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MAP_Valor n o 1 / 34 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.

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1 MAP_Valor n o 1 / 34 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica

2 MAP_Valor n o 2 / 34 CADEIAS DE VALOR cadeias de valor A análise estruturada das cadeias de valor possibilita vantagem competitiva para a empresa pela análise de custos e da forma de execução da operação do negócio. Porter (1994)

3 MAP_Valor n o 3 / 34 VALOR, segundo... Aristóteles (7 classes) þeconômico þsocial þpolítico þético Dicionário Aurélio “equivalente justo em dinheiro, mercadoria etc., especialmente de coisa que pode ser comprada ou vendida.” þestético þreligioso þjudicial Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

4 MAP_Valor n o 4 / 34 VALOR = OBTEVE CUSTO VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

5 MAP_Valor n o 5 / 34 Uso: Uso: medida monetária das propriedades que possibilitam o desempenho de uso; Estima: Estima: medida monetária das propriedades que tornam desejáveis sua posse. Valores de : VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

6 MAP_Valor n o 6 / 34 VALOR ECONOMICO OBTEVE ( USO + ESTIMA) CUSTO = VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

7 MAP_Valor n o 7 / 34 VALOR = FUNÇÃO CUSTO V Fornecedor = Função Custo V Percebido = Benefícios Percebidos Preço VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

8 MAP_Valor n o 8 / 34 FUNÇÃO CUSTO BENEFÍCIOS ESFORÇO VALOR VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

9 MAP_Valor n o 9 / 34 VALOR ATRAI CLIENTES VALOR ENERGIZA ORGANIZAÇÕES VALOR EXIGE DOMÍNIO DOS PROCESSOS & OBJETIVOS VALOR ESTÁ NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE     Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC VALOR

10 MAP_Valor n o 10 / 34 RELAÇÃO ENTRE VALOR E QUALIDADE V Percebido V Percebido = Benefícios Percebidos Sacrifícios Percebidos Determinantes da Qualidade em Serviços Preço, Tempo, Esforço, Energia etc. Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

11 MAP_Valor n o 11 / 34 FLUXO DE VALOR FLUXO DE VALOR Satisfação do Cliente Satisfação do Cliente Necessidades do Cliente Necessidades do Cliente Conjunto de atividades, do início ao fim, que cria um resultado a um cliente. A meta é satisfazer este cliente. FLUXO DE VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

12 MAP_Valor n o 12 / 34 O SISTEMA DE NEGÓCIOS COMO UM SISTEMA AGREGADOR DE VALOR Sistema Tradicional Orientado ao Produto Criar o Produto Fazer o Produto Vender o Produto Design Produto Design Processo Obtenção Manufatura Serviço Pesquisa Promoção Preço Distribuição Vendas Propaganda Marketing Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

13 MAP_Valor n o 13 / 34 Sistema Agregador de Valor Definir ValorProver ValorComunicar Valor Entender Desejos de Valor Definir Alvo Definir Benefícios / Preço Design Processo Produto Obtenção, manufatura Distribuição Serviço Preço Conceito de Vendas Propaganda Promoção Relações Públicas O SISTEMA DE NEGÓCIOS COMO UM SISTEMA AGREGADOR DE VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

14 MAP_Valor n o 14 / 34 A CRIAÇÃO DE VALOR NUMA EMPRESA ESTÁ BASEADA EM PROPÓSITOS E PROCESSOS Bem Intencionadas (motivadas, ineficazes) Adversárias (empresa estática, barreiras ao cliente) CRIADORAS DE VALOR CRIADORAS DE VALOR Burocráticas (burocráticas, chatas) Propósitos Processos Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

15 MAP_Valor n o 15 / 34 Sendo a satisfação do cliente o principal objetivo de um fluxo de valor, faz-se necessário o pleno entendimento de suas atividades, inicial e final. Fluxo de Valor InícioFim Atendimento de Pedidos Pedido do clienteEntrega do Pedido Compras Determinação das exigências Pagamento Desenvolvimento Estratégico Exigências de mercado Estratégia de Negócios Processamento de Reclamações Notificação do acidente Solução do Problema EMPRESAS CRIADORAS DE VALOR EMPRESAS CRIADORAS DE VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

16 MAP_Valor n o 16 / 34 Macro Processos chave (atividades primárias) Macro Processo de de suporte (atividades de apoio) Logística Interna Operações Logística Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade etc.) M A R G E M Fonte: FGV Exemplos de benefícios: 1 – Terceirização 2 – Priorização de investimentos CADEIAS DE VALOR

17 MAP_Valor n o 17 / 34 CADEIAS DE VALOR: Exemplos

18 MAP_Valor n o 18 / 34 MERCADO Clientes Processos Principais Processos de Apoio Gestão Financeira Auditoria Gestão de Riscos Gestão da adequação legal Gestão de Pessoas Tecnologia e Sistemas de Informação Cadeia de Fornecimento Gestão do Conhecimento Desenvolvi- mento organizacional Processos de Gestão Gestão da Marca Gestão do Planejamento estratégico Gestão da Sustentabili- dade Governança Corporativa Planejament o de novas operações Relações externas/ internas Funil de Tecnologia Funil de Produto Ciclo de disponibilizaç ão de produto/ manufatura Gestão Comercial do Ciclo Serviços de atendimento aos clientes e força de vendas Gestão de Marketing de Produto Ciclo do pedido Funil de Inovação Comercial Gestão de Marketing do Canal Infra- estrutura CADEIAS DE VALOR: Exemplos

