínio específico da disciplina. Critérios gerais de classificação dos testes

13 Critérios gerais de classificação dos testes - Se o aluno responder a um mesmo item mais do que uma vez, não eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que não deseja que seja(m) classificada(s), será considerada apenas a resposta que surgir em primeiro lugar.

14 Testes – 1º Período - 15 de outubro -19 de novembro

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