Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiuliana Casal Alterado mais de 9 anos atrás
1
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 ESTATÍSTICA E PESQUISA IMOBILIÁRIA Prof.ª Dra. Sandra Maria Simonelli simonelli@cesumar.br
2
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Os gráficos e as Tabelas se apresentam como ferramenta que pode ampliar a capacidade de tratamento de informações quantitativas e de estabelecimento de relações entre as mesmas.
3
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Apresentação gráfica é frequentemente associada à coordenação de informações quantitativas dispostas em dois eixos perpendiculares: horizontal (chamado eixo dos x ou abscissa) vertical (eixo dos y ou ordenada) GRÁFICO
4
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 BARRAS OU COLUNAS -largura constante e não tem nenhuma relação com as quantidades. -altura ou comprimento varia em função da magnitude dos valores representados.
5
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 VARIAÇÕES
6
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 BARRAS...
7
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 A área é dividida em regiões proporcionais a determinadas quantidades.
8
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 DISPERSÃO - LINHAS JAN MARC MAI JUL SET
9
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Gráficos e Tabelas são importantes recursos para a resolução de problemas do cotidiano e é preciso que se tenha clareza que: Construir é diferente de interpretar
10
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Construir refere-se a geração de algo novo que exige a seleção de dados, de escalas e do tipo de representação mais adequado. Interpretar refere-se à habilidade de ler, ou seja, de extrair o sentido dos dados
11
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Qual a Ideia??? Ler o título Para quê??? Ideia principal do assunto tratado. Interpretação mais aprofundada dos dados apresentados.
12
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Interpretação - análise deve vir a partir de duas dimensões: local para global.
13
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Interpretação local / global Considerar se o foco de atenção busca um ponto no gráfico ou uma análise mais global. Não se pode ter uma concepção de gráfico como uma coleção de pontos isolados.
14
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363
15
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Três Níveis Relacionados a Interpretação de Gráficos Extração de dados. Ver inclinação ou tendência de parte do gráfico. Compreender a estrutura dos dados. ALÉM DISSO..............
16
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Localizar pontos extremos (máximo e mínimo). Localizar variações (crescimento, decrescimento e estabilidade). Quantificar as variações de crescimento, decrescimento e estabilidade. Localizar e Quantificar a maior ou menor variação (crescimento e decrescimento). Extrapolar o gráfico.
17
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 A compreensão da escala ou da unidade a qual esta é organizada, é uma das questões importantes para a compreensão desse tipo de representação. O uso de escalas é o maior marcador das dificuldades. Isto inclui...........
18
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 ESCALA % (porcentagens) Valores relativos Valores absolutos Milhões de reais Número de parasitas Tempo (hs, min, seg)
19
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 DE FORMA GERAL Fazer a leitura adequada do que você vai precisar responder. 1) Ler o título para raciocinar em cima do assunto. 2) Olhar valores extremos – o que é maior e o que é menor. **normalmente o que é mediano nunca é usado
20
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 3.Verificar alternativa por alternativa para observar se ela condiz realmente ao que é pedido sobre o gráfico. 4.Com as tabelas o procedimento é o mesmo. ***ver se está aumentando ou diminuindo; ver o que está acontecendo com os números.
21
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363
22
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS MEDIDAS DE POSIÇÃO MEDIDAS DE DISPERSÃO
23
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Mostram um valor representativo em torno do qual os dados tendem a agrupar-se MÉDIA ARITMÉTICA MODA MEDIANA MEDIDAS DE POSIÇÃO
24
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Mostra o centro de uma distribuição de frequências. SOMA DAS OBSERVAÇÕES DIVIDIDA PELO NÚMERO DE OBSERVAÇÕES. MÉDIA ARITMÉTICA
25
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Para Dados Não Agrupados xi = valor de cada observação e n = número total de observações
26
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 EXEMPLO: 1, 2, 3, 4, 5
27
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Valores dos condomínios do banco de dados 13017618017016018019090250270 150230350250200400425250380300 A média dos condomínios dos apartamentos a venda é de 236,55 reais
28
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 FÓRMULA: xi = ponto médio das classes fi = frequência da classe Para Dados Agrupados
29
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 i Á rea total (m2) PMfi 150 -- 120859 2 120 – 190 1557 3 190 – 260 2252 4260 -- 3302952 total 20
30
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 DEVE-SE EVITAR A UTILIZAÇÃO DE DADOS AGRUPADOS, UMA VEZ QUE SE PERDE EM PRECISÃO POR NÃO SE TER OS VALORES INDIVIDUAIS E UTILIZARMOS UM VALOR QUE O REPRESENTE (PONTO MÉDIO).
