A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POSTURA CORPORAL. Postura Corporal O conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POSTURA CORPORAL. Postura Corporal O conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no."— Transcrição da apresentação:

1 POSTURA CORPORAL

2 Postura Corporal O conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos.

3 Fatores de risco: causas da má postura O sedentarismo, o stress e os condicionalismos do contexto laboral que obrigam as pessoas a permanecer, por longos períodos de tempo, sentadas ou na posição de pé, são os principais fatores de risco de uma postura incorreta.

4 Consequencias de uma má postura A postura correta melhora a qualidade de vida porque previne e trata problemas de saúde crônicos e dolorosos como: Hérnias de discos Dores na coluna Desvios posturais – Escoliose,cifose e lordose

5 Hernia de Disco Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

6 Função dos discos intervertebrais As vértebras da nossa coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso e desempenham a função semelhante a de um amortecedor, dando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto.

7 Postura corporal

8 Causas das hernias de disco Esses discos podem sair do lugar (hérnia) ou se abrir (rompimento) por lesão ou esforço. Predisposição genética Envelhecimento, Falta de atividade física Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral

9 Sintomas Hérnia de disco na região lombar, dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas, e dormência em outras partes,dor ou dormência na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé. Hérnia de disco no pescoço, dor ao mover o pescoço, dor profunda próxima à escápula, ou sobre ela, ou dor que se irradia para o braço, antebraço ou dedos (raramente), dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.

10 Dores na coluna Dor lombar: localizada acima do quadril, está entre as dores que mais acometem o ser humano. Chamada de lombalgia, Dor dorsal: menos frequente, apresenta características próprias. A dor acomete a região torácica posterior (região central das costas). Dor cervical: é caracterizada por dor e rigidez transitória na região entre o tronco e a cabeça e tem causas diversas.

11 Fatores de risco que colaboram para causar dores na coluna: Excesso de peso, o maior inimigo da coluna. Sedentarismo. Carregar peso de forma excessiva,apoiar bolsas ou sacolas pesadas em um só lado do corpo pode agravar as dores na coluna. Idade Falta de consciência corporal- Saber como levantar da cadeira e da cama, como se sentar adequadamente, como se vestir fazem parte da consciência corporal. Reeducação Postural - Adotar hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas, manter o peso adequado.

12 Exercicios para evitar dores na coluna Fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e melhora da irrigação sanguínea das fibras musculares da região dorsal. Exercícios de alongamento e flexibilidade Atenção na postura em atividades em casa e no trabalho para evitar posturas erradas e por tempo prolongado

13 Posturas corporais adequadas:

14 Posturas corporais adequadas

15 Desvios de coluna vertebral : Escoliose,lordose,cifose

16 Escoliose A escoliose é uma ou mais curvaturas laterais anormal, que atinge geralmente as vértebras torácicas. Ela pode ser do tipo funcional (ou fisiológica) e estrutural (patológica). Escoliose funcional a coluna curva-se lateralmente devido à diferença de peso nas duas metades do corpo em consequência A escoliose estrutural, geralmente aparece na infância e é progressiva. A causa é o crescimento desigual das vértebras. Dependendo da gravidade da curvatura, esta pode comprimir órgãos abdominais e também prejudicar a respiração.

17 Cifose A cifose é uma acentuada curvatura torácica, deixando a pessoa com aspecto de corcunda. Quando ocorre uma inversão na direção das curvaturas lombar e cervical estas deformidades são conhecidas como cifose cervical e cifose lombar

18 A Lordose é um aumento exagerado nas curvaturas cervical e lombar. Pode ser uma compensação de uma cifose ou à flacidez muscular com um ou sem aumento de peso anterior à coluna – como na obesidade e na gravidez. Lordose

19 Tratamento dos desvios posturais Cifose - Fortalecer costas Lordose - Fortalecer abdômen: Escoliose - Fortalecer abdômen,fortalecer costas e alongar cadeia lateral OBS: Atividades simétricas evita uma piora da escoliose. Procurar sempre trocar o peso de ombro ou braço para não desalinhar ainda mais o corpo. A musculatura abdominal profunda ativa vai dar sustentação para coluna

20 “ Tudo isso pode ser evitado praticando atividade física,pense nisso!” Fabíola Cariry


Carregar ppt "POSTURA CORPORAL. Postura Corporal O conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google