A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criação NTE/Dourados/2010 PROJETOS. Criação NTE/Dourados/2010 Algumas definições sobre Projetos Não se faz projeto quando só se tem certezas, está imobilizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criação NTE/Dourados/2010 PROJETOS. Criação NTE/Dourados/2010 Algumas definições sobre Projetos Não se faz projeto quando só se tem certezas, está imobilizado."— Transcrição da apresentação:

1 Criação NTE/Dourados/2010 PROJETOS

2 Criação NTE/Dourados/2010 Algumas definições sobre Projetos Não se faz projeto quando só se tem certezas, está imobilizado por dúvidas ou quando está imobilizado por dúvidas (Machado, 2000) quem ele pretende ser....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas (Machado, 2000).

3 Criação NTE/Dourados/2010 PROJETOS PEDAGÓGICOS DEVEM interesse do aluno...trabalhar com o interesse do aluno com a diversidade de talentos ênfase no processo de construção do conhecimento criatividade, No desenvolvimento da criatividade, autonomia, autoria autonomia, autoria

4 Criação NTE/Dourados/2010 O que é projeto? lançar para diante Significa lançar para diante, traz a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu.

5 Criação NTE/Dourados/2010 NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ALUNO FICA ENVOLVIDO E... sente prazer naquilo que está produzindo, sente prazer naquilo que está produzindo, criando... autoria quando reconhece sua autoria naquilo que está fazendo

6 Projeto de Ensino Projeto de Aprendizagem Criação NTE/Dourados/2010

7 Criação NTE/Dourados/2010 Projeto de aprendizagem Projeto de aprendizagem: o aluno constrói o conhecimento de forma colaborativa. O professor é o orientador. o aluno constrói o conhecimento de forma colaborativa. Cabe ao professor esclarecer os pontos de acordo ou divergências. O papel do professor é ser mediador, facilitando o conhecimento do aluno; sendo este um protagonista. Projeto de ensino Projeto de ensino: o aluno é o receptor desses conhecimentos. O professor é o mentor das atividades, o aluno é o receptor desses conhecimentos. O professor possui todo o conhecimento necessário é ele quem o transmite.

8 Criação NTE/Dourados/2010 Projeto de Ensino Aprendizagem O Ideal é trabalhar com o

9 COMO ELABORAR UM PROJETO Criação NTE/Dourados/2010 ESCOLA

10 Planejamento é o segredo para um projeto dar certo Mas lembre-se: Ele é resultado da interação entre o professor e os alunos. O projeto não nasce,exclusivamente, da cabeça do professor ou do coordenador de área. Ele é resultado da interação entre o professor e os alunos. Criação NTE/Dourados/2010

11 Apresentação ao Professor O coordenador expõe a ideia do projeto e verifica qual é a área de interesse e de domínio dos professores. Antes de levar o projeto a sala de aula, é necessário compartilhá-lo com todos os professores participantes. O coordenador expõe a ideia do projeto e verifica qual é a área de interesse e de domínio dos professores. A partir daí, são traçados os caminhos possíveis para a sequência do projeto e os objetivos a serem alcançados no final. Criação NTE/Dourados/2010

12 Apresentação aos alunos estar relacionado com a vida perguntar a turma o que ela sabe a respeito. É a vez de os alunos tomarem contato com o projeto. O tema deve ser significativo, isto é, deve estar relacionado com a vida ou com os interesses naturais dos alunos. Uma maneira simples de conseguir essa informação é perguntar a turma o que ela sabe a respeito. Criação NTE/Dourados/2010

13 Pesquisa/Levantamento de dados grupos, Internet, jornais, revistas, livros e TV. Divididos em grupos, os alunos começam a pesquisa dos assuntos. As fontes são diversas: Internet, jornais, revistas, livros e TV. Cada aluno deve ser orientado a manter uma pasta- arquivo individual. Criação NTE/Dourados/2010

14 Desenvolvimento desenvolvimento diferente em duas classes. coletam mais informações, fazem visitas ou entrevistas e estruturam o trabalho final Essa etapa do projeto vai depender de cada turma. Um mesmo projeto, por exemplo, pode ter um desenvolvimento diferente em duas classes. É o momento em que os alunos coletam mais informações, fazem visitas ou entrevistas e estruturam o trabalho final. Criação NTE/Dourados/2010

