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ISO 9001:2008 O QUE VEM POR AÍ... ISO 9001:2008 O QUE VEM POR AÍ... Workshop EJRos – 27 de Fevereiro de 2008.

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1 ISO 9001:2008 O QUE VEM POR AÍ... ISO 9001:2008 O QUE VEM POR AÍ... Workshop EJRos – 27 de Fevereiro de 2008

2 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... As futuras versões das normas ISO 9001 e ISO 9004 estão sendo revisadas pelo subcomitê técnico ISO/TC 176 SC2 da ISO e a votação da versão DIS – Draft International Standart finalizou-se em 20/02/2008. A FDIS - versão final, tem, a partir de agora, prazo de 2 meses para ser concluída. Espera-se, desta forma, que as novas normas estejam disponíveis, provavelmente, em outubro/2008.

3 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... As futuras versões das normas ISO 9001 e ISO 9004, vão ser alvo de processos distintos na sua revisão, embora ambas continuem a se basear nos oito princípios de gestão da qualidade e se mantenham como um par consistente.

4 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... A ISO 9001 vai ser objeto de um processo de amendment (aperfeiçoamento), que visa a melhoria da sua clareza, facilidade de tradução e da sua compatibilidade com a ISO 14001, mantendo-se inalterada no essencial, ou seja: * Modelo de processos; * Abordagem por processos; * Título, campo de aplicação e estrutura.

5 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Mas porquê somente uma revisão de aperfeiçoamento para a ISO 9001? N. De certificados ISO 9001 em 2001: N. De certificados ISO 9001 em 2006: X

6 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... A ISO 9004, por outro lado, vai ser alvo de um processo de revisão profunda, que visa ir de encontro às necessidades dos utilizadores, clientes e partes interessadas no referencial. O processo de revisão inicia-se com uma alteração do seu enfoque, criando uma nova norma de orientação para a gestão estratégica e operacional da organização que pretende o sucesso sustentável.

7 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Implícitas a esta redefinição de propósito da ISO 9004, estão a alteração do título e a existência de duas partes distintas: uma orientada para a gestão operacional e outra orientada para a gestão de topo, com orientações relativas aos processos estratégicos.

8 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... O processo de aperfeiçoamento da ISO 9001:2000 está basicamente limitado a:

9 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Alterações que melhorem a clareza; Facilitar as traduções; Melhorar a consistência com a família 9000 (principalmente 9004); Facilidade na utilização; Melhorar a compatibilidade com a ISO 14001; Estimular o uso de ambas, permitindo a aplicação compartilhada de requisitos;

10 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Atender as necessidades dos usuários; Eliminar a necessidade da Introdução e dos documentos referidos no Anexo A (o conjunto de documentos de introdução e apoio à ISO 9001:2000; ISO 9001:2000 Support Package) esclarecendo os requisitos com ele relacionados.

11 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... O que será mantido na ISO 9001:2008:

12 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Título da norma e campo de aplicação; Aplicação dos 8 princípios de Gestão da Qualidade, tal como referidos na ISO 9000:2000; O modelo de processos (fig.1 da norma) e a abordagem por processos;

13 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Estrutura global da norma; Os requisitos mantêm-se de modo a serem auditáveis; O requisito 5 (Responsabilidade da Direção) mantêm-se na íntegra.

14 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... O que será revisado na ISO 9001:2008:

15 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... CAPÍTULO 0: Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos regulatórios e estatutários deve ser atendida quando os mesmos se referem ao produto. CAPÍTULO 1: 1 - Escopo: reforça a necessidade de atender os requisitos regulamentares e estatutários para o produto. A primeira nota esclarece que o termo produto não se refere apenas para o produto intencional, mas abrange produto adquirido e produto resultante dos estágios intermediários de produção. A segunda nota esclarece que requisitos estatutários e regulamentares podem ser considerados como sendo os requisitos legais. Normas de produtos passam a ser obrigatórias dentre estes requisitos! Isto significa que rastreabilidade, identificação,...fazem parte de todo produto!

16 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... CAPÍTULO 2: SEM ALTERAÇÕES CAPÍTULO 3: 3 Termos e definições: foi eliminada a definição de fornecedor x organização x cliente. Nomenclaturas estão na ISO 9000:2005

17 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... CAPÍTULO 4: 4.1 Requisitos Gerais: esclarece e dá liberdade às organizações para definir os controles a serem aplicados aos processos terceirizados. Foi incluída mais uma nota para esclarecer que o uso do requisito 7.4 pode ser aplicado como controle aos processos terceirizados Requisitos de Documentação: esclarece e dá liberdade às organizações para definir quais são os documentos e registros necessários para garantir a eficácia de seus processos, além dos requeridos pela norma. Foi eliminada a letra g (A documentação do SGQ deve incluir os registros requeridos pela norma (ver 4.2.4)). Ainda na sub-cláusula foi esclarecido que os documentos de origem externa que devem estar sob controle são aqueles necessários para o planejamento e operação do SGQ. Este requisito melhora a interpretação de uma prática já adotada pela EJRos, isto é, a documentação por processos e não por requisitos da norma!

