A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VESTIBULAR 2011 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VESTIBULAR 2011 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS."— Transcrição da apresentação:

1 VESTIBULAR 2011 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS.

2 (UFRGS: ) Na África, durante a Antiguidade, entre a.C. e 332 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse Império (A) legou à humanidade códigos e compilações de leis. (B) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade. (C) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível. (D) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna. (E) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura.

3 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Durante a República Romana, a escravidão aumentou consideravelmente sua importância na sociedade e na economia, contribuindo para a crescente dependência da República Romana em relação à mão de obra escrava. A dependência da mão de obra escrava na República Romana devia-se (A) À expansão das grandes propriedades e ao aniquilamento da pequena propriedade rural. (B) Às guerras de conquista empreendidas por Roma, as quais contribuíram decisivamente para o predomínio dessa relação de trabalho. (C) À inexistência de mão de obra livre ao desinteresse da população pelos trabalhos manuais. (D) Aos conflitos entre patrícios e plebeus na luta pela terra. (E) À necessidade de ampliação da oferta de mão de obra para o desenvolvimento do artesanato.

4 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) A Idade Média também foi denominada o tempo das catedrais. Data deste período da História a construção da catedral de Burgos, na Espanha, reproduzida na figura abaixo. O estilo arquitetônico da catedral de Burgos é o (A) renascentista. (B) românico. (C) gótico. (D) barroco. (E) moderno.

5 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) A chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano, em 1492, a serviço da Espanha, é um fato significativo na História. Considere as afirmações abaixo, a respeito dos fatores que possibilitaram a viagem de Cristóvão Colombo em I – Esta viagem constituiu-se em um desdobramento da expansão portuguesa iniciada no século XV. II – Esta viagem foi resultado dos esforços conjuntos de Espanha e de Portugal nas navegações. III – Cristóvão Colombo valeu-se dos conhecimentos náuticos e cartográficos dos portugueses para empreender suas viagens. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

6 (UFRGS: ) A partir da impressão em metal, concebida pelo alemão Gutenberg, começam a multiplicar-se os textos e obras literárias. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. I – A imprensa permitiu a difusão da Bíblia em línguas vernaculares, reduzindo o papel desempenhado pelo clero. II – Na obra Don Quijote de La Mancha, Miguel de Cervantes criou uma sátira aos ideais da cavalaria medieval. III – Luís de Camões, em sua obra Os Lusíadas, inspirada na viagem de Vasco da Gama, narra os feitos marítimos portugueses. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III. GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS.

7 (UFRGS: ) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao período das invasões holandesas no Nordeste brasileiro. ( ) A motivação principal das invasões batavas ao Brasil está relacionada à conjuntura da União Ibérica, que fez com que os adversários da Espanha se tornassem hostis a Portugal. ( ) o ataque às regiões produtoras de açúcar, inicialmente na Bahia e depois em Pernambuco, foi realizado pela Companhias das Índias Orientais. ( ) Em função do desenvolvimento urbano e de uma política conciliadora entre luso-brasileiros e batavos, o governo de Nassau é considerado a idade de ouro do domínio holandês na América. ( ) A chamada Restauração Pernambucana foi uma consequência do processo de endividamento dos lavradores de cana luso-brasileiros com o governo holandês. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V – F – V – V. (B) V – F – F – V. (C) F – V – V – F. (D) F – F – V – V. (E) V – V – F – F. GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS.

8 (UFRGS: ) Observe, no mapa abaixo, as principais rotas do tráfico negreiro para o Brasil. GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. I – A rota da Alta Guiné trazia escravos das regiões dos atuais Senegal, Guiné-Bissau e Serra Leoa para o Estado do Grão-Pará e do Maranhão. II – A rota da Costa da Mina trazia escravos das regiões dos atuais Gana, Benin e Nigéria, para as capitanias setentrionais e meridionais da América portuguesa. III – A rota de Angola trazia escravos para a capitania fluminense com ramificações que levavam ao estuário platino. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

9 (UFRGS: ) Leia o texto abaixo. Os ilhéos, huma vez que as Missoens nam se desocuparam, já se accomodam & alguns athe tornaram-se grandes proprietários & abastados fazendeiros. Já nam querem mais voltar para o Archipelago, apezar de jamais esquecerem ao padecimentos sem conta que passaram. ASSIS BRASIL, Luiz Antônio. Um quarto de légua em quadro. 5. ed. Porto Alegre: Movimento, p A partir da leitura do texto, considere as afirmações abaixo. I – O autor refere-se à imigração açoriana para o Rio Grande do Sul no século XVIII. II – As dificuldades econômicas impossibilitaram qualquer processo de mobilidade social. III – O foco principal da corrente migratória dirigiu- se para a região missioneira. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS.

10 (UFRGS: ) A Guerra dos Sete Anos ( ) conferiu à Inglaterra a condição de principal potência marítima da Europa. Esse conflito (A) possibilitou a recuperação econômica da Inglaterra. (B) foi travado entre potências imperiais, tendo desdobramentos em territórios americanos. (C) decorreu da rivalidade entre Inglaterra e Portugal. (D) contou com a expressiva participação de escravos africanos nas disputas. (E) foi encerrado com a assinatura do Tratado de Londres.

11 (UFRGS: ) Leia o texto abaixo. Os direitos humanos só se tornam significativos quando ganham conteúdo político. Não são os direitos de humanos num estado de natureza: são os direitos de humanos em sociedade. Não são apenas direitos humanos em oposição aos direitos divinos, ou direitos humanos em oposição aos direitos animais: são os direitos humanos vis-à-vis uns aos outros. HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, Os três documentos históricos que fundamentam a gênese do princípio e da prática dos direitos humanos são (A) O Bill of Rights, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. (B) O Bill of Rights, a Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. (C) A Declaração de Independência dos Estados Unidos América, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Declaração Universal dos Direitos do Homem. (D) A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, a Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado e a Declaração Universal dos Direitos do Homem. (E) A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Declaração do Direito do Povo Trabalhador e Explorado. GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS.

12 (UFRGS: ) Observe, no mapa abaixo, a região platina. Sobre as intervenções luso-brasileiras ocorridas na Banda Oriental durante o período joanino, são feitas as seguintes afirmações. I – O vice-rei Francisco Elio, sitiado em Montevidéu pelas tropas artiguistas, declarou guerra à Corte portuguesa em 1811, provocando a invasão das forças militares lusitanas. II – A intervenção em 1816 justificava-se pela necessidade de se defender o Rio Grande do Sul e de se restabelecer a tranquilidade de proprietários rurais, ameaçada pelas reformas sociais de Artigas. III – Na primeira intervenção, as forças militares estacionaram em Maldonado; na segunda, alcançaram a capital oriental, recebendo apoio do Cabildo local. Quais estão corretas? (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) II e III. (E) I, II e III.

13 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) O cargo de juiz de paz teve suas funções regulamentadas pelo Código de Processo Criminal de Esses juízes representavam o liberalismo brasileiro durante o período regencial. Esses magistrados eram (A) Nomeados diretamente pelo Imperador, exercendo as funções de chefe de polícia. (B) Designados diretamente pelo ministro da Justiça, exercendo as funções de promotor público. (C) Eleitos pelos cidadãos para exercer funções conciliatórias e de qualificação eleitoral. (D) Eleitos pelos deputados gerais para administrar os bens dos órfãos e de pessoas ausentes. (E) Indicados pelo presidente provincial para pacificar os conflitos pela terra.

14 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Leia o texto abaixo. Conheça o Brasil que o dia 20 de setembro se 1835 foi a consequência inevitável de uma má e odiosa administração; e que não tivemos outro objeto, e não nos propusemos a outro fim que restaurar o império da lei, afastando de nós um administrador inepto e faccioso, sustentando o trono constitucional do nosso jovem monarca e a integridade do Império. (Manifesto de 25 de setembro de 1835). Coletânea de documentos de Bento Gonçalves da Silva. Porto Alegre: Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, p Em relação ao manifesto acima, é correto afirmar que (A) Os farroupilhas defendiam, desde o primeiro momento, o ideário republicano e separatista. (B) Os revoltosos desejavam antecipar a posse de Dom Pedro II, ainda menor de idade. (C) A revolta foi motivada pelo desejo dos farroupilhas de reintegrar a província ao Império Brasileiro. (D) Os revoltosos estavam contrariados com o governo do presidente provincial. (E) Os farroupilhas representavam os ideais conservadores, manifesto na defesa do império da lei.

15 (UFRGS: ) Considere o enunciado abaixo e as quatro propostas para completá-lo. Durante o século XIX, as relações entre Brasil e Inglaterra foram marcadas por diversos momentos de tensão. A denominada Questão Christie levaria ao rompimento diplomático entre os dois países em Entre as causas que motivaram o desgaste e a ruptura diplomática, é correto citar 1 – a negativa de renovação dos tratados comerciais que beneficiavam a Inglaterra. 2 – a manutenção das relações econômicas com os Estados Unidos. 3 – a participação brasileira na intervenção contra o governo colorado no Uruguai. 4 – o naufrágio do navio inglês Prince of Wales no litoral do Rio Grande do Sul. Quais propostas estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas 2. (C) Apenas 1 e 3. (D) Apenas 1 e 4. (E) Apenas 2, 3 e 4. GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS.

16 (UFRGS: ) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos propósitos e consequências da Lei Saraiva (1881), que estabeleceu a eleição direta no Brasil Imperial. ( ) A lei objetivava reduzir a participação política da população de baixa renda. ( ) A lei determinou a proibição do voto dos analfabetos, excluindo-os do processo eleitoral. ( ) A lei mantinha a exigência censitária, pois os eleitores tinham que ter uma renda mínima. ( ) A lei possibilitou a ampliação da cidadania política. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V – F – V – F. (B) V – F – F – V. (C) F – V – V – F. (D) F – V – F – V. (E) V – V – V – F.

17 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Considere as afirmações abaixo, referentes à denominada política de salvações ocorrida durante o governo de Hermes da Fonseca ( ). I – O salvacionismo realizou uma sistemática intervenção nos estados, promovendo a substituição dos grupos oligárquicos dominantes por intervenções militares. II – Uma das causas dessa política foi o crescimento do poder do senador gaúcho Pinheiro Machado, que tinha sob sua influência diversas oligarquias regionais. III – As salvações foram realizadas somente em estados de pequena projeção política, na sua maioria situados no Sudeste. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

18 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco, contra o governo republicano iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola ( ). Considere as afirmações abaixo, sobre essa guerra. I – Ela apresentou um caráter fortemente ideológico e revolucionário com atuação das Brigadas Internacionais em apoio à República. II – Ela permitiu que a Alemanha, através da Legião Condor, testasse seus armamentos e táticas contra os republicanos. III – Ela favoreceu Francisco Franco, graças à política de não-intervenção da Inglaterra e da França. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

19 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Observe a charge abaixo. Esta charge, inspirada em uma marcha de carnaval interpretada por Francisco Alves, faz referência (A) à ascensão de Getúlio Vargas ao poder, após o golpe do Estado Novo. (B) ao término do Estado Novo com a destituição de Getúlio Vargas. (C) à volta de Getúlio Vargas ao poder, após o governo de Eurico Dutra. (D) à eleição de Getúlio Vargas como governador do Rio Grande do Sul, após a redemocratização. (E) à reeleição de Getúlio Vargas como presidente, após o governo JK.

20 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Com o término da Segunda Guerra Mundial ( ), a geopolítica global nunca mais foi a mesma. No caso do Oriente Médio, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu pela partilha da Palestina e pela criação de dois estados, um judeu e outro árabe. Considere as afirmações abaixo, sobre os conflitos no Oriente Médio. I – Os conflitos, apesar de sua repercussão internacional, tiveram como característica o fato de apresentar implicações locais. II – Devido à polarização decorrente da Guerra Fria, somente a União Soviética se manifestou favoravelmente à criação do Estado de Israel. III – No dia seguinte à criação do Estado de Israel, após o término do mandato Britânico na Palestina, tropas do países árabes vizinhos invadiram a região, ocasionando reação israelense. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

21 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) A denominada Campanha da Legalidade, ocorrida no Rio Grande do Sul no final de agosto de 1961, foi uma consequência da (A) renúncia do presidente Jânio Quadros, que provocou a mobilização política para garantir a posse do vice-presidente João Goulart. (B) vitória eleitoral do PTB, que supostamente ameaçava os setores conservadores da sociedade brasileira. (C) renúncia do presidente Juscelino Kubitschek, fato que provocou uma extensa mobilização militar visando garantir a posse de João Goulart. (D) vitória eleitoral do PSD, partido que tinha em seus quadros diversos elementos supostamente golpistas. (E) política promovida por Leonel Brizola, que queria impedir a tomada do poder pelos grupos ligados à luta armada.

22 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Sejamos realistas, que se peça o impossível. A frase acima, eternizada nos muros de Paris em maio de 1968, foi escrita durante a radicalização do movimento contestatório, quando as ruas da capital francesa foram transformadas em cenário de uma guerra civil. A respeito desse acontecimento, é correto afirmar que ele (A) constituiu um movimento exclusivamente de estudantes que contestavam os valores de uma sociedade autoritária. (B) Contou com a solidariedade do operariado francês que deflagrou greve geral. (D) configurou-se como uma resposta do operariado frente à situação de crise econômica da França. (E) provocou muitas mortes decorrentes dos grandes motins e combates nas ruas da capital francesa.

23 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Observe a imagem abaixo. GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, Essa imagem fazia parte da propaganda oficial durante o regime militar e está associada ao governo do presidente (A) Humberto Castelo Branco ( ). (B) Arthur da Costa e Silva ( ). (C) Emílio Médici ( ). (D) Ernesto Geisel ( ). (E) João Figueiredo ( ).

24 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) A redemocratização no Brasil, após a Segunda Guerra Mundial, é balizada por duas Constituições Federais: a de 1946 e a Nesses 42 anos entre a promulgação das duas cartas, diversos episódios cruciais interferiram na normalidade político-institucional. Estes episódios foram (A) o atentado a Carlos Lacerda, o contragolpe do General Henrique Lott e o impeachment de Fernando Collor. (B) o suicídio de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros e o fechamento político com o AI- 5. (C) o golpe do Estado Novo, a Revolta dos Sargentos e a morte de Tancredo Neves. (D) a extinção do Partido Comunista, a implantação do pluripartidarismo e a reeleição do presidente da República. (E) a eleição de João Goulart para presidente, a indicação de Emílio Médici para substituir Ernesto Geisel e a implantação do parlamentarismo.

25 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) Leia o texto abaixo. De qualquer ponto que se esteja em Tijuana se vê o paredão metálico de cinco metros de altura. O mesmo acontece em Mexicali, Sonoita, Nogales, Água Prieta, Ciudad Juarez, Ojimaga, Ciudad Acuña, Piedras Negras, Nuevo Laredo, Reynosa e Matamoros. Ao todo são mais de 3 mil quilômetros de chapas de ferro e cimento, postes com luzes, câmaras e sensores eletrônicos. Lourinha Americana (Mestre Laurentino). Por Pouco. / Mundo Livre S/A, Considere as afirmações abaixo, referente às motivações que levaram à construção desse paredão metálico. I – A construção teve início em 1994 como parte do programa Operação Guardião do governo dos Estados Unidos da América. II – O objetivo dessa construção foi impedir a entrada de imigrantes ilegais em território norte-americano, sobretudo mexicanos e centro-americanos. III – A construção desse paredão faz parte de um programa federal norte-americano para conter a ação de narcotraficantes na fronteira. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

26 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. MAGNUS. (UFRGS: ) A sigla BRIC é um acrônimo que se refere ao Brasil, à Rússia, à Índia e à China, países que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento de suas economias. A respeito desses países, é correto afirmar que (A) o PIB da China, atualmente, é o segundo do mundo, tendo superado o Japão recentemente. (B) os quatro países, em conjunto, possuem atualmente 25% da população mundial. (C) Brasil e China são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. (D) a Índia terá a menor média de crescimento econômico entre os países que compõem o BRIC, devido à sua grande população. (E) o Brasil será uma das grandes potências militares, dado seu engajamento na corrida armamentista.

27 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2010 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

28 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/Questão 01) Na Antiguidade, os fenícios dominaram o Mediterrâneo, dando início a um intercâmbio econômico e cultural entre o Oriente e o Ocidente. Este intercâmbio se intensificou especialmente com a (A) criação de um alfabeto, composto por sinais, que facilitou a comunicação entre os povos da região. (B) invenção da roda, que teve um papel fundamental no desenvolvimento dos transportes. (C) proposição de cargos administrativos, destinados a fiscalizar as atividades econômicas em geral. (D) adoção do calendário e do relógio do sol, que serviam para organizar a cultura dos cereais e a pecuária. (E) instituição de grandes festas religiosas, entre as quais a Páscoa, o Pentecostes e os Tabernáculos.

29 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/02) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Para um grande número de historiadores, a Atenas do século V a.C. tornou-se um modelo de democracia e de liberdade. Entretanto esse modelo de democracia tem sido questionado, porque, em Atenas, 1 – a sociedade era dividida em três classes distintas: cidadãos, metecos e escravos. 2 – a democracia e a liberdade eram limitadas a uma minoria composta por homens adultos nascidos em solo ateniense. 3 – a ação da Assembleia Popular era limitada pelo Conselho dos Quinhentos, que preparava os projetos de lei a serem votados. Quais propostas estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas 2. (C) Apenas 3. (D) Apenas 1 e 2. (E) 1, 2 e 3.

30 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/03) Uma das características do sistema feudal foi (A) a conquista da terra pelo camponês, incluindo o direito de propriedade sobre ela. (B) a existência de uma economia monetária, ligada à aceleração do comércio entre as diversas regiões. (C) O despovoamento dos campos, em razão da fuga dos camponeses para as cidades provocada pelo agravamento do nível de exigência no trabalho. (D) a pluralidade, a descentralização e a fragmentação do poder político. (E) o confisco dos bens da Igreja e a concentração da riqueza nos grandes proprietários.

31 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/04) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Diversos processos históricos decisivos para a construção da modernidade da sociedade ocidental foram se sucedendo desde o século XVI. Para esses processos, foi fundamental 1 – a Reforma, que, ao quebrar a unidade do cristianismo, começou a apresentar uma Europa não mais obediente a Roma. 2 – o Renascimento, que, com o início da ciência moderna, promoveu o interesse pela natureza, pela observação objetiva e pesquisa experimental. 3 – a Revolução Francesa, que, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, afirmou a igualdade de direitos entre os homens. Quais propostas estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas 2. (C) Apenas 1 e 3. (D) Apenas 2 e 3. (E) 1, 2 e 3.

32 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/05) A partir do século XVI, ocorreu o bandeirismo de apresamento de indígenas. Essas expedições foram organizadas principalmente a partir da capitania de São Vicente, atingindo diferentes regiões da América e percorrendo territórios situados nos espaços fronteiriços dos impérios ibéricos. Observe, no mapa abaixo, três rotas seguidas por tais expedições. Assinale a alternativa que apresenta as regiões atingidas, respectivamente, pelas rotas 1, 2 e 3 indicadas no mapa. (A)missões de Guairá – missões do Tape – sertão do Piauí. (B) missões do Tape – sertão dos Patos – missões do Guairá. (C) missões do Guairá – sertão do Mato Grosso – missões do Tape. (D) missões do Tape – missões do Guairá – sertão do Mato Grosso. (E) sertão dos Patos – sertão dos Goiazes – missões do Tape.

