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Definindo as Organizações

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Apresentação em tema: "Definindo as Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Definindo as Organizações
Prof. Evaristo M. Neves Apoio didático: Mariana P. Stefanini/Bolsista PET-GAEA 2008

2 Organização: Conhecimentos Introdutórios
Conceitos de Organização Organização = sentido amplo = unidade (sistema) social Sentido restrito = uma das funções de administração Sentido amplo -Vivemos numa sociedade de organizações = Nossas vidas estão intimamente ligadas as organizações, porque tudo o que fazemos é feito dentro de organizações.

3 = Eficiência e Eficácia
Organização Moderna Burocracia: buro = escritório cracia = governo Racionalidade: adequação dos meios aos fins desejados (Max Weber) = Eficiência e Eficácia

4 Os Graus de Burocratização das Organizações
Excesso de burocratização Escassez de burocratização Falta de especialização Falta de autoridade Extrema liberdade Inexistência de documentos Apadrinhamento Improvisação Divisão de trabalho Hierarquia Regras e regulamentos Formalização das comunicações Seleção e promoção Procedimentos técnicos Superespecialização Autocracia Falta de liberdade Excesso de papelório Excesso de exigências Apego às rotinas Desordem Eficiência Rigidez

5 Características da Organização Moderna
Seis características básicas: 1. Divisão do trabalho baseada na especialização funcional das pessoas (funções e cargos). 2. Hirarquia da autoridade (níveis diferentes). 3. Conjuntos de regras ou normas (estatutos, regimentos, regulamento interno...)

6 Características da Organização Moderna
4. Formalização das comunicações. 5. Seleção e promoção das pessoas através de critérios de competência (Meritocracia = oportunidades de carreira e promoção de acordo com o merecimento das pessoas). 6. Procedimentos técnicos baseados na racionalidade (estabelacimento prévio da execução de tarefas).

7 Princípios Fundamentais da Organização
Visam o alcance da eficiência e eficácia: Eficiência: otimização dos meios (métodos e maneiras de se fazer as coisas corretamente, da melhor maneira possível). Preocupação com os custos e uso dos recursos; Eficácia: otimização de resultados, dos fins, isto é, com os objetivos a serem alcançados. Preocupação com o lucro e alcance dos resustados.

8 Princípios Fundamentais da Organização
A. Princípio da especialização B. Princípio da definição funcional C. Princípio de autoridade e responsabilidade D. Princípio escalar E. Princípio das funções de linha e de Staff

9 B. Princípio da Definição Funcional
Definição clara do organograma Estrutura organizacional; Maneira como a empresa agrupa e reúne pessoas e órgãos dentro de escalões hierárquicos e de áreas de atividade (Seção, Departamento, Divisão, etc). No aspecto vertical estão os diferentes níveis de autoridade ou escalões hierárquicoa; No aspecto horizontal estão as diferentes áreas de atividade da empresa (técnica, de produção, de marketing, etc)

10 A. Princípio da Especialização
Divisão de Trabalho: “cada jogador em sua posição certa”, dependendo de sua capacidade, treinamento na área e competências adquiridas

11 C. Princípio da Paridade da Autoridade e Responsabilidade
Autoridade poder de dar ordens e exigir obediência; Responsabilidade significa o dever de prestar contas pelo que é feito.

12 D. Principio Escalar Cada pessoa sabe exatamente quais são suas funções e atribuições na célula ou janela do organograma.

13 E. Principio das Funções de Linha e de Staff
Funções de Linha = aquelas diretamente relacionadas com os objetivos da empresa; Funções de Staff = indiretamente relacionadas com os objetivos da organização.

14 OBJETIVOS DA EMPRESA FUNÇÕES DE LINHA FUNÇÕES DE STAFF APOIO SUPORTE
ASSESSORIA

15

16 Complexidade Administrativa
Pequenos Grupos Sociais Pessoal Familiar Organizações Cidades/Estados/País

17 Ineficiência Eficácia Qualidade da Gestão Gestão da Qualidade

18 A dominação segundo Weber

19 Encantamento de Weber pela base da autoridade em organização e normas Premissas da autoridade legal-racional

20 Weber - Resumo Crença na legalidade de ordenação instituída = direito de mando das pessoas; Ligado às leis, direitos e deveres = ordenações são impessoais e objetivas; As pessoas seguem as leis, não o chefe que se faz obedecer.

21 Tipologia de Etzioni

22 SÍNTESE Modelo Weberiano do tipo ideal próprio para: empresa; governo;
Não a todas organizações, pois estas são unidades sociais com objetivos específicos, não se encaixam em modelo universal; Agrupa em categorias.

23 SÍNTESE - Continuação Por meio da obediência, uma pessoa se comporta de acordo com a orientação que é dada por outra; A obediência se apoia no poder desta 2a pessoa; O tipo de poder determina o tipo de obediência (contrato psicológico) e define a natureza da organização; Poder é a capacidade de induzir ou influenciar o comportamento de outra pessoa. Poder das elites.

24 Estrutura dupla de obediência (Etzioni)
Poder Coercitivo Certas empresas que ocupam mão-de-obra escrava Organizações de combate (guerrilha) Poder Normativo Poder Manipulativo Organizações sindicais

25 Tipologia de Blau e Scott

26 As críticas das organizações As disfunções segundo Perrow

27 As disfunções segundo Roth
O crescimento das organizações acentua as desvantagens da burocracia, dificultando o processo de tomar decisões, por causa de 5 obstáculos: 1. MECANICISMO: a) O profissionalismo exige que as pessoas desempenhem papéis limitados, com responsabilidades limitadas e autonomia reduzida; b) Cada pessoa ocupa um cargo, que têm competências bem definidas; c) Talentos são sub-aproveitados.

28 As disfunções segundo Roth
2. INDIVIDUALISMO: a) A organização burocrática diviniza a individualidade; b) Cria símbolos diferenciadores e vantagens materiais; c) Incentiva o conflito entre pessoas que aspiram posições; d) Realça a vaidade. 3, INTERRUPÇÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÃO: a) Formalmente separados dos subordinados; b) Muitos escalões prejudicam o fluxo de informação; c) Correções: downsizing e reengenharia.

29 As disfunções segundo Roth
4. DESESTÍMULO À INOVAÇÃO: a) As pessoas que tem o poder são perigosas e nunca se sabem como reagem; b) Bloqueios devido à mediocridade; c) Lema: mantenha-se quieto. 5. INDEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE: a) Baseado no número de subordinados; b) Quanto mais subordinados, mais importante é o chefe (> salário); c) Desempenho da organização fica em 2o plano.

30 OBRIGADO!!!


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