A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mural de Diego Rivera  O slide anterior mostra a pintura feita por Diego Rivera no Palácio Nacional da cidade do México, expressando um movimento artístico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mural de Diego Rivera  O slide anterior mostra a pintura feita por Diego Rivera no Palácio Nacional da cidade do México, expressando um movimento artístico."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mural de Diego Rivera

3  O slide anterior mostra a pintura feita por Diego Rivera no Palácio Nacional da cidade do México, expressando um movimento artístico do início do século XX denominado Muralismo.  Essa pintura em muros foi bastante utilizada pelos artistas para transmitir ao povo mensagens de luta contra as desigualdades sociais, a miséria, a exploração dos camponeses e para reivindicar reformas sociais

4  As obras de Rivera denotam sua opção pelo comunismo; diga-se de passagem, em 1933 Rivera estamparia nos seus painéis figuras socialistas em plena Nova York, no edifício Rockefeller, que era símbolo do capitalismo.  Rivera morre em 1957, no México.

5  A Inglaterra foi um dos primeiros países a apoiar a independência das ex-colônias espanholas, não por “bondade” e sim porque queria abrir novos mercados para seus produtos.  É nesse contexto que os países latino- americanos contraem empréstimos dos ingleses para importar os produtos manufaturados da própria Inglaterra.

6  No final do século XIX e início do XX, outros países também fazem grandes investimentos na América Latina, França, Alemanha e EUA também viam a América Latina como um potencial fornecedor de matéria prima e também como um consumidor dos produtos manufaturados.

7  Em 1823, o então presidente dos EUA, James Monroe lança seu olhar imperialista sobre a América Latina, lançando a “Doutrina Monroe”. (América para os Americanos).  Já no início do século XX os EUA passam a se utilizar de duas políticas pré estabelecidas: diplomacia do dólar e política do big stick.

8  Foto de Revolucionários mexicanos.  Da esquerda para direita: Tomas Urbina, Pancho Villa, Emiliano Zapata e Otílio Montano, México, 1915.

9  De 1876 a 1911, o México sofre com a Ditadura de Porfírio Diaz.  Diaz apoia a entrada de capital estrangeiro para exploração de minérios e é conivente com a concentração de renda nas mãos dos latifundiários.  É dentro desse contexto de exploração popular que a Revolução acontece.

10  Até os dias atuais, os países Latino americanos sofrem as consequências da colonização.  Concentração de renda e poder nas mãos da Elite.  Políticas que não incluem as classes menos favorecidas.  Influência estangeira, principalmente dos EUA.

11


Carregar ppt "Mural de Diego Rivera  O slide anterior mostra a pintura feita por Diego Rivera no Palácio Nacional da cidade do México, expressando um movimento artístico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google