18 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Para dar consistência às revisões do item anterior, o texto da sub-cláusula (Controle de Registros) foi inteiramente revisado: Os registros estabelecidos para fornecer evidência de conformidade com os requisitos e da efetiva operação do SGQ devem ser controlados. Continua a exigência de procedimento documentado para controle na mesma base da versão atual. Além disso, a alínea f sobre tempo de retenção foi alterada para retenção, dando mais amplitude ao contexto.

19 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... CAPÍTULO 5: SEM ALTERAÇÕES CAPÍTULO 6: – Generalidades: foi alterado o escopo referente a recursos humanos: o pessoal competente é aquele que afeta os requisitos do produto e não somente a qualidade do produto. Outro ponto que não muda para clientes EJRos, pois sempre envolvemos todas as pessoas de uma organização dentro do SGQ.

20 ISO 9001:2008 – O que vem por aí Competência, Treinamento e Consciência: foi alterado significativamente, tirando o foco da atividade de treinamento e esclarecendo que o treinamento é um meio para chegar às competências necessárias. Determinar as competências necessárias para o pessoal que afeta a conformidade com os requisitos do produto. Onde aplicável (foi retirado), treinar ou tomar outras ações para atingir as competências necessárias. Certificar-se de que as competências necessárias foram atingidas. Vejam que foi eliminada a avaliação de eficácia dos treinamentos, focando o atingimento das competências. Isto remete à avaliação de competências. Além disso, se houver comprovação da competência, não poderão ser exigidos da organização outras ações / treinamentos.

21 ISO 9001:2008 – O que vem por aí Infra Estrutura: foi incluído mais um exemplo dentro da letra c (serviços de apoio como sistemas de informação) Ambiente de Trabalho: foi incluída uma nota: O termo ambiente de trabalho relaciona- se às condições necessárias para atingir a conformidade com os requisitos do produto tais como salas limpas, precauções anti-estática e controles de higiene. Fará parte do processo de auditoria requisitos como limpeza e organização, iluminação e demais condições de trabalho.

22 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... CAPÍTULO 7: Determinação dos Requisitos Relacionados ao Produto: também foi incluída uma nota para esclarecimento: Atividades de pós-entrega podem incluir ações durante o período de fornecimento de garantia, obrigações contratuais tais como serviços de manutenção, serviços complementares como reciclagem ou disposição final Planejamento de Projeto e Desenvolvimento: foi incluída uma nota de esclarecimento: Análise crítica, verificação e validação de projeto têm propósitos distintos. Eles podem ser conduzidos e registrados separadamente assim como em qualquer combinação adequada ao produto e à organização.

23 ISO 9001:2008 – O que vem por aí Saídas de Projeto: apenas uma pequena mudança na redação, ficando: as saídas de P&D devem estar em um formato adequado para verificação contra as entradas de P&D. Foi incluída mais uma nota: fornecimento de serviços inclui preservação do produto Validação de Processos: foram incluídas duas notas relevantes: Nota 1: Para muitas organizações de serviços, o serviço fornecido não permite a imediata verificação antes da entrega. Estes tipos de processos deveriam ser considerados e identificados durante o estágio de planejamento (ver 7.1). Esta nota reflete uma interpretação sancionada da ISO 9001:2000, que traz como exemplo a venda de balcão como um destes processos. Nota 2: Processos tais como soldagem, esterilização, treinamento, tratamento térmico, serviços de call center ou atendimento de emergências podem requerer validação.

24 ISO 9001:2008 – O que vem por aí Identificação e Rastreabilidade: foi esclarecido que a organização deve identificar a situação de inspeção do produto por toda a realização do produto. Além disso, quanto a rastreabilidade, a organização deverá controlar a identificação única do produto e manter registros Propriedade do Cliente: esclarecido em nota que dados pessoais também são propriedade do cliente Controle de Equipamentos de Medição e Monitoramento: foi esclarecido que o equipamento deve estar identificado para permitir que a sua situação de calibração seja conhecida. Houve a inclusão de duas notas: Equipamentos de medição incluem equipamentos para medir ou monitorar que são usados para monitorar conformidade com requisitos; e Confirmação da habilidade de software de computador em satisfazer a intenção de uso incluiria o gerenciamento de sua configuração e verificação para manter sua adequação ao uso. Não se pode mais identificar somente o PNC ou produtos em situação de ensaio / aguardando ensaio. Todo produto deverá ser identificado. Muito bem colocada esta questão, já que dados pessoais de clientes devem ser protegidos.

