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1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública.

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1 1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública

2 Contrafacção Enquadramento Nº casos detectados no mundo Fonte: Pharmaceutical Security Institute

3 Contrafacção Enquadramento Nº casos detectados nas diferentes regiões do mundo Fonte: Pharmaceutical Security Institute

4 Contrafacção Enquadramento Áreas Terapêuticas Fonte: Pharmaceutical Security Institute

5 Contrafacção Combate Problema Global  Resposta Global Envolvendo:Através: - Autoridades Reguladoras - Regulamentação - Fabricantes- Legislação - Profissionais de Saúde- Investigação - Polícias, Alfândegas e Magistrados- Criminalização - Consumidores- Informação ao Público

6 Contrafacção Experiência INFARMED -Participação e liderança de grupos internacionais de combate à contrafacção -Participação em operações nacionais (em colaboração com as alfândegas portuguesas) e internacionais (ex: Pangea II) -Desenvolvimento de alternativas legais e seguras para a encomenda de medicamentos através da internet - Sensibilização do Público. Conferências de Imprensa (resultados de investigação conjunta). 3 Campanhas Informativas na internet  Jul/Agt 2008  Nov  Jan/Dez

7 Contrafacção Campanha INFARMED Nov/2009

8 Contrafacção Campanha INFARMED 2010 Banners e Addwords

9 Sondagem INFARMED 2010 ENQUADRAMENTO - Primeira sondagem realizada sobre esta tema - Constitui uma sólida fonte de informação e conhecimento - Poderá servir de base a outras acções CARACTERÍSTICAS - Perfil de comprador de medicamentos na internet - O grau de conhecimentos dos internautas sobre o tema - Os comportamentos de quem compra

10 Sondagem INFARMED Nº de entrevistas: 800 -Idade: entre 18 e 64 anos -Distribuição por Géneros: Fem - 40% 7 Mas - 60% -Datra de Realização: entre 4 e 11 de Janeiro Sondagem realizada pela Marktest

11 Sondagem INFARMED 2010 Caracterização da Amostra

12 Sondagem INFARMED 2010 P - Já alguma vez comprou medicamentos através da internet, quer tenha sido para si ou para outra pessoa?

13 Sondagem INFARMED 2010 P - Por que razões comprou medicamentos através da internet?

14 Sondagem INFARMED 2010 P - Para que fins se destinam os medicamentos que já comprou na internet?

15 Sondagem INFARMED 2010 P - Quando comprou medicamentos na internet, verificou se os sites em que o fez estavam autorizados a fazê-lo? Forma incorrecta 

16 Sondagem INFARMED 2010 P - Numa escala de 1 a 10, em que 1 significa Baixo e 10 Elevado, indique como classifica o seu grau de conhecimento sobre os riscos que corre ao adquirir medicamentos em sites não autorizados?

17 Sondagem INFARMED 2010 P - Quais dos seguintes critérios utilizaria para distinguir um site autorizado a vender medicamentos em Portugal de um não autorizado?

18 Sondagem INFARMED 2010 Principais conclusões - 6% dos internautas já adquiriram medicamentos através da internet. - As principais razões são o preço e comodidade - Medicamentos para o emagrecimento, anti-depressivos e para o aumento muscular são os mais procurados. - Maioria verifica de forma errada se os sites são autorizados. - 74% refere que conhece os riscos associados à compra de medicamentos em sites ilegais

19 Sondagem INFARMED 2010 Conclusões - Existem portugueses a correr sérios riscos de saúde por comprar medicamentos em sites não autorizados. - É importante continuar a desenvolver campanhas de informação.

20 Contrafacção Actividades Futuras 1 – Desenvolvimento de novas campanhas de informação 2 – Criação de rede nacional 3 – Colaboração Internacional

21 OBRIGADO

22 22 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública


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