33 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/06) Leia os versos abaixo, de Gregório de Matos Guerra ( ). A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana e vinha; Não sabem governar sua cozinha, E querem governar o mundo inteiro. Em relação à obra de Gregório, considere as seguintes afirmações. I – Ela é considerada por muitos como a principal manifestação da sátira barroca do Brasil colonial. II – Ela é referência para o estudo dos costumes e da linguagem da sociedade mineradora da época. III – Ela se destaca pela crítica mordaz às autoridades civis e eclesiásticas. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

34 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/07) Em O Tempo e o Vento, Érico Veríssimo aborda as origens da capitania do Rio Grande de São Pedro, apresentando uma versão literária do período colonial sul-rio-grandense. Considere as afirmações abaixo, relativas a três personagens desse romance histórico. I – Ana Terra simboliza a permanência, em oposição ao nomadismo dos homens, envolvidos nas constantes guerras contra os espanhóis. II – Capitão Rodrigo Cambará sintetiza as características dos heróis da história sul-rio- grandense, homens generosos, impulsivos e livres. III – Pedro Missioneiro personifica o indígena rebelde que resistiu à inserção na sociedade colonial. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

35 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/08) Com a ascensão ao poder do Marquês de Pombal ( ), foram implementadas no Império português várias reformas políticas, econômicas e sociais. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os efeitos dessas reformas no Brasil colonial. ( ) A criação das companhias privilegiadas em alguns lugares do Norte e do Nordeste tinha como principal objetivo estimular o desenvolvimento econômico dessas regiões. ( ) A expulsão dos jesuítas da América portuguesa possibilitou que os aldeamentos indígenas passassem à administração civil. ( ) A absorção da Coroa das últimas capitanias privadas e a transferência da sede do governo para o Rio de Janeiro buscaram reforçar a autoridade régia na colônia. ( ) A extinção do Tribunal do Santo Ofício nas colônias ultramarinas representou um alívio para as comunidades de cristãos-novos ali estabelecidas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V – V – V – F. (B) F – V – F – F. (C) F – V – F – V. (D) V – F – V – F. (E) V – F – V – V.

36 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/09) Em 1804, Napoleão Bonaparte proclamou- se imperador dos franceses, contando com o expressivo apoio (A)dos nobres emigrados que, em seu regresso, retomaram todos os seus direitos. (B) da burguesia, em vista do estímulo que ele deu ao desenvolvimento industrial. (C) dos operários, em razão da legalização dos sindicatos e da instituição do direito de greve. (D) dos camponeses, que puderam ocupar todas as terras não utilizadas para o plantio. (E) da Igreja, devido ao fechamento das escolas públicas e à organização do ensino em bases religiosas.

37 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/10) Os tratados de 1810 representam o auge da primazia britânica sobre Portugal e suas colônias. Considere as seguintes afirmações, referentes ao que foi estabelecido pelo Tratado de Comércio e Navegação. I – Ele estipulou tarifas de importação privilegiadas para os comerciantes ingleses, que passavam a pagar a mesma tarifa que os comerciantes portugueses. II – Ele assegurou a liberdade de consciência e de culto religioso aos ingleses residentes no Brasil, fato que desagradou à Igreja Católica. III – Ele instituiu tribunais privativos para os súditos ingleses nos portos brasileiros, comandados por magistrados eleitos pelos ingleses. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

38 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/11) Em 1823, o presidente dos Estados Unidos James Monroe lançou a chamada Doutrina de Monroe, que tinha por objetivo (A) permitir a intervenção dos Estados Unidos nos conflitos europeus da época. (B) devolver às metrópoles europeias as colônias emencipadas no continente americano. (C) coibir a recolonização de países independentes da América. (D) proibir o reconhecimento de movimentos de independência no novo continente. (E) estimular o monopólio comercial em detrimento do livre comércio.

39 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/12) No Segundo Reinado, foram propostas medidas destinadas a restabelecer a centralização política do Império. No bloco superior, abaixo, são citadas cinco medidas legais implementadas no período; no inferior, os objetivos pretendidos com a aplicação de três delas. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1 – Lei de Interpretação do Ato Adicional 2 – Recriação do Conselho de Estado 3 – Reformo do Código de Processo Criminal 4 – Criação do cargo de presidente do Conselho de Ministros 5 – Reforma da Guarda Nacional ( ) Esvaziamento dos poderes dos juízes de paz eleitos localmente. ( ) Anulação de algumas atribuições das Assembleias provinciais. ( ) Subordinação do oficialato ao Ministério da Justiça. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A)2 – 5 – 4. (B) 3 – 1 – 5. (C) 1 – 4 – 3. (D) 2 – 1 – 4. (E) 3 – 4 – 5.

40 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/13) Leia o texto abaixo. No dia 11 de abril de 1852, domingo, um navio vindo da África encalha no litoral do Rio Grande do Sul, na região da praia de Tramandaí [...]. Percebendo ter sido vítima desse traiçoeiro litoral, o capitão desampara o navio e põe-se a desembarcar a valiosa carga humana composta de diversos africanos que, em breve, seriam vendidos como escravos na região de Conceição do Arroio e nos Campos de Cima da Serra. OLIVEIRA, Vinícius P. de. De Manuel Congo a Manuel de Paula. Porto Alegre: Ed. da EST, p. 13. O desembarque clandestino de escravos, mencionado nesse trecho, poderia ser considerado ilegal, pois (A) infringia as disposições da Lei de Terras, que proibiam o tráfico de africanos para o Brasil. (B) contrariava a Lei Eusébio de Queiroz, que proibiu definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil. (C) desrespeitava artigos da Lei-Cotegipe, que impedia o tráfico no litoral. (D) contrariava o disposto na Lei Áurea, que previa a extinção da escravidão no Brasil. (E) infringia a lei provincial que proibia o desembarque de escravos no Rio Grande do Sul.

41 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/14) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolta da Chibata, ocorrida em novembro de ( ) A causa fundamental da revolta foi o tratamento desumano dado aos marinheiros pelos oficiais. ( ) Sua principal liderança foi o marinheiro João Cândido, conhecido como Almirante Negro. ( ) Sob ameaça da esquadra revoltada, o Congresso Nacional decretou anistia para os revoltosos que se submetessem às autoridades. ( ) Os revoltosos obtiveram o apoio dos novos comandantes nomeados pelo governo. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V – V – V – F. (B) V – F – V – F. (C) V – V – F – V. (D) F – V – V – V. (E) F – F – F – V.

42 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/15) A Revolução de 1930 foi um movimento de oligarquias que questionavam as práticas políticas da República Velha. Considere as seguintes afirmações, referentes aos antecedentes imediatos desse movimento. I – A oligarquia paulista, apesar de sua hegemonia política, aderiu ao movimento para refrear a autonomia de Minas Gerais. II – A Aliança Liberal representou a junção de forças políticas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, associadas a oligarquias do Nordeste. III – Os tenentes aproximaram-se das oligarquias dissidentes, com exceção de Luís Carlos Prestes. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

43 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/16) Tendo iniciado oficialmente em setembro de 1939 com a invasão da Polônia, a Segunda Guerra Mundial perdeu seu caráter europeu com (A) o bombardeio de Londres e a invasão da República de Vichy. (B) o Pacto Germano-Soviético, que dividia a Polônia em duas zonas de influência. (C) a anexação da região dos Sudetos pela Alemanha e a transformação da Tchecoslováquia em protetorado. (D) o ataque do Japão à União Soviética, garantindo-lhe o domínio do Sudeste asiático. (E) a destruição, pela força aeronaval japonesa, de metade da frota americana do Pacífico em Pearl Harbour.

44 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/Questão 17) Observe a charge abaixo. Esta charge faz referência a um momento importante da história política brasileira, ou seja, (A)à derrota de Getúlio Vargas na Intentona Comunista. (B) à deposição de Getúlio Vargas após o Golpe do Estado Novo. (C) à deposição de Getúlio Vargas no final de (D) à derrota de Getúlio Vargas nas eleições de (E) ao suicídio de Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954.

45 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/18) Considere abaixo e as três propostas para completá-lo. Em junho de 1947, o general George Marshall afirmou que a Europa traumatizada e economicamente destroçada deveria reunir- se para reconstrução com o financiamento dos contribuintes norte-americanos. A concretização dessas ideias ficou conhecida como Plano Marshall, o qual 1 – consolidava a política americana de contenção do comunismo. 2 – mantinha o apoio irrestrito da União Soviética dos Estados Unidos. 3 – possibilitava a recuperação econômica da Europa Ocidental, criando um mercado para os produtos dos Estados Unidos. Quais propostas estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas 2. (C) Apenas 3. (D) Apenas 1 e 3. (E) Apenas 2 e 3.

46 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/19) O primeiro conflito armado da Guerra Fria, que colocou em campos opostos os Estados Unidos e a União Soviética, ocorreu com (A) o lançamento de bombas atômicas pelos Estados Unidos sobre o Japão e a retirada soviética daquele país. (B) a divisão da Coreia pela linha imaginária do paralelo 38 e as tentativas de norte- coreanos para a unificação da península. (C) a construção do muro de Berlim para impedir a reunificação da República Federal da Alemanha e da República Democrática Alemã. (D) a instalação de mísseis soviéticos em Cuba e a determinação americana de bloquear a ilha. (E) a revolução cultural realizada na China, que pôs fim ao tratado de aliança sino- soviético.

47 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/20) Em 11 de novembro de 1955, o Ministro da Guerra, general Henrique Lott, protagonizou o chamado golpe preventivo, que visava (A) garantir a posso do presidente eleito, Juscelino Kubtischek. (B) assegurar o regime democrático ameaçado pelas influências comunistas. (C) impedir a derrubada do presidente Café Filho. (D) reafirmar a supremacia de cooperação militar sobre o governo Jango. (E) retirar do poder o presidente Jânio Quadros, considerado corrupto.

48 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/21) A situação econômica durante o governo João Goulart ( ) foi marcada por um quadro de crise, o que levou Celso Furtado, Ministro do Planejamento, a elaborar o Plano Trienal, que visava o crescimento econômico, as reformas sociais e o combate à inflação. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as medidas abaixo, conforme elas tenham constituído ou não objetivos do Plano Trienal. ( ) Realização da reforma agrária, que se julgava necessária não somente pelo aspecto social, mas também para ampliar a produção agrícola. ( ) Redução dos gastos, mas não dos investimentos públicos, já que estes seriam fundamentais para a retomada do crescimento econômico. ( ) Aumento dos impostos incidentes sobre os grupos sociais detentores de renda elevada, visando a obtenção de recursos necessários para os investimentos. ( ) Rompimento unilateral com os credores da dívida externa brasileira, com a suspensão dos pagamentos devidos, que seriam direcionados aos projetos sociais. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V – F – V – F. (B) V – F – F – V. (C) V – V – V – F. (D) F – V – F – F. (E) F – F – V – V.

49 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/22) Após a vitória do movimento de 31 de março de 1964, o novo regime começou a implementar mudanças políticas através de Atos Institucionais Complementares. No bloco superior, abaixo, são listados os primeiros cinco Atos Institucionais (AIs); no bloco inferior, os objetivos pretendidos com a aplicação de três deles. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1 – AI-1 (09/04/1964) 2 – AI-2 (17/10/1965) 3 – AI-3 (05/02/1966) 4 – AI-4 (06/12/1966) 5 – AI-5 (13/12/1968) ( ) Fechamento do Congresso, com cassação de mandatos parlamentares e suspensão de direitos políticos. ( ) Eleição do novo presidente por votação indireta e suspensão das imunidades parlamentares. ( ) Convocação do Congresso para aprovação de novo texto constitucional. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) 3 – 1 – 4. (B) 3 – 5 – 2. (C) 5 – 2 – 3. (D) 1 – 4 – 2. (E) 5 – 1 – 4.

50 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/23) Considere as afirmações abaixo, referentes ao governo João Baptista Figueiredo ( ), último presidente do regime militar. I – Na fase inicial de seu mandato, houve o declínio do PIB brasileiro, com efeitos negativos sobre a taxa de emprego. II – Em sua administração, a ampliação da abertura política coexistiu com o aprofundamento da crise econômica. III – Durante seu governo, foi aprovada no Congresso a Lei da Anistia, que possibilitou o retorno dos exilados políticos. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

51 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/24) A África do Sul, que será sede da Copa do Mundo de 2010, ficou conhecida no século XX por sua política de (A) discriminação racial legal e de reserva de benefícios para os indivíduos da raça considerada superior. (B) defesa e financiamento dos movimentos de independência das colônias portuguesas de Angola e Moçambique. (C) defesa dos interesses da indústria de mineração sul-africana contra a produção da Rodésia do Sul. (D) divisão do poder político entre Nelson Mandela (Congresso Nacional Africano) e Frederik De Klerk (Partido Nacionalista) durante as décadas de 1970 e (E) igualdade de direitos de cidadania para asiáticos e sul-americanos.

52 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2010/25) Considere as seguintes afirmações sobre a crise financeira mundial de I – Iniciou em 2007 nos Estados Unidos devido à desregulamentação e à especulação financeira em seu mercado de hipotecas imobiliárias. II – Alcançou abrangência mundial, tendo efeitos em países emergentes devido à retração do mercado internacional. III – Determinou o intervencionismo estatal no campo financeiro, o que impediu a rápida recuperação de alguns países. Quais estão corretas? (A)Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

53 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2009 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

54 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2009/01) No bloco superior, abaixo, estão relacionados os nomes de cinco instituições de democracia ateniense; no inferior a definição e três dessas instituições. Associe adequadamente o inferior ao superior. 1- Helié 2- Eclésia 3- Arcondato 4- Areópago 5- Bulé ( ) Assembleia de cidadãos com poder de aprovar leis e decidir sobre o ostracismo. ( ) Conselho de quinhentos membros com funções legislativas. ( ) Tribunal popular composto de seis mil cidadãos. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

55 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /02) Segundo a tradição, na véspera da batalha de Ponte Mílvia, o imperador romano Constantino invocou a ajuda divina e teve uma visão celestial; uma cruz brilhante com os dizeres In hoc signo vinces (Com este sinal vencerás). Depois do vitorioso, Constantino baixou o Édito de Milão (313), que (A) determinava a liberdade de culto para os cristãos. (B) proibia o culto às relíquias cristãs. (C) determina a liberdade de culto para os essênios. (D) proibia os cultos pagãos. (E) proibia as práticas de idolatria.

56 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /03) A Alta Idade Média foi um período de consolidação da Igreja Cristã, que atuava como elemento de integração no mundo ocidental. Sobre a situação da Igreja nesse período, considere as seguintes afirmações. I – O Cristianismo foi rejeitado pelos francos, que nele viam um poder paralelo a ser ativamente combatido. II – Clóvis foi o primeiro rei bárbaro a converter-se ao Cristianismo do Concílio de Nicéia, convencido de que isso facilitaria a consolidação de seu poder sobre uma sociedade crescentemente influenciada pelos preceitos cristãos. III – A principal intenção da Igreja era agregar o poder real ao poder divino, com o objetivo de estabelecer um reino à semelhança do Império Romano Oriental. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I. II e III.

57 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /04) A época histórica compreendida entre 1150 e 1250 foi marcada por significativas transformações. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os fatores indicados abaixo, conforme eles tinham sido ou não peculiaridades dessa época. ( ) diminuição do crescimento populacional, o que gerou equilíbrio econômico e aumento da oferta e da diversidade de alimento. ( ) aprofundamento e valorização das atividades intelectuais e artísticas, principalmente no domínio urbano. ( ) surgimento de uma nova estética e serviço dos ideais cristãos, traduzida na arte gótica das grandes catedrais. ( ) criação de universidades, espaços eclesiásticos que também eram abertos aos laicos. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - V - F - F. (B) F - V - F - F. (C) F - V- V- V. (D) V - F - V - F. (E) V - F - V- V.

58 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2009/05) A partir da metade do século XV, a Europa Ocidental encaminha-se para um período de desenvolvimento econômico. Sobre tal prosperidade considere as seguintes afirmações. I – Ao longo do século XVI, a Espanha se beneficiou das riquezas trazidas da América, fenômeno que contribuiu para a acumulação primitiva de capital na Europa. II – com o surgimento de novas rotas comerciais, houve um deslocamento do eixo econômico, do Mediterrâneo para o Atlântico. III – Visto que o comércio se tornou monopólio das regiões costeiras, certas regiões do Sacro Império, como a Alsácia-Lorena, foram relegadas a um segundo plano. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e II.

59 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /06) Assinale a afirmação correta sobre a conquista das Américas pelos povos ibéricos. (A) O domínio espanhol na América Central esbarrou na resistência maia, somente sobrepujada no final do século XVI. (B) A conquista do Novo Mundo teve amparo do poder real, pois a iniciativa privada não se interessou em assumir os grandes riscos que ela envolvia. (C) A autoridade papal, manifesta no Tratado de Tordesilhas, foi bem sucedida em impedir outros reinos de se aventurarem na conquista do Novo Mundo. (D) As armas de fogo e a domesticação dos cavalos não representaram vantagens militares significativas para os europeus, já que os povos nativos dominavam o conhecimento terreno. (E) As doenças contagiosas trazidas pelos europeus, como a varíola, foram um dos motivos da rápida extinção dos grandes impérios pré-colombianos.

60 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /07) Considere as seguintes afirmações, referentes à presença francesa no Brasil colonial. I - A França Antártica foi fundada em meados do século XVI provocando a ocupação da região da baía de Guanabara pelos portugueses. II – A França Equinocial foi estabelecida na capitania de Pernambuco no princípio do século XVII. III – Navios franceses ocuparam militarmente a cidade do Rio de Janeiro no início do século XVIII. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

61 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /08) Assinale a afirmação correta sobre os princípios políticos revolucionário francês de (A) A República francesa adotou um modelo de bipartição dos poderes do Estado. (B) A manutenção da mesma carta constitucional garantiu estabilidade política à França. (C) O sufrágio universal foi instituído pela Constituição de 1791, proposta pela Assembleia Nacional. (D) As distinções estamentais permaneceram reconhecidas por lei. (E) A França passou a apoiar-se no princípio de que a soberania política emana do povo.

62 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /09) Após a Guerra dos Sete anos, a Inglaterra passou a aumentar a taxação sobre as suas colônias norte-americanas, impondo uma série de medidas legais para incrementar suas receitas. No bloco superior, abaixo, são citados cinco atos legais emitidos pela Coroa britânica; no inferior, os objetivos pretendidos com a aplicação de três deles. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1 – Lei do Açúcar (Sugar Act) 2 – Lei do Selo (Stamp Act) 3 – Atos Townshend 4 – Lei do Chá (Tea Act) 5 – Leis intoleráveis ( ) Impedimento do contrabando e do comércio internacional ( ) Eliminação da concorrência das Antilhas francesas ( ) Recuperação econômica da Companhia das Índias Orientais A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é (A) (B) (C) (D) (E) – 1.

63 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /10) Observe o mapa abaixo, que registra as fronteiras do Brasil determinadas por tratados de limites. Considere as seguintes afirmações a respeito das definições territoriais. I – O Tratado de Santo Ildefonso assegurou a manutenção das possessões setentrionais do Império português, expressas pelo conjunto de fortes militares constituídos na América Meridional. II- O Tratado de Madri garantiu ao Império português o domínio da integralidade das fronteiras meridionais, inclusive o território da Banda Oriental. III- A fronteira oeste do Brasil, após o Tratado de Tordesilhas, permaneceu sem alterações significativas, situação que somente se alterou com a incorporação tardia da região do Acre. Quais estão corretas? (A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas I e III (D) Apenas II e III (E) I, II e III.

