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1 Painel Acrefi Brasil 2011: Estratégias para um País em Expansão Conrado Engel CEO – HSBC Brasil SP, 30 de setembro 2010.

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1 1 Painel Acrefi Brasil 2011: Estratégias para um País em Expansão Conrado Engel CEO – HSBC Brasil SP, 30 de setembro 2010

2 2 PERSPECTIVA ECONÔMICA GLOBAL EM 2011

3 3 Recuperação do G7 é lenta, com “japonização” de Europa e EUA Famílias ainda estão reduzindo endividamento, em contexto de desemprego alto, o que leva à restriçao de consumo Investimento cresce pouco em contexto de baixa utilização da capacidade Há limites para o estímulo fiscal, por conta de preocupações com solvência. Política monetária seguirá muito expansionista – com taxas muito baixas – por alguns anos, mas isso não será suficiente para evitar crescimento muito baixo no G7 Emergentes, por outro lado, seguirão com crescimento forte Fonte: HSBC

4 4 Picos de aversão a risco podem vir da Europa Relação dívida/PIB da Zona do Euro deve crescer até 2013 Para estabilizar estoque de dívida, países terão que transformar grande déficit primário em superávit… …tarefa árdua em condições de crescimento deprimido Mercado questionará em diversos momentos capacidade de solvência de países da região

5 5 PERSPECTIVA ECONÔMICA DO BRASIL EM 2011

6 6 Ritmo de crescimento do PIB é ditado por fatores domésticos Forte confiança de consumidores e empresários Crédito se expandindo 1,5X o PIB nominal Mercado de trabalho muito vigoroso desemprego em queda Aumento da formalização Salários reais continuarão a crescer nos próximos dois anos; média anual de 2,3% ao ano desde 2006 Melhor distrubuição de renda impulsiona propensão marginal a consumir Fonte: FGV Fonte: IBGE Brasil: Crescimento muito vigoroso nos próximos anos

7 7 Déficit em Conta Corrente deve triplicar em 2011 (3,4% do PIB), na comparação com 2009......mas capitais financiarão o déficit; relação risco-retorno do Brasil é muito favorável Câmbio deve permanecer apreciado por um bom período Inflação também segue pressionada, especialmente por conta de preços de serviços......e COPOM deve ser obrigado e aumentar juros um pouco mais no próximo ano Fonte: IBGE Gargalos aumentam déficit externo e inflação

8 8 Arrecadação aumenta fortemente… …mas governo gasta muito mais no caminho das eleições Esperamos resultado fiscal de no máximo 0,4% do PIB melhor que em 2009, com risco de ser pior O governo está aumento gastos rígidos, o que traz maior risco para o resultado fiscal Crescimento mais dependente de um ritmo relativamente elevado do PIB Relação Dívida/PIB deve mostrar tendência benigna se o governo for capaz de financiar o aumento dos gastos de infra estutura Fonte: HSBC forecasts Fonte: Tesouro e HSBC Pequena melhora do resultado fiscal, com pior qualidade

9 9 Nova adminstração não deve mudar política econômica, mas podemos ter acomodação Precisamos aumentar Investimento/PIB; necessidade de investimento adicional em infra estrutura = 3% PIB ao ano, nos próximos 5 anos. Isso deve exigir: Conter despesas correntes como % do PIB, ou seja, aumentar poupança pública Setor privado participar do financiamento e funcionamento, acelerando concessões e PPP’s Manter desembolsos do BNDES em um patamar elevado por muitos anos Fonte: IBGE Riscos e desafios

10 10 O HSBC NO MUNDO Brasil e mercados emergentes são prioridades estratégicas

11 11  Fundado em 1865 em Hong Kong e Shanghai com o nome de The Hong Kong and Shanghai Banking Corporation. Em 1999 foi criada a nova marca global HSBC.  Em 1992, após a aquisição do Midland Bank, um dos maiores bancos britânicos, a sede mundial foi transferida de Hong Kong para Londres. Em Fevereiro de 2010, o escritório principal do CEO do Grupo retornou a Hong Kong, ficando a sede institucional em Londres.  O HSBC atualmente é uma das maiores organizações de serviços bancários e financeiros do mundo.  O HSBC não recebeu recursos públicos originários de impostos para enfrentar a crise financeira de 2007-2008.  Em Março de 2009, os acionistas do HSBC subscreveram integralmente uma emissão de novas ações no valor de US$ 17,7 bilhões.  Líder entre os bancos internacionais na China. O Grupo HSBC no Mundo

12 12 A estratégia está definida, posicionando bem o Grupo para o crescimento a longo prazo e boa rentabilidade Alinhar presença com tendências globais Investir primordialmente em mercados emergentes de alto crescimento Focar negócios em conectividade internacional e vantagens de escala Manter solidez financeira

13 13 O HSBC no centro dos fluxos de comércio global  Presença Global  8.000 agências em 88 países e territórios  ~100 milhões de clientes  ~ 300.000 colaboradores  Ativos totais de US$ 2,42 trilhões (31/06/10)  No. 1 em Trade e Supply Chain  Melhor banco global de trade finance 2009 ¹  Melhores serviços financeiros de trade para Ásia-Pacífico 2009 ²  Melhor banco de trade finance 2009 ³ ¹ Global Trade Review; ² Global Finance; ³ Cargonews Asia

14 14 O alcance global e a diversidade de negócios exigem uma governança sólida e um alinhamento estratégico global para atender as necessidades dos clientes.


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