A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006

2 1.INTRODUÇÃO Décadas de : Reestruturação do conjunto industrial do País, através da eliminação de empresas menos competitivas e supressão de alguns segmentos

3 Redução do escopo de produção não comprometeu o tecido industrial ou a sua capacidade de funcionar como um sistema integrado. Em muitos casos, proporcionou a consolidação de fornecedores especializados, que passaram a operar em escalas eficientes, se beneficiando mutuamente das capacidades coletivas.

4 Setores que mais se beneficiaram: metalmecânico e agronegócios. Reestruturação estimulou a adoção de bases tecnológicas apropriadas aos padrões competitivos atuais. Garantiu o desenvolvimento vigoroso da indústria metalmecânica.

5 Progresso tecnológico Diferenciação, aperfeiçoamento e inovação: Vetores de desenvolvimento para as empresas e para o conjunto da indústria metalmecânica. Efeito expansivo aumento da produtividade dos fatores e retransmissão dos benefícios tecnológicos entre as empresas interligadas.

6 1º objetivo: verificar se o crescimento da indústria metalmecânica se destaca do desenvolvimento verificado para o total da indústria de transformação do Rio Grande do Sul. 2º objetivo: identificar o quão dinâmica é a indústria metalmecânica gaúcha, no período entre 2001 e 2005, frente ao conjunto de indústrias do Estado.

7 2 Evolução da indústria metalmecânica do Estado do Rio Grande do Sul, 2001/2005.

8

9

10 3Decomposição do crescimento do complexo metalmecânico gaúcho – análise diferencial-estrutural Método diferencial-estrutural decomposição do crescimento da industria metalmecânica, permitindo verificar quanto do aumento é devido ao dinamismo do próprio setor e quanto é reflexo dos fatores que influenciam toda a indústria gaúcha. Efeito diferencial ou competitivo crescimento decorrente da própria estrutura do setor metalmecânico. Efeito estrutural ou proporcional expansão ocorrida em função da conjuntura em geral, que compreende todos os demais segmentos.

11 Matriz de informação: postos de trabalho A utilização de tecnologias capazes de alterar o processo produtivo tende a estimular a multiplicação de empresas de menor porte, que passam a integrar a cadeia produtiva, colaborando para que haja ampliação dos postos de trabalho. Novos processos ainda geram diversos outros tipos de empregos, enquanto que as inovações contribuem para a expansão do emprego no setor

12 Adoção de novas tecnologias paralelamente ao incremento do nível de emprego depende de alguns fatores: 1º Redução dos preços dos produtos, decorrente do aumento da produtividade, que estimula o aumento da demanda. 2º Aumento dos investimentos, que amplia a capacidade de produção da empresa. 3º Aumento da renda per capita, que juntamente com a redução dos preços praticados, estimula o consumo. 4º Adoção de tecnologias que ainda utilizem mão-de-obra, mesmo que seja em menores proporções e com maior qualificação profissional.

13 Matriz de informação:

14 Estado Industria de transformação Setor metalmecânico

15 Conclusão Elevado grau tecnológico do setor metalmecânico geração de efeitos encadeados e positivos em uma gama de atividades interligadas redução de custos de replicação do processo. Por fim, pode-se afirmar que o investimento produtivo no setor torna-se propulsor do desenvolvimento em uma série de outras atividades, gerando externalidades positivas para toda a economia.


Carregar ppt "A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google