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A Importância da Informação As empresas precisam de informações a respeito de: –Ambiente de marketing –Concorrência –Necessidades dos clientes Os gerentes.

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1 A Importância da Informação As empresas precisam de informações a respeito de: –Ambiente de marketing –Concorrência –Necessidades dos clientes Os gerentes não precisam de mais informações, eles precisam de melhores informações.

2 O que é um Sistema de Informação de Marketing (SIM)? “Um SIM consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para reunir, classificar, analisar e distribuir as informações necessárias, precisas e oportunas para tomadores de decisões de Marketing” Marketing Management, Philip Kotler Nota: Todas as empresas possuem dados e informações. O potencial para alavancar vantagem competitiva está no nível de estruturação de seu SIM, em sintonia com as variáveis do negócio.

3 O que é um Sistema de Informação de Marketing (SIM)? O SIM ajuda os gerentes a: 1.Identificar suas necessidades de informação, 2.Gerar as informações necessárias, 3.Distribuir as informações.

4 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações DADO É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de um determinado fato ou situação. Dados Primários São elementos originais levantados com uma finalidade específica EX.: Opinião de um grupo de pessoas sobre um determinado assunto Obtidos através de pesquisa formal - público alvo definido observação, grupo de foco, levantamento & experimentação Dados Secundários São elementos que já existem em algum lugar os primeiros que devem ser analisados podem solucionar o problema total ou parcialmente custo de obtenção baixo e pronta disponibilidade

5 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações INFORMAÇÃO É o dado trabalhado e que permite concluir e tomar decisões. É recurso vital da empresa, que quando devidamente estruturada, integra as diversas funções, processos e sistemas organizacionais. Tomada de Decisão Refere-se a conversão das informações em ação. Decisão é uma ação tomada com base na análise das informações CLIENTE FORNECEDOR FABRICANTEDISTRIBUIDORVAREJO MATERIAIS INFORMAÇÕES

6 Características da Informação Estão em toda parte mas nem sempre são adequadas Toda empresa as usa para sustentar seus negócios Grande esforço para localizá-las, tratá-las e integrá-las Poucas empresas tem sistema estruturado para: utilizá-las na otimização do processo decisório disponibilizá-las de maneira abrangente mantê-las atualizadas Quando importantes: São retidas com exclusividade Geralmente chegam tarde Podem ser distorcidas - pouco confiáveis A perda do controle é implacável

7 Informações que os gerentes gostariam de ter Informações que os gerentes realmente precisam Funções de um SIM: Identificação das Informação Necessárias

8 A base – Inteligência de mercado Necessidade da pesquisa de marketing 1.Descrever o mercado; 2.Monitorar as mudanças do mercado; 3.Decidir as atitudes a serem tomadas e avaliá-las.

9 Análise/Comparação/Avaliação Informação de marketing Experiência interna Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas Pesquisa de marketing

10 DADOS Organização Análise INFORMAÇÃO INTELIGÊNCIA SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações

11 EVOLUÇÃO DO MERCADO & INFORMAÇÕES Orientação Para o Produto Década de 40 a 60 Orientação Para o Mercado Década 70 a 90 Orientação Para o Cliente

12 Determinação ou avaliação de potenciais cursos de ação 1.Testes de marketing; 2.Lançamentos (e desenvolvimentos) de novos produtos; 3.Teste de aceitação de produtos modificados; 4.Comunicação da imagem da companhia; 5.Desenvolver e avaliar as campanhas de propaganda e promoção, bem como as campanhas por correspondência.

13 Métodos para se obter dados para a pesquisa de mercado 1.Pesquisa de campo: informações obtidas por respostas para um conjunto de perguntas a uma série de entrevistados, através de técnicas estatísticas.

14 Métodos para se executar a pesquisa de campo 1.Auditorias das vendas a varejo: pesquisas Nielsen de participação de mercado;

15 2.Auditorias dos consumidores: painéis, comitês, reuniões, recrutamento, entre outras técnicas.

