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Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria

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Apresentação em tema: "Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria"— Transcrição da apresentação:

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2 Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria
AGC\DECEx Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria Rodrigo Pereira, MSc. Cel.: (21) Skype: nossa.consultoria Beto do Valle, MBA Cel.: (11) Heitor José Pereira, PhD Cel.: (41) Lourdes Carniello, MSc Cel.: (21)

3 Cronograma - MAcro 01. Reconhecer do contexto Reuniões Executivas 02. Sensibilização Reunião Executiva Palestra Oficina 03. Áreas de Conhecimento Pesquisa Entrevista Relatório 04. Redes de Conhecimento 05. Definições Estratégicas Relatório Final Apresentação Final Fevereiro Março Abril Maio Junho 01. Reconhecer do contexto Reuniões Executivas 02. Sensibilização Reunião Executiva Palestra Oficina 03. Áreas de Conhecimento Pesquisa Entrevista Relatório 04. Redes de Conhecimento Pesquisa Oficina Relatório 05. Definições Estratégicas Reuniões Executivas Relatório Final Apresentação Final Pontos de Atenção: Carnaval; Feriados de Abril/Maio; Copa do Mundo;

4 Direcionamento Estratégico de GC Infraestrutura e Ferramentas de GC
Modelo Conceitual de Referência para GC Direcionamento Estratégico de GC Governança de GC Capturar Orientadores Organizacionais Resultados Organizacionais Aplicar Inovar Mobilizar Cultura Redes Infraestrutura e Ferramentas de GC

5 Construção do Modelo de GC
Desafios Estratégicos (aspirações) Modelo de GC Conhecimentos Críticos (temas prioritários) Diretrizes Estratégicas (definições orientadoras) Portfólio de Soluções e Práticas Desafios do Contexto (potenciais e limitações) Requisitos da Plataforma de GC

6 Documentação Gerada no Projeto
Relatórios Páginas Anexos F.01-Projeto Executivo 9 F.02-Sensibilização 14 3 93 F.03-Mapa de Conhecimentos 24 8 115 F.04-Rede Relacionamentos 23 10 91 F.05-Modelo GC 17 6 122 Totais globais 87 27 421

7 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO TEMPO CAPACIDADES 2008 2009 2011 2010 2012 2013 ERA DO CONHECIMENTO ERA INDUSTRIAL Desenvolver novas capacidades para cumprir novas missões ou desempenhar novas funções em combate TRANSFORMAR MODERNIZAR ADAPTAR

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10 Desafios identificados
Novos tipos de missões e novas funções em combate: Consciência situacional em tempo real; Comando e controle digital; Conectividade individual; Inteligência e guerra eletrônica; Baixa familiaridade com os documentos estratégicos do EB; Dificuldade de acesso à informação (73%); Novas oportunidades de aprendizagem baseadas em conexão e colaboração; Fluxo de conhecimentos e relacionamentos predominantemente internos em cada assessoria. Baixa densidade / interatividade nas redes internas; Maior pressão por eficiência e efetividade; Intercâmbio com meio acadêmico civil orientado para o capital intelectual; Retrabalho (56%); Processos organizacionais pouco efetivos; Novas gerações com novos interesses; Ênfase no conhecimento explícito (Fontes de conteúdo utilizadas regularmente: 21% tácito, 79% explícito) Falta de mecanismos de facilitação e incentivo à busca de novos conhecimentos (54%)

11 Propostas de Diretrizes de Gestão do Conhecimento
Identificar, desenvolver e mobilizar os conhecimentos críticos para atuação conforme as novas capacidades do Exército da Era do Conhecimento. Promover disseminação e discussão regular dos documentos estratégicos e suas implicações para o DECEx. Garantir disseminação e acesso a informação crítica do DECEx. Alavancar a aprendizagem colaborativa para aumentar a efetividade da educação e da integração cultural. Promover a interação horizontal no DECEx. Promover o intercâmbio de boas práticas para aprimorar efetividade dos processos. Desenvolver iniciativas conjuntas e projetos de pesquisa, em temas convergentes, para intercâmbio institucional. Adotar programa de captura, disseminação, adoção e reconhecimento de boas práticas. Contribuir ativamente para a estruturação e integração dos processos organizacionais. Identificar novas abordagens para atrair, integrar e reter talentos. Adotar práticas de interação e compartilhamento de conhecimentos que promovam o intercâmbio estruturado de conhecimentos tácitos ao longo de toda a carreira.

