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Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.

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1 Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins

2 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 2 4. Criação de Valor para o Acionista Gestão orientada para a criação de valor Fatores determinantes do valor Indicadores de criação de valor Avaliação de Empresas

3 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 3 4. Criação de Valor para o Acionista Objetivos Principais: Identificar e caracterizar os fatores determinantes da criação de valor; Determinar a criação / destruição de Valor para o Acionista; Definir orientações para a tomada de decisão de modo a criar valor, através de políticas que permitam: aumentar a rendibilidade; minimizar os custos de estrutura; maximizar a remuneração dos capitais investidos. Avaliação de Empresas

4 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 4 Avaliação de Empresas Diferença no Desempenho Diferença na Adaptabilidade Diferença na Oportunidade ReestruturarReformular Revitalizar Qualidade Gastos Logística Pessoas Produtividade Sistemas Portfólio de produtos Canais de distribuição Preço Tecnologia Processos produtivos Crescimento Novos negócios Novos mercados Sinergias de recursos Direção estratégica CRIAÇÃO DE VALOR

5 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 5 4. Criação de Valor para o Acionista 4.1 A Gestão Orientada para a Criação de Valor Diferentes significados da Criação de Valor: Acionistas= criação de resultados; Clientes = nível de satisfação; Colaboradores= motivação, bem-estar, … Gestores = eficiência, eficácia, …; Estado = emprego e impostos; Credores = cumprimento de prazos; … Avaliação de Empresas

6 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 6 4. Criação de Valor para o Acionista 4.1 A Gestão Orientada para a Criação de Valor Avaliação de Empresas Decisões que aumentam VALOR Operacionais Financiamento Investimento Crescimento ou Expansão Ganhos de Eficiência Reestruturações  custo capital  cash-flows  taxa crescimento  período supranormal

7 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 7 4. Criação de Valor para o Acionista 4.2 Fatores Determinantes do Valor Rappaport (1998) apura a criação de valor para o acionista, através da variação na Rendibilidade resultante de uma variação das Vendas, considerando o investimento necessário (em Ativos Fixos e em Fundo de Maneio) para suportar esse crescimento. Avaliação de Empresas

8 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 8 4. Criação de Valor para o Acionista 4.2 Fatores Determinantes do Valor Acréscimo de Valor para o Acionista (VA): O Acréscimo de Valor para o Acionista corresponde à diferença entre o valor atual do Resultado Operacional líquido de imposto (segundo uma renda perpétua) e as necessidades de investimento (em Fundo de Maneio e em Ativo Fixo líquidos de Depreciações) para sustentar esse crescimento. Avaliação de Empresas Δ VA = m’ (1 - t) ΔV - (f + w) ΔV k (1 + k)

9 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 9 4. Criação de Valor para o Acionista 4.2 Fatores Determinantes do Valor  VA > 0: há criação de valor;  VA < 0: há destruição de valor. Rendibilidade Operacional Crítica: Corresponde à rendibilidade mínima aceitável, em que a empresa nem cria nem destrói valor. Avaliação de Empresas m’ 0 = (f + w) k. (1 – t) (1 + k)

10 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 10 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor Missão do Gestor: Maximizar Valor para o Acionista Maximizando a cotação da ação, ou seja, o Valor Mercado; Investindo em projetos com VAL > 0 ou com TIR > k. As medidas tradicionais de avaliação do desempenho, tais como, crescimento dos Resultados ou Vendas podem não implicar o aumento do Valor. Avaliação de Empresas

11 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 11 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor Avaliação de Empresas Compatibilização dos métodos de análise: VAL CF Previsionais _|___|___|___|___|____|__ 0 1 2 3 4 … n Análise de Investimentos MVA CF Realizados _|___|___|___|___|____|__ 0 1 2 3 4 … n Análise Financeira

12 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 12 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor EVA (Economic Value Added) Stern Stewart & Co. (1982) Uma empresa acrescenta valor económico quando consegue gerar um resultado maior do que o custo do seu capital. O EVA representa o resultado residual obtido após remunerados todos os capitais utilizados pela empresa Avaliação de Empresas EVA n = RO n (1 – t) – Ativo n-1  k mn

13 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 13 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor Método dos Fluxos Método das Taxas Criação de Valor: EVA n > 0 ou REA’ n > k mn Destruição Valor: EVA n < 0 ou REA’ n < k mn Avaliação de Empresas EVA n = FCFF n  Π (1 + k mn ) EVA n = Ativo n-1  (REA’ n - k mn )

14 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 14 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor Indicador privilegiado na avaliação do desempenho e já foi adotado e incorporado no sistema global da gestão de diversas empresas de renome mundial, tais como: Avaliação de Empresas

15 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 15 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor Como CRIAR VALOR? Obter melhorias operacionais, para aumentar a rendibilidade operacional (RO (1 - t)); Otimizar a estrutura de capitais de forma a minimizar o custo de capital (k m ); Investir em projetos viáveis, com REA’ > k m. Avaliação de Empresas

16 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 16 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor MVA (Market Value Added) Boston Consulting Group Medida cumulativa de valor, dado que corresponde ao valor capitalizado (para o momento atual) dos EVA’s históricos. Método das Taxas Avaliação de Empresas MVA n = Σ EVA n  Π (1 + k mn ) MVA n = Σ [Ativo n-1  (REA’ n – k mn )  Π (1 + k mn )]

17 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 17 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor Avaliação de Empresas MVA =EVA n + EVA n-1 (1 + k mn ) + EVA n-2 (1 + k mn-1 ) (1 + k mn ) + EVA n-3 (1 + k mn-2 ) (1 + k mn-1 ) (1 + k mn ) + EVA n-4 (1 + k mn-3 ) (1 + k mn-2 ) (1 + k mn-1 ) (1 + k mn ) MVA EVA n-4 EVA n-3 EVA n-2 EVA n-1 EVA n _|________|________|________|________|_ n-4 n-3 n-2 n-1 n k mn-3 k mn-2 k mn-1 k mn

18 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 18 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor Avaliação de Empresas Maximizar o MVA é o objetivo Maximizar o EVA é a ferramenta Maximizar o MVA é o objetivo Maximizar o EVA é a ferramenta MVA = Valor de Mercado – Valor Contabilístico

19 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 19 4. Criação de Valor para o Acionista 4.3 Indicadores de Criação de Valor Avaliação de Empresas Utilização do EVA / MVA: Measurement Management System Motivation Mindset Teoria dos 4 M’s

20 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Obrigado


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