A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE EMPRESARIAL QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE 05/10/2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE EMPRESARIAL QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE 05/10/2005."— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE EMPRESARIAL QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE 05/10/2005

2 Criação... Gestão... Posicionamento e manutenção no mercado. ORGANIZAÇÃO

3 Estar em condições de igualdade ou de superioridade em qualidade, função, custo, confiabilidade, disponibilidade e serviços, aos produtos ou serviços similares oferecidos no mercado. Dicionário de Termos da Qualidade Paulo Mundin Prazeres Ser competitiva...

4 1- Condições exigidas por clientes (Petrobrás, setor automotivo etc). 2- Exportação: certificação de produtos. 3- Diferencial em relação à concorrência (ainda !!!). Considerações

5 Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. Qualidade NBR ISO 9000:2000/3.1.1

6

7 Ciclo PDCA Determinar objetivos e metas Determinar métodos Educar e treinar Executar o trabalho Verificar os efeitos Agir apropriadamente

8 Output B Input A Input C Output A Ouput E Input E C LI E N T E E X T E R N O PROCESS B PROCESS E Output FInput F Input B P D C AP D C A P D C A P DC A Output B Output C Ouput D Input D Feedback PROCESSO A PROCESSO B PROCESSO C PROCESSO E PROCESSO D Cliente Intern o PROCESSO F Input B P DC AP D Fonte: ISO/TC 176/SC 2/N 544R - ISO 9000 Introduction and Support Package Guidance on the Process Approach to quality management systems C LI E N T E E X T E R N O

9 EVOLUÇÃO DAS NORMAS ISO 9000 ISO 9000:1987 BS 5750 ISO 9000:1994 ISO 9000:2000

10 FAMÍLIA ISO 9000 ISO 9001:2000 ISO 9004:2000 ISO 9000:2000 Estruturas iguais entre ISO 9001 e ISO 9004 Fim da ISO 9002 e ISO 9003 ISO 9000 traz vocabulário e conceitos

11 OBJETIVO SATISFAÇÃO DO CLIENTE Atendimento aos requisitos Melhoria contínua Prevenção de não- conformidades Sistema de Gestão da Qualidade

12 Requisitos gerais Manual da Qualidade Controle de documentos Controle de Registros SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

13 Comprometimento da Direção Foco no Cliente Política da Qualidade Objetivos da Qualidade Responsabilidade e Autoridade Análise Crítica do SGQ RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO

14 Recursos Humanos Infra-Estrutura Ambiente de Trabalho GESTÃO DE RECURSOS

15 Planejamento Requisitos do Cliente Aquisição Realização Calibração de Instrumentos REALIZAÇÃO DO PRODUTO Projeto e Desenvolvimento

16 Satisfação do Cliente Auditorias Internas Monitoramento dos Processos Medição do Produto Produto Não-Conforme MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA Ações Corretivas e Preventivas Melhoria Contínua

17 DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESCOPO DO SGQ Exemplo: Fornecimento de Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial, com foco em Qualidade, Produtividade e Inovação.

18 DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS POLÍTICA DA QUALIDADE A EMPRESA busca permanentemente a satisfação de seus parceiros, num ambiente que proporcione a melhoria contínua de seus processos. OBJETIVOS DA QUALIDADE Satisfação dos parceiros (clientes, fornecedores e funcionários); Melhoria contínua dos processos.

19 DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Alta Direção Representante da Direção Facilitadores

20 PLANO DE IMPLANTAÇÃO Levantamento de Processos Redação Manual da Qualidade Elaboração / Adequação Documentos Programa de Auditorias Análise Critica do SGQ Ações para Certificação ATIVIDADE outnovdezjanfevmar Avaliação Inicial Treinamento ISO 9001:2000 Implementação Documentos Treinamento Auditores Palestra de Preparação p Auditorias Reunião de Estruturação Palestra de Sensibilização Workshop com Diretores e Gerentes

21

22 Nós trabalhamos com qualidade!!! Vamos demonstrar ao MERCADO!!!

23 Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado. Os clientes são leais à qualidade, e não à empresa.

24 QUALYSUL Consultoria e Treinamento Ltda Beatriz Belfort – Diretora Executiva


Carregar ppt "QUALIDADE EMPRESARIAL QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE 05/10/2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google