12 Soluções e Práticas de GC
Captura Mobilização Inovação Ext Int Inovação Aberta Crowdsourcing Mídias Sociais Eventos / Congressos / Painéis Parcerias Pesquisa Básica © Beto do Valle Cursos / Programas de Capacitação Parcerias Pesq. Aplicada Comunidades e Grupos Híbridos (externos + internos) Consultoria / Assessoria Programas de Ideias Benchmarking Storytelling Portais / Intranets / Ambientes Colaborativos / Fóruns / Wikis Design Thinking / Processos de Ideação MODELO SIMPLIFICADO Grupos de Inovação Programa de Lições Aprendidas / Boas Práticas Comunidades de Prática Internas After Action Review

13 Proposta para o DECEx

14 Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria
AGC\DECEx Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria Rodrigo Pereira, MSc. Cel.: (21) Skype: nossa.consultoria Beto do Valle, MBA Cel.: (11) Heitor José Pereira, PhD Cel.: (41) Lourdes Carniello, MSc Cel.: (21)

15 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
2º PAINEL DE GC PLANEJAMENTO AGC

16 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
PLANEJAMENTO AGC 1. FINALIDADE Implementar a Gestão do Conhecimento (GC) no DECEx. 2. REFERÊNCIAS - Diretriz do Processo de Transformação do Exército, Port nº 075, de 10 Jun 10; - Diretriz Geral do Comandante do Exército – 2011/2014, de 01 Jan 11; - Sistema de Planejamento do Exército (SIPLEx), Port nº 388, de 26 Maio 08; - Diretriz Estratégica do Sistema de Ensino do Exército, Port nº 716, de 06 Dez 02; - Diretriz do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; - Premissas Básicas do Pano de Gestão do DECEx 2011 / 2012, de 14 Dez 11; e - Relatório final da empresa Nossa Consultoria Ltda. 3. OBJETIVO Regular as atividades necessárias à implementação da GC no âmbito do DECEx.

17 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
PLANEJAMENTO AGC 4. CONCEPÇÃO GERAL a. Justificativa O presente planejamento visa cumprir determinações contidas nas Diretrizes e documentos constantes do item 2. REFERÊNCIAS. Coerente com tais demandas e com a intenção de orientar os trabalhos relativos à implementação de GC no Departamento, ao final do ano de 2013 ocorreu a contratação de uma empresa civil especializada em consultoria de GC (Nossa Consultoria Ltda). Em junho de 2014, pela conclusão dos seus trabalhos, foi entregue relatório que apresentou como produto final, 03 (três) propostas: - Modelo de Gestão do Conhecimento (GC); - Portfólio de Soluções e Práticas de GC; e - Requisitos funcionais da Plataforma Colaborativa de GC.

18 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
PLANEJAMENTO AGC b. Objetivos - Atender às necessidades de obtenção, sistematização, disseminação e uso do conhecimento no âmbito de toda a estrutura do Departamento. - Estabelecer os processos de criação e inovação, captura e codificação, organização, compartilhamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento no âmbito do DECEx. - Dinamizar os fluxos de conhecimento. - Estimular as práticas de Gestão do Conhecimento. - Transformar o conhecimento disponível em valor para o DECEx e seus integrantes. - Valorizar os integrantes do DECEx, como ativos mais importantes da instituição. - Preservar talentos. - Desenvolver e apropriar o capital intelectual (competências, processos e relacionamentos). - Racionalizar os recursos. - Melhorar o desempenho organizacional. - Desenvolver uma cultura de Gestão do Conhecimento. - Colaborar com o processo de formulação estratégica do DECEx. - Utilizar o conhecimento em apoio à tomada de decisão. - Criar condições para a inserção do DECEx na Era do Conhecimento.

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PLANEJAMENTO AGC 5. DIRETRIZES DE GC E SUA APLICAÇÃO (11) 1 - Promover o intercâmbio de boas práticas para aprimorar efetividade dos processos; 2 - Identificar novas abordagens para atrair, integrar e reter talentos; 3 - Alavancar a aprendizagem colaborativa para aumentar a efetividade da educação e da integração cultural; 4 - Identificar, desenvolver e mobilizar os conhecimentos críticos para atuação conforme as novas capacidades do Exército da Era do Conhecimento; 5 - Desenvolver iniciativas conjuntas e projetos de pesquisa, em temas convergentes, para intercâmbio institucional; 6 - Promover disseminação e discussão regular dos documentos estratégicos e suas implicações para o DECEx;

20 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
PLANEJAMENTO AGC 5. DIRETRIZES DE GC E SUA APLICAÇÃO (continuação) 7 – Possibilitar a disseminação e acesso a informação crítica do DECEx; 8 - Adotar programa de captura, disseminação, adoção e reconhecimento de boas práticas; 9 - Adotar práticas de interação e compartilhamento de conhecimentos que promovam o intercâmbio estruturado de conhecimentos tácitos ao longo de toda a carreira; 10 - Contribuir ativamente para a estruturação e integração dos processos organizacionais; e 11 - Promover a interação horizontal no DECEx.