64 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /11)Vários países latino-americanos foram formados durante os movimentos de independência da região. No bloco superior, abaixo, são indicados os nomes de quatro países da região; no inferior, fatos relacionados aos processos de emancipação de três deles. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1 – Venezuela 2 – México 3 – Argentina 4 – Chile ( ) Uma rebelião destituiu o vice-rei do Prata, desencadeando o movimento de libertação. ( ) Os revoltosos dominaram grande parte do país, embora tivessem sido reprimidos pelo vice-rei do Peru. ( ) O padre Miguel Hidalgo, liderando a massa indígena, tomou de assalto a capital. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

65 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /12) Assinale a alternativa correta acerca da Assembleia Constituinte de (A)Ela iniciou os trabalhos ainda no período joanino, devido às tensões resultantes da Revolução Constitucionalista do povo. (B) Ela procurou eliminar todos os vestígios da autoridade monárquica, imbuída que estava do ideário liberal. (C) Ela foi dissolvida pelo Imperador Pedro I, em função das crescentes tensões entre federalistas e centralizadores. (D) Ela manteve as antigas capitanias da época colonial, prevendo somente a incorporação da Cisplatina ao Império. (E) Ela produziu a primeira carta constitucional brasileira, que garantia direitos civis inalienáveis.

66 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /13) Em 1845, foi decretado pelo governo britânico o Bill Aberdeen, lei que dava à Marinha inglesa o direito de inspecionar e apreender os navios negreiros brasileiros. A principal consequência dessa medida foi (A) a aprovação da Eusébio de Queiroz pelo Parlamento brasileiro. (B) a suspensão dos investimentos ingleses no setor financeiro imperial. (C) o início da aproximação do Brasil com a Argentina. (D) o rompimento diplomático entre o Império do Brasil e a Inglaterra. (E) a melhoria das condições de transporte dos escravos trazidos da África.

67 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /14) Em 1848, eclodiram revoluções por toda a Europa, fenômeno que passou a ser conhecido como a Primavera dos Povos. Sobre esse fenômeno, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) A Península Itálica foi palco e uma série de revoltas, que estariam na origem de sua posterior unificação. ( ) Na França, os trabalhadores parisienses proclamaram a República e, frente à reação monárquica, criaram a Comuna de Paris. ( ) De maneira geral, os levantes populares não foram suficientes para acabar com os antigos regimes. ( ) Na origem do fenômeno estava o surgimento nacionalistas. A sequência abaixo correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - V - F - F (B) F - V - F - V (C) V - F - V - F (D) V - F - V - V (E) F - V - V - F

68 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /15) Considere as afirmações abaixo sobre os aspectos econômicos do período de apogeu da ordem oligárquica no Brasil ( ). I – Nesse período, iniciou-se a chamada crise do café, caracterizada pela queda expressiva do preço desse produto no mercado internacional. II – Para tentar sanar o déficit financeiro, foram empregadas medidas drásticas, como o funding-loan. III – A inflação subiu acentuadamente nos últimos anos do século XIX, depois da política econômica implementada por Campos Sales. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

69 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /16) Uma das crises mais conhecidas do capitalismo ocorreu em 1929 e esteve associada ao crash da Bolsa de Nova Iorque. Entre as principais causas dessa crise, estava (A) a especulação no mercado de ações, em descompasso com a superprodução industrial e agrícola. (B) o fortalecimento econômico do bloco socialista, verificado no período entre- guerras. (C) a vinculação da economia norte-americana ao bloco capitalista asiático, que apresentava fraco dinamismo econômico. (D) a expansão desenfreada do mercado imobiliário, sem ampliação dos financiamentos disponíveis. (E) a queda expressiva das ações das companhias de alta tecnologia, negociadas na Bolsa de Nova Iorque.

70 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /17) Considere as seguintes afirmações em relação ao surgimento do fascismo na Europa nos anos 1920 e I – Na França, as bases industriais arruinadas e o desemprego foram causas do surgimento do movimento fascista, que tomaria o poder no final dos anos 20. II – Por se apresentar como uma solução alternativa ao socialismo, o fascismo foi inicialmente visto com bons olhos pelos Estados vitoriosos da Primeira Guerra. III – Os governos de Franco, na Espanha, e de Salazar, em Portugal, sofreram influências dos regimes fascistas italiano e alemão. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II E III

71 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /18) Considere as seguintes afirmações sobre o movimento integralista no Brasil. I – Criada por Plínio Salgado, a Ação Integralista Brasileira apresentava semelhanças com os fascismos europeus. II – As lideranças integralistas não defendiam o anti-semitismo, apesar de o movimento professar o ideário do arianismo. III – Na região Sul, o integralismo teve pouca difusão, diferentemente das outras regiões, onde estava solidamente representado. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

72 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /19) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao regime político implantado no Brasil com o Estado Novo ( ). ( ) A Constituição de 1937 consagrava a centralização política, que hipertrofiava o poder Executivo e extinguia o poder Legislativo. ( ) Os governadores dos estados foram, na sua maioria, substituídos por interventores nomeados pelo governo federal. ( ) O Golpe de 1937 foi deflagrado numa conjuntura de forte ascensão do ideário comunista, expresso nas determinações do Plano Cohen. ( ) A Intentona Integralista de 1938 foi a mais séria tentativa de derrubar o governo ditatorial de Getúlio Vargas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - F - V - F. (B) V - F - V - V. (C) V - V - F - V. (D) F - V - V - V. (E) F - V - F - F.

73 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /20) o fim da Segunda Guerra Mundial coincidiu com uma nova era da tecnologia e da ciência, representada por amplos avanços em diversas áreas do conhecimento em curto lapso de tempo. Sobre a dimensão técnico-científica do pós- guerra, considere as seguintes afirmações. I – A ciência pura foi desenvolvida principalmente por países ricos. II – Após Hiroshima, os Estados vencedores da Segunda Guerra decidiram proibir pesquisas na área de energia nuclear. III – O domínio das tecnologias de processamento de dados assegurou aos Estados Unidos e ao Japão posição de destaque na área da comunicação. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

74 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /21) Assinale a alternativa correta em relação ao processo de descolonização envolvendo os impérios europeus ocorrido após a Segunda Guerra Mundial. (A) O traçado das fronteiras nacionais africanas pelas potências coloniais européias respeitou as divisões étnicas da população local. (B) O subcontinente indiano, em meio à construção de sua independência, deu origem a mais de um Estado soberano. (C) A descolonização européia descumpriu o tratado de divisão de territórios celebrado entre Inglaterra e Estados Unidos. (D) A Argélia está entre os países que conquistaram sua independência por meios pacíficos. (E) Os Estados Unidos, de maneira geral, se opuseram à descolonização, temendo o avanço do socialismo nos jovens Estados.

75 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /22) Sobre a política externa dos Estados Unidos no período entre 1945 e 1989, é correto afirmar que ela (A) foi marcada por um pacto não formalizado, segundo o qual os Estados Unidos exerceriam um controle imperialista na Ásia, e a União Soviética, na África. (B) caracterizou-se por um programa de auxílio a determinados países europeus destroçados pela Segunda Guerra Mundial. (C) teve como princípio a não intervenção militar contra o socialismo, até a Guerra do Vietnã. (D) orientou-se pelo princípio da neutralidade na sua relação com os países da América do Sul. (E) teve como principais aliados os países que participavam do Pacto de Varsóvia.

76 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /23) Observe a charge abaixo, publicada no Correio da Manhã em 20 de julho de A ilustração refere-se à atuação do IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática) e sugere que essa entidade se destacou no cenário político por (A) incentivar a implantação de regimes comunistas. (B) apoiar a ação da União Soviética junto aos governos latino-americanos. (C) estimular tradições aristocráticas. (D) apoiar o populismo latino-americano. (E) promover práticas antidemocráticas.

77 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /24) Sobre o assim denominado Terceiro Mundo, assinale a alternativa correta. (A) Esse termo se refere àqueles países que optaram por uma terceira via econômica que não o capitalismo ou o socialismo. (B) A Conferência de Bandung, primeiro evento a reunir os países sob a égide do Terceiro Mundo, fracassou em seus objetivos. (C) Alguns países que integravam o Terceiro Mundo aproximaram-se das pautas socialistas. (D) Os Estados do Terceiro Mundo não lograram obter o reconhecimento de sua situação perante a ONU antes da queda do Muro de Berlim. (E) Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o regime soviético optou por não mais intervir na política e na economia de países do Terceiro Mundo.

78 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /25) O Oriente Médio despontou na ordem mundial pós-Guerra Fria como uma das regiões que mais suscitam a atenção do mundo ocidental. Sobre essa região, é correto afirmar que (A) Israel viu sua relação com os países árabes tornar-se conturbada somente após a extinção da União Soviética. (B) o Irã deve a sua atual configuração política à revolução de 1979, liderada pelo aiotolá Khomeini. (C) o Iraque, sob o governo de Saddam Hussein, contribuiu para a pacificação da região, ao propor alianças com o Irã e o Kuwait. (D) a Turquia defende a criação de um Estado curdo como meio de atender às aspirações nacionais de uma população dispersa entre vários países. (E) a Arábia Saudita se impôs, ao longo da década de 1990,como um dos principais adversários dos Estados Unidos na região.

79 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2008 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

80 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /01) A Idade da Pedra costuma ser dividida em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Associe as cinco características da Idade da Pedra listadas abaixo, no bloco inferior, aos períodos do bloco superior. 1 – Paleolítico 2 – Mesolítico 3 - Neolítico ( ) domesticação de animais ( ) descoberta do fogo ( ) formas e motivos abstratos na arte ( ) artefatos de pedra lascada ( ) difusão da agricultura A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

81 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /02) No último milênio a.C., o Egito foi sucessivamente conquistado por vários povos. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. I – Os romanos foram os primeiros a conquistar o Egito, pois contavam com um aparato militar de poder equivalente ao da civilização africana. II – Os macedônios, através de Alexandre, conquistaram o Egito e criaram uma nova dinastia, a Ptolomaica. III – Os persas não conseguiram conquistar o Egito, embora seus domínios se estendessem da Índia até a Grécia. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

82 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /03) A historia da civilização romana foi pautada por seu caráter expansionista, um dos pilares de uma complexa economia baseada nas riquezas oriundas da exploração sistemática dos povos conquistados. Considere as afirmações abaixo, relacionadas com as estratégias de expansão e de submissão adotadas pelos romanas. I – Os inimigos derrotados eram obrigados a pagar multas e resgates, e a arcar com pesados tributos após a anexação. II – Os romanos criaram uma vasta rede de abastecimento alimentício entre as províncias e Roma, evitando as tensões sociais decorrentes do flagelo da fome. III – Os negotiatores atuavam como elos comerciais entre Roma e as províncias, e enriqueceram às custas de empréstimos abusivos para os autóctones. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

83 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /04) A Alta Idade Média foi um período marcado por sucessivas invasões do mundo cristão. Assinale a alternativa correta em relação a essas invasões. (A) Em meados do século VII, após a batalha de Poitiers, o mundo Islâmico avançou por todo o sul da França, penetrando no norte italiano. (B) Durante vários séculos, os vikings tentaram sem sucesso pilhar as ricas cidades cristãs. (C) No século IX, os francos derrotaram Clóvis, desintegrando o reino merovíngio. (D) Em fins do século IX, sob a pressão crescente das invasões normandas e magiares, surgiram na Europa inúmeros castelos privados fortificados. (E) Em 843, o Tratado de Verdun unificou o Império Carolíngio, facilitando sua defesa contra os ávaros.

84 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /05) Assinale a alternativa que apresenta um dos resultados do entrecruzamento de culturas no Império Bizantino. (A) As artes visuais diversificaram a ponto de serem eliminadas as características estéticas de inspiração greco-cristã. (B) A adoração popular a ícones religiosos gerou crises na Igreja de Bizâncio. (C) Elementos clássicos, como a retórica e a língua grega, foram superados em função da interação cultural cosmopolita. (D) A arquitetura passou a primar pela simplicidade, a fim de se adequar à doutrina religiosa ortodoxa. (E) A estrutura jurídica do Império Bizantino não sofreu a influência do direito romano.

85 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /06) No século XVI, A Espanha oscilava entre períodos de extrema riqueza econômica e bancarrotas vertiginosas. Considere as afirmações abaixo, acerca dessa oscilação. I – A rebelião dos Países Baixos, parte integrante dos domínios imperiais dos Habsburgos, durou oitenta anos, contribuindo para corroer as finanças espanholas. II – A política expansionista dos Habsburgos, que incluía planos de invasão da Inglaterra com a participação decisiva da Invencível Armada, concorreu para as bancarrotas espanholas. III – A entrada de capital monetário era destinada em sua quase totalidade à industrialização espanhola, gerando deficiências crônicas na manutenção do Império. Quais estão corretas (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

86 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /07) Assinale a alternativa correta em relação à história dos Jesuítas no Brasil. (A) O Marquês de Pombal, por meio do Alvará real de 1759, autorizou a criação das missões jesuíticas (B) O padre José de Anchieta, autor do Diálogo sobre a Conversão do Gentio, incentivou a luta contra os franceses no Rio de Janeiro. (C) O Papa Paulo III, numa bula de 1536, decretou a legitimidade da escravidão dos indígenas. (D) O Marques de Lavradio, autor de O Valeroso Lucideno, defendeu a causa dos Sete Povos das Missões. (E) O padre Antonio Vieira, autor do Sermão de Santo Antonio aos Peixes, criticou os costumes dos colonos e a escravidão dos indígenas.

87 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2008/08) Ao longo da Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII, emergiu um regime republicano, que durou cerca de uma década, sob o comando de Oliver Cromwell, o Lord Protector da Inglaterra. Sobre esse período republicano, é correto afirmar que (A) A Inglaterra, enfraquecida pela transição de regime, ficou à mercê das demais potências europeias, às quais foi obrigada a conceder uma série de vantagens comerciais. (B) Cromwell, no intuito de proteger a economia interna, elaborou diversas restrições comerciais que o colocaram em conflito direto com os holandeses. (C) a morosidade com que Cromwell implantou sua política econômica contribuiu para a curta duração do seu governo. (D) Ele teve como particularidade o retrocesso do puritanismo religioso, característica marcante nos tempos do monarca Carlos I. (E) Ele representou uma fase de distensão entre a Inglaterra e as oposições irlandesas e escocesas.

88 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /09) O Renascimento, e posteriormente, o Iluminismo caracterizaram-se por estabelecer novos horizontes em diversas áreas do saber. Sobre suas semelhanças e diferenças, considere as afirmações abaixo. I – Os dois movimentos preconizavam a razão como um meio para a compreensão dos dogmas católicos, no intuito de recolocar a Igreja no centro da sociedade secular. II – Enquanto o Renascimento se destacou principalmente no plano das letras, das artes e das ciências, o Iluminismo mostrou forte vocação filosófico-política, repercutindo nas principais revoluções da época. III – Ambos se destacaram por recolocar o foco do pensamento filosófico e crítico no ser humano e na razão, se, no entanto, deixar de abordar as questões metafísicas. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I,II e III.

89 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /10) Com respeito à Conjuração Baiana, considere as afirmações abaixo. I – Ela seguiu os exemplos das Inconfidências Mineira e do Rio de Janeiro, pois apresentava as mesmas motivações e características. II – Ela objetivou a proclamação imediata da República, sob inspiração da Revolução Francesa, e defendeu o fim da escravidão. III – Ela envolveu, entre seus participantes, pessoas oriundas das camadas populares, como escravos, artesãos e soldados, quase todos negros e mulatos. Quais estão corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

90 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /11) Assinale a alternativa correta em relação aos eventos políticos ocorridos no período regencial. (A) Na Regência Una do Padre Feijó, foi suspenso parcialmente o uso do Poder Moderador pelos regentes. (B) Na Regência Una de Araújo Lima, promulgou-se a Lei Interpretativa do Ato Adicional. (C) Na Regência Trina Provisória, foram criados os partidos progressista, regressista, liberal e conservador. (D) Na Regência da Princesa Isabel, eclodiu o movimento oposicionista da Confederação do Equador. (E) Na Regência Trina Permanente, foi criada a Guarda Nacional.

91 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /12) Considere as seguintes afirmações sobre o processo histórico da Guerra dos Farrapos. I – A oposição de estancieiros e charqueadores ao Império foi motivada pela elevada tributação do charque gaúcho e da importação de sal, que beneficiava a importação do charque platino. II – O poderio militar dos farroupilhas, sustentado pelos armamentos provenientes dos Estados Unidos, foi demonstrado ao Império nos combates de Fanfa, Batovi e Porongos. III – A Paz de Poncho Verde, em 1845, permitiu ao Império apoio militar da Província e o uso de seu território como base de operações para enfrentar os conflitos com o Prata que se avizinhavam. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

92 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /13) Leia o texto abaixo, que faz considerações sobre o Paraguai da primeira metade do século XIX. (...) o governo paraguaio desenvolvia um modelo econômico não dependente da capital internacional. A partir da Independência, ocorreram reformas diversas. Ordens religiosas foram suprimidas, seus bens confiscados e transferidos ao Estado, Extinguiu-se o Tribunal da Inquisição. Aprovou-se a liberdade religiosa. Criaram-se as Estâncias da Pátria, fazendas estatais surgidas em consequência do confisco de grandes propriedades. Nelas se criavam gado e se plantavam produtos agrícolas. O comércio externo tornou-se monopólio do Estado. A instrução pública foi incrementada, possibilitando que a maioria soubesse ler e escrever. O desenvolvimento econômico autônomo igualmente implicou a fundação de indústrias de fundição, de tecidos, de pólvora e de armas. Adaptado de: AQUINO, Rubim et al. Sociedade brasileira: uma história através dos movimentos sociais. RJ: Record, 2000.p.567. A situação descrita neste texto acarretava problemas para os interesses (A)do Chile, do Brasil e do Uruguai. (B) do Chile, da Inglaterra e do Uruguai. (C) do Brasil, do Uruguai e da Argentina. (D) da Inglaterra, do Brasil e da Argentina. (E) da Inglaterra, do Uruguai e da Argentina.

