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ATUAIS DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTROLE DAS ENDEMIAS

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Apresentação em tema: "ATUAIS DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTROLE DAS ENDEMIAS"— Transcrição da apresentação:

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2 ATUAIS DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTROLE DAS ENDEMIAS
Maria Verônica Araújo de Santa Cruz Oliveira Médica Veterinária, Sanitarista, Mestra em Educação Popular UFPE/Depto. De Medicina Social SMS- Camaragibe

3 EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA INSTITUCIONAL
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CAMPO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE DO BRASIL/CONTROLE DAS ENDEMIAS

4 POLÍTICA Jogo de poderes e interesses Plano de ação governamental

5 Política de Saúde em dois grandes eixos:
República Velha ( ) Surgimento das práticas institucionais de educação em saúde Política de Saúde em dois grandes eixos: Saúde Pública Caixas de aposentadoria Inicialmente a crença de que o povo não tinha condições de ser educado Educação com coerção e conselhos Movimento Higienista- Educação mais consoante com os princípios liberais Práticas institucionalizadas Microbiologia e Experiência dos Exércitos das Colônias Teoria não-crítica da educação Agro-exportação e inicio da industrialização Lutas sindicais e urbanas Grandes epidemias urbanas

6 Centralizadas e verticalizadas Referencial não crítico da educação
República Velha ( ) Características das práticas institucionais de educação em saúde Centralizadas e verticalizadas Referencial não crítico da educação Desvalorização dos sujeitos e de seus saberes Desprovidas de diálogo e leitura crítica da realidade Enculcação de valores morais e econômicos das elites econômicas Centradas no modelo biomédico e nas campanhas pontuais Culpabilização das vítimas Microbiologia e Experiência dos Exércitos das Colônias Teoria não-crítica da educação Agro-exportação e inicio da industrialização Lutas sindicais e urbanas Grandes epidemias urbanas

7 Intensificação do caráter autoritário e campanhista
Ditadura Militar EraVargas ( ) Características das práticas institucionais de EDS Intensificação do caráter autoritário e campanhista Massificação pela mídia Busca de novas tecnologias Surgimentos de movimentos sociais de base e de experiências pontuais e contra-hegemônicas de Educação Teoria ambientalista Teoria não-crítica da educação Microbiologia Industrialização Ressurgimento M Sociais Ditaduras interiorização endemias Agravos trabalho e pobreza Surtos epidêmicos

8 Implantação e implementação do SUS
Pós-Constituinte ( ) EDS NO CONTROLE DAS ENDEMIAS E O SUS Política de Saúde Implantação e implementação do SUS Princípios e Diretrizes: Universalidade Equidade Integralidade Participação popular e controle social planejamento, epidemiologia, Novas racionalidades no atenção à saúde e educação Neoliberalismo ajuste fiscal Gestões Populares Lei 8080 Recrudescimento das endemias Complexidade da realidade social

9 EDS NO CONTROLE DAS ENDEMIAS E O SUS
Pós-Constituinte ( ) EDS NO CONTROLE DAS ENDEMIAS E O SUS Contradição a educação em saúde hegemônica com os princípios do SUS planejamento, epidemiologia, Novas racionalidades no atenção à saúde e educação Neoliberalismo ajuste fiscal Gestões Populares Lei 8080 Desafio da educação em saúde ser coerente com o SUS Contribuições da Educação popular em saúde Recrudescimento das endemias Complexidade da realidade social

10 Bases teóricas da educação popular em saúde
Sociologia SAÚDE NA PERSPECTIVA SOCIAL E DA INTEGRALIDADE Antropologia Artes Comunicação INTERDISCIPLINAR Economia ...

11 Educação Popular em Saúde
Visão de ser humano As pessoas são os principais sujeitos da ação e têm: saberes, histórias de vida, cultura e afetividade que precisam ser valorizados e respeitados.

12 Educação Popular em Saúde
Visão de Sociedade Desigualdades decorrentes do modelo de produção, denunciando a opressão das classes populares.

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14 Educação Popular em Saúde
Parte do amor pelas pessoas e pelo mundo. Compromisso da educação é com a libertação humana de qualquer tipo de opressão, o que só será possível com a construção de um mundo mais equânime e mais justo.

15 Educação Popular em Saúde
Objetivo da educação é Contribuir no fortalecimento e desenvolvimento das pessoas, de sua auto-estima e de sua organização política para autonomia na transformação das realidades e na melhoria da qualidade de vida

16 Princípios orientadores da educação popular em Saúde
Diálogo de saberes que pede saber ouvir, falar, e para isto é necessário: Sentir-se respeitado e valorizado Respeitarmos as pessoas e estarmos abertos para os seus saberes, histórias de vida e afetos

17 Princípios orientadores da educação popular em Saúde
Ação- Reflexão- Agir transformador-

18 Princípios orientadores da educação popular em Saúde
Olhar ampliado para a leitura de realidade e de conjuntura Interdisciplinariedade e pluralidade cultural