21 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
PLANEJAMENTO AGC 6. AÇÕES A REALIZAR A - PALESTRAS DE APRESENTAÇÃO DAS ASSESSORIAS (Dtz 1, 9 e 11) Visam difundir as principais atividades, as missões e a organização interna de cada setor do Departamento. Também buscam aproximar as Assessorias, Seções e Escritório entre si, tanto como órgãos internos, quanto os indivíduos que as compõe. Esta ação é resultado do levantamento feito pela consultoria que apontou como pontos fracos a segmentação interna (assessorias fechadas), pouca interatividade e baixa relação de confiança. B - REUNIÕES DE COORDENAÇÃO INTERNAS (Dtz 1, 6, 9 e 11) Visam melhorar a coordenação das atividades departamentais e estreitar os relacionamentos interpessoais, particularmente das chefias. Serão desenvolvidas no formato de reuniões tipo Estado-Maior, já executadas rotineiramente no Exército, reunindo os chefes de assessorias e gabinete.

22 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
PLANEJAMENTO AGC C – EXECUÇÃO DE PAINÉIS, SIMPÓSIOS OU CONGRESSOS (Dtz 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, e 11) Visam difundir conhecimentos específicos, motivando e aperfeiçoando o público interno nos aspectos ligados a GC, servindo para difundir conhecimentos tácitos e explícitos adquiridos por membros do Departamento. Como exemplos de ações já realizadas podem ser citados o ESTAP nível I e o Encontro de Itaipava, ambos anuais. D – MOTIVAR E ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DO ESTUDO DE DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS BÁSICOS (Dtz 5, 6, 7 e 11) Visa corrigir o ponto fraco identificado pela consultoria, que é o desconhecimento profundo de tais documentos nos diversos níveis funcionais. Esta ação é fundamental para permitir, por parte de todos os componentes do Departamento, principalmente as chefias, planejamentos, trabalhos, idéias e soluções pedagógicas técnicas e estratégicas alinhadas com as orientações e determinações do escalão superior, como também com o processo de transformação do EB. E – PARTICIPAÇÃO E EXECUÇÃO NO MAPEAMENTO DE PROCESSOS (Dtz 10) Visa atender uma importante demanda do Departamento que é a falta de processos mapeados. Esta ação será desenvolvida por todos os seguimentos do Departamento, de forma individualizada, sob orientação da AGC, por meio de documentação apropriada, reuniões de coordenação e palestras.

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PLANEJAMENTO AGC F – INSTRUÇÃO DE QUADROS (Dtz 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) Visa manter o público interno (chefia, colaboradores e militares em geral) informado e atualizado em conhecimentos diversos. Cumpre também a finalidade de dar ampla difusão aos conhecimentos Tácitos e Explícitos, aplicando plenamente esta função de GC. Será desenvolvida normalmente por meio de palestras, as segundas-feiras na reunião matinal, podendo tratar de assuntos de caráter geral e/ou profissional militar. Devem também divulgar conhecimentos adquiridos em viagens a serviço ou missões, no Brasil ou no exterior, ao maior efetivo possível. G – CAPACITAÇÃO DO PESSOAL (Dtz 1, 2, 8 e 9) Visa qualificar militares do Departamento em áreas específicas e de interesse setorial, por meio da participação destes militares em cursos e atividades pedagógicas internas e externas ao Departamento.

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PLANEJAMENTO AGC H – ADOÇÃO DE UMA PLATAFORMA COLABORATIVA (Dtz 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, e 11) Visa congregar numa ferramenta de TI conceitos e soluções de GC que motivem os componentes do Departamento a viverem em um ambiente colaborativo e de aprendizagem. Esta ação será desenvolvida em estreita cooperação entre a ATI e a AGC. I – INCREMENTO DE ATIVIDADES TIPO ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) (Dtz 2, 3, 4, 7, 8, 9, e 11) Esta técnica já utilizada em ambientes operacionais deve também ser aproveitada nas mais diversas situações burocráticas para se identificar, gerar, capturar e difundir novos conhecimentos, além de servir como instrumento de aperfeiçoamento de processos. Deve, portanto, ter maximizada sua prática. J – DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS NA TELA DE AVISOS DO DEPARTAMENTO (Dtz 2, 3, 4, 8, 9 e 11) Esta prática deve permitir uma ampla divulgação de novos conhecimentos, atualizando informações e a situação presente, mesmo que de forma sintética. O uso desta tecnologia torna atrativa e essencialmente dinâmica esta ação de GC.