93 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /14) Ao longo do século XIX, acirraram-se as diferenças e contradições na sociedade estadunidense, expondo a fragilidade dos laços que uniam a porção sulista à porção nortista. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. I – Enquanto no norte a sociedade se regrava em um mundo cada vez mais urbano e competitivo, na sociedade sulista predominava a estrutura rural de uma aristocracia há muito estabelecida. II – O norte revelou-se mais apto ao desenvolvimento científico-industrial que o sul, embora, em termos econômicos, tenha havido um forte impulso à industrialização em ambos os lados. III – O norte possuía uma clara vocação política centralizadora, já que necessitava de coesão interna para o crescimento de sua indústria, ao passo que os estados ao sul pretendiam manter sua autonomia federativa. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

94 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /15) Leia a descrição que segue. A doutrina, nascida na França, baseava-se na ideia de que era preciso reformar conservando e nos lemas os mortos governam os vivos e ordem e progresso. No Brasil, exerceu influência especialmente nas escolas militares do Rio de Janeiro e de Porto Alegre e na Faculdade de Direito do Recife. Também influenciou militares e civis que defendiam a abolição da escravatura, a promulgação de uma república laica e a incorporação do trabalhador à sociedade moderna. Esta descrição refere-se à doutrina (A) ultramontana. (B) liberal. (C) proudhoniana. (D) positivista. (E) marxista

95 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /16) Assinale a alternativa correta à política do encilhamento (Decreto n° 165, de 17/11/1890). (A) Ela consistiu na substituição dos títulos da dívida federal pelo lastro-ouro como base nas emissões bancárias, tendo por objetivo o estímulo à criação de empresas industriais e comerciais. (B) Ela foi implementada para suprir a ausência crônica do meio circulante, agravada, nesse momento, pelas necessidades impostas pelo trabalho assalariado e pelo progresso em massa de imigrantes. (C) Ela contribuiu para o desenvolvimento industrial, apesar de ter gerado forte especulação e descontrole financeiro nos primeiros anos da República. (D) Ela foi idealizada por Pinheiro Machado, adversário das forças oligárquicas e dos interesses agrários, para promover o empresariado industrial paulista e receber apoio político. (E) Ela aumentou a emissão de papel-moeda com base no lastro-ouro e facilitou o crédito às empresas de exportação, estabilizando o mercado financeiro.

96 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /17) Assinale a alternativa correta em relação à expansão imperialista observada entre meados do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. (A) A Inglaterra foi o maior Império da época, possuindo colônias, domínios e protetorados em vários continentes. (B) Os norte-americanos, mesmo apoiados pela Doutrina Monroe, não souberam estabelecer áreas de influência no restante da América. (C) A África permanecia como protetorado de Portugal e da Espanha. (D) A França, após cerca de meia década de lutas, reconheceu a sua derrota em Saigon e no Camboja. (E) O Japão aliou-se à China e à Coreia para tentar resistir às potências europeias.

97 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2008/18) Leia abaixo trechos do depoimento do major- general Amedley D. Butler, originalmente publicado numa revista norte-americana, em Dediquei trinta e três anos e quatro meses ao serviço ativo de nossa força militar mais ágil: a Infantaria de Marinha. Ascendi do posto de segundo-tenente até o posto de major-general. Durante todo este período dediquei a maior parte do meu tempo a servir aos interesses dos Grande Negócios, a Wall Street e aos banqueiros. Em resumo, fui um pistoleiro às ordens do capitalismo. [...] Contribui para converter o México e especialmente Tampico em lugar seguro para os interesses petrolíferos dos norte-americanos em Ajudei o Haiti e Cuba a se tornarem um lugar seguro para os rapazes do National City Bank efetuarem suas cobranças [...]. Ajudei também a Nicarágua a cumprir seus compromissos com a casa bancária internacional de Brown Brothers em Em 1916, facilitei interesses açucareiros norte-americanos na República Dominicana. Contribuí para que Honduras seguisse uma política apropriada para as companhias bananeiras norte-americanas em Em 1927, servi na China para que a Standard Oil seguisse seu caminho sem ser perturbada. Durante todos esses anos desfrutei, como disseram os rapazes, de magníficas prebendas. Fui premiado com honrarias, medalhas e promoções. Olhando para trás, penso que até poderia ter dado alguns conselhos para Al Capone. Ele, no máximo, pôde operar seus negócios sujos em três distritos da cidade de Chicago; nós marines operávamos em três continentes. BRUIT, H. O IMPERIALISMO. Campinas/SP: Edunicamp/Atual, 1983.p. 51 A política de intervenção pan-americana a que o texto faz referência denomina-se (A) União Pan-Americana. (B) Política de Big Stick. (C) Doutrina de Segurança Nacional. (D) Consenso de Washington. (E) Aliança para o Progresso.

98 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2008/19) Considere o enunciado abaixo e as quatro propostas para completá-lo. A Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo, veio a se tornar referência nacional. Entre as razões de sua importância, pode-se citar 1 – sua capacidade de crítica ao academicismo e ao parnasianismo, que a levou a romper o marasmo da cultura verbalista e alienada, impulsionando, por exemplo, a renovação literária. 2 – as influências artísticas das tendências futurista, dadaísta, surrealista e expressionista, e a influência de artistas como Menotti Del Pichia, Anita Mafaltti, Villa Lobos e Di Cavalcanti. 3 – a oposição ao servilismo lusitano, presente em instituições acadêmicas como a Academia Brasileira de Letras, a Escola Nacional de Belas Artes. 4 – a expressão artística da crise de um Brasil classista, urbano, industrial e moderno. Quais estão corretas? (A) Apenas 1 e 2. (B) Apenas 1 e 3. (C) Apenas 3 e 4. (D) Apenas 1, 2 e 3. (E) 1, 2, 3 e 4.

99 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /20) A derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial originou um novo tipo de organização governamental interna, sob a tutela dos Estados Unidos. Foi nesse período de seu desenvolvimento que o Japão se definiu progressivamente como uma das maiores potências econômicas mundiais. Sobre o processo de reestruturação do Japão no pós-guerra, considere as afirmações abaixo. I – A reconstrução do país aliou a formação de uma poupança interna com a conquista de mercados externos. II- O crescimento do setor microeletrônico foi o resultado direto de uma reformulação das bases industriais do país. III – O país vivenciou um acelerado crescimento econômico, conhecido como milagre japonês, a despeito da carência de recursos energéticos internos. Quais estão corretas? (A)Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

100 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /21) Considere as seguintes características, referentes ao Regime Militar no Brasil. 1- restrição das liberdades constitucionais e fixação da Lei de Segurança Nacional. 2- adoção de políticas econômicas visando ao desenvolvimento de um parque industrial dinâmico. 3- expansão do comércio exterior e ampliação da dívida externa. 4- início da construção da Transamazônica, em nome da Integração Nacional. Essas características se referem ao período (A) da instalação do Regime. (B) da distensão do Regime. (C) do milagre econômico brasileiro. (D) da transição democrática. (E) da crise do Regime.

101 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /22) Considere os acontecimentos abaixo, referentes ao processo de abertura política no Brasil. 1 – Campanha das Diretas-Já. 2 – eleição indireta de Tancredo Neves à presidência da República. 3 – fim do AI-5 e promulgação da Lei de Anistia. 4 – fundação da Central Única dos Trabalhadores. 5 – Pacote de Abril. 6 – tortura e morte de Vladimir Herzog. A sequência cronológica em que esses fatos ocorreram é (A) (B) (C) (D) (E)

102 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /23) Em meados de 1980, as estratégias político-econômicas conduzidas pelo novo secretário-geral do Partido Comunista, Mikhail Gorbachev, acabaram contribuindo para o colapso da União Soviética e de seu regime socialista. Sobre essas estratégias, considere as seguintes afirmações I – A Glasnot tinha por finalidade revitalizar o socialismo através, entre outras reformas, de uma relativa democratização do sistema. II – A não concessão de maior independência política aos Estados membros da União Soviética rendeu a Gorbachev o apoio da ala conservadora do partido. III – A Perestroika buscou reestruturar a economia estatal planificada, com vistas a impedir a crescente privatização dos meios de produção e a concentração fundiária. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

103 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /24) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. A América Latina ocupa posição periférica na economia mundial. Os países da região ora adotam políticas que reforçam esta sua posição, ora defendem propostas alternativas em relação às economias centrais. Uma das políticas das economias centrais para manter a posição periférica dos demais países é a ; e um projeto internacional destinado a inibir as iniciativas de autonomia e integração dos países latino-americanos é (A) neoliberal - o Acordo de Livre Comércio das Américas (ALCA) (B) liberal - a Comissão Econômica para a America Latina (CEPAL) (C) populista - o Mercado Comum do Cone Sul (MERCOSUL) (D) socialista - a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) (E) nacionalista - a Organização dos Estados Americanos (OEA)

104 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /25) Mianmar, ex-Birmânia, ganhou os noticiários internacionais no ano de 2007 devido à violenta repressão do movimento oposicionista por parte do regime militar vigente. Sobre o contexto do referido embate, considere as seguintes afirmações. I - O estopim da atual crise foi o aumento expressivo e sem aviso dos combustíveis, que resultou, primeiro, em discretas manifestações e, após, na mobilização em larga escala da sociedade civil. II – Entre as principais vozes da oposição ao regime, destaca-se a Liga Democrática Nacional, liderada por Aung Sang Suu Kyl, Nobel da Paz de III – O repúdio ao regime cresceu quando monges budistas foram agredidos e presos por militares. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

105 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2007 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

106 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /01) Leia o excerto abaixo. Quem quer que, por ignorância, vá ter às Sereias, e o canto deles ouvir, nunca mais a mulher nem tenros filhinhos hão de saudá-los contentes, por não mais voltar pra casa. Enfeitiçado será pela voz das Sereias maviosas. Este excerto faz parte da obra escrita por um importante poeta grego, por volta do século VIII a.C. O nome do autor do poema e o título da respectiva obra são (A) Homero, A Ilíada. (B) Hesíodo, Os Trabalhos e os Dias. (C) Hesíodo, Teogonia. (D) Homero, A Odisséia. (E) Heródoto, História.

107 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /02) Sobre o período histórico denominado Alta Idade Média, considere as seguintes afirmações. I – Carlos Magno foi responsável pela unificação de grande parte do antigo território romano na Europa. II – As cidades permaneceram como importantes centros econômicos e culturais, devido, em parte, a reabertura do mar Mediterrâneo pelos cruzados. III – A Europa cristã, fragilizada pelo declínio do Império Carolíngio, foi vitima de inúmeras invasões, principalmente por parte dos povos escandinavos e dos sarracenos. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III (E) I, II e III.

108 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /03) Durante a Baixa Idade Média, ocorreu em Portugal a denominada Revolução de Avis ( ), que resultou em uma mudança dinástica, cuja principal consequência foi (A) O enfraquecimento do poder monárquico diante das pressões localistas que ainda sobreviviam nas pequenas circunscrições territoriais do Reino. (B) o surgimento de uma burguesia industrial cosmopolita e afinada com a mentalidade capitalista que se instaurava na Europa. (C) o início das grandes navegações marítimas, que resultaram no descobrimento da América e no reconhecimento da Oceania pelos lusitanos. (D) o início do processo de expansão ultramarina, que levaria às conquistas no Oriente, além da ocupação e do desenvolvimento econômico da América portuguesa. (E) O surgimento de uma aristocracia completamente independente do Estado, que tinha como projeto político mais relevante a expansão ideal cruzadista.

109 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /04) Em reação aos movimentos religiosos que contestavam os dogmas oficiais do catolicismo, a Igreja Romana tomou uma série de medidas que seriam conhecidas como Contra-Reforma. Com relação a esse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) Uma das medidas mais drásticas adotadas em relação à reforma protestante foi a criação de uma nova instituição, a Santa Inquisição, responsável por punir e prevenir os desvios dogmáticos. ( ) O Index Librorum Prohibitorum era uma lista de livros cujo conteúdo ameaçava ou contradizia as ideias oficiais da Igreja. ( ) O Concílio de Trento reformou antigos dogmas católicos, entre os quais o de que o Papa é infalível, por representar a vontade de Deus na Terra. ( ) O movimento da Contra-Reforma evitou que o protestantismo se tornasse uma ameaça real em estados tradicionalmente católicos, com Espanha e Portugal. A sequência correta de preenchimento dos parêntesis, de cima para baixo é (A) F - V - V - V (B) V - V - F - F (C) V - F - V - F (D) V - F - F - V (E) F - V - V - F

110 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /05) O sistema monárquico absolutista, que atingiu seu apogeu sob o reinado de Luís XIV, apresenta-se como o modelo de gestão pública característico do período histórico moderno. Sobre esse sistema, é correto afirmar que ele (A) não era arbitrário, pois o monarca não podia transgredir certas leis e costumes fundamentais do reino. (B) foi responsável pelo desenvolvimento do conceito de cidadania, ao afirmar as liberdades individuais em contraposição ao sistema político medieval. (C) apresentava, entre seus princípios teóricos, a noção de que a potência soberana do Estado emana do povo. (D) foi enaltecido pelos iluministas, notadamente pelo filósofo Montesquieu, admirador da tripartição do poder político adotada pelo absolutismo. (E) não foi bem sucedido como forma de governo, pois desprezava a racionalização burocrática da máquina estatal.

111 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /06) Em fins do século XVI e ao longo do século XVII, o Ocidente foi palco de uma agitação intelectual que resultou no estabelecimento de novos paradigmas científicos. Sobre nova visão do mundo, considere as seguintes afirmações. I - Ao propor que existem princípios que regem o movimento e que estes podem ser matematicamente demonstrados, Newton rompeu com a visão religiosa da natureza e inaugurou a ciência tal qual a conhecemos. II – A ideia de que a Terra não é o centro do Universo, mas gira em torno do Sol, foi inicialmente classificada como herética pela Igreja; porém, diante das evidências, acabou sendo incorporada pelo pensamento cristão da época. III – Um dos pilares dessas novas concepções acerca da natureza foi o avanço das técnicas de observação, que expandiu os limites da visão ao micro ao macroscópico. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

112 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2007/07) Observe o gráfico abaixo, relativo à produção aurífera no Brasil do século XVIII. Adaptado de: PINTO, Virgílio N. O ouro brasileiro e o comércio anglo-português. São Paulo: Companhia Editora Nacional, p Com base nos dados do gráfico, considere as seguintes afirmações. I – O auge da produção de ouro em Minas Gerais foi atingido ainda na primeira metade do século XVIII, mas, na segunda metade do século, a extração aurífera na capitania entrou em declínio acentuado. II – A produção aurífera conjunta de Goiás e de Mato Grosso suplantou durante alguns períodos a produção de ouro da capitania de Minas Gerais. III – A produção aurífera de Goiás atingiu seu ápice ao mesmo tempo em que ocorria a queda nos rendimentos do ouro produzido na região de Minas Gerais. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

113 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /08) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação ao período. (A) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime. (B) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris. (C) O período conhecido como Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa. (D) O golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar. (E) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

114 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /09) A Revolução Industrial representou uma profunda transformação da economia, marcada pela utilização de novas técnicas, pelo uso da energia fóssil e por uma nova forma de organização da produção. Sobre essa revolução, é correto afirmar que (A) a Inglaterra, apesar da forte resistência de uma parcela da nobreza, a gentry, foi a primeira nação a incorporar os avanços científicos e a reorganizar a sua economia. (B) as colônias se tornaram as principais consumidoras dos produtos industrializados da Europa, pois o contingente populacional europeu se mantinha havia décadas no mesmo nível. (C) ela se contrapôs a uma certa estagnação da agricultura e do comércio, principais bases econômicas do sistema feudal. (D) os grandes avanços produtivos dela resultantes constituíram fatores fundamentais que levaram a Inglaterra a incentivar a abolição do tráfico escravista. (E) ela desenvolveu o sistema manufatureiro e consolidou a exploração da mão de obra servil nas colônias inglesas do Novo Mundo.

115 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /10) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. Uma das mais importantes instituições da administração militar do Império brasileiro, a , foi criada durante o período Ela foi responsável, até meados do século XIX, pela tarefa fundamental de (A) Guarda Nacional - regencial – controle social (B) Companhia das Ordenanças – colonial – defesa das fronteiras (C) Companhia das Ordenanças – joanino – controle social (D) Guarda Nacional – colonial – patrulhamento das vilas (E) Companhia de Auxiliares – regencial – defesa das fronteiras

116 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /11) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, com relação à imigração alemã no Rio Grande do Sul. ( ) Os primeiros imigrantes vieram antes da Guerra dos Farrapos e se instalaram na região de São Leopoldo. ( ) A Guerra dos Farrapos teve efeito nulo no fluxo imigratório, pois se desenvolveu em regiões distantes daquelas ocupadas pelos colonos alemães. ( ) Porto Alegre teve expressiva presença de imigrantes teutos na segunda metade do século XIX. ( ) A Revolta dos Mucker aconteceu na região missioneira, ocupada pelos imigrantes germânicos na primeira metade do século XIX. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - V - F - F (B) V - F - V - F (C) F - V - V - F (D) F - V - F - V (E) V - F - F - F

117 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /12) a Unificação Alemã, habilmente arquitetada por Otto von Bismarck, realizou-se em torno de guerras bem sucedidas contra potências vizinhas. Assinale a alternativa em relação às motivações e aos acontecimentos que desencadearam esse processo de unificação. (A) A fragmentação política obstaculizava o pleno desenvolvimento comercial e industrial da região. A unificação promoveria um mercado ágil e ampliado, com condições de enfrentar a concorrência inglesa através da proteção governamental. (B) A unificação foi liderada pela Áustria, o mais poderoso dos Estados germânicos e sucessora do extinto Sacro- Império, capaz de eliminar as pretensões da Prússia. Aliado da França, o país austríaco contou com o seu apoio para vencer as resistências germânicas do sul. (C) A constituição, redigida por Bismarck, inaugurou uma era democrática nos estados alemães, sob influência dos ideais da Revolução Francesa, baseados na soberania e na participação popular. (D) As decisões do Congresso de Viena, ao reconhcerem o direito de independência da Alemanha, foram fundamentais para a consolidação da unificação, pois inibiram as pretensões italianas aos territórios do sul da Alemanha. (E) O processo de unificação alemã contou com o apoio da França, que, acossada pela supremacia britânica, via no novo Estado um importante aliado na corrida imperialista.

118 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /13) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, com relação às contestações ao poder monárquico ocorridas no Brasil oitocentista. ( ) Durante o período joanino, não ocorreram revoltas contra a monarquia portuguesa estabelecida nos trópicos. ( ) O Primeiro Reinado foi um período muito conturbado, durante o qual a principal revolta interna foi a Confederação do Equador. ( ) No período regencial, as revoltas disseminaram-se pelo Brasil afora, atingindo as províncias fronteiriças do Rio Grande do Sul e do Pará. ( ) O Segundo Reinado foi o período de consolidação do projeto centralizador da coroa, não havendo ocorrências de revoltas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - V - F - V (B) V - F - V - F (C) F - V - V - F (D) F - V - F - V (E) F - F - V - V

119 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /14) Observe a charge abaixo, publicada na Revista Ilustrada. Adaptado de: Nossa História, nov p. 89. Esta charge refere-se aos efeitos da alta inflação brasileira observados durante o governo de (A) Deodoro da Fonseca. (B) Floriano Peixoto. (C) Prudente de Moraes. (D) Rodrigues Alves. (E) Campos Sales.

