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E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo

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Apresentação em tema: "E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo"— Transcrição da apresentação:

1 E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo

2 Sistemas de E-business Interfuncionais E-business, além de abranger o e-commerce, compreende aplicativos de escritório, tanto os internos quanto os de relacionamento externo, que compõem o motor da empresa moderna. E-business é uma redefinição do velho modelo de empresa com a ajuda da tecnologia para maximizar o valor para o cliente. E-business é o uso da Internet e de outras redes e tecnologias de informação para dar suporte ao comércio eletrônico, às comunicações e à colaboração entre empresas e aos processos de negócios de atuação na Web, tanto nas conexões internas da empresa quanto naquelas com seus clientes e parceiros de negócios.

3 Sistemas de E-business Interfuncionais Sistemas Funcionais: Atendem as necessidades de informações de funções individuais ou departamentais. Ex: Sistemas de gestão de vendas, Sistemas de gestão de estoque, etc Sistemas Interfuncionais: Transpõem os limites tradicionais das funções organizacionais a fim de reestruturar e melhorar os processos de negócios vitais de toda a empresa.

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5 e-commerce e-ERP e-chain supply e-CRM Sistemas de E-business Interfuncionais

6 Como as Tecnologias de Informação estão transformando e melhorando a administração dos processos industriais de empresas e-business? Modelo de Fabricar para o estoque Fabricação mediante encomenda Estoque just-in-time; Produtos produzidos de forma personalizada; Atende pedidos específicos de clientes; Possibilidade de alterar as especificações do cliente durante o processo de produção.

7 Sistemas de E-business Interfuncionais

8 Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) O ERP é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. É uma família de módulos de software.

9 O que são sistemas integrados? Baseiam-se em módulos de software integrados e em um banco de dados centralizado; É uma categoria de SI que visa integrar e padronizar os processos internos às relações externas da organização envolvendo transações com fornecedores, parceiros e clientes.

10 Como os sistemas integrados funcionam? Melhores práticas Valor empresarial dos sistemas integrados Aumentam a eficiência operacional Dão suporte à tomada de decisão e respostas rápidas às demandas do consumidor Incluem ferramentas analíticas para avaliar o desempenho geral

11 Como Funcionam os Sistemas Integrados Os sistemas integrados apresentam um conjunto de módulos de software integrados e um banco de dados central; este permite que os dados sejam compartilhados pelos diferentes processos de negócios e áreas funcionais de toda a empresa.

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13 ERP - Enterprise Resource Planning ERP é um modelo de gestão baseado em sistemas corporativos de informação que visam integrar os processos de negócio da empresa e apoiar decisões estratégicas; Faz a integração da cadeia de suprimentos, de fornecedores e clientes; Procura envolver praticamente todas as áreas funcionais da empresa (materiais, produção, financeiro, recursos humanos, marketing, entre outros); Atende organizações de diversas naturezas (indústria, empresas de varejo e governamentais)

14 ERP - Enterprise Resource Planning O conceito JIT pode ser amplamente empregado, reduzindo estoque, desperdícios e tornando mais eficiente a logística; ERP’s + Internet abre espaço para o e-business;

15 ERP – Esquemas Básicos de Processamento Módulos Específicos em Servidores Distribuídos por Unidades Geograficamente Distantes Operando com o mesmo Banco de Dados

16 Principais Vantagens do Uso de um ERP Especificação de Processos Adoção de Boas Práticas. Uso de Base de Dados Única.

17 A evolução dos sistemas ERP nas organizações pode ser compreendidas em cinco estágios: Sem ERP: Situação inicial. Não existe a concepção deste sistema na organização; Sistemas não integrados: A organização possui sistemas de informática com potencial de integração; ERP parcial ou não integrado: Já conta com ERP que possui alguns módulos integrados; Unidades de negócios usando ERP: a Matriz e as filiais utilizam o ERP, mas não há integração entre as unidades; Empresa totalmente integrada por ERP: as áreas funcionais e as unidades de negócio compartilham integralmente a base de dados.

18 Desenvolvimento Interno x Aquisição Pontos favoráveis ao desenvolvimento interno Customização total Domínio do código-fonte Facilidade em implantar modificações Não requer o pagamento de licenças de uso ou manutenção Pontos desfavoráveis ao desenvolvimento interno Atividade fora do core business da empresa Falta de documentação do projeto Maior suscetibilidade a fraudes e falhas Desatualização tecnológica Foco departamental e não em processos

19 Desenvolvimento Interno x Aquisição Pontos favoráveis a aquisição de um sistema Adoção de práticas consagradas Foco em processos Atualização do sistema Maior segurança Pontos desfavoráveis a aquisição de um sistema Requer o pagamento de licenças e atualizações Cria dependência em relação ao fornecedor

20 Modalidades para a implementação do ERP Implantação passo-a-passo: implementado gradativamente em cada área funcional; –Vantagem: maior controle e acompanhamento do processo de implantação; –Desvantagem: o novo sistema coexistirá durante um período com os sistemas legados;

21 Modalidades para a implementação do ERP Implantação Big Bang: o sistema é implantado de uma só vez em todas as áreas funcionais –Vantagem: não há redundância e trabalho duplicado; –Desvantagem: pode haver um choque cultural na implantação do sistema;

22 Modalidades para a implementação do ERP Implantação Small Bang: o sistema é implantado completamente em cada unidade de negócio progressivamente, mas não há integração entre elas.

