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Desenvolvendo Boletim Técnico Documentação Porto Alegre, Maio 2014.

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Apresentação em tema: "Desenvolvendo Boletim Técnico Documentação Porto Alegre, Maio 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvendo Boletim Técnico Documentação Porto Alegre, Maio 2014

2 HOJE FALAREMOS SOBRE 1.Etapas do processo de desenvolvimento do artefato Boletim Técnico de acordo com a MDP TOTVS.

3 Atentar à atualizações de “template” de Boletim técnico disponível em: http://www.tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=47908280 O analista/desenvolvedor pode acrescentar ou excluir informações desde que não afetem o conteúdo (por exemplo, os testes da equipe de SQA). Todos os modelos do padrão que não forem utilizados como tabelas, parâmetros não podem ser removidos, você deve inserir o texto Não se aplica. Informações Iniciais

4 As informações orientativas que estão no corpo no documento também devem ser removidas. Informações Iniciais

5 Cabeçalho Um BT contém em seu cabeçalho as seguintes informações Título do Boletim: É o resumo objetivo do boletim em única sentença e não deve possuir caracteres especiais. Exe.: Novo campo X na rotina Y. Seja objetivo, mas passe todas as informações necessárias. Evite palavras negativas que remetam à erros no sistema. Exe.: Correção de um erro x Alteração para adequar a necessidade. Em caso de alterações extensas, estruture a introdução em tópicos e sub tópicos. Informe os nomes das rotinas, tais como aparecem no menu para o usuário do sistema. Exe.: Módulo Higienização/Programas de limpeza.

6 Cabeçalho Um BT contém em seu cabeçalho as seguintes informações Utilize a caixa de texto Importante apenas para boletins de aplicação de Atualizações. Em caso contrário ela deve ser removida.

7 Introdução Resume em que consiste o BT. Utilize como base as seguintes perguntas: O que foi feito? Qual o comportamento anterior? O que foi alterado? Onde? Em qual rotina? Com qual objetivo? Qual será sua utilização? Qual seu benefício? Como influencia as demais rotinas/processos?

8 Procedimento para Implementação A seção Procedimentos de Implementação engloba: Procedimentos prévios. Pacote de atualização. Versão utilizada. Descreva como a atualização será aplicada. Procedimentos prévios - explique se há algum procedimento a ser executado antes de aplicar a atualização.

9 Atualização de Update Compatibilizador Informe nesse tópico todas as alterações que foram realizadas, como por exemplo: Criação ou Alteração de Campos em tabelas. Criação ou Alteração de consultas SQL. Criação ou Alteração de arquivos. Criação ou Alteração de permissão de acesso. Lembre-se: o campo versão na opção Arquivos, diz respeito a versão no TFS (changeset).

10 Procedimento para Configuração Neste tópico, são descritas todas as configurações que devem ser feitas manualmente pelo usuário do sistema. Exemplo: Criação e configuração de parâmetros. O modelo de boletim técnico traz alguns textos padronizados que facilitam a construção dessa documentação para os analistas. Mantenha o texto que corresponda entre “Criação ou Alteração” “Criação ou Configuração” e apague a não utilizada. Lembre-se de que os procedimentos para configuração não precisam ser descritos um a um. Não se esqueça de informar o nome do parâmetro que foi atualizado ou criado. As tabelas disponibilizadas são apenas modelos. Novos formatos podem ser criados de acordo com a necessidade.

11 Procedimento para Utilização Indique em tópicos todas as etapas necessárias que o usuário deve seguir para chegar ao resultado esperado. Especifique o módulo e a rotina que o usuário deve acessar. Informe como chegar à rotina envolvida no processo que se quer demonstrar. Exemplo: Centro Cirúrgico/ Cadastros/ Equipamentos. Descreva os campos, parâmetros, configurações e passos importantes para a correta visualização do processo. Você pode usar imagens para ilustrar os procedimentos.

12 Informações Técnicas Indique as tabelas utilizadas na melhoria efetuada, informando o código e o nome da tabela. Informe todas as rotinas (sigla + nome) utilizadas. Verifique os sistemas operacionais.

13 Na etapa de geração de BT, o único arquivo que deve ser “comitado” é o arquivo em.doc do boletim. Em procedimentos para utilização, utilize as frases no Imperativo. Acessar = Acesse. Evite palavras como: Erro = Inconsistência. Acertado = Alterado. Ponto de Atenção

14 Template errado. Erros de ortografia grosseiros. Ausência do BT na pasta da versão. Falta de informações para que o BT seja uma ferramenta tanto para a equipe de SQA como para o cliente, entender de forma clara e objetiva o que foi realizado. Ausência de número de chamado. Nomenclatura errada ou sem identificação do que foi realizado. Motivos de Rejeição

15 Obrigado ;) Amanda Nery Engenharia - Documentação Amanda.nery@totvs.com.br


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