19 Princípios orientadores da educação popular em Saúde
Participação e construção coletiva do conhecimento Educador/a como parteiro/as do conhecimento

20 USO DE TÉCNICAS QUE FACILITEM
Afetividade Criticidade e construção coletiva Criatividade e prazer

21 DESAFIOS PARA TORNAR A EPS COMO PRÁTICA GENERALIZADA NO SUS
Formação profissional- saber fazer Decisão política Infra-estrutura institucional, reorganização do processo de trabalho/modelo gerencial do controle das endemias Opção político-ideológica Reconstrução da subjetividade

22 DESAFIO PARA TORNAR A EPS COMO PRÁTICA GENERALIZADA NO SUS
Condições facilitadoras Gestões populares da saúde Reconhecimento da importância da educação em saúde na promoção, vigilância e atenção à saúde PSF Reconstrução do modelo de atenção e vigilância à saúde PSA (Programas de Saúde Ambiental) Novos saberes e práticas

23 Espaços sociais de vivência da Educação Popular em Saúde
Serviços de saúde Formação pedagógica dos profissional de saúde buscando novas metodologias e conteúdos Transformação da relação profissionais de saúde e usuários- Relações mais horizontais

24 Espaços sociais de vivência da Educação Popular em Saúde
Serviços de saúde Inovação nas metodologias e linguagens dos grupos educativos

25 Espaços sociais de vivência da Educação Popular em Saúde
Serviços de saúde Mobilização social

26 Espaços sociais de vivência da Educação Popular em Saúde
Serviços de saúde Mobilização social

27 Espaços sociais de vivência da Educação Popular em Saúde
Instituições formadoras Transformação da relação professores, estudantes; Novas experiências de pesquisa, reformas curriculares, extensão e estágios vivenciais no SUS e Movimentos Sociais

28 Espaços sociais de vivência da Educação Popular em Saúde
Movimentos sociais- REDPOSAUDE ANEPS Redes de apoio social e solidariedade Processos de formação de ativistas; Luta pela cidadania e melhoria da qualidade de vida

29 BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
ACIOLI, Sônia (2001) Os sentidos das práticas voltadas para a saúde e doença: maneiras de fazer de grupos da sociedade civil. In Pinheiro, R. et Mattos, R. A Os sentidos da Integralidade. IMS-UERJ- ABRASCO, Rio de Janeiro. BRANDÃO, Carlos Rodrigues BRASIL/MS. Cadernos de Educação Popular e Saúde. Brasília. Pág CORCIONE, Domingos Fazendo Oficinas. Texto mimeo. Sem referência de ano. FIGUEIRÓ, Ana Cláudia e Oliveira, M.V. A de S. C. (2005)A educação e o mundo que eu quero construir. Texto mimeo.

30 BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
FREIRE, Paulo. (1982) Como trabalhar com o povo. Texto mimeo, São Paulo. (1987)A concepção bancária da Educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos suas críticas. In. Freire, P.. Pedagogia do Oprimido, 17ª. Ed. Rio de Janeiro. O compromisso do profissional com a sociedade. In: Educação e mudança. 24ª edição. Paz e terra MELO, J.A.C. de . A prática da saúde e a educação. Saúde em Debate,1(1),1976. SERRÃO, Margarida e BALEEIRO, Clarice (1999) Aprendendo a ser e a Conviver. São Paulo, FDT e Fundação Odebrecht (Capítulos2 a 5). STOTZ,E.N. Os desafios para o SUS e a educação popular: uma análise baseada na dialética da satisfação de necessidades de saúde. ELOS-Núcleo de Estudos Locais emSaúde/departamento de Endemias Samuel

31 BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
VALLA, Victor Vincent (1999) “Educação popular, saúde comunitária e apoio social numa conjuntura de globalização . In Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(sup. 2): 7/14. (2005) “Globalização, a questão social e a nova pobreza” In Valla et all (org) Para compreender a pobreza no Brasil. Rio de Janeiro. Contraponto/ENSP. VASCONCELOS, Eymard Mourão. (1997) Educação popular nos serviços de Saúde. São Paulo, 3ª. Ed. Hucitec (2001)Redefinido as práticas de saúde a partir da educação popular nos serviços de saúde. Interface-Comunicação, saúde,Educação. Botucatiu,5(8). São Paulo:Fundação UNI, (2003) Educação popular um jeito especial de conduzir o processo educativo no setor saúde. Publicado no site da rede pop saúde, acessado em 12/12/2003.

32 LINKS Rede de educação popular em saúde ANEPS ANEPOP Cirandas da vida
ANEPS ANEPOP Cirandas da vida

33 LINKS COM BIBLIOGRAFIAS
BRASIL/MS. Cadernos de Educação Popular e Saúde. Brasília. Mobilização Social: uma rede de parceiros para o controle da hanseníase

34 “. Um passo à frente E você não está mais no mesmo lugar. "
“...Um passo à frente E você não está mais no mesmo lugar..." (Chico Science)

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