16 3.Pesquisa de mercado com questionários Entrevistas pessoais; Entrevistas telefônicas; Questionários postais.

17 3.1 Questionários típicos Deve ser desenvolvido de acordo com as exigências particulares para cada necessidade. Os seguintes aspectos devem ser observados:

18 O questionário deve ser específico à área pesquisada e não deve conter perguntas impertinentes (isso é óbvio, não é mesmo?); A lista de pergunta deve ser idealizada para resultar no maior número possível de informações sem ambiguidades (de preferências perguntas fechadas);

19 Cada pergunta deve ser simples e relativamente curta; Tente não induzir as respostas; Seja cuidadoso na sequência de perguntas, pois podem influenciar as respostas; Utilize ferramentas estatísticas; Evite questionários exagerados.

20 1.Qual a sua opinião sobre o atendimento pessoal do vendedor a sua empresa? ( )Regular( )Bom( )Ótimo 2.Sua empresa já utilizou os serviços da assistência técnica da LOJA X? ( )Sim( )Não 3.Em caso de resposta positiva, como foi o atendimento da assistência técnica ao seu cliente? ( )Regular( )Bom( )Ótimo 4.Qual a sua avaliação do atendimento oferecido pela LOJA X em suas diversas áreas? Ex: Faturamento, entrega, cobrança, televendas, etc... ( )Regular( )Bom( )Ótimo 5.A sua loja trabalha com todo o mix de produtos da LOJA X? ( )Sim( )Não 6.O sr. tem sido informado pelo vendedor sobre as mudanças, lançamentos, ou outras novidades da LOJA X? ( )Sim( )Não

21 Informações importantes a serem obtidas com os clientes: 1.Fatores de compra que os influenciam; 2.Como eles vêem a companhia e seus concorrentes; 3.O que eles acham dos novos produtos; 4.Qual a abordagem deles aos novos produtos.

22 Pesquisa de gabinete 1.Estatísticas governamentais; 2.Informações da empresa; 3.Catálogos comerciais; 4.Associações comerciais; 5.Relatórios disponíveis sobre o assunto.

23 Tipos de dados: 1.Mercado: - tamanho e segmentação; - características: principais clientes, fornecedores, produtos vendidos; - situação: mercado novo, maduro, saturado;

24 - desempenho das empresas: em relação ao mercado como um todo, em relação umas às outras; - canais de distribuição: identificação; - métodos de comunicação: mídias, promoções de vendas; - financeiras: impostos, taxas, restrições a importação;

25 - legais: legislação sobre patentes, padrões de produto, legislação relativa aos agentes, marcas registradas e direitos autorais, proteção de propriedades intelectuais; - desenvolvimentos: mudanças de mercado, produto e legislação.

26 2.Informações do produto: - clientes potenciais: quem, onde, líderes de mercado e concorrentes; - empresa: satisfação dos clientes, necessidade de desenvolvimento/aperfeiçoamento de produtos, potencial de novos produtos, percepção do mercado.

27 - concorrentes: quem, comparação em tamanho, localização, setor do mercado, produtos fabricados e vendidos, preços, canais de distribuição e vendas, introdução de novos produtos.

28 As quatro áreas principais de dados secundários: 1.Relatórios de mercado: história, estrutura, tamanho, principais empresas, tendências, canais de distribuição, desenvolvimentos recentes, futuros desenvolvimentos.

29 2.Informações empresariais: Informações de catálogos e anuários; Informações financeiras: relatório e contas da diretoria, lucro anual, evolução dos resultados e dos custos.

30 3.Informações estatísticas e de produto - estatísticas governamentais; 4.Informações dos consumidores - Demográficas, psicográficas e comportamentais.l

31 Planejamento de pesquisa de marketing 1.Objetivos; 2.Informações necessárias e sua obtenção; 3.Coleta de dados; 4.Análise dos dados.

32 Confira e analise as informações Pesquisa comprada Pesquisa própria Relatórios não destinados a publicação Pesquisa contratada Pesquisa de gabinete Pesquisa de campo


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