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UM ESTUDO SOBRE REFERENCIAIS CURRICULARES DE QUÍMICA EM ESCOLAS BRASILEIRAS Profa. MIRIAN FANTINEL Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN.

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1 UM ESTUDO SOBRE REFERENCIAIS CURRICULARES DE QUÍMICA EM ESCOLAS BRASILEIRAS Profa. MIRIAN FANTINEL Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Brasil HAVANA FEVEREIRO DE 2012

2 O PROBLEMA... Percebemos nas últimas décadas um declínio no interesse e no aproveitamento das aulas de Química no ensino médio em escolas brasileiras.

3 CAUSAS POSSÍVEIS... 1) O currículo de Química nas escolas de Ensino Médio; 2) O uso do livro didático em aulas de Química; Química;

4 1) O currículo de Química nas escolas de Ensino Médio  CURRÍCULO versus PROGRAMA DE ENSINO;  Currículos de Química têm sido voltados para memorização e descrição;  Currículos que desconsideram a interdisciplinaridade e a contextualização.

5 2) O uso do livro didático em aulas de Química  O professor faz sua escolha ao final de cada ano;  O livro didático, em geral, determina o programa de ensino a ser empregado na escola;  Mesmo que nas edições recentes os livros sejam escritos com base nos PCNEM*e que, portanto, afirmem que têm a inserção do aluno no mundo do trabalho como objetivo, eles ainda apresentam o conteúdo da disciplina de Química de modo abrangente e que passam longe do interesse do aluno e de sua comunidade; * PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

6 AÇÕES SUGERIDAS 1) A Promoção da Interdisciplinaridade no Ensino de Química 2) A Necessária Reorganização do Currículo Escolar em Química

7 METODOLOGIA ABORDAGEM QUALITATIVA  Entrevista com professores de Química;  Pesquisa em livros e artigos sobre interesse pelas aulas de Química e Currículo Escolar;  Análise das propostas de Referenciais Curriculares Estaduais.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS A contextualização dos conteúdos, apoiada na interdisciplinaridade, parece ser consenso para os educadores. Entretanto, sua aplicação ocorre em curva inversa ao reconhecimento de sua importância. Uma condição básica para a promoção de melhorias no ensino de Química é que o professor se desacomode e aproprie-se de novas ideias. A participação em cursos de formação continuada é condição essencial para isso.

9 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC. Semtec, MALDANER, O.A. et alli. Currículo contextualizado ma área de ciências da natureza e suas tecnologias. In: ZANON, L.B.; e MALDANER, O.A.. Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Editora da. Unijuí, MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação. Química: proposta curricular. Educação Básica. Belo Horizonte: Disponível em:. Acesso em: 12 abr

10 RIO GRANDE DO SUL, Referencial Curricular: Lições do Rio Grande Disponível em:. Acesso em 12 de abril de Acesso em 12 de abril de SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo Disponível em:. Acesso em: 12 abril OMP_red_md_20_03.pdfwww.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_QUI_C OMP_red_md_20_03.pdf STAVER, J.R.; Teaching Science. International Practices Series-17. Genebra: International Bureau of Education. 2007


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