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PORTIFÓLIO MARISE SCHADECK. Marise Schadeck São Francisco, 78 – Bairro Gheller Santo Ângelo (RS) Fone: (55) 96464477

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Apresentação em tema: "PORTIFÓLIO MARISE SCHADECK. Marise Schadeck São Francisco, 78 – Bairro Gheller Santo Ângelo (RS) Fone: (55) 96464477"— Transcrição da apresentação:

1 PORTIFÓLIO MARISE SCHADECK

2 Marise Schadeck São Francisco, 78 – Bairro Gheller Santo Ângelo (RS) Fone: (55)

3 Graduada em Letras Graduanda em Administração de empresas-UNIP Pós-Graduada em Língua Espanhola Pós-Graduada em Gestão de Pessoas Doutoranda em Administração Professora Universitária- IESA Facilitadora do Senai Consultora/Palestrante

4 Formação Acadêmica Pós-graduada em Gestão de Pessoas - FEMA- Fundação Machado de Assis- (RS) Pós-graduada em Língua Espanhola- URI(RS) Graduada em Letras- Português- Inglês – - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI- (RS)

5 EMPRESAS CASA DO COMPADRE COM. E REP. LTDA. Prefeitura de Campina das Missões

6 TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS EM TREINAMENTOS E PRÁTICA DOCENTE

7 GESTÃO DE PESSOAS Conjunto de políticas, práticas, padrões de atitudes, ações e instrumentos usados por uma empresa para interferir no comportamento das pessoas e direcioná-lo no ambiente de trabalho (FISCHER, 2001) Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Tendências em gestão de pessoas; *Políticas de RH; *Pessoas; *Pró-atividade; *Resilência; *Competência e habilidades; *Satisfação; *Cultura organizacional; *Clima organizacional; *Mentoring, Coaching, Counseling *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

8 DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL Auto-conhecimento está diretamente ligada à auto- percepção, aquela que desenvolvemos a partir de nossas sensações corporais, emocionais e extra-sensoriais. Desenvolvemos a percepção a partir do momento assumimos interior da alma. Não digo que é fácil, mas é desafiador e as mudanças com certeza surgiram e a satisfação é complementar. Conteúdos desenvolvidos *Auto-conhecimento; *Auto-desenvolvimento; *Auto-imagem; *Auto-avaliação; *Desenvolvimento interpessoal; *Marketing pessoal; *Percepção; *Diferenças individuais; *Estados internos, emoções; *Expectativa; *Motivação; *Planejamento estratégico pessoal; *Exercícios Práticos. *Dinâmicas/ Vídeos

9 FORMAÇÃO DE EQUIPE O trabalho em equipe foi e continua sendo um dos modelos de conduta de trabalho e de vida mais eficazes, pois é com a união de todos que o sucesso é alcançado. Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Trabalho em equipe; *Formação de equipe; *Meta; *Comprometimento e grau de envolvimento; *Sinergia; *Energia residual; *Energia disponível *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

10 COMUNICAÇÃO NA EMPRESA “Para nos comunicarmos efetivamente, devemos perceber que somos todos diferentes na forma como percebemos o mundo e que usamos esse entendimento como guia para nossa comunicação com outras pessoas." Anthony Robins Conteúdos desenvolvidos *Propósitos e desafios; *Eficácia da comunicação; *Objetivos da comunicação; *Barreiras à comunicação; *Comunicação interpessoal; *Habilidades de comunicação; *Habilidades de feedback; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

11 GESTÃO DE CONFLITOS Surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Fatores determinantes; *Comportamentos; *Como lidar; *Administrando conflitos; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

12 NEGOCIAÇÃO A negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existam interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições. Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Formas de negociar; *Etapas do processo de negociação; *Pessoas; *Como gerar confiança na negociação; *Indicadores de resultados benéficos para empresa; *Indicadores de processos de aprendizagem; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