25 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... CAPÍTULO 8: Satisfação do cliente: passou a ser considerado um indicador e não mais uma medição da performance do SGQ. Se a tradução preservar a raíz da palavra significa que a satisfação do cliente não precisa ser necessariamente medida; entretanto, deve haver meios que indiquem como está sua satisfação Auditoria Interna: foi incluída a obrigatoriedade de manter registros da auditoria e de seus resultados Medição e Monitoramento dos Processos: foi incluída uma nota para esclarecer que o tipo de medição e monitoramento a ser aplicado depende do impacto do processo na eficácia do SGQ e não somente na eficácia do produto. Corretíssima esta alteração!

26 ISO 9001:2008 – O que vem por aí Controle de Produto não Conforme: foi incluída a letra d, que requer que, quando praticável, a organização deve tomar as ações apropriadas aos efeitos ou potenciais efeitos de uma não conformidade detectada após a entrega ou uso do produto Ação Corretiva e Ação Preventiva: foi esclarecido que análises de ação corretiva e ação preventiva referem-se à análise da eficácia de tais ações. Anexo A: traz uma correlação entre os requisitos da norma ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.

27 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Conclusões sobre os SGQs atuais: Continuam como Sistema de Gestão da Qualidade; Impacto mínimo da estrutura do SGQ, pois a norma mantém-se inalterada no seu essencial (revisão foi apenas um aperfeiçoamento); Maior facilidade para interpretação e para realizar a transição do SGQ da versão 2000 para 2008 em relação à ISO 9001:1994;

28 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Conclusões sobre os SGQs atuais: Abordagem de processos - 80% dos entrevistados estão satisfeitos com a abordagem de processos – desta forma, não há mudanças!; Deve-se deixar mais claro no SGQ a necessidade do atendimento aos requisitos estatutários e regulamentares relacionados ao produto; O SGQ fica mais alinhado com a ISO 14001:2004; O SGQ passa a ter mais foco para resultados e melhoria contínua.

29 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Passos para o Up Grade: 1º. Passo: Diagnóstico do SGQ Realizar um diagnóstico da situação atual do SGQ da organização (foco em adequação e conformidade); Identificar necessidades de ajustes (pontos passíveis de melhoria); Estabelecer um plano de ação para a transição. 2º. Passo: Capacitação na ISO 9001:2008 Utilizar profissionais especializados para realizar os treinamentos; Identificar a correlação de requisitos entre a versão 2000 e a usar a tabela apresentada no anexo da norma; Identificar o que mudou na nomenclatura (termos utilizados) e avaliar a necessidade de adequações.

30 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Passos para o Up Grade: 3º. Passo: Adequar e implementar a documentação do sistema (Política, Objetivos, MQ, Procedimentos,Instruções de Trabalho, etc.), conforme requisitos estabelecidos na norma e diagnóstico do sistema. Os procedimentos mandatórios da norma ISO 9001:2000 serão mantidos; A norma não terá grandes alterações em sua estrutura, conseqüentemente a adequação do Manual da Qualidade não terá modificações significativas que poderão impactar a estrutura interna e implementação do sistema; Maior facilidade em se integrar a documentação de um sistema da qualidade com a de outros sistemas existentes na empresa (ex: ambiental). É válido destacar que algumas empresas possuem documentações distintas para atender a diferentes normas.

31 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Passos para o Up Grade: 4º. Passo: Implementar documentos revisados e monitorar resultados Distribuição dos novos documentos revisados; Capacitação colaboradores; Análise de dados. 5º. Passo: Auditorias Internas Capacitação de Auditores Internos com base nas normas ISO 9001:2008 e 19011:2002; Realizar auditorias internas – verificação da adequação à norma ISO 9001:2008 e conformidade dos requisitos implementados. 6º. Passo: Análise crítica do SGQ

32 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... Passos para o Up Grade: 7º. Passo: Realizar auditoria externa do SGQ segundo a ISO 9001: A transição do sistema para norma 2008 junto ao organismo certificador pode ser feita a qualquer momento: Auditorias especiais para transferência; Auditoras de manutenção ou periódicas; Auditorias iniciais ou de recertificação;

33 ISO 9001:2008 – O que vem por aí... A expectativa é que seja dado o prazo de 01 ano para proceder a transição da ISO 9001:2000 para a ISO 9001:2008. Na transição das versões 1994 para 2000 foi estabelecido um prazo de 03 anos.


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