A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB, Doutoranda em Psicologia - UnB) Gardênia da Silva Abbad (Profª Adjunta - UnB) Francisco Villa Ulhôa Botelho (Profº Assistente - UCB, Diretor do Centro Católica Virtual / Educação a Distância, Doutorando em Informática na Educação - UFRGS) Mary Lílian Belarmino da Silva (Graduanda em Psicologia – UCB) Apoio financeiro: Universidade Católica de Brasília e Núcleo de Excelência em Treinamento e Comportamento no Trabalho – Pronex/CNPq

2 Modelo de Planejamento e Gestão de EAD CV/EAD

3 Avaliação de Efetividade em EAD
Elementos para um Processo de Avaliação Instrumentos para coleta de informações Questionário com questões fechadas e abertas Registros dos fóruns de discussão e chat Entrevistas estruturadas com responsáveis institucionais e tutores LMS Principais Fontes Aprendizes – comparativo Presencial/EAD Aprendizes e seus parceiros ( exemplo IUS - para participantes, superiores imediatos, alunos dos participantes) Análises quantitativas e qualitativas Análise de dinâmica em processos interativos (Modelo de meta aprendizagem - Marcial Losada)

4 O Modelo de Avaliação de Efetividade Vigente na UCB
1. Perfil dos Participantes 2. Suporte Institucional 3. Reações às UEAs, ao Encontro Presencial e ao Curso 4. Aprendizagens parciais e final 5. Suporte à Transferência - Individual 6. Impacto no Desempenho 8. Impacto na Instituição 7. Suporte à Transferência – Grupo e Instituição Início do Curso Durante o Curso Após o Curso

5 Informações Obtidas 1. Perfil dos participantes: - Dados demográficos (sexo, idade, escolaridade etc); - Dados funcionais (instituição em que trabalha, cargo que ocupa, carga horária de trabalho semanal etc); - Dados relativos ao investimento no curso (forma de adesão ao curso, interesse pela realização, expectativas em relação ao curso etc); - Cultura de autonomia (busca autônoma de informações; gestão do tempo etc).

6 Informações Obtidas 2. Suporte institucional:
- Apoio institucional para realização do curso: Equipamentos disponíveis para realização do curso, valorização do curso por parte dos coordenadores e pares, disponibilidade de carga horária para realização do curso no trabalho, local adequado à realização do curso na instituição etc).

7 Informações obtidas 3. Reação: - Satisfação dos participantes com:
- a mídia utilizada para entrega do material didático; - a qualidade e profundidade do material didático; - os processos interativos (tutor-aprendiz, aprendiz-aprendiz, aprendiz-secretaria,aprendiz- suporte tecnológico); - a metodologia do curso; os encontros presenciais etc.

8 Informações Obtidas 4. Aprendizagem:
- Menções obtidas pelos aprendizes em atividades durante o curso.

9 Informações Obtidas 5. Suporte à Transferência Individual (nível do desempenho profissional dos participantes) - Apoio institucional para a garantia de impacto no nível de desempenho: Suporte material e tecnológico necessário à aplicação dos conhecimentos, competências e habilidades adquiridos por meio do curso na área de atuação profissional; apoio da coordenação e dos pares à aplicação; valorização do curso por parte da coordenação e dos pares etc).

10 Informações Obtidas 6. Impacto no Desempenho:
- Mudança no desempenho profissional em decorrência do curso (mudanças em aspectos estritamente relacionados aos objetivos do curso – impacto em profundidade; - Mudanças propiciadas pelo curso mas em aspectos não diretamente relacionados aos objetivos específicos do curso – impacto em amplitude).

11 Informações Obtidas 7. Suporte à Transferência nos níveis do grupo e da instituição (nível institucional) - Apoio institucional para a garantia de impacto no nível institucional (levantar indicadores com os gestores institucionais, especialistas em avaliação da própria instituição solicitante etc.).

12 Informações Obtidas 8. Impacto na Instituição
- Mudança na instituição em decorrência do curso (levantamento de indicadores com os gestores institucionais, especialistas em avaliação da própria instituição solicitante etc).

13 Uma proposta de pesquisa para avaliação de processos interativos
Modelo de Meta Aprendizagem (Marcial Losada )

14 Avaliação – Aprendizagem - Melhoria Permanente
Resultados alcançados: melhoria e padronização dos processos de produção do material didático redução do tempo e dos custos de produção de cursos ajuste dos meios tecnológicos as necessidades do público-alvo qualidade dos processos interativos diminuição da evasão estruturação do banco de dados com séries históricas e informações confiáveis incremento das pesquisas em EAD

15 CATÓLICA VIRTUAL/ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Lucia Henriques Sallorenzo – Gardênia Abbad – Francisco Botelho – Mary Lílian B. Silva –


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google