19 MAP_Valor n o 19 / 34 MERCADO Clientes Processos Principais Processos de Apoio Processos de Gestão Processos que agregam valor ao cliente. Esses processos recebem requisitos, diretrizes e políticas dos processos de gestão e são suportados pelos processos de apoio. Processos que agregam valor aos processos principais (apóiam e dão suporte aos processos principais). Processos que estabelecem diretrizes e práticas de gestão para os processos principais e de apoio, em sintonia com o ambiente externo/interno. CADEIAS DE VALOR: Exemplos

20 MAP_Valor n o 20 / 34 CADEIAS DE VALOR: Exemplos Funil de Produto LEVEL 0 LEVEL 1 Definir ideia Avaliar Viabilida de técnica Avaliar lançamen to Realizar briefing Avaliar Viabilid ade financei ra Realizar plano executivo Liberar lançame nto Processos Principais Funil de Tecnologi a Funil de Produto Ciclo de disponibil ização de produto/ manufatur a Gestão Comercial do Ciclo SAC e vendas Gestão de Marketing de Produto Ciclo do pedido Funil de Inovação Comercial Gestão de Marketing do Canal

21 MAP_Valor n o 21 / 34 1.Isso faz parte da razão de ser da empresa ? 2.O cliente se importa diretamente com a forma de execução do processo? 3.Falhas na execução podem ocasionar prejuízos irreversíveis? Atividades Primárias ! Pelo menos um SIM COMO IDENTIFICAR PROCESSOS PRIMÁRIOS? Fonte: Piemonte, L.A.

22 MAP_Valor n o 22 / 34 ATIVIDADES PRIMÁRIAS Logística Interna Operações Logística Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade, etc.) M A R G E M Cada tipo de processo pode ser vital para a organização obter a vantagem competitiva Logística interna e externa Distribuidoras de bebidas Operações e Logística interna Restaurantes Serviços pós venda Copiadoras (XEROX) Marketing, vendas Bancos

23 MAP_Valor n o 23 / 34 ATIVIDADES DE APOIO Logística Interna Operações Logística Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade, etc.) M A R G E M Conforme o negócio da empresa, atividades, tradicionalmente classificadas como de apoio podem ser classificadas como primárias dentro da cadeia de Valor da Organização. Compras Recursos Humanos Infra-estrutura 1.Fabricantes de chocolate (compras ) 2.RH afeta a vantagem competitiva ( Desenvolvimento de RH) 3.Bancos (finanças) Tecnologia da Informação

24 MAP_Valor n o 24 / 34 - Conjuntos de processos e atividades - Razão de existir da instituição - Um responsável - Produtos e serviços gerados - Clientes e fornecedores Cadeia de valor ELEMENTOS DAS CADEIAS DE VALOR Nonono estets nononon AAC 2,25 -econom.SR.-

25 MAP_Valor n o 25 / 34   A cadeia de valor representa a base da operação de uma empresa;   As cadeias de valor são dividas em dois grandes grupos (macro processos chaves e macro processos de suporte);   Uma cadeia de valor estruturada permite uma análise melhor de investimento, mais direcionada !   É possível que o produto de uma cadeia de valor de uma empresa torne-se parte da cadeia de valor de uma outra empresa;   Induz à práxis da Organização por processos. CADEIAS DE VALOR

26 MAP_Valor n o 26 / 34 RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR Cadeia de valor do Cliente Cadeia de valor da Empresa Cadeia de valor da Fornecedor Elos da Cadeias

27 MAP_Valor n o 27 / 34  As cadeias de valor se relacionam entre si por meio de elos, não só para a troca de informações como também para o fornecimento de recursos.  A utilização correta dos elos das cadeias de valor pode representar vantagens competitivas, principalmente entre as cadeias de valor Empresa e Cliente e Empresa e Fornecedor RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR

28 MAP_Valor n o 28 / 34 GESTÃO DE RECURSOS DA EMPRESA (ERP) ERP FINANÇAS RECURSOS HUMANOS PRODUÇÃO VENDAS ERP ERP= Entreprise Resource Planning

29 MAP_Valor n o 29 / 34 SCM PREVISÃO SUPRIMENTOS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SCM) SCM SCM= Supply Chain Manegement

30 MAP_Valor n o 30 / 34 Lado da Demanda Clientes de Primeira Camada Clientes de Segunda Camada Lado do Fornecimento Fornecedores de Primeira Camada Fornecedores de Segunda Camada Fábrica RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR

31 MAP_Valor n o 31 / produção compras Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin varejistadistribuidorfábricafornecedor Períodos Demanda RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR

32 MAP_Valor n o 32 / 34 Efeito Chicote Período Produção fornecedorfábricadistribuidor varejistademanda Incerteza da demanda = ineficiências na cadeia RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR

33 MAP_Valor n o 33 / 34 SUBSTITUIR ESTOQUES POR INFORMAÇÃO RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR

34 MAP_Valor n o 34 / 34 Propor a cadeia de valor da empresa Grupo Fácil Créditos. EEXXOOEERR CC ÍÍ IICC Logística Interna Operações Logística Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade etc.) M A R G E M


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