13 GERENCIAMENTO DE ROTINA Processo gerencial desenvolvido em cada departamento/setor da empresa que persegue o objetivo da plena satisfação do cliente através do controle sistemático e da melhoria contínua de cada micro processo em base diária e progressiva. Conteúdos desenvolvidos *Itens de Controle da Rotina; *Padronização; *Indicadores de desempenho; *Exemplos de Indicadores; *Planilhas de acompanhamento de resultados; *Implantação; *Exercícios Práticos. *Dinâmicas/ Vídeos

14 GESTÃO DE MUDANÇAS “Mudar não é uma alternativa, é um método para permanecer no caminho do sucesso que almejamos.” Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Mudança organizacional; *Etapas do processo de mudança; *Tipos de mudanças; *A mudança através das pessoas; *Como gerar confiança no processo de mudança; *Resistência à mudança; *Maneiras de vencer a resistência; *Gerenciamento da transição; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

15 LIDERANÇA “A liderança efetiva é colocar em primeiro o que é mais importante. O gerenciamento efetivo é disciplina, realizando isso.” Stephen Covey Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Regras; *Ser líder uma arte ao alcance de todos; *Liderança x chefia; *Como adquirir qualidades de líder; *Tipos de liderança; *Indicadores de processos de aprendizagem; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

16 EMPREENDEDORISMO “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20.” Timmons, Jefrey A., Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Características básicas; *Ser diferente; *Idéia x oportunidade; *Elementos básicos da atividade empreendedora; *Espírito empreendedor; *Atitude empreendedora; *Empreendedor x empresário; *Empreendedor x administrador; *Plano de Negócio- como montar; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

17 MOTIVACIONAL Conteúdos desenvolvidos *Estratégias para motivar os colaboradores *Identificação das condições psicológicas que conduzem a comportamentos desmotivantes *Comportamentos mobilizadores da motivação *Expressões a utilizar para motivar os colaboradores *Fatores motivacionais *Motivação da equipe *Fatores de satisfação/insatisfação *Diferentes formas de lidar com os conflitos gerados *Recomendações para maior motivação *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos A motivação é aquilo que move as pessoas a fazerem qualquer coisa. Por outras palavras, é o que as leva a empenharem-se com dedicação, esforço e energia naquilo que fazem. É certo que a sua natureza e intensidade varia de pessoa para pessoa, dependendo de um conjunto de influências em cada momento.

18 VENDAS *Fases do Processo de Vendas *Pré-Venda *Preparação do Vendedor *Diferença entre Ouvir e Escutar *Pós-Venda *Negociação *Seja um Campeão em Vendas *Abordagem aos Clientes *Tipos de Clientes *Reações Psicológicas durante o ato da venda *Em Vendas *O que fazer para vender mais *Como tratar as objeções *Os 20 “Bandidos” da Venda *Reconquistando Clientes *Motivação *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos Usando uma técnica de vendas você pode ganhar apenas uma comissão, mas pode ganhar uma fortuna construindo amizades Conteúdos desenvolvidos

19 ATENDIMENTO No atendimento ao público, a função principal do profissional é a de ajudar a pessoa a resolver os seus problemas ou ter suas necessidades atendidas. Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Início e fim do atendimento; *Atendimento ao telefone; *Cliente; *Tipos de clientes; *Substituindo o paradigma; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

20 GESTÃO DE QUALIDADE AMBIENTAL Qualidade é um conjunto de atributos ou elementos que compõem um produto ou serviço. Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; *Histórico da qualidade; *Ciclo PDCA; *Qualidade x produtividade; *Abordagens da qualidade; *Programa 5S; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

21 COOPERATIVISMO Em meio à globalização, com a conseqüente redução do poder do Estado em relação aos interesses do capital transnacional, o Cooperativismo encerra o potencial de inserção competitiva nos mercados e de estabilidade e eficiência social. Conteúdos desenvolvidos *Conceitos; valores e princípios; *Modalidade de economia solidária; *Princípios de economia solidária; *Cooperativismo- importância-situação no Brasil; *Direitos e deveres do cooperativado; *Substituindo o paradigma; *Marco histórico, tipos de cooperativas; *Emblema; *Papel do cooperativismo; *Sociedade cooperativa x sociedade mercantil; *Leis que regem; Lei nº Lei nº *Dificuldades e críticas; *Passo a passo para construir uma cooperativa; *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