120 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /15) A cidade de Porto Alegre, atual capital do Rio Grande do Sul, foi fundada no (A) século XVI, a partir da prévia existência de uma aldeia indígena habitada basicamente por guaranis. (B) século XVI, quando houve a repartição de território brasileiro através das capitanias hereditárias. (C) século XVII, como uma resposta portuguesa à fundação e ao estabelecimento dos Sete Povos da Missões. (D) século XVII, com a chegada de imigrantes espanhóis ao sul do Brasil. (E) século XVIII, em função de sua localização estratégica para a defesa do território

121 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /16) Observe o gráfico abaixo. Resultados do partido nazista nas eleições legislativas de 1924 a 1933 Adaptado de: LHistoire, n. 230, mar p. 47. I – Após o fracasso do Putsch de Munique, o partido nazista sofreu um refluxo eleitoral que somente foi revertido a partir da Segunda Guerra Mundial. II – A instabilidade política e econômica da Alemanha, a partir de 1930, garantiu cenário favorável ao crescimento eleitoral nazista. III – O crescimento eleitoral do partido nazista foi simultâneo ao fortalecimento da República de Weimar a partir do Impacto da Crise de 29. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

122 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (Adaptada: UFRGS /16) Observe o gráfico abaixo. Adaptado de: LHistoire, n. 230, mar p. 47. I – Após o fracasso do Putsch de Munique, o partido nazista sofreu um refluxo eleitoral que somente foi revertido a partir da Segunda Guerra Mundial. II – A instabilidade política e econômica da Alemanha, a partir de 1930, garantiu cenário favorável ao crescimento eleitoral nazista. III – O crescimento eleitoral do partido nazista foi simultâneo ao fortalecimento da República de Weimar a partir do Impacto da Crise de 29. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

123 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /17) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução de 30. ( ) A Revolução de 30 resultou no alijamento da tradicional oligarquia paulista do centro do poder. ( ) A Aliança Liberal, representada por Getúlio Vargas, contou com o apoio dos tenentes, de setores médios e populares urbanos e de oligarquias dissidentes. ( ) A Revolução de 30 insere-se na onda de acontecimentos políticos resultantes da crise estrutural do capitalismo nos anos 20. ( ) A irrupção do Partido Comunista e a influência crescente da Revolução Soviética estão na origem da superação da política do café-com-leite. A sequência correta de preenchimento dos parêntesis, de cima para baixo, é (A) V - V - V - F (B) V - F - V - F (C) F - V - V - V (D) F - V - F - V (E) F - F - F - V

124 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /18) O New Deal consistiu em um programa adotado pelos EUA para superar os terríveis efeitos da Grande Depressão gerados pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Em relação às medidas aplicadas nesse programa, são feitas as seguintes afirmações. I – O Estado tomou a iniciativa de realizar diversas obras públicas com o objetivo de criar postos de trabalho para milhões de desempregados. II – A diretrizes keynesianas foram abandonadas em benefício do liberalismo econômico e da autonomia das forças do mercado como marcos reguladores da relação capital-trabalho. III – A aplicação do programa contou com forte oposição dos setores conservadores, que denunciavam a intervenção do Estado na economia como um processo de socialização da vida nacional. Quais estão corretas? (A) (A) Apenas I. (B) Apenas II. (B) (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (E) Apenas I e III.

125 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /19) Com a instituição do Estado Novo em 1937, Getúlio Vargas inaugurou um novo regime político no Brasil, marcado pelo autoritarismo. Entre as características e mecanismos de controle da ditadura varguista, pode-se citar (A) a mobilização das massas em grande escala através da atuação de um partido único controlado pelo líder do governo. (B) a opção pelo modelo de desenvolvimento econômico liberal, com a privatização dos meios de produção e a abertura do mercado de capital internacional. (C) a difusão e veiculação de propagandas e ideias do novo regime através de programa de rádio como o Repórter Esso e a Hora do Brasil. (D) o alinhamento contínuo e incondicional da política externa do país às diretrizes norte- americanas. (E) o reforço das unidades federativas, que passaram a dispor de ampla autonomia político- econômica e administrativa, com vistas a garantir a soberania e a integralidade territorial frente a ameaças imperialistas.

126 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /20) Observe a charge abaixo. Arquivo de O Cruzeiro/ O Estado de Minas No contexto da evolução do cenário político mundial, esta charge faz alusão (A) à radicalização integralista do Estado Novo. (B) ao processo de esquerdização de Getúlio Vargas. (C) ao dogmatismo político de Getúlio Vargas. (D) à inflexibilidade ideológica do Estado Novo. (E) ao pragmatismo político de Getúlio Vargas.

127 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /21) Considere as afirmações abaixo em relação à Guerra Civil espanhola ( ). I – Ela serviu de laboratório para a experimentação de armamentos, táticas e estratégias militares que foram massivamente utilizadas na Segunda Guerra Mundial. II – Ela constituiu um conflito de fortes conotações ideológicas, no qual se destacaram, entre outros elementos, o anticomunismo e o antifascismo. III – Ela comportou, simultaneamente ao confronto militar, um processo revolucionário de expropriação de terras e fábricas, particularmente na Catalunha e em Aragão. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

128 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /22) Observe o mapa abaixo. Considere as seguintes afirmações em relação à região destacada no mapa. I – Ela foi alvo dos únicos ataques com artefatos nucleares contra seres humanos registrados na história. II – Ela foi cenário de conflito da Guerra Fria, no início dos anos 50, envolvendo os EUA. III - Ela foi palco da maior derrota militar sofrida pelos EUA, apesar do enorme poder de fogo utilizado contra a população local. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III.

129 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /23) Nos anos 70, a Península Ibérica foi sacudida pelos acordes da canção Grandola, Vila Morena, transformada no sinal que desencadeou as primeiras ações da Revolução dos Cravos, movimento de jovens militares que derrubou (A) a ditadura espanhola, instalou a Monarquia do Rei Juan Carlos e restabeleceu a democracia no país. (B) a ditadura portuguesa, prendeu o primeiro- ministro Mário Soares e impôs o governo do Estado Novo. (C) a ditadura espanhola, impôs um governo de frente popular e gerou as condições para a eclosão da Guerra Civil. (D) a ditadura portuguesa, iniciou a redemocratização do país e encaminhou as negociações políticas para a independência da Angola e Moçambique. (E) a ditadura espanhola, abriu espaço para a ascensão política de Felipe Gonzalez e impediu a redemocratização do país.

130 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /24) O colapso da URSS e do Leste Europeu, a partir da segunda metade dos anos 80, foi antecedido por diversos fatos que apontavam para o esgotamento do poder da liderança soviética e de seus aliados regionais e para a dificuldade em manter o controle sobre situações cada vez mais tensas. Entre esses fatos, pode-se citar corretamente (A) o desgaste produzido pelas reivindicações do sindicato Solidariedade na Polônia e a invasão russa do Afeganistão. (B) a queda do Muro de Berlim e a unificação da Alemanha ocidental e da Alemanha oriental. (C) o processo de desintegração iugoslavo e o fortalecimento do poder instituído em Belgrado. (D) a explosão de conflitos separatistas na Tchechênia e na República moldava. (E) a vitória soviética no embate econômico com os EUA e na corrida armamentista conhecida como Guerra nas Estrelas.

131 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /25) Abaixo, na coluna da esquerda, são citadas cinco ditaduras do Cone Sul latino-americano dos anos Na coluna da direita, são apresentadas imagens correspondentes a três dessas ditaduras. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 1- ditadura brasileira ( ) 2 - ditadura uruguaia 3 - ditadura argentina 4 - ditadura paraguaia 5 - ditadura chilena ( ) ( ) A sequência correta de preenchimento dos parêntesis, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

132 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2006 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

133 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /31) A denominação Revolução Neolítica, cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere- se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças, é correto citar (A) a criação do poder centralizado associado ao poder religioso. (B) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo. (C) a instituição da propriedade privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais. (D) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher. (E) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.

134 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /32) O atual Iraque abrigou territorialmente a maior parte da Antiga Mesopotâmia (terra entre rios), berço de ricas civilizações. Entre essas civilizações encontram- se os sumerianos, os quais se caracterizavam por (A) apresentar uma comunidade constituída por clãs familiares independentes, onde a administração política descentralizada era exercida pelos patriarcas das aldeias. (B) constituir um império duradouro e unificado, imune, graças a suas defesas naturais e a seus grandes exércitos, aos perigos inerentes às migrações de sociedades nômades. (C) representar uma sociedade liderada pela oligarquia mercantil e pelos proprietários de navios, cujo poder e riqueza advinham sobretudo do comércio e do domínio dos mares do Oriente Médio. (D) provocar uma ruptura embrionária entre a dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o Patesi não era o próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu representante. (E) formar um povo economicamente autossuficiente, que não praticava relações comerciais com o exterior.

135 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /33) Por cerca de cinco séculos, a Roma antiga reinou sobre uma imensa formação imperial. Em relação aos elementos constitutivos desse império, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) O sistema econômico imperial repousava sobretudo na exploração de tributos impostos ao mundo conquistado (as províncias) em proveito dos conquistadores romanos. ( ) O uso do latim na administração e no Exército fez dessa língua o instrumento oficial de comunicação na parte ocidental do Império. ( ) A crise do Império esteve ligada ao aumento excessivo do trabalho escravo, que arruinou os pequenos proprietários rurais e os camponeses pobres. ( ) O Édito de Caracala concedeu a cidadania a todos os homens livres do Império. Pax Romana ( ) Em nome da Pax Romana, os estrangeiros eram rigorosamente proibidos de entrar na capital do Império. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F - F - V - V - V. (B) V - V - F - F - F. (C) V - V - F - V - F. (D) V - F - V - F - V. (E) F - F - V - F - V.

136 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /34) O assim denominado Grande Cisma do Oriente foi uma consequência (A) da Reforma Calvinista, que, ao pregar predestinação e o livre-arbítrio, acabou com a unidade da Igreja Católica. (B) da Querela das Investiduras, travada entre o Papa e o Imperador, a qual versava sobre a proibição de leigos concederem a posse de cargos na Igreja. (C) da emergência do Islamismo, que propiciou aos árabes um ponto de união e identidade, mas os separou dos ocidentais. (D) do confronto entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, que resultou na cisão entre os ramos grego e o romano do catolicismo. (E) do conflito religioso que instalou um papa em Avignon e outro em Roma, perturbando por décadas a concórdia interna da Igreja.

137 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2006/35) Após ter sido relegada, em grande parte, ao esquecimento, a obra do pensador grego Aristóteles voltou a ter uma significativa difusão na Europa Ocidental, em especial a partir do século XII, o que pode ser atribuído (A) ao interesse da Igreja Católica em fundamentar a interpretação da Bíblia e de seus dogmas na utilização máxima das fontes disponíveis. (B) à preservação e ao profundo estudo da cultura greco-romana realizados pelos muçulmanos em seus centros de cultura, como os da Península Ibérica, onde foram traduzidos para o latim inúmeros manuscritos. (C) ao desejo dos povos de cultura germânica de compreender e assimilar a cultura dos antigos territórios territoriais. (D) à ruralização generalizada que atingiu a Europa Ocidental, com o fim do urbanismo e das relações comerciais, o que motivou a elite cultural a dedicar- se aos estudos teóricos. (E) à ruptura religiosa entre os católicos do Ocidente e os ortodoxos bizantinos, que levou à migração de obras gregas ao Oeste do continente europeu.

138 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /36) Leia o texto abaixo, extraído de uma obra de autoria do humanista inglês Tomás Morus. Vossos carneiros (...) Normalmente tão mansos, tão fáceis de alimentar com pouca coisa, ei-los transformados, dizem-me, em animais tão vorazes e ferozes que devoram até mesmo os homens, devastando e despovoando os campos, as granjas, as aldeias. Com efeito, em todas as regiões do reino, onde se em contra a lã mais fina e, portanto, a mais cara, os nobres e os ricos – sem falar de alguns abades, santos homens, não contentes de viverem à larga e preguiçosamente das rendas anuais que a terra assegurava aos seus antepassados, sem nada fazerem em favor da comunidade (prejudicando-a, deveríamos dizer) – não deixam mais nenhum lugar para o cultivo, acabam com as granjas, destroem as aldeias (...) Adaptado de: MORUS. Tomás. Utopia. Porto Alegre: L&PM,1997.p.37. Com esta passagem, o autor pretendeu denunciar (A) o levante dos ciompi. (B) os Jacqueries. (B) as revoluções comunais. (C) o Grande Medo. (E) os cercamentos.

139 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /37) Nos primórdios da modernidade, os conquistadores, missionários e comerciantes europeus ocidentais trouxeram ao conhecimento do Velho Mundo a existência de vastos territórios inexplorados, inaugurando uma nova era de abertura e unificação de mercados. Entre outras razões dessa expansão geográfica, é correto citar (A) o aumento excessivo da população que começou a se constituir ininterruptamente a partir do século XIV e provocou a busca de novas terras de colonização e exploração. (B) o crescimento da economia nos séculos XIV e XV, que levou os europeus a procurar novos mercados. (C) a expansão dos turcos otomanos, com a tomada de Constantinopla, o que bloqueou a passagem terrestre da Europa para o Ocidente. (D) o teocentrismo e a escolástica, que estimulavam os homens em sua curiosidade por novas culturas e novas religiões. (E) a pretensão dos europeus de exercer o controle comercial e militar no Mediterrâneo.

140 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /38) Conflito complexo, com motivações que percorreram o campo religioso, do político e do econômico, a Guerra dos Trinta Anos, travada entre 1618 e 1648, começou na Boêmia e logo se estendeu pelo continente europeu. Os resultados finais da contenda foram fundamentais para a redefinição geopolítica da Europa. Entre esses, é correto citar (A) o fracasso das ambições dos Habsburgos e o fortalecimento político da França e da Suécia. (B) O fim da hegemonia da Rússia na Europa Central e o colapso da política expansionista prussiana. (C) a vitória espanhola, com o crescimento do seu império para as terras centrais da Europa. (D) a conquista das margens do mar Báltico pela Dinamarca, garantindo o controle sobre o comércio marítimo da região. (E) dos mercados e seus produtos. consolidação do poder hegemônico da Inglaterra sobre o continente e a livre extensão.

141 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2006/39) Observe o quadro abaixo Desembarques de escravos africanos nas Américas ( ) Considere as seguintes afirmações acerca do tráfico de escravos para o Brasil durante o período colonial. I - O aumento do número de cativos trazidos para o Brasil no início do século XVII está diretamente relacionado com a implantação da agricultura de exportação no Nordeste. II - A queda verificada na importação de escravos pelo Brasil no segundo quartel do século XVII está associada às vicissitudes da ocupação holandesa em Pernambuco. III - Um novo aumento no número de entradas de cativos africanos ocorreu no início o século XVIII, quando as importações brasileiras de escravos cresceram mais de 50% em relação ao início do século anterior. Quais estão corretas? (A)Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

142 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /40) Abaixo, na coluna da esquerda, são citadas seis revoltas ocorridas durante o período colonial brasileiro. Na coluna da direita, são apresentadas as motivações de quatro daquelas revoltas. Associe adequadamente a coluna da dirieta à da esquerda. 1 - Inconfidência Mineira 2 - Revolta de Beckman 3 - Guerra dos Emboabas 4 - Guerra dos Mascates 5 - Revolta de Filipe dos Santos 6 - Inconfidência Baiana ( ) Insatisfação da comunidade mercantil dos senhores de engenhos olidenses. ( ) Proibição da circulação de ouro em pó na região mineira e criação das Casa de Fundição. ( ) Criação da Companhia Geral do Comércio do Maranhão e oposição dos jesuítas à utilização da mão de obra indígena pelos colonos. ( ) Insatisfação dos colonos com a tentativa de monopolização das minas auríferas pelos paulistas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

143 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /41) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo em que aparecem. A Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos foi um aldeamento formado por indígenas da etnia , estabelecido no século XVIII no território do atual município de , no Rio Grande do Sul. As populações autóctones que se estabeleceram nesse aldeamento eram originários dos (A) minuano – Gravataí – contrafortes da Serra do Mar. (B) guarani – Rio Grande – campos situados às margens do Rio da Prata. (C) caingangue – Pelotas – campos de cima da serra. (D) minuano – Rio Grande – vales fluviais do Planalto Central. (E) guarani – Gravataí – Sete povos das Missões.

144 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /42) Há duzentos anos, em 29 de julho de 1805, nascia em Paris Alexis Tocqueville, um dos principais pensadores políticos da modernidade. Em meio às contribuições fundamentais de sua obra, destaca-se (A) a defesa do Estado de Direito e das liberdades individuais como motores indispensáveis do progresso econômico e social, desenvolvida na obra A Democracia na América. (B) a crítica espiritual da sociedade francesa sob a regência do Duque de Orleans, incluída na obra Cartas Persas. (C) a apologia do sistema inglês, através da qual o autor demonstra as fraquezas da monarquia francesa, tema da obra Cartas Filosóficas. (D) o raciocínio segundo o qual o argumento da autoridade deve ceder lugar à dúvida e ao método, trabalhado ma obra O Discurso do Método. (E) a virulenta denúncia contra os privilégios das elites, proferida na obra Discurso sobre as Ciências e as Artes.

145 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /43) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul. ( ) Os objetivos principais de imigração para o Rio Grande do Sul no século XIX foram o interesse do governo imperial de incentivar uma produção mais diversificada e a necessidade de maiores recursos humanos e materiais para consolidar o povoamento na região. ( ) A chegada dos italianos ao Rio Grande ao Sul foi anterior à dos alemães devido ao fato de a unificação política de península itálica ter sido marcada por um elevado grau de conflito étnico, decorrente das clivagens sociais e econômicas entre Sul e Norte. ( ) Com a vinda dos novos colonos, foi alterado – ainda no século XIX – o perfil da economia sulina, que passou a caracterizar-se pela atividade industrial, em detrimento da tradicional atividade agropecuária. ( ) Os imigrantes de origem alemã – em particular a elite composta por comerciantes e industriais – ficaram excluídos da participação no processo político – eleitoral até a aprovação da Lei Saraiva, que tinha por objetivo cooptá-los para os quadros do Partido Liberal. ( ) Os imigrantes de origem italiana foram estabelecidos na região serrana, em pequenos lotes voltados À prática da agricultura familiar, em virtude da indisponibilidade de terras nas regiões mais próximas de Porto Alegre.. sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - F - V - F - V. (B) V - V - V - F - F. (C) V - F - F - V - V. (D) F - V - F - V - F. (E) F - F - V - F - V.

146 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2006/44) Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que está correta em relação ao processo de unificação italiana, concluída na segunda metade do século XIX. (A) O Congresso de Viena concluiu o processo de integração nacional italiano na medida em que este veio ao encontro dos interesses das elites locais. (B) O processo de unificação nacional resultou das fortes pressões burguesas do sul do país, cuja economia demandava um mercado interno homogêneo, dinâmico e integrado para a colocação da sua moderna produção industrial. (C) A construção do Estado nacional implicou enfrentar e expulsar as tropas de ocupação pertencentes aos impérios britânico, russo e espanhol, estabelecidas na Península Itálica desde os acontecimentos de (D) O movimento de unificação partiu das áreas mais industrializadas, teve forte presença de uma burguesia interessada na ampliação do mercado interno e foi sustentado pela ideologia nacional. (E) A consolidação da formação do Estado nacional italiano ocorreu com a anuência do papa Pio IX e o reconhecimento, pelo primeiro-ministro Cavour, da existência e da soberania do Estado do Vaticano, após as negociações da Questão Romana.

147 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /45) Observe o mapa abaixo. COSTA,Luis César A. & MELLO, Leonel Itaussu A. História do Brasil. São Paulo ; Scipione,1999. p A área de litígio destacada no mapa corresponde à região onde ocorreu a (A) Guerra de Canudos. (B) Revolução Federalista. (C) Coluna Prestes. (D) Revolta da Chibata. (E) Guerra do Contestado.

