A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 ESTATÍSTICA E PESQUISA IMOBILIÁRIA Prof.ª Dra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 ESTATÍSTICA E PESQUISA IMOBILIÁRIA Prof.ª Dra."— Transcrição da apresentação:

1 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados ESTATÍSTICA E PESQUISA IMOBILIÁRIA Prof.ª Dra. Sandra Maria Simonelli

2 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Os gráficos e as Tabelas se apresentam como ferramenta que pode ampliar a capacidade de tratamento de informações quantitativas e de estabelecimento de relações entre as mesmas.

3 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Apresentação gráfica é frequentemente associada à coordenação de informações quantitativas dispostas em dois eixos perpendiculares: horizontal (chamado eixo dos x ou abscissa) vertical (eixo dos y ou ordenada) GRÁFICO

4 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados BARRAS OU COLUNAS -largura constante e não tem nenhuma relação com as quantidades. -altura ou comprimento varia em função da magnitude dos valores representados.

5 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados VARIAÇÕES

6 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados BARRAS...

7 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados A área é dividida em regiões proporcionais a determinadas quantidades.

8 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados DISPERSÃO - LINHAS JAN MARC MAI JUL SET

9 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Gráficos e Tabelas são importantes recursos para a resolução de problemas do cotidiano e é preciso que se tenha clareza que: Construir é diferente de interpretar

10 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Construir refere-se a geração de algo novo que exige a seleção de dados, de escalas e do tipo de representação mais adequado. Interpretar refere-se à habilidade de ler, ou seja, de extrair o sentido dos dados

11 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Qual a Ideia??? Ler o título Para quê??? Ideia principal do assunto tratado. Interpretação mais aprofundada dos dados apresentados.

12 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Interpretação - análise deve vir a partir de duas dimensões: local para global.

13 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Interpretação local / global Considerar se o foco de atenção busca um ponto no gráfico ou uma análise mais global. Não se pode ter uma concepção de gráfico como uma coleção de pontos isolados.

14 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

15 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Três Níveis Relacionados a Interpretação de Gráficos Extração de dados. Ver inclinação ou tendência de parte do gráfico. Compreender a estrutura dos dados. ALÉM DISSO

16 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Localizar pontos extremos (máximo e mínimo). Localizar variações (crescimento, decrescimento e estabilidade). Quantificar as variações de crescimento, decrescimento e estabilidade. Localizar e Quantificar a maior ou menor variação (crescimento e decrescimento). Extrapolar o gráfico.

17 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados A compreensão da escala ou da unidade a qual esta é organizada, é uma das questões importantes para a compreensão desse tipo de representação. O uso de escalas é o maior marcador das dificuldades. Isto inclui

18 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados ESCALA % (porcentagens) Valores relativos Valores absolutos Milhões de reais Número de parasitas Tempo (hs, min, seg)

19 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados DE FORMA GERAL Fazer a leitura adequada do que você vai precisar responder. 1) Ler o título para raciocinar em cima do assunto. 2) Olhar valores extremos – o que é maior e o que é menor. **normalmente o que é mediano nunca é usado

20 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Verificar alternativa por alternativa para observar se ela condiz realmente ao que é pedido sobre o gráfico. 4.Com as tabelas o procedimento é o mesmo. ***ver se está aumentando ou diminuindo; ver o que está acontecendo com os números.

21 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

22 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS MEDIDAS DE POSIÇÃO MEDIDAS DE DISPERSÃO

23 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Mostram um valor representativo em torno do qual os dados tendem a agrupar-se MÉDIA ARITMÉTICA MODA MEDIANA MEDIDAS DE POSIÇÃO

24 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Mostra o centro de uma distribuição de frequências. SOMA DAS OBSERVAÇÕES DIVIDIDA PELO NÚMERO DE OBSERVAÇÕES. MÉDIA ARITMÉTICA

25 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Para Dados Não Agrupados xi = valor de cada observação e n = número total de observações

26 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados EXEMPLO: 1, 2, 3, 4, 5

27 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Valores dos condomínios do banco de dados A média dos condomínios dos apartamentos a venda é de 236,55 reais

28 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados FÓRMULA: xi = ponto médio das classes fi = frequência da classe Para Dados Agrupados

29 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados i Á rea total (m2) PMfi – – total 20

30 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados DEVE-SE EVITAR A UTILIZAÇÃO DE DADOS AGRUPADOS, UMA VEZ QUE SE PERDE EM PRECISÃO POR NÃO SE TER OS VALORES INDIVIDUAIS E UTILIZARMOS UM VALOR QUE O REPRESENTE (PONTO MÉDIO).