22 COMPORTAMENTO NA PERVENÇÃO DE ACIDENTES “Não há palavras e nem frases que possam nos manter seguros, há somente ações.” Acidente de trabalho é uma ocorrência não programada e indesejada, inesperada ou não que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, trazendo, por conseqüência, dor, perda ou morte. Conteúdos desenvolvidos *Organização do trabalho e funcionamento psíquico; * Hipóteses de acidentes; * Predisposição a sofrer acidentes; * Características de personalidade e sua relação com os acidentes; * Variáveis relacionadas à gravidade dos acidentes; * Como podemos utilizar a psicologia na prevenção de acidentes; * Os estímulos usados na prevenção de acidentes; * A personalidade do gestor e sua influência * Como influenciar a equipe; * Stress e trabalho; * Fase de adaptação do indivíduo no trabalho. *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

23 SEGURANÇA DO TRABALHO Conjunto de normas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas usadas para prevenir acidentes, seja instruindo/convencendo pessoas da implementação de práticas preventivas (Chiavenato,1999). *Prevenção de acidentes *Ato inseguro/ Condição Insegura *Tipos de acidentes *Causas dos acidentes de trabalho *PPRA – Programa de prevenção de riscos ambientais – Portaria nº 25/2004 *Plano de segurança *Prevenção *Percepção *A equipe de Segurança do Trabalho * *Por que minha empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho? *Áreas da Segurança do trabalho Conteúdos desenvolvidos

24 ORÇAMENTO FAMILIAR "As pessoas foram ensinadas a gastar o dinheiro imediatamente em vez de criar reservas e consumir depois - uma das conseqüências dos mais de 20 anos de inflação do país” Louis Frankenberg Conteúdos desenvolvidos * CRISE-O ASSUNTO DO MOMENTO. * As crises não são de agora, sempre existiram e vão continuar a existir. * PARA SOBREVIVER A CRISE: * PLANEJAMENTO A MEDIO E LONGO PRAZO (COMO DESENVOLVER) * A FAMILIA COMO INICIO DE PLANEJAMENTO E RECUPERAÇÃO FINACEIRA * Orçamento Familiar * Como fazer * Hora dos ajustes * Gerenciando gastos- Os meios de pagamento * Gerenciando os investimentos * Quais são os resultados que pretende? * Criando hábito de orçamentar * Orçamentos Realistas * CONTROLE SEU SALÁRIO * Economizar, Investir e Poupar * Planilha de Orçamento Mensal e anual *Dicas para o Equilíbrio Financeiro – EQUILIBRIO IGUAL EM CASA E NO TRABALHO * Dinâmicas.Testes.

25 HIGIENE DO TRABALHO Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas (Chiavenato, 1999). Conteúdos desenvolvidos *Objetivos da Higiene do trabalho *Plano organizado *Serviços adequados *Prevenção de riscos à saúde *Serviços adicionais *Condições que influenciam a higiene do trabalho *PCMSO – Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional - Lei nº 24/94. *Ambiente psicológico de trabalho *Aplicação do princípios de ergonomia *Saúde ocupacional *Sugestões para tornar saudável o ambiente de trabalho *Programa de saúde: etapas *Normas Regulamentadoras (NRs)

26 CIDADANIA “A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos." Conteúdos desenvolvidos *Surgimento da cidadania * Desrespeito à Cidadania * Cidadania para todos *Direitos e deveres *Direitos humanos *Democracia e direitos *Os 10 Compromissos do Cidadão Atuante *Voto *Voz do cidadão *Dinâmicas.Testes.

27 ÉTICA E POSTURA NO TRABALHO Conteúdos desenvolvidos * Como preservar uma excelente postura no trabalho * Ética * Conduta ética * Princípios da ética profissional Imagem pessoal e profissional Marketing pessoal e profissional * Dinâmicas.Testes. “Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício” (CHAUÍ, 1997, p. 337).

