A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEATRO Transformando atitudes através do Teatro do Oprimido – valorização humana e a arte de quem escolhe a educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEATRO Transformando atitudes através do Teatro do Oprimido – valorização humana e a arte de quem escolhe a educação."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEATRO Transformando atitudes através do Teatro do Oprimido – valorização humana e a arte de quem escolhe a educação

2 PROJETO DE EDUAÇÃO ATRAVÉS DO TEATRO FÓRUM Pesquisas apontam que um dos problemas para a falta de produtividade no trabalho muitas vezes está relacionado a insatisfação do trabalhador com o ambiente de trabalho e as vezes também com as pessoas que ali estão.

3 O Psicodrama O conceito mais importante do Psicodrama é a espontaneidade O Psicodrama vai resgatar o espontâneo perdido pelo homem ao longo de sua existência, espontaneidade que sabemos estar ligada diretamente a criatividade

4 O Psicodrama possibilita a recuperação da espontaneidade através dos jogos dramáticos, em que se consegue escapar do determinismo asfixiante de certas condições da realidade, em que o imaginário e o real coexistem no cenário.

5 Breve Histórico Iniciei o Psicodrama através do Projeto Direitos Humanos em Cena proposto pelo People’s Palace Projects, fruto do trabalho adquirido juntamente com a FUNAP, especialmente na execução do Projeto Drama – Processo Educativo Através do Teatro. Neste momento, decidimos ousar e dialogar sobre o tema de maior controvérsia nas prisões: Direitos Humanos.

6 Parceria essa que se fechou com Peoples Palace Projects, Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel – FUNAP, o Centro do Teatro do Oprimido, a Escola de Administração Penitenciária e a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania – PROVITA, com o apoio do British Council e o financiamento da Community Found – UK.

7 Objetivo Geral do Projeto Este projeto visa criar meios efetivos para melhorar as condições de implementação de tarefas e medidas que melhorem a qualidade de vida, as relações interpessoais e humanas dentro da instituição.

8 METODOLOGIA O escopo teórico que norteia este trabalho e que fundamenta o principio de atuação, provém do teatro, da educação e das ciências humanas. Espectador, sujeito, identidade e relações sociais são conceitos que podem nos remeter a nós mesmos e as pessoas que nos cercam. Augusto Boal, Paulo Freire, Erving Gofmann, Michel Foucault e Ana Beatriz Barbosa Silva, são os estudiosos que estão por trás destes conceitos e são eles que resumem o palco, a sala de aula e o olhar transformador do projeto.

9 Usarei como ferramenta de trabalho, a Educação Libertadora e o Teatro do Oprimido que visam a transformação e a libertação, no sentido freiriano da palavra, ou, ainda o enfrentamento dos nossos opressores, mesmo que eles sejam nós mesmos.

10 Partindo do pressuposto de que qualquer um pode fazer teatro, e que por isso, os espectadores podem ser também os atores do espetáculo, encenando seus conflitos, angústias e sonhos. “No teatro do oprimido, o cidadão do presente estuda o passado para inventar o futuro”, citando Boal.

11 RESULTADOS ESPERADO Espera-se que, com este projeto, fora de sala de aula, adicionado a facilidade de comunicação e integração natural entre os participantes, melhorar o desempenho e as relações humanas, pessoais e a qualidade de vida dos funcionários afim de comungar com o grupo a certeza de estar bem para cuidar melhor de si e do próximo.

12 Além destes objetivos profissionais, facilmente mensurados pela prática dos envolvidos e através dos resultados das avaliações de cada oficina de Psicodrama, os participantes também irão desenvolver o senso de colaboração e coleguismo, aprendendo a aprender em comunhão com seus pares, dentro e fora do espaço profissional.

13 A arte de quem escolhe a educação

14 O QUE É NUNCA SE PODE ESQUECER NA VIDA... AMOR PERDÃO (Não confundir com problema de cabeça). PERDÃO NÃO É ESQUECIMENTO. GRATIDÃO AFETO AMIZADE VERDADEIRA COMPROMISSO RESPEITO OBJETIVOS

15 CONTATOS Ezequielmurruga.wordpress.com 12 – Palestrar/Teatro Fórum-Psicodrama


Carregar ppt "EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEATRO Transformando atitudes através do Teatro do Oprimido – valorização humana e a arte de quem escolhe a educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google