A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de iniciação cientifica júnior do Colégio Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira (ATO). Orientador : Ed Carlos Silva Orientando: Macielle Pontes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de iniciação cientifica júnior do Colégio Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira (ATO). Orientador : Ed Carlos Silva Orientando: Macielle Pontes."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de iniciação cientifica júnior do Colégio Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira (ATO). Orientador : Ed Carlos Silva Orientando: Macielle Pontes Perandré Ano letivo de 2013

2 Tema de projeto : Constituição e instituição do medo: um estudo do sentimento temerário a partir das representações dos estudantes do colégio ATO.

3 Justificativa : O medo é um sentimento de pavor, de impotência e produz a sensação de que seremos dominados. Segundo o dicionário Aurélio, medo é um sentimento de viva inquietação ante a noção de perigo real ou imaginário, de ameaça; pavor, temor, receio. Com esta pesquisa pretendemos perscrutar as reminiscências do mundo fantástico e as circunstancias de pavor e medo em relação a objetos reais e imaginários que produzem temor. Assim, objetivamos a produção de conhecimentos para o entendimento das representações relacionados à produção desse sentimento. Por esses motivos investigaremos as razoes mais especificas que levam a constituir e a instituição do medo na vida dos alunos, mais especificamente alunos do Colégio Estadual Ato na faixa etária de 14 a 17 anos. Com essa investigação procuraremos produzir benefícios para os alunos, familiares, professores, pedagogos, e para outros profissionais que desejarem e precisarem se basear no nosso estudo. O trabalho trará benefícios tais com produções de conhecimento sobre o assunto e se tiver resultados positivos poderá proporcionar para os alunos que procuram respostas melhor entendimento sobre o assunto. A importância desse trabalho é trazer explicações sobre este sentimento e também tentar servir de base para estudos futuros.

4 Objetivos: Geral: compreender a constituição e instituição do medo a partir das representações dos estudantes do colégio ATO. Específicos: Identificar os medos presentes na vida dos alunos. Identificar como o medo(tanto reais como místicos) pode interferir no cotidiano dos alunos. Entender como o medo se constitui na vida dos alunos.

5 Metodologia : Inicialmente iremos realizar o levantamento das publicações referentes ao tema definido para pesquisa. Logo, à realização das leituras, da literatura que trata do tema, iniciaremos o trabalho de campo com as entrevistas dos estudantes, a partir de questionários que abrangerão tanto questões quantitativas quanto abertas. Esses questionários serão aplicados nas turmas do 1° ao 3° ano do ensino médio, com alunos nas idades entre 14 e 17 anos. Após as analises dos questionários realizaremos entrevistas com psicólogos, para melhor entendimento deste sentimento, para que possamos produzir um conhecimento mais aprimorado. Se conseguirmos a autorização iremos produzir um documentário sobre o tema, com filmagens de entrevistas realizadas com os profissionais da psicologia e alunos que se dispuserem a nos ajudar. Iremos visitar sala por sala para que possamos aplicar os questionários e, nessas visitas perguntaremos quem se propõe a ser filmado, a fim de relatar suas experiências como o medo em relação ao sobrenatural, sem a necessidade de ser identificado. Para tanto, o campo de pesquisa será o colégio ATO, localizado na asa oeste da cidade de Campo Mourão, no curso do ano letivo de 2013.

6 Referencias bibliográficas : BIBLIA DE JERUSALÉM. Evangelho Segundo São Mateus. Nova edição, revista. São Paulo: Sociedade Bíblica Católica Internacional/Edições Paulus, FERREIRA, M. M; AMADO, Janaina (Org). Usos & Abusos da História Oral. 8. ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural na literatura. Trad. João Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Francisco Alves, PRIORE, Mary Del. Esquecidos por Deus: monstros no mundo europeu e ibero- americano (séculos XVI e XVIII). São Paulo: Cia das Letras, TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Editora UNESP, 2005.


Carregar ppt "Projeto de iniciação cientifica júnior do Colégio Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira (ATO). Orientador : Ed Carlos Silva Orientando: Macielle Pontes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google