A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA APLICADA À ADM Aula 2 Personalidade QUESTÕES INICIAIS Todo mundo é igual ou diferente? Todo mundo é igual ou diferente? Se todo mundo é diferente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA APLICADA À ADM Aula 2 Personalidade QUESTÕES INICIAIS Todo mundo é igual ou diferente? Todo mundo é igual ou diferente? Se todo mundo é diferente."— Transcrição da apresentação:

1

2 PSICOLOGIA APLICADA À ADM Aula 2 Personalidade

3 QUESTÕES INICIAIS Todo mundo é igual ou diferente? Todo mundo é igual ou diferente? Se todo mundo é diferente como posso estabelecer conhecimentos que sirvam para todos? Se todo mundo é diferente como posso estabelecer conhecimentos que sirvam para todos? Se todo mundo é igual como sei que fulano é fulano e não beltrano? Se todo mundo é igual como sei que fulano é fulano e não beltrano? O que é personalidade? O que é personalidade? Qual é a sua personalidade? Qual é a sua personalidade?

4 QUESTÕES INICIAIS Como o psicólogo pode compreender a personalidade? Como o psicólogo pode compreender a personalidade? “Observando sistematicamente como e por que os indivíduos se comportam de maneira distinta.” (José Chaves, p. 2) “Observando sistematicamente como e por que os indivíduos se comportam de maneira distinta.” (José Chaves, p. 2)

5 OBJETIVOS DA PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 1. Compreender o funcionamento do ser humano. 2. Predizer o seu comportamento. 3. Controlar o seu comportamento.

6 PERSONALIDADE & TRABALHO 1. Traços e desempenho no trabalho. 1. Traços e desempenho no trabalho. 2. Centro de controle. 2. Centro de controle. 3. Auto-estima. 3. Auto-estima. 4. Adequação da personalidade: 4. Adequação da personalidade: –ao trabalho. –à organização.

7 DEFINIÇÃO A personalidade é o padrão de percepção, sentimento, pensamento e ação de cada pessoa. A personalidade é o padrão de percepção, sentimento, pensamento e ação de cada pessoa. “A organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste específico ao ambiente.”Gordon Allport “A organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste específico ao ambiente.”Gordon Allport É o somatório das formas de interação da pessoa com os demais à sua volta. É o somatório das formas de interação da pessoa com os demais à sua volta.

8 DETERMINANTES DA PERSONALIDADE Fatores: Fatores: 1. Fatores Biológicos. 2. Fatores Ambientais.

9 FATORES BIOLÓGICOS I. Fator genético II. Fator fisiológico. III. Fator constitucional (ou somático).

10 FATOR GENÉTICO I. Mecanismos de Ação da Hereditariedade. II. Maturação.

11 FATOR FISIOLÓGICO I. Base fisiológica dos processos psicológicos. I. Base fisiológica dos processos psicológicos. II. A influência de fatores fisiológicos enquanto determinantes do comportamento. II. A influência de fatores fisiológicos enquanto determinantes do comportamento. III. Processos Homeostáticos. III. Processos Homeostáticos. IV. Hormônios. IV. Hormônios. V. Psicossomática. V. Psicossomática. VI. Toxicomania. VI. Toxicomania.

12 FATOR CONSTITUCIONAL I. Influência indireta. II. Influência direta.

13 FATORES AMBIENTAIS Classificação: Fator Físico Fator Social Ambiente Implicações: Pré-natal Pós-natal

14 PROCESSO DE CONHECER ALGUÉM 1. Coleta de dados. 1. Coleta de dados. 2. Organização dos dados. 2. Organização dos dados. 3. Análise dos dados. 3. Análise dos dados.

15 COLETA DE DADOS Direta Direta Indireta Indireta

16 UNIDADE DE ANÁLISE DA PERSONALIDADE O que deve ser observado para estudar a personalidade? O que deve ser observado para estudar a personalidade? O comportamento – unidade de análise. O comportamento – unidade de análise.

17 UNIDADE DE ANÁLISE DA PERSONALIDADE O que observar no comportamento? O que observar no comportamento? 1. Definição. O que é? 1. Definição. O que é? 2. Descrição. Como é? 2. Descrição. Como é? 3. Intensidade e Freqüência. Quanto é? 3. Intensidade e Freqüência. Quanto é? 4. Momento. Quando ocorreu? 4. Momento. Quando ocorreu? 5. Local. Onde? 5. Local. Onde? 6. Causa. Por quê? 6. Causa. Por quê? 7. Finalidade. Para quê? 7. Finalidade. Para quê? 8. Envolvidos. Quem está envolvido? 8. Envolvidos. Quem está envolvido?

18 UNIDADE DE ANÁLISE DA PERSONALIDADE Quais comportamentos observar? Quais comportamentos observar? 1. Conjunto de comportamentos. 1. Conjunto de comportamentos. 2. Critério quantitativo. 2. Critério quantitativo. 3. Critério qualitativo. 3. Critério qualitativo. –Aspectos físicos. –Aspectos psicológicos.

19 COLETA INDIRETA DOS DADOS Relatos de terceiros. Relatos de terceiros. Auto-relatos. Auto-relatos. Testes. Testes.

20 ORGANIZAÇÃO DOS DADOS Organização dos dados: Organização dos dados: 1. Modelo Classificatório: 1. Modelo Classificatório: –Traços. –Tipos. 2. Modelo Sistêmico: 2. Modelo Sistêmico: –Estrutura. –Dinâmica.

21 ANÁLISE DE DADOS Interpretação. Interpretação. Interpretação científica. Interpretação científica. Teoria. Teoria.

22 TEORIAS DA PERSONALIDADE Traços: Modelo Big Five – Cinco Fatores. Traços: Modelo Big Five – Cinco Fatores. Tipos. Tipos. Psicanalítico. Psicanalítico.

23 Big Five Extroversão. Amabilidade. Consciência. Estabilidade emocional. Abertura para Experiências.


Carregar ppt "PSICOLOGIA APLICADA À ADM Aula 2 Personalidade QUESTÕES INICIAIS Todo mundo é igual ou diferente? Todo mundo é igual ou diferente? Se todo mundo é diferente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google