23 Critérios para selecionar um ERP O sistema deve suportar todos os processos do negócio; O sistema deve ser altamente integrável entre seus componentes; O software deve ser ajustável as necessidades da empresa; Deve conter componentes que integre o sistema aos negócios on-line da empresa, tornando-o seguro e executável; A implementação e a implantação devem ser rápidas visando a redução da espera do retorno do investimento; Prover facilidade de uso, sendo o mesmo gerenciado e manuseado por pessoas não-técnicas.

24 Critérios para selecionar um ERP Verificar o perfil das empresas usuárias; Verificar a reputação do fornecedor agilidade do suporte técnico agilidade em promover alterações facilidade de utilização política de manutenção Histórico e perspectivas do fornecedor

25 Escolha de um ERP – Questões Técnicas Plataformas utilizadas Banco de dados Infraestrutura de comunicação Capacidade de processamento

26 Componentes do ERP A abordagem do ERP para o usuário final é integrada e orientada a processo, contudo as áreas de negócios que são abrangidas formam módulos de software especializados

27 Sistemas de Informação para Operações das Empresas ERP Marketing Administração de Recursos Humanos Administração de Recursos Humanos Finanças Contabilidade Produção / Operações Produção / Operações

28 Sistemas Integrados (ERP) Banco de dados centralizado Finanças e contabilidade Marketing e Vendas Recursos Humanos Manufatura e produção

29 Sistemas Integrados (ERP) Sistemas integrados podem reunir todos os principais processos de negócios de uma empresa em um único software que permite que a informação flua sem descontinuidade através da organização. Esses sistemas focam principalmente os processos internos, mas podem incluir transações com clientes e fornecedores.

30 Sistemas de Informação de Marketing Marketing Interativo Automação da Força de Vendas Automação da Força de Vendas Administração do relacionamento com o cliente Administração do relacionamento com o cliente Administração de Vendas Administração de Vendas Pesquisa e Previsão do Mercado Pesquisa e Previsão do Mercado Propaganda e Promoção Propaganda e Promoção Administração de Produto Administração de Produto Sistemas de Informação de Marketing Sistemas de Informação de Marketing

31 Sistema de Informação de Manufatura Sistemas de Engenharia CAD CAE Planejamento de Processos Assistido por Computador Sistemas de Execução Industrial Chão-de-fábrica Programação Controle: de Máquinas de Processos Robótico Manufatura Integrada por Computador Planejamento de Recursos Industriais Previsão da Produção Programação da Produção Controle de Qualidade Funcionário Distante Fornecedor Extranet Intranet

32 Administração de Recursos Humanos Planejamento da força de trabalho Localização da força de trabalho Análise do custo da mão-de-obra Análise da rotatividade Recrutamento Planejamento da força de trabalho Planejamento de sucessão Planejamento de avaliação de desempenho Eficácia do treinamento Compatibilização de carreiras Avaliação de qualificações Avaliações de desempenho Controle da folha de pagamentos Administração de benefícios Eqüidade de remuneração Análise de benefícios Apropriação de custos de contratos Previsão salarial Contratação de Pessoal Treinamento e Desenvolvimento Administração Salarial Sistemas Estratégicos Sistemas Táticos Sistemas Operacionais

33 Sistemas de Informação Contábil

34 Sistemas de Informação Financeira Sistemas de Informação Financeira Sistemas de Informação Financeira Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro Administração de Caixa Administração de Caixa Administração de Investimentos Administração de Investimentos Orçamentos de Capital

35 Sistemas de E-business Interfuncionais Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) Vendas Distribuição, Controle de Pedidos Contabilidade e Finanças Planejamento da Produção Recursos Humanos Logística Integrada Cliente / Funcionário

36 Sistemas de E-business Interfuncionais Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) As empresas hoje atribuem grande valor à instalação do software ERP para os negócios por dois motivos: O ERP cria uma estrutura para integrar e aperfeiçoar seus sistemas internos de escritório, que é responsável por importantes melhorias no atendimento ao consumidor, na produção e na eficiência da distribuição; O ERP fornece rapidamente informação interfuncional vital sobre o desempenho da empresa para os gerentes melhorarem significativamente sua capacidade de tomar as melhores decisões pela empresa em todas as suas atividades.


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