A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Glicocorticóides Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Glicocorticóides Fundação Universidade Federal do Rio Grande"— Transcrição da apresentação:

1 Glicocorticóides Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Departamento de Ciências Fisiológicas - Farmacologia Glicocorticóides Responsável: Profa. Daniela Martí Barros Colaboradores: Prof. Fernando Amarante, Profa Eli Sinnott Silva, Profa. Ana Luiza Baisch e Profa Guiomar Teixeira.

2 Hipotálamo e Hipófise Anterior
Cada hormônio da hipófise anterior é regulado por um fator de liberação específico do hipotálamo. O controle de liberação desses fatores é realizado por mecanismos de retroalimentação. fator de liberação da CORTICOTROPINA (ACTH) ACTH  secretado pela hipófise anterior regula a liberação de glicocorticóides pelo córtex da supra renal

3 Mec. Regulação da Síntese de Glicocorticóides
Rang & Dale, 2001

4 Corticotropina e Esteróides Supra-renais
A corticotropina (ACTH) estimula a síntese e a liberação de glicocorticoídes (p. ex hidrocortisona) do córtex supra-renal (alguns androgênios) O fator de liberação da corticotropina (CRF) do hipotálamo regula a liberação de corticotropina, que é regulado por fatores neurais e pelos mecanismos de retroalimentação negativa dos glicocorticóides plasmáticos. A liberação de mineralocorticóides (aldosterona) do córtex da supra-renal é controlada pelo sistema de renina-angiotensina.

5 Principais Ações dos Glicocorticóides
AÇÕES METABÓLICAS Sobre os carboidratos:  a captação e utilização da glicose e  da gliconeogênese = hiperglicemia Sobre as proteínas:  catabolismo,  do anabolismo Sobre os lipídios: efeito permissivo sobre os hormônios lipolíticos e redistribuição da gordura (Síndrome de Cushing)

6 Principais Ações dos Glicocorticóides
AÇÕES REGULADORAS Sobre o hipotálamo e a hipófise anterior: ação de retroalimentação negativa, resultando em diminuição da liberação dos glicocorticóides endógenos. Sobre os eventos vasculares: vasodilatação reduzida, diminuição da exsudação de líquidos.

7 Principais Ações dos Glicocorticóides
AÇÕES REGULADORAS Sobre os eventos celulares: nas áreas de inflamação aguda:  do influxo e da atividade dos leucócitos; nas áreas de inflamação crônica:  da atividade nas células mononucleares,  proliferação de vasos sangüíneos,  fibrose. Nas áreas linfóides:  expansão das cels T e B e ação  das cels T secretoras de citocinas.

8 Principais Ações dos Glicocorticóides
AÇÕES REGULADORAS Sobre os mediadores inflamatórios e imunes:  na produção e ação das citocinas, incluindo muitas interleucinas, TNF , GM-CSF;  da produção de eicosanóides.  da produção de IgG  dos componentes do complemento do sangue.

9 Principais Ações dos Glicocorticóides
AÇÕES REGULADORAS Efeitos globais:  da inflamação crônica e nas reações autoimunes; entretanto, ocorre também deteriorização da cicatrização deteriorização da cicatrização e  nos aspectos protetores da resposta inflamatória.

10 Mecanismo de Ação dos Glicocorticóides
Receptores intracelulares  síntese proteica  síntese proteica

11 Mecanismo de Ação dos Glicocorticóides
AÇÕES METABÓLICAS As proteínas mediadoras são, em sua maioria, enzimas AÇÕES ANTIINFLAMATÓRIAS E IMUNOSSUPRESSORAS inibição da transcrição dos genes COX-2, de citocinas (interleucinas), moléculas de adesão celular e forma induzida da sintetase do óxido nítrico. Bloqueio da indução mediada pela vitamina D3 do gene da osteocalcina nos osteoblastos e modificação da transcrição dos genes da colagenase

12 Mecanismo de Ação dos Glicocorticóides
AÇÕES ANTIINFLAMATÓRIAS E IMUNOSSUPRESSORAS inibição da transcrição dos genes COX-2, de citocinas (interleucinas), moléculas de adesão celular e forma induzida da sintetase do óxido nítrico. bloqueio da indução mediada pela vitamina D3 do gene da osteocalcina nos osteoblastos e modificação da transcrição dos genes da colagenase; aumento da síntese da lipocortina-1, que é importante na retroalimentação negativa do hipotálamo e da hipófise anterior, podendo exercer ações antiinflamatórias.

13 Farmacocinética Administração: oral, tópica e parenteral Ligação às proteínas plasmáticas  globulinas de ligação dos glicocorticóides (CGB) no sangue  penetram nas cels por difusão  metabolizadas no fígado.

14 Efeitos Indesejáveis - supressão da resposta à infecção
Os efeitos indesejáveis são observados principalmente com o uso sistêmico prolongado como agentes antiinflamatórios ou imunossupressores. - supressão da resposta à infecção - supressão da síntese de glicocorticóides endógenos - ações metabólicas - Síndrome de Cushing (iatrogênica)

15 Efeitos Indesejáveis Rang & Dale, 2001

16 Propriedades Farmacológicas

17 Propriedades Farmacológicas

18

19 Principais indicações clínicas
Terapia de reposição para pacientes com insuficiência renal (p. ex. doença de Addison). Ministrar juntamente com um mineralocorticóide

20 Principais indicações clínicas
Terapia antiinflamatória e imunossupressora -- na asma (por inalação, ou, nos casos graves, por via sistêmica) - topicamente, em condições inflamatórias da pele, dos olhos, ouvidos e nariz. - nos estados de hipersensibilidade (p. ex., reações alérgicas graves a drogas ou ao veneno de insetos) - em doenças auto-imunes ( lupus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, anemia hemolítica, púrpura trombocitopênica idiopática) - na prevenção da doença de enxerto - versus -hospedeiro após transplante de órgãos

21 Principais indicações clínicas
Terapia de doenças neoplásicas - em combinação com agentes citotóxicos no tratamento de malignidade especifícas (p.ex., Doença de Hodgkin, leucemia linfocítica aguda) - para reduzir o edema cerebral em pacientes com tumores cerebrais primários e metastásicos (dexametasona) - como componente do tratamento antiemético em combinação com a quimioterapia QUANDO UTILIZADOS COM AG ANTIINFLAMATÓRIOS E IMUNOSSUPRESSORES, AS AÇÕES METABÓLICAS TORNAM-SE EFEITOS INDESEJÁVEIS


Carregar ppt "Glicocorticóides Fundação Universidade Federal do Rio Grande"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google