31
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Outra Maneira..... Nº de filhosFi 010 115 220 315 410
32
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 = [(0*10)+1*15)+(2*20)+(3*15)+(4*10)]/70 = 140/70 = 2 filhos
33
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 MODA - Número que ocorre com maior frequência Exemplo: 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6 MODA = 4 Exemplo: 1, 2, 3, 4, 5 MODA = amodal Exemplo: 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 6 MODA = 4 e 6
34
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Em Dados Agrupados Sem intervalo de classe: Nº de filhosFi 010 115 220 315 410 Moda = 2 Por que? Porque é onde existe a maior frequência Moda = 2 Por quê? Porque é onde existe a maior frequência.
35
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Com intervalo de classe: i Á rea total (m 2 ) PMfi 150 -- 120859 2 120 – 190 1557 3 190 – 260 2252 4260 -- 3302952 Moda = 85 (ponto médio da classe de maior frequência).
36
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Nº QUE DIVIDE A POPULAÇÃO AO MEIO. CONJUNTO DE DADOS ÍMPAR: mediana será o número que ocupa a posição: MEDIANA
37
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 = (5 + 1)/2 = 3º número então Med = 30 Exemplo: 10, 20, 30, 40, 50 10, 20, 30, 40, 50
38
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 CONJUNTO DE DADOS PAR: mediana será a média dos números que ocupam as seguintes posições:
39
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Exemplo: 10, 30, 50, 40, 20, 60 = = 3º e 4º Med = ROL – 10 20 30 40 50 60
40
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Valor 90130150160170176180 190200 Posi ç ão 12345678910 Valor 230250 270300350380400425 Posi ç ão 111213141516171814920 Exemplo página 96 Med =
41
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Dados agrupados.... Considere f i /2 = 70/2 = 35 Menor Fa que supera este valor é o 45...que corresponde ao valor 2..logo: Med = 2 N º de filhos FiFa 010 11525 22045 31560 41070
42
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 i Á rea total (m 2 ) FiFa 150 -- 12099 2 120 – 190 716 3 190 – 260 218 4260 -- 330220 fi/2 = 20/2 = 10.......logo o 10º valor está localizado na classe 2...como há 20 elementos e o intervalo de classe igual a 70...observem:
43
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 (10 – 9)/20 x 70 = 0,05*70 = 3,5 Med = 120 + 3,5 = 123,5 m 2 Limite inferior da classe onde o 10º valor está localizado.
44
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 MEDIDAS DE DISPERSÃO INFORMAM A VARIABILIDADE DOS DADOS. IMPORTÂNCIA – PODE-SE TER CONJUNTO DE DADOS COM A MESMA MÉDIA, PORÉM ESTES DADOS PODEM TER DISTRIBUIÇÕES DIFERENTES.
45
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 SITUAÇÃOAP1AP2AP3MÉDIA 1100200300200 2 30100500200 MÉDIAS IGUAIS. PORÉM, AS DISTRIBUIÇÕES OU A VARIAÇÃO ENTRE OS DADOS NAS TRÊS SITUAÇÕES SÃO DISTINTAS.
46
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 VARIÂNCIA MEDIDA DE VARIABILIDADE DADA PELA MÉDIA DOS QUADRADOS DOS DESVIOS EM RELAÇÃO A MÉDIA.
47
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 EXEMPLO: 10 20 30 40 50
48
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 EXEMPLO 10 20 30 40 50 S 2 =
49
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 DESVIO PADRÃ0 S = COEFICIENTE DE VARIAÇÃO =
50
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363
51
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 MÉDIA ARITMÉTICA ANOS MEDIANA =ANOS MODA = 0, 19, 25 e 28
52
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 S 2 = = 111,83 anos 2 S = = 10,57 anos CV = x100 = 66,2% VARIÂNCIA DESVIO PADRÃO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO
53
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 Dados agrupados... N º de filhos Fi 010 115 220 315 410
54
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 S 2 = S 2 = 1,59 S = 1,26 CV = 63,13%
55
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 i Á rea total (m 2 ) PMfi 150 -- 120859 2 120 – 190 1557 3 190 – 260 2252 4260 -- 3302952
56
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 S 2 = 4783,947 S = 69,16 CV = 47,86%
57
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 AptoÁrea útil (m 2 )Valor (mil Reais) 1105330 2150360 352275 460120 5105350 649289 749285 862115 956107 Tabela 1 – Caracterização de apartamentos à venda na cidade de Maringá - PR Fonte:adaptado - http://www.zap.com.br/imoveis/resultado-busca-imoveis.aspx
58
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 CALCULAR AS MEDIDAS DE POSIÇÃO E DISPERSÃO PARA AS VARIÁVEIS ÁREA E VALOR.
59
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 ESTATÍSTICA E PESQUISA IMOBILIÁRIA Prof.ª Dra. Sandra Maria Simonelli simonelli@cesumar.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.