31 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Outra Maneira..... Nº de filhosFi

32 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados  = [(0*10)+1*15)+(2*20)+(3*15)+(4*10)]/70  = 140/70 = 2 filhos

33 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados MODA - Número que ocorre com maior frequência Exemplo: 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6 MODA = 4 Exemplo: 1, 2, 3, 4, 5 MODA = amodal Exemplo: 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 6 MODA = 4 e 6

34 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Em Dados Agrupados Sem intervalo de classe: Nº de filhosFi Moda = 2 Por que? Porque é onde existe a maior frequência Moda = 2 Por quê? Porque é onde existe a maior frequência.

35 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Com intervalo de classe: i Á rea total (m 2 ) PMfi – – Moda = 85 (ponto médio da classe de maior frequência).

36 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Nº QUE DIVIDE A POPULAÇÃO AO MEIO. CONJUNTO DE DADOS ÍMPAR: mediana será o número que ocupa a posição: MEDIANA

37 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados = (5 + 1)/2 = 3º número então Med = 30 Exemplo: 10, 20, 30, 40, 50 10, 20, 30, 40, 50

38 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados CONJUNTO DE DADOS PAR: mediana será a média dos números que ocupam as seguintes posições:

39 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Exemplo: 10, 30, 50, 40, 20, 60 = = 3º e 4º Med = ROL –

40 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Valor Posi ç ão Valor Posi ç ão Exemplo página 96 Med =

41 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Dados agrupados.... Considere  f i /2 = 70/2 = 35 Menor Fa que supera este valor é o 45...que corresponde ao valor 2..logo: Med = 2 N º de filhos FiFa

42 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados i Á rea total (m 2 ) FiFa – –  fi/2 = 20/2 = logo o 10º valor está localizado na classe 2...como há 20 elementos e o intervalo de classe igual a 70...observem:

43 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados (10 – 9)/20 x 70 = 0,05*70 = 3,5 Med = ,5 = 123,5 m 2 Limite inferior da classe onde o 10º valor está localizado.

44 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados MEDIDAS DE DISPERSÃO INFORMAM A VARIABILIDADE DOS DADOS. IMPORTÂNCIA – PODE-SE TER CONJUNTO DE DADOS COM A MESMA MÉDIA, PORÉM ESTES DADOS PODEM TER DISTRIBUIÇÕES DIFERENTES.

45 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados SITUAÇÃOAP1AP2AP3MÉDIA MÉDIAS IGUAIS. PORÉM, AS DISTRIBUIÇÕES OU A VARIAÇÃO ENTRE OS DADOS NAS TRÊS SITUAÇÕES SÃO DISTINTAS.

46 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados VARIÂNCIA MEDIDA DE VARIABILIDADE DADA PELA MÉDIA DOS QUADRADOS DOS DESVIOS EM RELAÇÃO A MÉDIA.

47 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados EXEMPLO:

48 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados EXEMPLO S 2 =

49 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados DESVIO PADRÃ0 S = COEFICIENTE DE VARIAÇÃO =

50 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

51 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados MÉDIA ARITMÉTICA ANOS MEDIANA =ANOS MODA = 0, 19, 25 e 28

52 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados S 2 = = 111,83 anos 2 S = = 10,57 anos CV = x100 = 66,2% VARIÂNCIA DESVIO PADRÃO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO

53 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Dados agrupados... N º de filhos Fi

54 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados S 2 = S 2 = 1,59 S = 1,26 CV = 63,13%

55 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados i Á rea total (m 2 ) PMfi – –

56 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados S 2 = 4783,947 S = 69,16 CV = 47,86%

57 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados AptoÁrea útil (m 2 )Valor (mil Reais) Tabela 1 – Caracterização de apartamentos à venda na cidade de Maringá - PR Fonte:adaptado -

58 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados CALCULAR AS MEDIDAS DE POSIÇÃO E DISPERSÃO PARA AS VARIÁVEIS ÁREA E VALOR.

59 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados ESTATÍSTICA E PESQUISA IMOBILIÁRIA Prof.ª Dra. Sandra Maria Simonelli


Carregar ppt "CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 ESTATÍSTICA E PESQUISA IMOBILIÁRIA Prof.ª Dra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google