A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association), revelou que o Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association), revelou que o Brasil."— Transcrição da apresentação:

1

2 Um levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association), revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse altíssimos. Muito se fala sobre o estresse, que vem sendo caracterizado como a doença do século XXI.

3  Em estudo de equipe pertencente à Organização Mundial da Saúde (OMS), considerou-se o Burnout como uma das principais doenças dos europeus e americanos, ao lado do diabetes e das doenças cardiovasculares (Akerstedt, 2004; Weber e Jaekel-Rreinhard, 2000).  A OMS convocou um grupo internacional de conhecedores no assunto como Cherniss (EUA), Cooper (Reino Unido), entre outros, a fim de elaborar medidas para a sua prevenção (World Health Organization, 1998).

4 É uma doença gerada pelo grau mais elevado do estresse, caracterizada pelo esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional, que leva ao esgotamento total do paciente e atinge três em cada dez trabalhadores do País. Sua causa como doença, porém, está relacionada aos estímulos externos e à pressão a qual é submetida uma determinada pessoa e ao desgaste que ela pode sofrer sob esta pressão.

5 Sua rápida propagação no mundo pode estar associada ao fato de que, por milhões de anos, o ser humano foi se adaptando biologicamente a um estilo de vida diurno e não sedentário, além de um ritmo de mudanças muito mais lento do que encontramos nos dias atuais, especialmente nas grandes cidades.  O termo “estresse” designa desgaste e tensão, tendo sua origem na física. As principais fontes do estresse são o excesso de ruídos, os engarrafamentos, o exagero de informações e de preocupações aliados à pouca qualidade de vida.

6  Físicos:  Físicos: Dores de cabeça; Insônia; Mudança de apetite; Esgotamento físico; Gastrite; Taquicardia e outros.  Psicológicos:  Psicológicos: Memória fraca; Desmotivação; Autoritarismo; Introspecção; “Tiques Nervosos” Isolamento e outros. Características da personalidade Fatores Individuais podem associar o surgimento da Síndrome de Burnout. Padrão de personalidade: Envolvimento Pessimismo: Perfeccionismo: Passividade: Nível educacional: Estado civil: Padrão de personalidade: pessoas competitivas, esforçadas, impacientes, com excesso de necessidade em ter o controle da situação, dificuldade de tolerância das frustrações. Envolvimento: pessoas empáticas e agradáveis, sensíveis e humanas, com alta dedicação profissional, altruístas, obsessivas, entusiasmadas. Pessimismo: costumam destacar aspectos negativos, suspeitam sempre do insucesso, sofrem por antecipação. Perfeccionismo: pessoas muito exigentes consigo próprias e com os outros, intolerância aos erros, insatisfeitas com os resultados. Passividade: pessoas sempre defensivas, que tendem à evitação diante das dificuldades. Nível educacional: são mais propensas as pessoas com maior nível educacional. Estado civil: as pessoas solteiras, viúvas ou divorciadas são mais propensas ao Burnout.

7 Síndrome de Burnout O portador da Síndrome de Burnout muitas vezes não sabe que a possui e passa a medir sua auto- estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. Sendo assim, sente a necessidade de se afirmar, transformando em obstinação e compul- são o desejo de realização profissional. Este fenômeno pode estar ligado à ideia de workaholic que ser um workaholic – pessoas que vivem para o trabalho – se tornou status para a maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades.

8 Profissional: Profissional: Atendimento negligente e lento ao cliente. Contato impessoal com colegas de trabalho e/ou pacientes/clientes. Organizacional: Conflito com os membros da equipe. Rotatividade, Absenteísmo. Diminuição da qualidade dos serviços. Individual: físico, mental, profissional e social.

9 Para atender a essa demanda de cura,uma equipe de profisssionais deverá oferecer um tratamento com novas perspectivas e paradígmas, baseado no novo conceito de saúde da OMS-”saúde não é uma ausência de doença,e sim um bem estar bio- psico-social e espirtitual.

10 Os tratamentos são associados à medicina, terapias complementares, assim como homeopatia, microcorrentes, psicoterapia e atividade física apropriada. * Este artigo pertence ao “CENTRO DE PESQUISAS E TRATAMENTOS DA DOR E QUALIDADE DE VIDA”. Consultora: Fátima Bittencourt E também pequenas mudanças no cotidiano devem ser fortes aliadas, tais como: Alimentação balanceada; Praticar atividades relaxantes; Ter um hobby; Manter relações sociais; Integração familiar; Ter um tempo pra si próprio. A espiritualidade será o resultado da integração do corpo e da mente saudável.


Carregar ppt "Um levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association), revelou que o Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google