A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autoavaliação Institucional e a CPA. A Auto-avaliação institucional constitui o início do processo avaliativo estabelecido pelo SINAES, sendo coordenado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autoavaliação Institucional e a CPA. A Auto-avaliação institucional constitui o início do processo avaliativo estabelecido pelo SINAES, sendo coordenado."— Transcrição da apresentação:

1 Autoavaliação Institucional e a CPA

2 A Auto-avaliação institucional constitui o início do processo avaliativo estabelecido pelo SINAES, sendo coordenado em cada IES pela CPA; consiste na reflexão crítica da IES sobre o seu próprio desempenho acadêmico, suas atividades, ações, iniciativas, relacionamento; considera o próprio modelo da IES consubstanciado na sua missão; visa envolver a todos os integrantes da IES e do entorno com que se comunica na promoção da qualidade acadêmica em todos os níveis; acredita que qualidade da auto-avaliação depende da participação ativa da comunidade acadêmica e da sociedade.

3 Composição da CPA I.Representante do corpo docente. II.Representante do corpo técnico- administrativo. III.Representante do quadro discente. IV.Representante da Sociedade Civil Organizada.

4 Na sua atuação, a CPA procura conhecer: a dinâmica institucional vivenciada; a concepção de qualidade acadêmica adotada pela IES; que qualidade é explicitada no projeto institucional; como a qualidade da formação se vincula à responsabilidade social da IES; como a qualidade de sua atuação vem sendo avaliada; que conseqüências institucionais têm sido tiradas desse processo.

5 CPA considera objetivos da educação superior e respeita formatos institucionais 1. Objetivos da Educação Superior – A formação profissional de elevada qualidade científica, cultural e técnica; – O desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico e do rigor acadêmico-científico; – A oferta permanente de oportunidades de informação e de acesso ao conhecimento, aos bens culturais e às tecnologias; – O desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da arte e da cultura; – O atendimento das necessidades sociais de formação e de conhecimento avançado; – O aprimoramento da educação e das condições culturais para a garantia dos direitos sociais e do desenvolvimento sócio-econômico sustentável.

6 CPA observa cumprimento da responsabilidade social da IES expressa na/no: I - qualidade da oferta de formação regular, de graduação e pós graduação; II - atendimento às normas estabelecidas para a autorização de funcionamento e credenciamento de instituições de educação superior e para a autorização e reconhecimento de cursos de graduação e de credenciamento de cursos e programas de pós-graduação; III - compromisso com a liberdade acadêmica, garantindo a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; IV - interação regular com a sociedade para a preservação, desenvolvimento e disseminação do conhecimento artístico, científico e tecnológico como de bens culturais; V - compromisso com a educação básica e com a garantia dos direitos sociais;

7 VI - consideração da diversidade cultural e da identidade, memória e ação dos diferentes segmentos étnico-raciais; VII - atendimento das necessidades definidas como de interesse público e da soberania nacional; VIII - preocupação com o intercâmbio interinstitucional, inclusive internacional; IX - na definição de iniciativas para favorecer a igualdade de condições de formação e trabalho acadêmico; X - gestão democrática das atividades acadêmicas, assegurando a participação dos diversos segmentos da comunidade institucional; CPA observa cumprimento da responsabilidade social da IES expressa na/no:

8 A forma como a IES vivencia a sua responsabilidade social constitui, portanto, elemento importante de auto-avaliação institucional, pois indica se, de fato, realiza a sua função social por meio do ensino, pesquisa e extensão, conforme o seu formato institucional. Na IES, a responsável por avaliar essa vivência, é a CPA!


Carregar ppt "Autoavaliação Institucional e a CPA. A Auto-avaliação institucional constitui o início do processo avaliativo estabelecido pelo SINAES, sendo coordenado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google