A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB Formadora: Doutora Conceição Costa Formandas: Isabel Silva - EB1 Solum - 1º Ano, 23.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB Formadora: Doutora Conceição Costa Formandas: Isabel Silva - EB1 Solum - 1º Ano, 23."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB Formadora: Doutora Conceição Costa Formandas: Isabel Silva - EB1 Solum - 1º Ano, 23 alunos Luísa Moreira - EB1 Montes Claros - 4º Ano, 18 alunos

2 Materiais no ensino/aprendizagem da Matemática

3 Dominó de ângulos Descrição do material Dominó constituído por 28 peças. Cada peça é composta por duas partes em que uma tem o desenho de um ângulo e a outra tem o valor de uma amplitude. Interesse didáctico Consolidar o conceito de ângulo; Desenvolver a capacidade de comunicação; Favorecer a agilidade de raciocínio; Estimular o gosto pelo desafio; Desenvolver estratégias pessoais.

4 Dominó de pintas Descrição do material Dominó constituído por 28 peças. Cada peça de cartão é formada pela junção de 2 quadrados, com um lado comum. Interesse didáctico Efectuar a contagem racional de 1 em 1; Comparar quantidades; Desenvolver a noção de invariância da quantidade; Ler e escrever numerais; Compor e decompor números; Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes; Trabalhar informalmente as operações (adições e subtracções); Representar simbolicamente as operações; Preencher, ler e interpretar uma tabela de dupla entrada.

5 Colares Descrição do material Contas de madeira coloridas introduzidas num fio. Interesse didáctico Reconhecer padrões; Construir padrões; Representar padrões; Ler e escrever números; Compor e decompor números; Calcular somas; Praticar o cálculo mental; Efectuar contagens de 2 em 2 e de 3 em 3; Explorar o conceito de dobro; Preencher uma tabela de dupla entrada.

6 Tangrans Descrição do material Puzzle de origem chinesa, composto por sete figuras geométricas, com as quais se formam inúmeras silhuetas distintas. Interesse didáctico: Fazer composições com figuras geométricas; Construir padrões; Desenvolver a actividade lúdica e perceptiva; Estimular intensamente a criatividade;

7 Cubos Descrição do material Pequenos cubos coloridos, em madeira. Interesse didáctico Construção de poliedros; Construção de poliedros diferentes com 8 cubos de volume; Medir volumes; Calcular áreas de superfície de poliedros.

8 Material multibásico Descrição do material Blocos que formam um bom modelo do nosso sistema de numeração decimal; Composto por cubos grandes, placas, barras e cubinhos pequenos. Interesse didáctico Dar o conceito decímetro cúbico a partir do decímetro quadrado.

9 Panfleto da CP Descrição do material Panfleto de horário de comboios fornecido pela CP. Interesse didáctico Para trabalhar números complexos.

10 Corpo Interesse didáctico: Explorar o conceito de volta, meia volta, um quarto de volta. Explorar o conceito de ângulo recto.

11 Palhinhas Descrição do material Palhinhas de plástico. Interesse didáctico: Trabalhar o conceito de ângulo dinâmico; Representar ângulos; Comparar ângulos.

12 Geoplano quadrangular Descrição do material Tabuleiro de plástico, de forma quadrangular, onde se encontram distribuídos uma espécie de pregos 5x5. Elásticos de cores diferentes. Interesse didáctico Identificar figuras geométricas no geoplano; Comparar figuras geométricas planas; Identificar lados e vértices de quadriláteros; Reconhecer interior, exterior e fronteira de uma figura geométrica plana; Fazer composições com figuras geométricas no geoplano; Reproduzir, em geopapel, a representação de figuras geométricas; Efectuar contagens; Desenvolver a memória visual; Desenvolver a percepção da figura-fundo; Desenvolver as relações espaciais.

13 1ª TAREFA Construção de figuras dos alunos num geoplano quadrangular de 5x5, segundo a imaginação. Respostas dos alunos: 2ª TAREFA Representação de quadrados. Respostas dos alunos:

14 3ª TAREFA Construção de quadriláteros Resposta dos alunos: 4ª TAREFA Construção, pela professora, da figura abaixo representada. Identificação das figuras geométricas, contagem dos pregos que estão na fronteira e reprodução da figura no geoplano após ser observada durante alguns minutos. Reprodução, por parte dos alunos, da mesma figura depois da professora a retirar do seu campo de visão.

15 Geoplano circular Descrição do material: Tabuleiro de plástico, de forma quadrada, onde se encontram distribuídos uma espécie de pregos formando uma circunferência com um prego no centro. Elásticos de cores diferentes. Folha de papel representando o ponteado do geoplano circular. Folha de papel com vários ponteados circulares mais pequenos. Interesse didáctico: Representar ângulos no geoplano; Comparar ângulos; Identificar amplitudes; Comparar amplitudes.

16 1ª TAREFA A tarefa consistiu basicamente na representação de ângulos rectos, agudos e obtusos com elásticos de várias cores, no geoplano. A professora ia pedindo que com o elástico vermelho representassem um ângulo com 90º, com o verde representassem um ângulo com uma amplitude inferior a 90º e com o elástico azul representassem um ângulo com uma amplitude superior a 90º. Ao mesmo tempo pedia que dissessem o nome dos ângulos que tinham representado. 2ª TAREFA Numa folha de papel representando o ponteado do geoplano circular, desenhar os diferentes tipos de ângulos que desenharam no geoplano de plástico. Resposta dos alunos:

17 3ª TAREFA Numa folha de papel com vários ponteados circulares mais pequenos os alunos desenharam ângulos com diferentes amplitudes. Desenharam um ângulo com 90º, um ângulo com 180º, um ângulo com 105º… Com esta actividade pretendia-se consolidar conceitos anteriores. Resposta dos alunos:

18 Papel Composição de figuras Descrição do material Rectângulos cortados ao longo de uma das diagonais. Figuras construídas unindo 2 ou 4 triângulos (só se juntam os lados que têm o mesmo comprimento) Interesse didáctico Identificar figuras geométricas: rectângulos, triângulos, paralelogramos e “papagaios”. Identificar os lados e os vértices das figuras geométricas; Distinguir vértices opostos e adjacentes; Traçar a diagonal de um rectângulo; Comparar figuras; Identificar rectas paralelas; Fazer composições de figuras com triângulos juntando só os lados com o mesmo comprimento; Desenvolver a percepção da figura – fundo; Desenvolver as relações espaciais; Desenvolver a constância perceptual.


Carregar ppt "Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB Formadora: Doutora Conceição Costa Formandas: Isabel Silva - EB1 Solum - 1º Ano, 23."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google