148 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /46) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Entre os elementos fundamentais para a compreensão do processo histórico que culminou com o fim do Segundo Reinado, é certo citar o desfecho da , o e o movimento (A) Guerra Cisplatina – conflito com a Igreja Católica (B) Guerra do Paraguai – crescimento do republicanismo – abolicionista (C) Revolta da Balaiada – conflito com a maçonaria – abolicionista (D) Questão Christie – conflito com a maçonaria – republicano (E) Guerra dos Farrapos – conflito com as ordens religiosas – abolicionista

149 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /47) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações, referentes à Revolução Russa. ( ) Ela resultou na formação do primeiro Estado socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra. ( ) Ela foi fundamentada nas Teses de Abril, de Lenin, em que este defendia a aliança do proletariado com a burguesia e a formação de um governo de conciliação de classes como forma de derrotar os setores aristocráticos. ( ) Ela teve no Ensaio Geral, apesar da derrota, um importante acúmulo de experiência revolucionária, particularmente com o surgimento dos primeiros sovietes. ( ) A intensa luta pelo poder entre Lenin e Trostky impediu a tomada do poder pelos bolcheviques, em fevereiro de 1917, postergando o avanço revolucionário até outubro do mesmo ano. ( ) Os sovietes foram o núcleo propulsor da articulação das forças revolucionárias lideradas pelos bolcheviques. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - F - V - F - V. (B) F - F - F - V - F. (C) V - F - F - V - V. (D) F - V - V - F - V. (E) V - V - F - V - F.

150 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /48) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, relativas ao conjunto de conflitos decorrentes da dinâmica da expansão imperialista. ( ) A Guerra Russo-Japonesa terminou com a derrota do Império Russo, intensificando as contradições internas que produziram o Ensaio Geral, e projetou a influência japonesa sobre a região da Manchúria. ( ) A vitória na Guerra Hispano-Americana permitiu aos EUA consolidar sua influência na América Central e reforçar seus interesses econômicos no Oriente com a ocupação Filipinas. ( ) A Guerra dos Bôeres marcou a derrota da tentativa expansionista colonial britânica, impedindo que os setores monopólicos de Londres se apropriassem das riquezas do Transvaal e de Orange. ( ) Na crise do Marrocos, Alemanha e França aliaram-se para reverter o monopólio britânico sobre o comércio local e impor uma Política de Portas Abertas. ( ) A Revolta dos Boxers contra a presença de interesses econômicos e militares estrangeiros na China foi promovida por grupos nacionalistas que destruíram ferrovias, missões religiosas e sedes diplomáticas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A)F - V - V - V - V. (B) F - F - V - F - F. (C) V - F - F - V - V. (D) F - V - F - F - F. (E) V - V - F - F - V.

151 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. Nossa História, n.10, ago p.88. (UFRGS /49) A charge abaixo contem uma crítica à política do café- com-leite,que vigorou durante a República Velha. Acerca das principais lideranças políticas existentes na conjuntura que antecedeu as eleições de 1930, é correto afirmar que (A)Washington Luiz acabaria não sendo reeleito, muito embora fosse o preferido nas pesquisas de opinião pública. (B) Antonio Carlos representava as forças políticas nordestinas, que se contrapunham aos interesses dos cafeicultores paulistas. (C) Júlio Prestes representava a dissidência paulista, ligada aos setores médios e intelectualizados e reunida em torno do Partido Democrático. (D) Luiz Carlos Prestes, um dos líderes tenentistas, representava a corrente política de esquerda, comprometida com o combate ao poder oligárquico. (E) Getúlio Vargas, embora não representado na charge, seria o vencedor das eleições presidenciais, assumindo o poder com a Revolução de 1930.

152 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /50) Considere as seguintes afirmações, referentes ao contexto político existente no Rio Grande do Sul durante a década de I - Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, Flores da Cunha foi nomeado interventor no Rio Grande do Sul, sendo mantido, posteriormente, como governador eleito indiretamente pela Assembleia. II - O partido político dominante nessa conjuntura foi o PRL (Partido Republicano Liberal), que passou a ocupar o lugar do PRR (Partido Republicano Riograndense), agremiação que fora hegemônica durante a República Velha. III - Com o golpe de Estado de 1937, Flores da Cunha teve seus poderes aumentados pelo governo federal, pois recebeu autonomia para a execução de políticas fiscais visando à recuperação econômica do Rio Grande do Sul. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

153 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /51) A Segunda Guerra Mundial foi o cenário do conflito interimperialista em que as disputas por mercados sofreram clivagens raciais e étnicas. Em relação aos motivos que provocaram essa guerra, são feitas as seguintes afirmações. I - Os desdobramentos das crises não resolvidas do conflito mundial anterior, que produziram graves perdas à Alemanha e causaram insatisfações na Itália, junto com a ascensão, nesses dois países, de grupos de extrema direita, estão entre as causas fundamentais da Segunda Guerra Mundial. II – As políticas de Não-intervenção na Guerra Civil espanhola e de Apaziguamento em relação à expansão nazista pela Europa, antes de setembro de 1939, confirmam que o anticomunismo foi um fator importante nas iniciativas diplomático-militares assumidas pela Inglaterra e pela França nesse contexto. III – A crise dos Balcãs entre o império austro-húngaro e a Sérvia está entre as tensões internacionais que aceleraram a deterioração das relações entre as potências europeias. Quais estão corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas III. (C) Apenas I e III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

154 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /52) Assinale com V ( verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao impacto produzido pela dinâmica da Segunda Guerra Mundial na América Latina. ( ) As exigências de reconversão econômica produzidas na Europa e, posteriormente, nos EUA geraram um cenário favorável ao desenvolvimento de uma política de industrialização via substituição de importações. ( ) A intensificação das exportações e as mudanças dos fluxos do intercâmbio comercial da América Latina com a Europa, durante a guerra, permitiram que diversos países da região acumulassem importantes saldos comerciais favoráveis. ( ) Como consequência do conflito, consolidou-se a tendência, presente desde a Primeira Guerra Mundial, de substituição da preponderância britânica pela estadunidense, tanto nos aspectos econômicos quanto nos geopolíticos. ( ) Apesar da pressão dos EUA, o Chile, o México e a Argentina mantiveram-se neutros até o final da guerra, ao passo que o Brasil foi o único país latino-americano a entrar em ação em zona de combate. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - F - V - F. (B) V - V - V - F. (C) F - F - F - V. (D) F - V - F - F. (E) V - F - F - V.

155 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /53) Considere as seguintes afirmações, referentes a aspectos econômicos do governo do presidente Juscelino Kubitschek ( ). I – O período foi marcado pelo acelerado desenvolvimento econômico, especialmente no setor industrial. II – Além dos investimentos na produção de bens de capital, o Estado brasileiro passou a desenvolver a produção de petróleo, sendo decisiva a criação da Petrobrás nos finais do governo JK. III – A política econômica adotada estava assentada na abertura ao capital estrangeiro e na realização de investimentos diretos feitos pelo governo, precedidos de emissão de moeda, o que agravou o processo inflacionário. Quais estão corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

156 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /54) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Na década de 1960, os EUA foram abalados, na política interna, pelo surgimento e crescimento de movimentos de contestação que denunciavam a discriminação racial, a atitude belicosa do Pentágono contra o Terceiro Mundo e a pressão de grandes empresas impondo seus interesses corporativos em detrimento da sociedade civil. Entre esses movimentos de contestação, é correto citar 1 – as diversas manifestações promovidas por organizações sociais, tais como o Movimento pelos Direitos Civis, vinculado a Martin Luther King, o Black Power e os Panteras Negras. 2 – a organização liderada pelo senador Josep McCarthy e apoiada por Richard Nixon e Ronald Reagan, que defendia a tolerância racial, a liberdade sexual e o respeito à autodeterminação dos povos do sudeste asiático. 3 – as modalidades de questionamento identificadas como contracultura, fenômeno político, cultural e comportamental que abrangia, entre outras, a denominada música de protesto representada por Bob Dylan, as manifestações pacifistas contra as guerras promovidas pelos EUA e o movimento hippie. Quais propostas estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas 1 e 2. (C) Apenas 1 e 3. (D) Apenas 2 e 3. (E) 1, 2 e 3.

157 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /55) O sistema político-partidário estruturou-se no Brasil somente a partir da primeira metade do século XIX. A partir de então tivemos uma sucessão de partidos ocupando as posições dominantes da cena política nacional. Na coluna da esquerda, abaixo, são citados seis períodos da História do Brasil; na coluna da direita,os nomes de agremiações políticas. Associe adequadamente as agremiações políticas aos seus respectivos períodos. 1 – Primeiro Reinado 2 – Segundo Reinado 3 – República Velha 4 – Estado Novo 5 – República Populista 6 – Ditadura Militar ( ) Partido Conservador e Partido Liberal ( ) Aliança Renovadora Nacional e Movimento Democrático Brasileiro ( ) Partido Republicano Riograndense e Partido Republicano Paulista ( ) União Democrática Nacional e Partido Social Democrática A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) 2 – (B) (C) (D) (E)

158 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2006/56) Observe os cartuns e o texto abaixo. Correio da Manhã,23 jun In: Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural,1986.v.10,p.35. Com relação ao contexto histórico e às informações contidas nos cartuns e no texto acima, considere as seguintes afirmações. I - O diálogo com os partidos de orientação marxista foi uma característica da ditadura brasileira até a imposição do AI-5, quando, efetivamente, a censura e a repressão começaram a ser implementadas. II - Durante o ano de 1968, a rearticulação e o crescimento do movimento estudantil se transformaram, na percepção dos setores que controlavam o poder, numa séria ameaça ao seu projeto de continuidade. III - A informação sobre o tempo, citada pelo Jornal do Brasil, indicava a existência de novos ventos e de uma temperatura insuportável, o que era uma clara alusão ao início de uma política de distensão entre o governo e a oposição. Quais estão corretas? (A)Apenas I. (B)Apenas II. (C)Apenas III. (D)Apenas I e II. (E)Apenas II e III.

159 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2006/57) Observe o mapa abaixo,que corresponde à atual América Central. Associe as características abaixo aos respectivos países, utilizando os números que lhes são atribuídos no mapa. ( ) País dominado, durante décadas, pela família Somoza e marcado por importante experiência de governo popular, nos anos 80. ( ) Antiga colônia inglesa que se transformou na terra do reggae e de Bob Marley. ( ) País em cujo território está situado o ponto mais estratégico da América Central e onde funcionou a denominada Escola das Américas, especializada em técnicas de contra-insurgência. ( ) País atingido, durante décadas, pela ditadura de François Papa Doc Duvalier e seus Tontons Macoutes e, atualmente, palco de presença de tropas da ONU, entre as quais há significativa participação brasileira. ( ) País que sofreu, em 1951, uma tentativa de invasão promovida pelos EUA, na Baía dos Porcos, e que, em outubro de 1962, foi epicentro da conhecida Crise dos Mísséis. A Sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

160 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2006/58) Ao surgir nos Estados Unidos, no começo da década de 1980, o termo globalização significava uma liberalização planetária das trocas comerciais. Na década de 1990, além do campo econômico, a concepção estendeu-se à intensa e inédita circulação mundial da cultura e da informação, dotada de uma certa homogeneização. Em relação ao fenômeno descrito no texto acima, considere as seguintes afirmações. I - A derrocada do comunismo no leste europeu e a intensificação da abertura da economia pela China contribuíram para uma maior unificação dos mercados mundiais. II - A revolução das comunicações, especialmente com a Internet, acentuou a dimensão cultural da globalização. III - Um dos sustentáculos da globalização são as empresas transnacionais. Quais estão corretas? (A)Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

161 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2006/59) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Nos anos 90, o Neoliberalismo disseminou-se pela América Latina através de diversos governos que desencadearam políticas de privatização da economia, abertura do mercado interno, desregulamentação e diminuição das funções do Estado. No início do século XXI, constata-se 1 – que os últimos resultados eleitorais, em países como Brasil, Uruguai e Argentina, indicaram que os eleitores optaram por propostas que geravam expectativas de mudança em relação às políticas neoliberais. 2 – que, diante do abandono dos programas neoliberais precedentes, a pressão dos movimentos sociais refluiu, mostrando efetiva consolidação da estabilidade social e política em países com Bolívia, Equador e Paraguai. 3 – que os EUA têm mostrado indiferença pela região na medida em que consideram que seus interesses estão resguardados e que não existem condições para o surgimento de posições radicais ou anti- estadunidenses. Quais propostas estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas 2. (C) Apenas 3. (D) Apenas 1 e 2. (E) 1, 2 e 3.

162 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2006/60) Observe o cartum abaixo, alusivo à ocupação que o Iraque sofre desde O Pasquim 21,n.57, 08 abr p27. Com relação ao contexto histórico e ao tema do cartum acima, considere as seguintes afirmações. I – O cartum nega o fato de que as tropas de coalizão liderada pelos EUA e pela Inglaterra enfrentaram maior resistência após a derrubada de Saddam Hussein. II – O cartum ressalta que o uso da força militar tem sido um fator importante na imposição dos exércitos de ocupação. III – Os acontecimentos posteriores à data de publicação do cartum atestam que no Iraque desapareceram rivalidades entre diversos grupos religiosos étnicos que compõem a sociedade iraquiana. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

163 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2005 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

164 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2005/31) Na Antiguidade clássica, a Grécia não existia enquanto entidade política. Antes, configurava uma comunidade linguística (onde se falava o grego, com variantes e dialetos) que compartilhava santuários e crenças, costumes e hábitos, formando uma civilização. Em termos geográficos, porém, era dividida em um grande número de cidades, de tamanho e importância vaiados, independentes uma das outras e frequentemente rivais. A propósito das características dessas cidades, considere as seguintes afirmações. I – Cada cidade, por constituir um verdadeiro pequeno Estado, possuía um regime político que lhe era próprio e instituições que variavam consideravelmente de uma localidade para outra. II – Atenas foi, sobretudo na época clássica, a mais destacada das cidades. Seu modelo democrático baseava-se no princípio de isonomia, isto é, de igualdade de direitos extensiva ao conjunto de seus cidadãos. III – Em nome da excelência militar e da ação bélica contínua, o regime monárquico espartano concedia a todos os seus habitantes o estatuto de cidadão, pelo qual os grupos sociais exerciam em igualdade de condições os direitos e deveres nos assuntos da cidade. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

165 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS- 2005/32) Maomé, nascido em Meca, na Arábia, insatisfeito com o paganismo geralmente praticado na região, declarou ter visto o anjo Gabriel que lhe apresentara um texto com a ordem de recitá- lo. Considerando-se então o último e o maior de todos os profetas, Maomé promoveu a conversão das tribos da Arábia. A era muçulmana caracterizou-se pela (A) divisão das esferas de poder político e de poder religioso, constituindo um Estado laico, onde porém a Igreja assumia um lugar privilegiado. (B) expansão territorial do Islã, que se fez inclusive às custas do Império Persa e do Império Bizantino, enfraquecidos por graves crises internas. (C) conversão forçada dos povos conquistados à nova religião do Islã, com a proibição dos cultos judeus e cristãos e o confisco de terras. (D) rejeição total à assimilação da cultura dos povos conquistados e das culturas antigas, em nome da verdadeira compreensão da palavra de Deus. (E) proibição das concentrações urbanas, do comércio e do desenvolvimento de novas técnicas de trabalho, considerados contrários aos preceitos do Corão.

166 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2005/33) Em relação ao sistema feudal que se estabeleceu na Europa ocidental a partir do século XI, considere as seguintes afirmações. I – A Igreja, enquanto proprietária de domínios fundiários, teve parte ativa no processo de feudalização. No entanto, ela tentou amenizar a brutalidade da sociedade feudal através de princípios como a Paz de Deus. II – A repartição do Poder na Baixa Idade Média era instituída por meio de um sistema de vassalagem em que senhores de pequenos territórios tinham direitos e deveres para senhores cujos territórios eram maiores. Sendo assim, o Rei, senhor de todos os senhores, sempre detinha a maior parcela de terra. III – Na Idade Média, não existia uma nítida separação entre o público e o privado, o que se refletia nas diferentes instituições da época. Assim, a moralidade católica estava presente tanto na família quanto na forma de se aplicar a justiça. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

167 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2005/34) Entre 1511 e 1516, foram escritas na Europa três das mais fundamentais obras da Renascença. Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã, O Príncipe, de Nicolau Machiavel, e Utopia, de Thomas Mann. Diferentes pelo tom e pelas respostas que trazem, essas obras têm em comum uma constatação bastante sombria da sociedade da época e a ambição de edificar um mundo mais harmonioso. Em relação aos ideais intelectuais humanistas e à conjuntura histórica da época, considere as seguintes afirmações. I – O pensamento humanista elaborou uma forte crítica à escolástica, embora não tenha rompido com a ideia criacionista, colocando suas esperanças em uma nova forma de educação. II – O mundo dos humanistas foi um mundo animado por transformações: a difusão da impressão mecânica, os progressos da navegação e a descoberta de novas terras, a intensificação das trocas comerciais, a queda de Constantinopla e o exílio de letrados gregos na Europa, todos fatores que provocaram uma reflexão a propósito da condição humana. III – O humanismo fundamentou-se, em primeiro lugar, na restauração da cultura antiga, através de manuscritos que se haviam perdido desde a Antiguidade, os quais são considerados como tesouros de uma cultura viva. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

168 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2005/35) Em 1517, a revolta de um monge agostiniano, Martinho Lutero, marcou o começo de uma transformação fundamental na história do cristianismo: a Reforma protestante. Vários fatores encorajaram ao longo do tempo o surgimento e a posterior a receptividade desse movimento religioso. Assinale a alternativa que apresenta um desses fatores. (A) A oposição da Igreja Católica ao culto de relíquias, à hierarquia eclesiástica e às doações materiais como meios de auxílio à salvação da alma e a obtenção da justiça divina ocasionou a revolta dos defensores dessas práticas. (B) Apesar de suas críticas à instituição católica, Lutero manteve a defesa da especialização sacerdotal, da infalibilidade do Papa e da Igreja visível e organizada representando o reino de Deus na Terra. (C) Ao longo dos séculos XIV e XV, as guerras, as consequências da Grande Peste e o Grande Cisma do Ocidente propiciaram o ambiente para os questionamentos religiosos. (D) A nítida separação entre o Estado e a Igreja, entre o sacro e o profano, entre o religioso e o civil, que caracterizou o período medieval, foi decisiva para o sucesso da mensagem de Lutero. (E) O movimento humanista, a exemplo de um de seus expoentes, Erasmo de Roterdã, ao tomar francamente o partido de Lutero e conceber uma natureza pessimista e perversa do homem, contribuiu para a expansão das ideias do monge agostiniano.

169 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2005/36) Considere as seguintes afirmações, referentes à atuação do Tribunal do Santo Ofício no Brasil colonial. I – O principal tribunal inquisitorial atuante no Brasil estava sediado no Rio de Janeiro, por ser essa cidade capital do vice- reino. II – Entre os principais delitos punidos pelo Tribunal, estavam as práticas judaizantes, além da feitiçaria, da heresia e da bigamia. III – A inquisição portuguesa agia através das denominadas visitações, que atingiram diversas regiões brasileiras, como Bahia, Pernambuco e Grão-Pará. Quais estão corretas? (A)Apenas II. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

170 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2005/37) Leia abaixo um trecho do relatório elabora na França.do pelo embaixador veneziano Giustaniani no período em que serviu na França. Seu objetivo era tornar o país inteiro superior a qualquer outro em opulência, abundante em mercadorias, rico em manufaturas e fecundo em bens de todo tipo, não tendo necessidade de nada e dispensando todas as coisas dos outros Estados. Em consequência, ele nada negligencia a fim de aclimatar na França as melhores indústrias da cada país e impede por diversas medidas os outros Estados de introduzir seus produtos no reino [...]. Quanto mais ele se encanta em ver entrar o ouro dos outros no reino, tanto mais é zeloso e cuidadoso em impedir a sua saída, e, para isso, as ordens mais severas são dadas por todos os lugares [...]. Citado em BERSTEIN, Serge. Histoire. Paris: Hatier,1990. p. 29. Considerando os dados emanados do relatório e a época histórica, a política econômica a que o texto se refere é (A)o Feudalismo. (B) o Liberalismo. (C) o Capitalismo. (D) a Fisiocracia. (E) o Mercantilismo.

