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IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS

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Apresentação em tema: "IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS"— Transcrição da apresentação:

1 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS
LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica

2 CADEIAS DE VALOR A análise estruturada das cadeias de valor possibilita vantagem competitiva para a empresa pela análise de custos e da forma de execução da operação do negócio. Porter (1994)

3 VALOR , segundo . . . Aristóteles (7 classes) Dicionário Aurélio
econômico social político ético estético religioso judicial “equivalente justo em dinheiro, mercadoria etc., especialmente de coisa que pode ser comprada ou vendida.” Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

4 VALOR OBTEVE VALOR = CUSTO Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

5 VALOR Valores de : Uso: medida monetária das propriedades que possibilitam o desempenho de uso; Estima: medida monetária das propriedades que tornam desejáveis sua posse. Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

6 VALOR VALOR ECONOMICO = OBTEVE ( USO + ESTIMA) CUSTO
Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

7 Benefícios Percebidos
VALOR Função VFornecedor = Custo FUNÇÃO VALOR = CUSTO Benefícios Percebidos VPercebido = Preço Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

8 VALOR VALOR FUNÇÃO BENEFÍCIOS CUSTO ESFORÇO
Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

9 VALOR VALOR ATRAI CLIENTES VALOR ENERGIZA ORGANIZAÇÕES
VALOR EXIGE DOMÍNIO DOS PROCESSOS & OBJETIVOS VALOR ESTÁ NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

10 RELAÇÃO ENTRE VALOR E QUALIDADE Benefícios Percebidos
Determinantes da Qualidade em Serviços Benefícios Percebidos VPercebido = Sacrifícios Percebidos Preço, Tempo, Esforço, Energia etc. Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

11 Necessidades do Cliente
FLUXO DE VALOR Conjunto de atividades, do início ao fim, que cria um resultado a um cliente. A meta é satisfazer este cliente. Necessidades do Cliente Satisfação do Cliente FLUXO DE VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

12 O SISTEMA DE NEGÓCIOS COMO UM SISTEMA AGREGADOR DE VALOR
Sistema Tradicional Orientado ao Produto Criar o Produto Fazer o Produto Vender o Produto Marketing Obtenção Serviço Design Produto Design Processo Distribuição Vendas Pesquisa Promoção Manufatura Propaganda Preço Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

13 O SISTEMA DE NEGÓCIOS COMO UM SISTEMA AGREGADOR DE VALOR
Definir Valor Prover Valor Comunicar Valor Entender Desejos de Valor Design Processo Produto Conceito de Vendas Obtenção, manufatura Propaganda Definir Alvo Distribuição Promoção Definir Benefícios / Preço Serviço Relações Públicas Preço Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

14 A CRIAÇÃO DE VALOR NUMA EMPRESA ESTÁ BASEADA EM PROPÓSITOS E PROCESSOS
Bem Intencionadas (motivadas, ineficazes) CRIADORAS DE VALOR Propósitos Adversárias (empresa estática, barreiras ao cliente) Burocráticas (burocráticas, chatas) Processos Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

15 EMPRESAS CRIADORAS DE VALOR
Sendo a satisfação do cliente o principal objetivo de um fluxo de valor, faz-se necessário o pleno entendimento de suas atividades, inicial e final. Fluxo de Valor Início Fim Atendimento de Pedidos Pedido do cliente Entrega do Pedido Determinação das exigências Pagamento Compras Desenvolvimento Estratégico Exigências de mercado Estratégia de Negócios Processamento de Reclamações Notificação do acidente Solução do Problema Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

16 CADEIAS DE VALOR Exemplos de benefícios: 1 – Terceirização
Logística Interna Operações Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade etc.) M A R G E Macro Processo de de suporte (atividades de apoio) Macro Processos chave (atividades primárias) Fonte: FGV Exemplos de benefícios: 1 – Terceirização 2 – Priorização de investimentos

17 CADEIAS DE VALOR: Exemplos

18 CADEIAS DE VALOR: Exemplos
MERCADO Clientes Processos Principais Processos de Gestão Ciclo do pedido Gestão de Marketing de Produto Funil de Tecnologia Gestão do Planejamento estratégico Gestão da Marca Gestão de Marketing do Canal Planejamento de novas operações Funil de Produto Gestão Comercial do Ciclo Governança Corporativa Gestão da Sustentabili-dade Funil de Inovação Comercial Ciclo de disponibilização de produto/ manufatura Serviços de atendimento aos clientes e força de vendas Processos de Apoio Gestão Financeira Gestão da adequação legal Tecnologia e Sistemas de Informação Cadeia de Fornecimento Infra-estrutura Desenvolvi-mento organizacional Gestão de Riscos Gestão de Pessoas Auditoria Gestão do Conhecimento Relações externas/ internas

19 CADEIAS DE VALOR: Exemplos
MERCADO Clientes Processos Principais Processos de Gestão Processos que estabelecem diretrizes e práticas de gestão para os processos principais e de apoio, em sintonia com o ambiente externo/interno. Processos que agregam valor ao cliente. Esses processos recebem requisitos, diretrizes e políticas dos processos de gestão e são suportados pelos processos de apoio. Processos de Apoio Processos que agregam valor aos processos principais (apóiam e dão suporte aos processos principais).