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PLANEJAMENTO AGC K – APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS SOBRE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS (Dtz 1, 2, 3, 8, 9 e 10) Já tradicionalmente posta em prática por força regulamentar. Sempre que um militar se apresenta ao superior hierárquico por término do cumprimento de missões, reporta a este os principais conhecimentos adquiridos e resultados alcançados, cabendo a chefia julgar pela propriedade, ou não, da divulgação imediata deste conhecimento aos demais componentes do Departamento. L – AMPLIAÇÃO DE PORTAIS NO AMBITO DO DEPARTAMENTO (Dtz 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) A plena utilização desta ferramenta de TI atenderá adequadamente os objetivos previstos na implementação de GC no DECEx. Assim, deve-se incentivar ao máximo a adoção desta prática sem deixar de orientá-la no sentido de se buscar resultados de GC.

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DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO PLANEJAMENTO AGC Foi elaborada uma tabela de ações com os respectivos responsáveis, que veremos a seguir.

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DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO O quê? Por quê? Como? Quem? (Rspnl / Ptc) Quando? A Palestras de apresentação das assessorias Pelo desconhecimento mútuo e isolamento das assessorias Palestras de 20 minutos a todo o efetivo do DECEx (Plj a cargo da AGE) Ch Asse e Escritório / Todos Anual (por Asse do Dpt) B Reuniões de coordenação internas Pela necessidade de Coor e Ap mútuo nas atividades diárias Reu tipo EM, Coor pelo mais antigo presente Ch DECEx / Dir e Ch Asse, Escritório Semanal C Execução de painéis, simpósios ou congressos Pela necessidade de se tornar dinâmico o processo de difusão do conhecimento Pl interno das Asse do Dpt (aplicação de painéis, simpósios ou congressos) Ch Asse, Escritório / Todos Conf Plj D Motivar e acompanhar a evolução do estudo de Doc estratégicos básicos Pelo desconhecimento dos documentos básicos, visando o alinhamento das decisões e Plj Através de palestras para motivação da leitura e estudo destes Doc (Plj da AGC) AGC / oficiais e graduados em função de assessoria E Participação e execução no mapeamento de processos Os processos do DECEx não estão mapeados Exec do mapeamento dos processos (Coor da AGC) AGC / Todos F Instrução de quadros Carência de conhecimentos em áreas diversas Palestras a todo o efetivo do DECEx (Plj a cargo da AGE) Todos G Capacitação do pessoal Nec de incrementar a qualificação do pessoal do Dpt em áreas específicas Inscrição de componentes do Dpt em cursos e estágios (Plj a cargo dos Ch Asse) Ch Asse / Todos

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DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO (continuação) O quê? Por quê? Como? Quem? (Rspnl / Ptc) Quando? H Adoção de uma plataforma colaborativa É uma ferramenta básica e fundamental de suporte e implementação de GC Construção ou aquisição de uma Plf colaborativa, sob Coor TI / AGC TI e AGC / Todas as Dir e Asse Conf Plj I Incremento de atividades tipo análise pós-ação Bsc e difusão de conhecimento crítico para o Dpt (curto prazo) Incremento de APA nas Asse do Dpt (orientação da AGC) Todos - J Divulgação de informações e conhecimento na tela de avisos do departamento Difusão de conhecimento no Dpt (curto prazo) Incentivo as Asse no sentido de contribuir com Info (Coor ACS) ACS / Todas as Dir e Asse Diário K Apresentação de relatórios sobre atividades desenvolvidas Cada militar se apresenta ao Ch Imto por término de missão e expõe seu relatório, na forma oral ou escrita L Ampliação de portais no âmbito do departamento Orientação / motivação da AGC e supervisão / Ap técnico da TI AGC / Todas as Dir e Asse

29 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
PLANEJAMENTO AGC Conclusão Assessoria de Gestão do Conhecimento Cel Gelbvaks Cel Bandeira Cel Wanderley 2º Ten Jônatas 2º Sgt Ademar

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