171 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /38) No século XVIII, a filosofia das Luzes – o Iluminismo – constituiu um momento decisivo na história das ideias. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a esse tema. ( ) O movimento das Luzes teve seu maior esplendor na França, que constituía a maior potência da Europa ocidental, seja pelo número de habitantes, seja pelos recursos econômicos. ( ) A despeito da concepção positiva da natureza humana e, portanto, da crença da perfectibilidade do homem, os pensadores iluministas recusaram qualquer engajamento na vida pública, negando a validade das reflexões políticas. ( ) As Luzes encontraram sua raízes no progresso realizado no campo científico, ao longo do século XVII, através das contribuições de Galileu e Pascal, entre outros. ( ) Como princípio-chave, a filosofia iluminista almejava fazer progredir o espírito crítico através de uma reflexão livre: a razão tornou-se o imperativo supremo. ( ) O Século das Luzes pode atingir tamanho desenvolvimento na medida em que contou com a mais ampla liberdade de expressão e de imprensa, à qual o Estado não impunha censuras. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F - F - V - V - V. (B) V - V - F - F - F. (C) F - V - F - V - V. (D) V - F - V - V - F. (E) F - V - F - F - V.

172 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2005/39) Leia abaixo parte da Declaração de Independência americana. Nós defendemos estas verdades [...]: que todos os homens nascem iguais; que o Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a vida, a liberdade e a busca da felicidade; que, para garantir esses direitos, os homens instituem em seu meio governos cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, não importa a sua forma, venha a desconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá- lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que será fundado sobre tais princípios [...]. Citado em BERSTEIN, Serge. Histoire. Paris. Hatier, p. 46 Avaliando os princípios da Declaração, que se pretendem de valor universal, pode-se concluir que, no plano das ideias, ela foi especialmente influenciada pela (A) definição de pacto ou contrato social proposta por Locke e Rousseau, em nome da qual os fundadores dos Estados Unidos insistiram no direito à revolução política contra governos despóticos. (B) doutrina político-religiosa da escolástica, elaborada, em especial, por São Tomás de Aquino. (C) defesa da monarquia esclarecida, desde que essa garantisse a liberdade política e econômica dos indivíduos. (D) concepção da não-separação dos três poderes desenvolvida por Montesquieu, com o apoio popular, e aplicada ao conjunto da Federação. (E) perspectiva da extensão dos direitos de igualdade a todos os homens, independentemente de cor, religião, renda econômica ou posição política.

173 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /40) Levando-se em consideração a origem social dos seus protagonistas, pode-se afirmar que a chamada Inconfidência Mineira foi (A) um movimento de contestação ao sistema colonial que teve como seus principais agentes idealizadores os grandes fazendeiros e mineradores, além de burocratas e militares. (B) um movimento encabeçado pelos grandes proprietários de escravos, insatisfeitos com a cobrança da taxa de captação sobre a mão-de-obra cativa. (C) uma revolta dos mineradores, liderados por Felipe dos Santos, que protestaram contra a instalação das Casa de Fundição. (D) uma sedição que teve a decisiva participação das massas populares ( especialmente artesãos e camponeses), liderados pelo soldado José Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. (E) uma conjuração liderada pelos intelectuais residentes nas vilas mineiras, que se reuniam para conspirar contra o governo metropolitano nos encontros da Sociedade Literária.

174 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /41) Observe o mapa abaixo, que apresenta as principais povoações portuguesas situadas no sul da América em meados do século XVIII. Considerando a numeração, em ordem crescente, dos núcleos populacionais indicados nesse mapa, a alternativa que apresenta a sequência correta é (A)Colônia do Sacramento – Pelotas – Porto Alegre – Santo Antonio – Laguna. (B) Montevidéu – Rio Grande – Porto Alegre – Rio Pardo – Laguna. (C) Maldonado – Pelotas – Viamão – Triunfo – Desterro. (D) Montevidéu – Pelotas – Viamão – Triunfo – Desterro. (E) Colônia do Sacramento – Rio Grande – Viamão – Rio Pardo – Laguna.

175 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /42) No Congresso de Viena, concluído em 1815, pouco antes da derrota de Napoleão em Waterloo, os soberanos europeus vitoriosos fixaram os destinos da Europa. Nessa reconstrução geopolítica, (A) a Inglaterra, lesada em posições estratégicas, perdeu definitivamente o domínio dos mares para potências emergentes, como Espanha e Itália. (B) a nova carta político-territorial da Europa assegurou o equilíbrio entre as grandes potências ao reconhecer as aspirações nacionais. (C) a França, apesar da derrota, foi poupada, não perdendo seus territórios nem sendo obrigada a pagar indenizações de guerra, em nome do equilíbrio europeu. (D) a Rússia abdicou de qualquer pretensão de tornar-se a potência dominante da Europa oriental, enquanto a Áustria, que conquistou a Bélgica, perdeu seus domínios na Itália. (E) o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, o que permitiu a permanência da família real no continente americano, sem perda do trono.

176 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /43) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. Com a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, uma das primeiras medidas tomadas por Dom João foi a Como resultado dessa medida, o pacto colonial foi na prática eliminado. No campo da política externa, ou seja, a e a , onde aconteceram intervenções militares. Durante o período joanino, houve ainda a abertura do Brasil ao olhar estrangeiro, que teve como decorrência a vinda de expedições científicas e artísticas ao país, dentre as quais se destacou a (A) assinatura do Tratado de 1810 com a Inglaterra- Guiana Inglesa- Cisplatina- Missão Francesa (B) abertura dos portos às nações amigas- Guiana Inglesa- Cisplatina- Missão Holandesa (C) assinatura do Tratado de 1810 com a Inglaterra- Guiana Francesa- Argentina- Missão Inglesa (D) abertura dor portos às nações amigas- Guiana Francesa- Cisplatina- Missão Francesa (E) assinatura do Tratado de 1810 com a Inglaterra – Guiana Holandesa- Argentina- Missão Inglesa

177 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /44) Observe a ilustração reproduzida abaixo, que satiriza a atuação dos denominados corcundas, os membros do Partido Restaurador em Pernambuco. Folha de S. Paulo, 22 ago. 2004, p. E3. A respeito da referida agremiação política, existente nos primeiros anos do período regencial. É correto afirmar que, em nível nacional, seus membros eram também conhecidos como (A) jurujubas e defendiam a autonomia provincial, além da descentralização do poder imperial. (B) chimangos e defendiam a manutenção da ordem existente, em particular a monarquia e a escravidão. (C) caramurus e defendiam a volta de D. Pedro I ao Brasil, além da manutenção do absolutismo monárquico. (D) maragatos e defendiam a implantação do regime republicano e a abolição imediata da escravidão. (E) farroupilhas e defendiam o sistema federativo, além da liberdade de imprensa e de associação.

178 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /45) Observe a gravura abaixo. VICENTINO,Claúdio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione,1997.p.257. A charge acima faz referência à chamada Questão Religiosa, ocorrida durante o segundo reinado. Essa disputa entre o Estado Imperial e a Igreja Católica aconteceu devido à (A) rejeição, pelo governo, dos dispositivos da bula Syllabus, baixada pelo Papa Pio IX, que proibia a permanência de membros da maçonaria dentro dos quadros da Igreja. (B) adesão do governo de Dom Pedro I aos tratados de comércio de escravos, o que era condenado pela Santa Sé, com base em argumentos de cunho moral. (C) rejeição da encíclica Rerum Novarum, baixada pelo Papa Leão XIII, que defendia a coexistência harmoniosa do capital e do trabalho, no sentido de evitar a luta de classes. (D) adesão do governo imperial aos ditames do Tratado de Latrão, que limitava os poderes da Igreja expressos na instituição do Padroado. (E) recusa do governo de Dom Pedro II em aceitar as manobras parlamentares dos deputados católicos, visando à extinção do direito do Padroado.

179 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /46) Na coluna da esquerda, abaixo, são citados cinco fluxos migratórios ocorridos no Rio Grande do Sul; e, na coluna da direita, os estabelecimentos de quatro daquelas correntes de povoamento. 1 – Imigração alemã 2 – Imigração italiana 3 – Imigração judaica 4 – Imigração polonesa ( ) Colônias Philiphson e Quatro irmãos ( ) Colônias Cone dEu e Dona Isabel ( ) Colônias D. Feliciano e Guarani das Missões ( ) Colônias de S. Leopoldo e S.Lourenço do Sul Associe adequadamente as duas colunas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

180 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /47) Observe o cartum abaixo, que faz referência à proclamação da República no Brasil. Revista Ilustrada, 16 nov Considere as seguintes afirmações, referentes a elementos do cartum. I – A figura feminina empunhando a bandeira representa a nova república brasileira, instaurada através do golpe militar de 15 de novembro. II – A bandeira representada na imagem constituiria a versão preliminar da atual, que seria acrescida da divisa positivista. III – Em segundo plano, montado a cavalo, aparece a figura do suposto proclamador da República, o marechal Floriano Peixoto. Quais estão corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

181 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /48) Assinale com V (verdadeiro) ou F ( falso) as afirmações abaixo, relativas ao conjunto de tensões e crises que estavam no bojo da eclosão da Primeira Guerra Mundial. ( V ) Vivas rivalidades opunham, a partir do começo do século XX, as potências europeias, Desde o fim do século XIX, a economia mundial entrara em uma fase de expansão que acelerou a corrida a zonas de influência e aumentou as tensões internacionais. ( F ) Alguns espaços geopolíticos não constituíam alvos de interesse e, portanto, não sofreram os efeitos da acirrada competição que se instalara, a exemplo dos Balcãs, que, com o enfraquecimento do Império Otomano, reconstruíram sua liberdade à margem das disputas europeias. ( V ) O imperador alemão Guilherme II lançara seu país em uma política mundialista (Weltpolitik) visando assegurar à Alemanha posições estratégicas, matérias primas, mercados de consumo e áreas de investimento para seus capitais. ( V) O crescimento da frota de guerra e o acelerado desenvolvimento econômico da Alemanha inquietavam os britânicos, que sofriam a concorrência, nos mercados internacionais, dos modernos produtos alemães. (F ) A França, ao contrário da Inglaterra, ao não se sentir ameaçada pelo avanço da Alemanha, apoiou desde o início o país germânico, constituindo o eixo franco alemão e dividindo mercados na Ásia e na África. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A)F - F - V - V - V (B) V - V - F - F - F (C) F - V - F - V - V (D) V - F - V - V - F (E) F - V - V - F - V

182 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /49) A respeito dos antecedentes da denominada Revolução de 1930, é correto afirmar que I – o governador Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul, manteve o apoio ao governo federal, embora estivesse envolvido nas articulações políticas que levaram à criação da Aliança Liberal. II – existia na política nacional uma tradição de rotatividade na ocupação dos cargos do Executivo federal, o que permitia a representação de todas as regiões do país, sem favorecimento dos Estados mais fortes, como São Paulo ou Minas Gerais. III – o assassinato do político paraibano João Pessoa foi o fato catalisador que precipitou as articulações dos golpistas, visando à deposição do presidente Washington Luís. Quais estão corretas? (A)Apenas II. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (B)Apenas II e III. (E) I, II e III.

183 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /50) Observe a charge abaixo, do cartunista brasileiro Belmonte. BELMONTE. Caricatura dos tempos. São Paulo: Melhoramentos, p Esta charge faz alusão (A)ao Pacto Germano-Soviético (Pacto Molotov- Ribbentrop). (B) à divisão do território polonês entre nazistas e soviéticos. (C)ao apoio de Stalin à ascensão de Hitler ao poder na Alemanha. (D) à ofensiva soviética depois da Batalha e Stalingrado. (E) ao apoio da URSS à guerra-relâmpago nazista contra os países da Europa ocidental.

184 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /51) Observe o mapa abaixo, que corresponde à Europa do período da Guerra Fria. Associe os fatos indicados abaixo aos países em que eles ocorreram, utilizando os números que lhe são atribuídos no mapa. ( ) Primavera de Praga ( ) Revolução dos Cravos ( ) Ação das Brigadas Vermelhas ( ) Fim do Franquismo ( ) Movimento estudantil de maior impacto internacional A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

185 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /52) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações, relativas ao governo Kubitschek. ( ) O golpe preventivo do general Lott garantiu a sua posse ao abafar o descontentamento de setores militares e políticos contrariados com os resultados finais da eleição de ( ) Sua administração foi marcada pelo lema Cinquenta anos de progresso em cinco de governo e pela interiorização do governo central com a construção de Brasília. ( ) Sua política econômica foi delineada no Plano de Metas, ambicioso programa que apontava para o desenvolvimento das indústrias de base e dos setores energético, de transporte, alimentar e educacional. ( ) Ele promoveu ampla atividade do Estado no setor de infra-estrutura e no incentivo à industrialização, mas também desenvolveu ações para atrair capitais estrangeiros. ( ) Ele criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), com o intuito estratégico de alavancar a produção de automóveis e caminhões com capitais privados. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A)V - F - V - F - F (B) F - V - F - V - F (C) V - F - F - V - V (D) F - V - V - F - V (E) V - V - V - V - V

186 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /53) Considere as seguintes afirmações, em relação às causas do processo de descolonização europeu pós-Segunda Guerra Mundial. 1 – A reestruturação do capitalismo mundial patrocinada pelos EUA implicou que os monopólios coloniais existentes deviam abrir seus mercados cativos. 2 – A tomada de consciência e a mobilização dos povos oprimidos contra o colonialismo se aceleraram com a sua participação no esforço de guerra das suas metrópoles contra o Eixo. 3 – A Crise do Petróleo e a pressão política da OPEP sobre os países industrializados da Europa ocidental inviabilizaram a manutenção dos impérios coloniais. 4 – A URSS apoiou os movimentos de libertação nacional com vistas a ampliar sua área de influência internacional. 5 – A Segunda Guerra Mundial produziu o esgotamento econômico, político e militar das metrópoles europeias. Dessas cinco afirmações abaixo, apenas uma é incorreta. As afirmações corretas são (A) (B) (C) (D) (D)

187 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /54) Considere as seguintes afirmações, referentes ao período de governo de Leonel Brizola no Rio Grande do Sul ( ). I – Durante a crise de 1961, deflagrada com a renúncia de Jânio Quadros, o governador Brizola liderou o chamado Movimento da Legalidade, que acabou assegurando a posse de João Goulart na presidência da República. II – Brizola promoveu um ciclo de privatizações na economia gaúcha, vendendo empresas estatais ineficientes, em especial nos setores de energia elétrica e telefonia. III – Brizola realizou a primeira iniciativa de reforma agrária no Estado, quando assentou camponeses ao MASTER ( Movimento dos agricultores Sem Terra), nas terras do Banhado do Colégio, em Camaquã. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

188 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /55) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao período do Regime Militar brasileiro. ( ) Diferentemente de outras ditaduras e Segurança Nacional do Cone Sul, no Brasil não ocorreram casos de desaparecimento de pessoas. ( ) Após vinte anos de regime militar, constatou-se a existência de maior concentração de renda, maior desigualdade social e considerável crescimento do endividamento externo. ( ) A tortura foi um instrumento da política repressiva, estando sempre presente nos porões da ditadura. ( ) O favorecimento às empresas multinacionais inviabilizou o desenvolvimento de setores estatais considerados estratégicos, como a indústria armamentista e o setor petrolífero. ( ) Brasil grande potência, Ninguém segura este país, Prá frente Brasil e Brasil, ame-o ou deixe-o foram exemplos de manifestações ufanistas da propaganda oficial do regime. A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F - V - V - F - V (B) V - V - F - V - V (C) F - V - V - V - F (D) V - F - V - F - V (E) F - F - F - V - F

189 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2005/56) Considere a seguinte tabela. Sobre esta tabela são feitas as seguintes afirmações. I – Em relação aos demais países referidos, a Alemanha e a França são os únicos que crescem no total de capital aplicado no exterior entre 1967 e II – A América Latina é a região do planeta que recebe a maior porcentagem de filiais norte-americanas, enquanto a África é a maior receptora de filiais britânicas e francesas. III – A porcentagem de filiais da Alemanha na América Latina corresponde a mais da metade das que ela possui em outros países capitalistas. Quais afirmações constituem avaliações corretas dos dados apresentados na tabela? (A)Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

190 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /57) Considere as seguintes afirmações sobre o Rio Grande do Sul no período do Regime Militar. I – O Estado foi monitorado pelo serviço de inteligência por ser rota estratégica de fuga de perseguidos políticos e pela presença significativa de exilados brasileiros nos países platinos. II – Dezenas de professores e de alunos da UFRGS foram perseguidos e expurgados por supostas posições críticas em relação ao Regime Militar. III – Em 1982, a oposição venceu as eleições para governador do Rio Grande do Sul, na primeira eleição desde o golpe de Estado de Quais estão corretas? (A)Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

191 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /58) Em relação à Revolução Sandinista, vitoriosa, em 1979, na Nicarágua, é correto afirmar que ela (A) resultou da derrota eleitoral do até então presidente Anastasio Somoza, que tentava garantir sua reeleição naquele ano. (B) contou com linhas de financiamento do governo Reagan para estabilizar o país e fortalecer a democracia. (C) sofreu a ação de desgaste promovida pelos Contras, guerrilha contra- revolucionária apoiada pela política externa dos EUA. (D) acabou com uma tradição política democrática que durava há décadas no país. (E) impactou a América Central, garantindo a vitória do Movimento de Libertação Nacional Farabundo Martí em El Salvador.

192 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /59) Leia as afirmações abaixo, referentes ao México do século XX. I – O governo Cárdenas foi sensível às demandas populares, enfrentou o grande latifúndio, expropriou as grandes companhias petrolíferas estrangeiras, investiu na indústria pesada e prestou solidariedade à República espanhola agredida pela rebelião franquista. II – O Exército Zapatista de Libertação Nacional, surgido como um movimento que exigia a inclusão social da população indígena, defendeu a adesão do país ao NAFTA e a adoção das orientações do Consenso de Washington. III – A Copa do Mundo realizada no México, em que o Brasil se sagrou tri-campeão mundial de futebol, foi manipulada politicamente, para encobrir as mazelas produzidas sobre a sociedade mexicana pela ditadura militar, então vigente. IV – O governo mexicano, pressionado pela grande mobilização camponesa em quem se destacaram as lideranças de Zapata e Villa, aprovou uma constituição que reconhecia algumas conquistas fundamentais das classes populares e previa a eliminação do latifúndio e a divisão da terra em pequenas propriedades. Quais estão corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e IV. (C) Apenas II e III. (D) Apenas I, III e IV. (E) Apenas II, III e IV.