15 Trabalho Final síntese do aprendizado ao longo do projeto. jornalprodução em vídeo apresentação teatral outras pessoas É feito em grupo e vai mostrar a síntese do aprendizado ao longo do projeto. Pode ter formas diversas, como um jornal, uma produção em vídeo ou uma apresentação teatral. É mais interessante que o projeto também seja exposto a outras pessoas que não participaram de sua elaboração (colegas, professores, pais e comunidade). Criação NTE/Dourados/2010

16 Avaliação participação do aluno avaliação de empenho na busca e seleção de informações, participação nas discussões e desvelo na elaboração do trabalho final. A base da avaliação é a participação do aluno em todas as etapas do trabalho, porém, o mais importante é que os critérios sejam claramente expostos no início do projeto. A nota (conceito) pode ser composta pela avaliação de empenho na busca e seleção de informações, participação nas discussões e desvelo na elaboração do trabalho final. Criação NTE/Dourados/2010

17 PROJETO Um Modelo Criação NTE/Dourados/2010

18 Apresentação (Introdução) CAPA de quem e para quem A apresentação do projeto deve responder à questão quem?. Inicia-se com a CAPA para identificar de quem e para quem, contendo: Nome da instituição; Equipe elaboradora; Nome do Projeto; Local e data. Criação NTE/Dourados/2010

19 Objetivos O que eu quero que meus alunos alcancem. São divididos em: Criação NTE/Dourados/2010

20 Geral visão global Apresenta a visão global do trabalho a ser desenvolvido. Criação NTE/Dourados/2010 Específico direcionar o trabalho aplicando a situações articulares um caráter mais concreto. Tem a função de direcionar o trabalho de modo a permitir que seja atingido o objetivo geral, aplicando a situações articulares.

21 Justificativa questão Por quê? motivos Este item é importante porque apresenta a resposta a questão Por quê? É o elemento que definirá os motivos pelos quais o grupo pretende desenvolver o projeto. Criação NTE/Dourados/2010

22 Metodologia passo a passoações A metodologia tem o objetivo de explicar passo a passo como serão realizadas as ações do projeto, abrangendo os itens que responderão às questões: Criação NTE/Dourados/2010

23 Como? será executado A forma de organização e distribuição do grupo (alunos ou professores) que fará a pesquisa. Como será executado, por quem etc.. Criação NTE/Dourados/2010 Quando e quanto? Quanto tempo durará cada fase da pesquisa Em que momento os alunos farão suas pesquisas. Quanto tempo durará cada fase da pesquisa.

24 Recursos recursos que serão utilizados Relacionar os recursos que serão utilizados no desenvolvimento da pesquisa. Criação NTE/Dourados/2010 Humanos

25 envolvidas na pesquisa Humanos: Refere-se às pessoas que estarão envolvidas na pesquisa direta e indiretamente (escola, bibliotecas, universidades, empresas etc.). Criação NTE/Dourados/2010 Materiais instrumentos Refere-se aos objetos e instrumentos que serão utilizados na pesquisa (livros, revistas, jornais, Internet, filmes, filmadoras, computadores, softwares, aplicativos etc.).

26 previsão do tempo Cronograma Nesse item, elaborar a previsão do tempo que será gasto para cada ação ou etapa. Criação NTE/Dourados/2010 Avaliação integrada isolada A avaliação deve ser constante durante o processo, podendo ser integrada ou isolada.

27 Bibliografia fontes Relacionar as fontes que foram utilizadas na pesquisa. Criação NTE/Dourados/2010

28 Referências Bibliográficas ALMEIDA, F. J. de. Educação e informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez: Autores Associados, ALMEIDA, M. E., O computador como ferramenta de reflexão na formação e na prática de professores. Campinas: Papirus, (mimeo.). FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: Um projeto de parceria. São Paulo: Loiola, FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, Criação NTE/Dourados/2010

29 HERNÁNDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho / Fernando Hernándes e Montserrat Ventura; trad. Jussara Haubert Rodrigues. – 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho / Fernando Hernández; trad. Jussara Haubert Rodrigues. – Porto Alegre: Artes Médicas, MACHADO, N. J. Educação: Projetos e Valores. São Paulo: escrituras Editora, VALENTE, J. A. (org). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica Central da UNICAP, Slides baseado na palestra realizada por Maria Elisabette B. B. Prado no I WORKSHOP NTE/DOURADOS (PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTEGRADO AS PRÁTICAS). Criação NTE/Dourados/2010

30

31


Carregar ppt "Criação NTE/Dourados/2010 PROJETOS. Criação NTE/Dourados/2010 Algumas definições sobre Projetos Não se faz projeto quando só se tem certezas, está imobilizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google