A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Fabiano Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Fabiano Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Fabiano Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba

2  Conhecer o conceito de força, suas medidas e concepções;  Entender a 1ª lei de Newton (inércia de Galileu) e relacionar-la no cotidiano;

3  Cinemática - movimentos sem indagar quais as suas causas  Dinâmica - procura responder: “O que um provoca movimento?”; “Há necessidade de algo para manter um movimento?” e “Quais são as causas das variações observadas em um movimento?”

4 Formulou três princípios fundamentais para responder as questões já citadas. Esses princípios foram chamados de “Leis de Newton”. Essas leis constituem os pilares da Mecânica e foram enunciadas no Princípios matemáticos da filosofia natural, 1686.

5  Força: qualquer agente externo que modifica o movimento de um corpo livre ou causa deformação num corpo fixo  A força, por ser também um vetor, tem três elementos: módulo, direção e sentido.

6  Peso de um corpo é a força com que Terra atrai este corpo A força de atração da terra(peso) como a força elétrica e magnética são exercidas sem que haja necessidade de contato entre os corpos

7 1 quilograma-força (1Kgf) é peso do quilograma-padrão, ao nível do mar e a 45º de latitude A unidade mais usada na medida de de força é 1 newton= 1N. 1kgf = 9,8N Pode-se então dizer que 1N equivale ao peso de 0,1kgf.

8  Na antiguidade o filósofo Aristóteles acreditava que um corpo só poderia permanecer em movimento se existisse uma força atuando sobre ele.

9  Galileu verificou em seus experimentos científicos que um corpo podia estar em movimento sem a ação de uma força que o empurrou.  Como pode a Terra se mover se não há nenhuma força atuando sobre ela?

10  Se um corpo estiver em repouso, é necessária a ação de uma força sobre ele para colocá-lo em movimento. Uma vez iniciado o movimento, cessando a ação das forças que atuam sobre o corpo, ele continuará a se mover indefinidamente, em linha reta, com velocidade constante.

11 Galileu atribui a todos os corpos uma propriedade denominada de inércia, pela qual um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento.

12

13 A primeira lei de Newton nada mais é do que uma síntese das ideias de Galileu à inércia. 1ª lei de Newton(Lei da inércia de Galileu): Na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso e um corpo em movimento move- se em linha reta, com velocidade constante.

14

15


Carregar ppt "Professor Fabiano Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google