A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Civilização Maia. Maias Os MAIAS foram importantes povos pré- colombianos, embora não tenham Formado grandes impérios como os ASTECAS e INCAS.Espalham-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Civilização Maia. Maias Os MAIAS foram importantes povos pré- colombianos, embora não tenham Formado grandes impérios como os ASTECAS e INCAS.Espalham-se."— Transcrição da apresentação:

1 Civilização Maia

2 Maias Os MAIAS foram importantes povos pré- colombianos, embora não tenham Formado grandes impérios como os ASTECAS e INCAS.Espalham-se por toda A PENINSULA DE YOCATÁN e já no primeiro milênio a.c formavam centros culturais de destaque. Seu maximo desenvolvimento foi alcançado entre aproximadamente 300 d.c e 900 d.c. E sua influência alcançou as regiões das Atuais Guatemala e Costa Rica.Devido a sua organização política em CIDADES-ESTADOS.Nunca formaram um império.

3 Os maias viviam da agricultura, principalmente do milho. Especialistas dizem que a tecnologia utilizada na agricultura era rudmentar o que contribuia para a destruição de algumas áreas de floresta Tropical, onde viviam. As cidades maias não eram muito grandes.Constituiam um centro cerimonial permanente, rodeado por aldeias. A Arquitetura maia atingiu elevadodesenvolvimento com a formação de grandes piramides de degraus. Assim como os zigurantes da mesopotamia, tinham um templo no alto e uma grande escadaria. Destaca-se a cidade de Paleenque considerada a mais bela das cidades maias, com templos em forma de pirâmides e com esculturas de Deuses governates e representações de cerimônias. Outras cidades de destaque são Chichén-itzá e Tulum, cujas ruínas demonstram a complexidade de tecnologia e cultura maia !

4

5 Nos centros religiosos, onde estavam localizadoas as pirâmides habitavam soberanos, sacerdotes e artesãos. O restante da população vivia nas aldeias proximas a esses centros.Acredita-se que, em seu periodo de ageu, os maias foram sociedades teocréaricas, ocorrendo guerras para capturar inimigos que seriam sacrificados aos deuses. Evidências arqueológicas mostram que os maias participavam ativamente do comércio em toda a América Central Entre as realizações maias, destacam-se o complexo conhcimento matemático e suas observações astronômicas, possibilitando – lhes desenvolver um aprimorado calendário. Também recebem destaue sua tecnicas de cerâmica. Além disso, nos centros das cidades, havia lugares para jogos com bolas. As ruinas deixadas pelos maias são atualmente visitadas por milhares de pessoas, constituindo um magnifico patrimonio da humanidade.

6

7 As idéias religiosas e a prática da guerra são conhecidas também a partir da escrita hierografica desse povo, que combina caracteres e ilustrações. Muitos documentos Maias foram destruidos por colonizadores espanhóis, e o que se sabe hoje se deve principalmente ao que foi escrito em pedra ou em templos Maias. Os trabalhos dos pesquisadores para decifrar a escrita maia se intensificaram a partir da década de 1960, o eu fez aumentar o conhecimento sobre esse povo. Os Deuses maias se identificam com o COSMOS. Sua natureza era antropozoomórfica, numa combinação de formas humanas, animais vegetais e astrais. O deus jaguar, por exemplo, era o senhor da noite estrelada, reinando sobre o céu, a terra e as trevas. Seus deuses mais antigos estavam relacionados ao milho, á chuva e ao vento.Na religião maia havia sacrificios humanos. No IX século d.c., os maias viviam em aproximadamente 19 cidades, que foram gradualmente abandonas, por razões ainda não totlmente esclarecidas.O mais provável é que as técnicas de agricultura não foram suficientes para o aproveitamento permanente das terras na penísula de Yucatán, que é uma região rochosa, na qual a terra fértil constitui apenas uma fina camada de alguns centimetros. Com o aumento populacional, limitavam-se os alimentos, o eu gerou a necessidade de uscar novas terras férteis, mais ao norte.

8

9 De qualquer maneira, esse não foi o fim da cultura maia. Os maias foram incorporados na expansão do Império Asteca por volta do século XV. Quando se iniciou a conquista espanhola na América Central, algumas cidades ofereceram forte resistência. A maioria da população rural eu vive atualmente no sul do México na guatemala e em Belize é maia por descendência e até fala a lingua indigena preservando tradições!


Carregar ppt "Civilização Maia. Maias Os MAIAS foram importantes povos pré- colombianos, embora não tenham Formado grandes impérios como os ASTECAS e INCAS.Espalham-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google