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Leitura e Produção de Textos Profa. Dra. Cibele Mara Dugaich

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Apresentação em tema: "Leitura e Produção de Textos Profa. Dra. Cibele Mara Dugaich"— Transcrição da apresentação:

1 Leitura e Produção de Textos Profa. Dra. Cibele Mara Dugaich

2 Texto Oral e Escrito  A escrita apareceu em estágios mais avançados da civilização, mas ainda existem línguas ágrafas - sem escrita.  A escrita é apenas uma tentativa imperfeita de reprodução gráfica dos sons da língua.

3 Texto Oral e Escrito  Características da linguagem oral: entoação, timbre, altura, ênfase, pausas, velocidade da enunciação e muitas outras impossíveis de serem representadas graficamente.  Tais características são precariamente reproduzidas pelos sinais de pontuação: (exclamação, interrogação, reticências, hífen, parênteses, travessão, etc.), pelo emprego de maiúsculas, de negrito, itálico ou de sublinhas.

4 Texto Oral e Escrito  A língua falada pressupõe contato direto com o falante, o que a torna mais concreta.  É mais espontânea, não apresentando grande preocupação gramatical do ponto de vista normativo.  Seu vocabulário é mais restrito, mas está em constante renovação.

5 Texto Oral e Escrito  Na linguagem familiar, em situações informais, as preocupações com a clareza e a correção vão se tornando menos evidentes  Na língua falada, além da restrição do vocabulário, não há grande preocupação com as regras gramaticais de concordância, regência e colocação, nem com a clareza das construções sintáticas.

6 Texto Oral e Escrito  A língua escrita mantém contato indireto entre quem escreve e quem lê, o que a torna mais abstrata.  É mais refletida, exige grande esforço de elaboração e obediência às regras gramaticais.

7 Texto Oral e Escrito  Seu vocabulário é mais apurado e é, por natureza, mais conservadora.  A língua falada conta com recursos extralingüísticos, contextuais, tais como gestos, expressões faciais, postura, que muitas vezes completam ou esclarecem o sentido da comunicação

8 Texto Oral e Escrito  A presença do interlocutor permite que a língua falada seja mais alusiva, enquanto a escrita é menos econômica, mais precisa.

9 Texto Oral e Escrito  Do ponto de vista gramatical, as duas linguagens, escrita e falada, apresentam características específicas, cientificamente comprovadas. De maneira geral, as principais construções gramaticais são observadas no uso da língua escrita.

10 Texto Oral e Escrito  Emprego de pronomes relativos. (E)  Frases feitas, chavões.(O)  Variedade na construção das frases. (E)  Anacolutos (rupturas de construção).(O)  Sintaxe bem elaborada.(E)

11 Texto Oral e Escrito  Repetição de palavras (O)  Vocabulário rico e variado, emprego de sinônimos. (E)  Emprego de gíria e neologismos. (O)  Emprego de termos técnicos. (E)  Maior uso de onomatopéias.(O)

12 Texto Oral e Escrito  Frases inacabadas.(O)  Frases bem construídas. (E)  Formas contraídas, omissão de termos no interior das frases.(O)  Clareza na redação, sem omissões e ambigüidades. (E)

13 Texto Oral e Escrito  Vocábulos eruditos, substantivos abstratos. (E)  Colocação pronominal livre. (O)  Colocação pronominal de acordo com a gramática.(E)  Supressão dos relativos (“cujo”, por exemplo). (O)

14 Um escritor / leitor proficiente O leitor deve saber lidar com todas as características do contexto de produção dos textos para orientar a produção do discurso de acordo com os parâmetros por elas estabelecidos.

15 Contexto  É a situação histórico-social do texto.  Envolve as instituições humanas.  Deixa marcas no texto.  É a moldura do texto.

16 Língua e Fala  São fenômenos distintos  A língua jamais será conhecida na sua totalidade, mesmo que seja por falantes nativos.  A fala é plenamente variável.  A fala mantém significativa dependência da situação de sua realização.

17 Linguagem e Língua  A linguagem não é única, alheia à realidade e ao mundo.  É influenciada pelos meios social e cultural e esses, por sua vez, também são influenciados por ela.  O homem é o principal agente que participa desse processo, criando recursos que auxiliam ou aperfeiçoam a produção da linguagem, com o objetivo de melhorar a comunicação, cujo maior recurso é a palavra.  O homem é o principal agente que participa desse processo, criando recursos que auxiliam ou aperfeiçoam a produção da linguagem, com o objetivo de melhorar a comunicação, cujo maior recurso é a palavra.

18 Linguagem e Língua  De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação, a comunicação com um outro, dentro de um espaço social”.


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