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PublicouStéphanie Nery Alterado mais de 9 anos atrás
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III SIMELP, Macau, agosto de 2011 Nuno Carlos de Almeida nncalmeida@gmail.com Foto: Luís Pereira (2007)
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séc. XVI falada por uma elite elemento de identidade e de consciência nacional Para a (re)introdução da LP em TL aprendida por uma geração no ensino primário arma cultural da resistência séc. XX presente na memória coletiva poucos falantes séc. XXI LO por autodeterminação língua de escolarização ensinada a todos, dentro e fora do sistema educativo definindo o seu espaço no mosaico linguístico timorense qual o papel da LP em TL?
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Para a (re)introdução da LP em TL INTRODUÇÃO REINTRODUÇÃO dos 6 aos 45 anos + de 45 anos
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língua estrangeira língua segunda não tem estatuto oficial - ensinada a indivíduos estatuto oficial privilegiado - ensinada a uma comunidade - respeito pelas línguas da comunidade - associada à ascensão social - fundamental no exercício da cidadania ensinada por falantes nativos - bons informantes ensinada por falantes não nativos - capacidade relativa como informantes - necessidade acrescida de formação - bibliografia de consulta e referência aprendida num local distante - aprendizagem em situação formal - inexistência de input - utilização de materiais autênticos - simulações para praticar o uso aprendida onde se fala -aprendizagem em situação não formal -bastante input - prática em situações reais OU Língua Materna Língua não materna Língua não materna Para a (re)introdução da LP em TL
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Aquisição Aprendizagem maior critério na correção do erro papel relevante da LM do aprendente influência de fatores individuais ensino formal metas podem ser específicas necessidades comunicativas do aprendente abordagem comunicativa tarefas significativas Para a (re)introdução da LP em TL
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marcasculturais portuguesas L P Para a (re)introdução da LP em TL
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marcasculturais portuguesas culturaismarcas timorenses L P Para a (re)introdução da LP em TL
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competência plurilingue promoção da igualdade intervenção cívica competência intercultural consciencialização democrática cidadaniavalores democrática L P
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mediador da relação cidadão-Estado realização constante de atos linguísticos produção de numerosos documentos integra parte da atual população ativa perspetiva de obtenção de emprego Para a (re)introdução da LP em TL Administração Pública descentralização da presença da LP aproximação da LP às línguas locais
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Educação multilingue baseada na língua materna Para a (re)introdução da LP em TL
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Língua portuguesa: uma ponte para o mundo © Nuno Ezequiel 2011
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Língua Portuguesa em Timor-Leste – página http://profesdeptemtl.wix.com/lingua-portuguesa-timor-leste Língua Portuguesa em Timor-Leste – blogue http://profesdeptemtl.blogspot.com/ Nuno Carlos de Almeida nncalmeida@gmail.com
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