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Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba Professor Fabiano FÍSICA 1º ANO 2ª AULA.

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1 Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba Professor Fabiano FÍSICA 1º ANO 2ª AULA

2 Instrumentos Matemáticos Potência de base 10 Notação científica Ordem de grandeza Unidade de medidas

3 Potência de base 10 Expoentes positivos Exemplo: 10 3 = 10 x 10 x 10 = 1000 Expoentes negativos Exemplo: = 1 = 1= 0,

4 10 0 = = = 0, = = 0, = = 0, = = 0, = = 0, = = 0, = = 0, = = 0, = = 0, = =0,

5 Notação científica A Notação Cientifica é um procedimento matemático que nos possibilita trabalhar com números muito grandes ou pequenos.

6 Um número estará em notação científica quando estiver escrito no seguinte formato: x. 10 y X é um valor qualquer* multiplicado por uma potência de base 10 eX é um valor qualquer* multiplicado por uma potência de base 10 e y é o expoente que pode ser positivo ou negativoy é o expoente que pode ser positivo ou negativo Ex: 3000 = ,003 = ,003 = Nota: Usamos expoentes positivos quando estamos representando números grandes e expoentes negativos quando estamos representando números pequenos. *O correto é que o valor de x esteja entre 1 e 10, mas não adotaremos essa prática

7 Operações com notação científica Adição Para somar números escritos em notação científica, é necessário que o expoente seja o mesmo. Se não o for temos que transformar uma das potências para que o seu expoente seja igual ao da outra. Exemplo: ( ) + (7, ) = ( ) + (0, ) = ( ) + (0, ) = (5 + 0,071) = 5,

8 Subtração Na subtração também é necessário que o expoente seja o mesmo. O procedimento é igual ao da soma. Exemplo: (7, ) - (2, ) = (7, ) - (0, ) = (7, ) - (0, ) = (7,7 - 0,0025) = 7,

9 Multiplicação Multiplicamos os números sem expoente, mantemos a potência de base 10 e somamos os expoentes de cada uma. Exemplo: (4, ). ( ) = (4,3. 7). 10 (3+2) = (4,3. 7). 10 (3+2) = 30,

10 Divisão Dividimos os números sem expoente, mantemos a potência de base 10 e subtraímos os expoentes. Exemplo: , , =(6/8,2). 10 (3-2) =(6/8,2). 10 (3-2) = 0, = 0,

11 MúltiplosSubmúltiplos Símbolo Nome FatorSímbolo Nome Fator YYotta10 24 ddeci Z Zetta10 21 c centi10 -2 E Exa m mili10 -3 PPeta10 15 μmicro10 -6 TTera10 12 n nano GGiga10 9 p pico M Mega 10 6 f femto kQuilo10 3 a atto hhecto 10 2 z zepto da deca 10 1 yyocto10 -24

12 Unidades de medida O que é uma grandeza Física? História do Sistema Internacional de Unidades

13

14 Comprimento

15 Tempo x24 x60 x60 d h min s ÷ 24 ÷ 60 ÷60

16 Massa x1000 x1000 x1000 t kg g mg ÷ 1000 ÷ 1000 ÷1000

17 CertoErrado segundoss. ; seg. metromm. ; mtr. ; mts. quilogramakgkg.; kgr. litroLl.;lts. horahh. ; hr.

18 Exemplos 1. Converta as medidas para as unidades especificadas. a) 2,0 m em cm b) 3,5 mm em m c) 2,34 km em dm d) 4,5 m em km e) 9,21 m em mm

19 Massa 2. Converta as medidas para as unidades especificadas e apresente a resposta em notação científica. a) 34 g em kg b) 25 mg em g c) 456 g em t d) 23,56 kg em mg e) 2,34 mg em g

20 Área e Volume 3. Converta as medidas para as unidades especificadas e apresente a resposta em notação científica e com 3 algarismos significativos. a) 98,4 m 2 em km 2 b) 0,0034 km 2 em mm 2 c) 0,00896 m 2 em mm 2 d) 23,67 m 3 em cm 3 e) 45,78 mm 3 em km 3

21 Problema 4. Uma sala tem 3,5 m de comprimento, 2,5 m de largura e 3 m de altura. Calcule: a) a área do piso da sala b) o volume de ar que existe no interior da sala. Apresente a resposta em cm 2 e cm 3 com 3 algarismos significativos.

22 Algarismo significativo 5. Escrever em notação científica, com dois algarismos significativos, as seguintes medidas. a) g b) 0,00072 J c) km


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