20 CADEIAS DE VALOR: Exemplos
Processos Principais Funil de Tecnologia Ciclo do pedido Gestão de Marketing de Produto Funil de Produto Gestão Comercial do Ciclo Gestão de Marketing do Canal Funil de Inovação Comercial Ciclo de disponibilização de produto/ manufatura SAC e vendas Funil de Produto LEVEL 0 Definir ideia Realizar briefing Avaliar Viabilidade técnica Avaliar Viabilidade financeira Realizar plano executivo Liberar lançamento Avaliar lançamento LEVEL 1

21 COMO IDENTIFICAR PROCESSOS PRIMÁRIOS?
Isso faz parte da razão de ser da empresa ? O cliente se importa diretamente com a forma de execução do processo? Falhas na execução podem ocasionar prejuízos irreversíveis? Pelo menos um SIM Atividades Primárias ! Fonte: Piemonte, L.A.

22 Distribuidoras de bebidas
ATIVIDADES PRIMÁRIAS Logística Interna Operações Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade, etc.) M A R G E Cada tipo de processo pode ser vital para a organização obter a vantagem competitiva Logística interna e externa Distribuidoras de bebidas Operações e Logística interna Restaurantes Marketing, vendas Bancos Serviços pós venda Copiadoras (XEROX)

23 ATIVIDADES DE APOIO Compras Infra-estrutura Logística Interna Operações Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade, etc.) M A R G E Recursos Humanos Tecnologia da Informação Conforme o negócio da empresa, atividades, tradicionalmente classificadas como de apoio podem ser classificadas como primárias dentro da cadeia de Valor da Organização. Fabricantes de chocolate (compras ) RH afeta a vantagem competitiva ( Desenvolvimento de RH) Bancos (finanças)

24 ELEMENTOS DAS CADEIAS DE VALOR
Cadeia de valor Conjuntos de processos e atividades Razão de existir da instituição Um responsável Produtos e serviços gerados Clientes e fornecedores Nonono estets nononon AAC 2,25 -econom.SR.-

25 CADEIAS DE VALOR  A cadeia de valor representa a base da operação de uma empresa;  As cadeias de valor são dividas em dois grandes grupos (macro processos chaves e macro processos de suporte);  Uma cadeia de valor estruturada permite uma análise melhor de investimento, mais direcionada !  É possível que o produto de uma cadeia de valor de uma empresa torne-se parte da cadeia de valor de uma outra empresa;  Induz à práxis da Organização por processos.

26 RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR
Cadeia de valor da Empresa Cadeia de valor do Cliente Elos da Cadeias Cadeia de valor da Empresa Cadeia de valor da Fornecedor

27 RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR
 As cadeias de valor se relacionam entre si por meio de elos, não só para a troca de informações como também para o fornecimento de recursos.  A utilização correta dos elos das cadeias de valor pode representar vantagens competitivas, principalmente entre as cadeias de valor Empresa e Cliente e Empresa e Fornecedor

28 GESTÃO DE RECURSOS DA EMPRESA (ERP)
FINANÇAS PRODUÇÃO ERP RECURSOS HUMANOS VENDAS ERP= Entreprise Resource Planning

29 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SCM)
PREVISÃO PRODUÇÃO SCM SUPRIMENTOS DISTRIBUIÇÃO SCM= Supply Chain Manegement

30 RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR
Lado do Fornecimento Fornecedores de Primeira Camada de Segunda Clientes de Primeira Camada Clientes de Segunda Camada Fábrica Lado da Demanda

31 RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR
fornecedor fábrica distribuidor varejista Períodos Demanda Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin. produção produção compras compras 1 100 2 20 60 80 90 95 100 3 180 120 100 95 60 80 90 4 60 90 95 120 100 5 100 95 90 6 95

32 Incerteza da demanda = ineficiências na cadeia
RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR Efeito Chicote Produção 1 2 3 4 5 6 Período fornecedor fábrica distribuidor varejista demanda Incerteza da demanda = ineficiências na cadeia

33 SUBSTITUIR ESTOQUES POR INFORMAÇÃO
RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR SUBSTITUIR ESTOQUES POR INFORMAÇÃO

34 Propor a cadeia de valor da empresa Grupo Fácil Créditos.
X O R C Í I Propor a cadeia de valor da empresa Grupo Fácil Créditos. Logística Interna Operações Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade etc.) M A R G E


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