28 PALESTRA MEIO AMBIENTE Cada um de nós pode e deve atuar de modo a preservar o ambiente. Todos juntos conseguiremos resolver os graves problemas que o nosso Planeta enfrenta. Conteúdos desenvolvidos *Preservação ambiental *Manuseio de produtos químicos- cuidados básicos e domésticos *O que eu faço... *A preservação ambiental passa por pequenos gestos que todos podemos fazer. *Medidas que deverão ser assumidas por todos os governantes dos diferentes países *Água *Educar para preservar *O processo de educação ambiental *As políticas ambientais

29 PALESTRA MOTIVACIONAL Conteúdos desenvolvidos A motivação é aquilo que move as pessoas a fazerem qualquer coisa. Por outras palavras, é o que as leva a empenharem-se com dedicação, esforço e energia naquilo que fazem. É certo que a sua natureza e intensidade varia de pessoa para pessoa, dependendo de um conjunto de influências em cada momento. *Estratégias para motivar os colaboradores *Identificação das condições psicológicas que conduzem a comportamentos desmotivantes *Comportamentos mobilizadores da motivação *Expressões a utilizar para motivar os colaboradores *Fatores motivacionais *Motivação da equipe *Fatores de satisfação/insatisfação *Diferentes formas de lidar com os conflitos gerados *Recomendações para maior motivação *Atividades vivenciais; *Dinâmicas/ Vídeos

30 INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO- IESA PROFESSORA DE GESTÃO DE PESSOAS *Histórico da área de RH e GP. As escolas administrativas e a função de pessoal. As cinco fases evolutivas da gestão de pessoal. RH x DP x GP. *A mudança nos cenários do século XXI. Modelo sistêmico de GP. Conceitos principais de GP. *Diferentes visões de GP. Função estratégica de GP. *Quatro papéis da GP. Atividades inerentes a GP. GP processos. *Pessoas como parceiros. Tendências e desafios atuais. Perfil do profissional de GP. *Clima organizacional. O indivíduo na organização- Fatores conflitantes na relação indivíduo-organização – *Motivação Humana no Trabalho-Hierarquia das Necessidades Humanas- *A Teoria Dos Dois Fatores De Herzberg- Qualidade de Vida no trabalho ( higiene e segurança no trabalho). Entende-se como GP a gestão que privilegia como objetivo fundamental, por meio de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem. (MARRAS, 2003)

31 *Comunicação na Empresa. Liderança. Trabalho em Equipe- *Cultura organizacional-Relacionamento interpessoal- Conflitos- Mudanças- *Planejamento Estratégico e Necessidades de suprimento de pessoal-. Recrutamento e *Seleção- Integração. Entrevista *Treinamento e Desenvolvimento– *Desenvolvimento da carreira profissional. *Políticas e Estratégias de GP– Interfaces, processos competentes. *Administração de Cargos e Salários. *Avaliação de Desempenho e Potencial. *Relações de trabalho. Negociação; *Negociação coletiva *Dinâmicas.Testes.

32 INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO- IESA PROFESSORA DE PORTUGUÊS NO CURSO DE: *CIÊNCIAS CONTÁBEIS * Processos de Comunicação. * Funções do texto. * Níveis de Linguagem. * Gramática aplicada ao texto. * Figuras de linguagem. * Coesão e coerência. * Gêneros textuais. * Leitura e produção de textos. Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não aprovisionou...” (Othon Garcia)

33 INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO- IESA La lengua es un elemento de enorme importancia en el ámbito económico. Aprender una lengua no es solo aprender a conversar con nativos/as, es también aprender a hacer negocios con ellos/as. PROFESSORA DE ESPANHOL NO CURSO DE: *ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS- GESTÃO INTERNACIONAL DOS NEGÓCIOS * Lectura de textos y documentos auténticos para comprensión y la adquisición del vocabulario específico. * Curiosidades de países de habla española- y/o expresiones * Texto de comprensión lectora y escrita-


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