193 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2004 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

194 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /31) A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados mo período neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia e no Egito. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a transformações ocorridas nesse período. (A) Diversificação social: ocorreu o surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas, diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir alimentos. (B) Expansão populacional: verificou-se o surgimento de granes cidades, densamente povoadas, especialmente na região mesopotâmica. (C) Desenvolvimento econômico: a economia deixou de estar baseada somente na produção auto-suficiente de alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de matérias primas ou de manufaturados. (D) Descentralização político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes locais,sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de redistribuição da produção. (E) Surgimento da escrita: foi uma decorrência do aumento da complexidade contábil. Serviu inicialmente para controlar as atividades econômicas dos templos e palácios, mas depois teve profundas implicações culturais, como o surgimento da literatura.

195 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E) (UFRGS /32) No período anterior às conquistas, a sociedade romana estava dividida em dois grandes grupos sociais, os patrícios e os plebeus. As transformações sociais provocadas pela expansão romana fizeram surgir, no entanto, novos grupos, originados dos anteriores. Relacione adequadamente as caracterizações apresentadas na coluna da direita com os grupos sociais referidos na coluna da esquerda. 1 - Senadores 2 - Cavaleiros 3 - Clientes 4 - Proletários ( ) Eram plebeus enriquecidos pelas conquistas e pelo grande comércio. ( ) Tinham origem aristocrata e eram grandes proprietários de terras. ( ) Eram plebeus miseráveis, cuja única posse era uma família numerosa. ( ) Eram indivíduos subordinados às famílias patrícias, cumpridores de diversas obrigações econômicas,morais e religiosas.

196 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /33) Os séculos XI e XII constituem um período de expansão na Europa ocidental marcado pelo crescimento demográfico e das cidades, pelo dinamismo da economia interna e pela extensão do comércio internacional. Nesse ínterim, os europeus assumem uma atitude ofensiva, da qual um dos resultados são as Cruzadas. Considere as afirmações abaixo a esse respeito. I – No início, as Cruzadas foram encorajadas pelos imperadores bizantinos, os quais buscavam apoio contra os invasores que pressionavam as fronteiras do Império do Oriente. II – Nos séculos X e XI, numerosos foram os cristãos que, para obter o perdão de suas faltas e assegurar a saúde eterna de suas almas, realizaram longas e difíceis viagens aos lugares santos da cristandade. Essa tradição e a conquista turca no Oriente fizeram com que a guerra santa contra os muçulmanos, já forjada nas Guerras de Reconquista da Península Ibérica, tomasse maior impulso. III – Às motivações religiosas juntaram-se o espírito de aventura e a possibilidade de ganhos materiais, o que pouco a pouco transformou as Cruzadas numa verdadeira empresa de colonização. Quais estão corretas? (A)Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

197 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /34) Leia o texto abaixo. Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro [...]. Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias nos navios [...]. BOCCACCIO,Giovanni.Decamerão.São Paulo:Abril,1981. O testemunho do escritor italiano Boccaccio faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal das séculos XIV e XV. Assinale, entre as alternativas abaixo, o fator ao qual essa crise pode ser relacionada. (A) Nos séculos XIV e XV, a economia europeia tornou-se predominantemente urbana, o que acarretou falta de trabalhadores no campo para a produção agrícola. Sem boas condições de alimentação, a população ficou mais sujeita às doenças. (B) O crescimento demográfico afirmou-se ao longo da Baixa Idade Média até um ponto em que a produção do sistema feudal não foi mais capaz de alimentar a população, que ficou fragilizada. (C) As técnicas de produção eram muito desenvolvidas para a época, a ponto de provocarem uma superprodução que gerou o desequilíbrio do sistema. (D) A servidão, instaurada como forma predominante de trabalho na Europa ocidental a partir do século XV, enfraqueceu a população e levou à mortalidade endêmica. (E) Como resultado da mortalidade provocada pela Peste Negra, os nobres decretaram leis para auxiliar a população camponesa.

198 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /35) Em meados do século XVII, a Inglaterra mergulhou em uma guerra civil conhecida como Revolução Inglesa de Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO está relacionada com esse contexto histórico. (A) No ápice da Revolução, o rei Carlos I foi executado, e a República proclamada. Oliver Cromwell instituiu um governo democrático, supervisionado pelo conjunto do Parlamento, no qual os direitos humanos passaram a ser respeitados e as classes populares encontraram voz ativa. (B) Os puritanos, grupo político que desejava recuperar os valores do cristianismo primitivo e que recusava a autoridade do rei em matéria de fé, constituíram-se nos principais adversários das ideias absolutistas. (C) Após a morte de Elisabeth Tudor em 1603, ascendeu ao trono da Inglaterra a dinastias escocesa dos Stuart, os quais careceram da habilidade política necessária para negociar com o Parlamento inglês. (D) Uma das medidas da Revolução foi o estabelecimento do Ato de Navegação de 1651, que se tornou uma das bases da prosperidade comercial da Inglaterra. O Ato pretendeu obter para os navios ingleses o comércio de transportes da Europa e excluir do comércio com as colônias inglesas todos os rivais. (E) A queda da monarquia inglesa abriu caminho para o surgimento de reivindicações radicais, como a dos niveladores, que defendiam a abertura do Parlamento às classes populares, ou a dos escavadores, que aspiravam a uma redistribuição de terras que contemplasse os pequenos produtores.

199 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /36) Considere as seguintes afirmações, referentes ao período colonial do Rio Grande do Sul (séculos XVII e XVIII). I – Sete Povos das Missões foram uma tentativa de evangelização empreendida pelos jesuítas portugueses, visando à formação de reduções que abrigariam majoritariamente povos indígenas de etnia guarani, os quais, em troca da instrução religiosa, prestariam serviços nas estâncias missioneiras. II – A vila da Colônia do Sacramento foi a primeira capital da capitania do Rio Grande de São Pedro, tendo a entrega daquele território aos espanhóis ocasionado a transferência da capital para Porto Alegre. III – A ocupação efetiva do território do atual Rio Grande do Sul começou com o processo de concessão de sesmarias e com a constituição das primeiras estâncias ou fazendas dedicadas à pecuária extensiva. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

200 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /37) As Câmaras municipais foram instituições fundamentais em todos os lugares onde houve a presença do Império ultramarino lusitano. Na América portuguesa não foi diferente, pois nas principais aglomerações urbanas elas exerciam um papel político essencial. Considere as seguintes afirmações, referentes à caracterização dessas instituições. I – Eram os canais de expressão política das elites locais, dos homens bons residentes nas diferentes vilas coloniais. Através da ocupação dos cargos na Câmara, essas elites expressavam suas demandas junto aos poderes centrais, como os governadores e a própria Coroa. II – Eram órgãos legislativos dedicados à aplicação das Ordenações Filipinas, sendo a eleição para os cargos camarários feita pelo voto direto e democrático do conjunto da população. III – Eram corpos deliberativos para os quais podia ser elegível a maior parte da população, excetuando-se somente os escravos africanos e os indígenas. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

201 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /38) Observe a figura abaixo, que representa a construção da imagem do Rei-Sol. Luís XIV assumiu o poder monárquico francês em 1661 e, em pouco tempo, impôs à França e à Europa a imagem pública de um Rei-Sol todo poderoso. Toda uma máquina de propaganda foi colocada a serviço do rei francês. Escritores, historiadores, escultores e pintores foram convocados ao exército da sua glorificação. O mito de Luís XIV foi criado em meio a mudanças socioeconômicas e políticas na França do século XVII. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. I – Luís XIV, rei por direito divino, suscitou a admiração de seus pares europeus, Versalhes foi copiada por toda a Europa, o francês consolidou-se como língua falada pela elite europeia. Porém, sombras viriam a ofuscar o Rei-Sol, visto que a oposição exilada começou a denunciar a autocracia do monarca francês. II – Para restabelecer a paz no reino, após a rebelião da Fronda e a Guerra dos Trinta Anos, e dedicar-se à consolidação da cultura francesa como universal, Luís XIV devolveu o poder das províncias às grandes famílias aristocráticas. III – A fim de criar uma imagem pública positiva e democrática, Luís XIV organizou a partilha do poder de Estado com o Parlamento e com o Judiciário, dando início à divisão dos três poderes, cara a Montesquieu e fundamental para os novos rumos da política europeia. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

202 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/39) Em junho de 1783, as Bodas de Fígaro, peça teatral escrita por Beaumarchais, seria encenada diante da Corte francesa. No último momento, foi cancelada, por ser considerada excessivamente crítica à monarquia. Quando, enfim, a peça foi liberada em 1784, obteve um retumbante sucesso. Fígaro é espirituoso, inteligente e audacioso, mas é um valete. Seu senhor é um aristocrata de maus vícios, manobrado pelo seu círculo. Já o autor da peça, Beaumarchais, defendia a liberdade e a igualdade, demonstrando a inconformidade de parcela da sociedade francesa que ansiava por mudanças. Essas viriam por ocasião da Revolução Francesa. Em relação às motivações que desencadearam tais mudanças. Assinale a alternativa correta. (A)A burguesia, quando da Assembleia Geral, não obteve a duplicação de seus representantes no Terceiro Estado, nem conseguiu que as deliberações fossem feitas com base no voto individual. (B) A interferência francesa na guerra de independência americana provocou amplo enriquecimento do Estado. (C) O século XVIII caracterizou-se pela reação aristocrática, com a qual esse segmento social tentou recuperar o espaço de poder político e econômico já bastante comprometido pela centralização do Estado e pelo avanço da diversificação social econômica. (D) Com a Revolução, e baseados nos Direitos Universais, os camponeses e as classes operárias francesas viram reconhecidas as suas principais reivindicações, como, por exemplo, a partilha da terra. (E) Na reforma fiscal proposta pela monarquia francesa para modernizar o Estado, o clero e a aristocracia aceitaram pagar os impostos, mas a burguesia não.

203 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/40) Por volta de 1811, o Império napoleônico atingiu o seu apogeu. Direta ou indiretamente, Napoleão dominou mais da metade do continente europeu. Tal conjuntura, no entanto, reforçou os sentimentos nacionalistas da população dessas regiões. A ideia de nação, inspirada nas próprias concepções, passou a ser uma arma desses nacionalistas contra Napoleão. Assinale a afirmação correta, relativa à conjuntura acima delineada. (A)Após bloqueio continental, em todos os Estados submetidos à dominação napoleônica, os operários e os camponeses, beneficiados pela prosperidade econômica, atuaram na defesa de Napoleão contra o nacionalismo das elites locais. (B) A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão de construir um Império. (C) A Espanha, vinculada à França pela dinastia dos Bourbon desde o século XVIII, não reagiu à dominação francesa. Em nome do respeito às suas tradições e ao seu nacionalismo, a Espanha aceitou a soberania estrangeira imposta por Napoleão. (D) Em 1812, Napoleão estabeleceu sólida aliança com o Papa, provocando a adesão generalizada dos católicos. Temporariamente, os surtos nacionalistas foram controlados, o que o levou a garantir suas progressivas vitórias na Rússia. (E) Herdeira da Filosofia das Luzes, a ideia de nação, tal como difundida na França, fundou-se sobre uma concepção universalista do homem e de seus direitos naturais. Essa concepção, porém, pressupunha o princípio do direito dos povos de dispor sobre si mesmos.

204 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/41) Embora a independência política do Brasil tenha sido declarada somente em 1822, o início do processo de emancipação pode ser relacionado com uma conjuntura anterior, na qual um acontecimento de grande impacto desencadeou as mudanças que levaram à separação entre o Brasil e Portugal. Esse fato, que assinalou o final efetivo da situação colonial, foi (A)a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, que introduziu no Brasil as ideias iluministas e republicanas, minando a monarquia portuguesa. (B) a Inconfidência Baiana, ocorrida em 1798, que introduziu no Brasil as ideias jacobinas e revolucionárias, levando ao fim o domínio lusitano. (C) a transferência da Corte para o Brasil em 1808, que significou a presença do aparato estatal metropolitano na Colônia, a qual passou a ser a sede da Monarquia portuguesa. (D) a Revolução Pernambucana de 1817, que trouxe para o cenário político brasileiro o ideário maçônico e republicano. (E) A convocação das Cortes de Lisboa em 1820, que exigiram o retorno de Dom João para Portugal e a recolonização do Brasil.

205 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. DESEMBARQUE DE ESCRAVOS AFRICANOS NO BRASIL ( ) ANOESCRAVOS Adaptado de: BETHELL, Leslie. A abolição do comércio brasileiro de escravos. Brasília: Senado Federal, p (UFRGS-2004/42) Analise atentamente os dados abaixo. Considere as seguintes afirmações, levando em conta os dados da tabela e os efeitos da legislação abolicionista, bem como a pressão exercida pela Inglaterra. I – Após pequeno período inicial de estagnação, a entrada de escravos foi crescente, exceto no período , atingindo seu auge nos anos posteriores à aprovação do Bill Aberdeen. II – A aprovação da Lei Eusébio de Queiroz, no início da década de 1850, reduziu drasticamente o ingresso de escravos, levando virtualmente ao fim do tráfico legal entre a África e o Brasil. III – A queda verificada nas importações de escravos na primeira metade da década de 1840 esteve associada à crescente pressão da Inglaterra, que queria monopolizar o tráfico de escravos para a América do Sul. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

206 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/43) A ocupação napoleônica na Espanha criou condições propícias aos movimentos de libertação ocorridos na América espanhola. Em relação a esses processos de emancipação, assinale a alternativa correta. (A) Graças à fraqueza temporária da Espanha, as emancipações políticas ocorreram de forma pacífica, mediante negociações diplomáticas. (B) As elites da América espanhola desejavam a emancipação para estabelecer monopólios mercantis, pois a Espanha praticava o livre comércio em suas colônias. (C) Influenciada pelos princípios franceses dos Direitos Universais, a aristocracia criolla pretendia, com o processo de independência, promover mudanças estruturais, instaurando regimes democráticos e estendendo o voto ao conjunto da sociedade. (D) Os processos de independência da América espanhola foram incentivados pela Independência americana, pela Revolução Francesa e pelo pensamento Iluminista. (E) O latifúndio e a escravidão foram abolidos, pois foram considerados prejudiciais à modernização econômica do continente latino-americano.

207 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/44) Leia o parágrafo abaixo. A Revolta da Vacina permanece como exemplo quase único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa do direito dos cidadãos de não serem arbitrariamente tratados pelo governo. CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. São Paulo: Companhia das Letras,1987. p Considere as seguintes afirmações a respeito do movimento social acima referido, ocorrido em I – Entre as motivações da revolta, destacou-se a resistência popular ao cumprimento da vacinação obrigatória contra a varíola, o que levou à ocorrência de uma séria de distúrbios e manifestações violentas no centro da cidade do Rio de Janeiro. II – A revolta foi insuflada pelos remanescentes da oposição jacobina e positivista, que tentaram instrumentalizar a insatisfação popular, a fim de derrubar o governo. III – Apesar de ter sido derrotado, o movimento provocou a desestabilização do regime republicano, na medida em que ocasionou uma profunda crise econômica, resolvida somente com a assinatura do Funding Loan. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

208 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (A) forças militares paraguaias, no início da Guerra da Tríplice Aliança. (B) forças militares argentinas, durante a guerra Cisplatina. (C) forcas da coalizão lideradas pelos caudilhos Oribe e Rosas, durante a guerra civil uruguaia (D) forças militares paraguaias, durante a Revolução Federalista. (E) forças militares argentinas, durante a Guerra dos Farrapos. (URGS: 2004/45) Observe o mapa ao lado. Levando em consideração a situação da política externa brasileira no Prata durante o Segundo Reinado e as informações contidas no mapa, é correto afirmar que ele representa a ocupação do Rio Grande do Sul pelas

209 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /46) A Primeira Guerra Mundial singularizou- se por uma certa conjugação de fatores até então inéditos nos conflitos entre povos. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, relativas a esse tema. ( ) A esperança de suprimir as causas do litígio levou à fundação da Sociedade das Nações, onde as relações internacionais seriam regulamentadas visando a paz. ( ) A conferência de paz iniciada em Paris, em janeiro de 1919, realizou-se com a presença dos derrotados e elaborou um documento final, chamado Tratado de Versalhes, que previa a destinação de recursos para a reconstrução dos países vencidos. ( ) A Alemanha, país fortemente envolvido no conflito, considerava-se prejudicada na partilha colonial da Ásia e da África. ( ) Com a derrota alemã em 1918, surge na Alemanha a República de Weimar. ( ) Em 1917, quando a Rússia estava por se retirar da guerra, os EUA entraram com novas forças. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F - V - F - F - V. (B) V - F - V - F - F. (C) F - V - V - V - F. (D) V - F - V - V - V. (E) F - V - F - V - F.

210 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/47) No término da Primeira Guerra Mundial, surgiram movimentos políticos que contestavam a ordem existente e se mostravam ferozes adversários do internacionalismo vermelho. Entre esses, o protótipo foi o Fascio Italiano di combattimento fundado por Benito Mussolini em 1919, e cujo nome iria embasar o termo genérico de fascismo. Os movimentos ou regimes fascistas que se desenvolveram na Europa do entre- guerras apresentavam algumas características comuns. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) O fascismo, considerando-se um poder espiritual, antimaterialista e anticapitalista, condenava os recursos da propaganda política do século XX, como a imprensa, o rádio, o cinema, de que faziam uso as democracias liberais europeias. ( ) O fascismo era ultranacionalista e revelou-se contra tudo o que na sua concepção ameaçava a unidade nacional: a democracia, o liberalismo e a luta de classes. ( ) O fascismo pretendeu fazer emergir o novo homem, regenerado, procurando homogeineizar a comunidade. ( ) O fascismo, hostil ao pluralismo detinha a verdade. Deliberando o que era bom ou mau, feio ou bonito, o fascismo era conduzido por um chefe carismático. ( ) O fascismo, substituindo o conflito social interno pelo corporativismo, era contra todo tipo de violência e de quadros militarizados. Condenando as rivalidades, ele não era xenófobo, nem admitia impulsos imperialistas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V - F - V - F - F. (B) F - V - V - V - V. (C) V - V - F - F - V. (D) V - F - F - V - V. (E) F - V - V - V - F.

211 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/48) Observe a gravura abaixo, que fazia parte de uma peça de propaganda política do Partido Democrático. A partir do que a gravura sugere, pode-se dizer que ela faz alusão à prática da (A)fraude eleitoral exercida durante o Estado Novo pelas oligarquias regionais, por meio dos novos órgãos de controle social criados durante a ditadura varguista. (B) compra de votos pelas oligarquias regionais do Segundo Reinado, que tiravam proveito da precária situação econômica da maior parte do eleitorado brasileiro. (C) fraude eleitoral exercida durante o período da ditadura militar pelas elites financeiras, que utilizavam recursos públicos e privados para influir nos sufrágios. (D) compra do voto pelas elites financeiras do Primeiro Reinado, que se valiam da ausência de democracia para exercer seus mecanismos de pressão no eleitorado. (E) manipulação eleitoral exercida pelas oligarquias regionais da República Velha, assentada no controle dos eleitores através do chamado voto cabresto.

212 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/49) a Guerra Civil Espanhola iniciada em 1936, tradução sangrenta do confronto de duas Espanhas e ponto focal de uma atormentada história, tornou-se o mito fundador da luta internacional contra o fascismo. Assinale a alternativa correta sobre esse tema. (A)A Espanha, que jamais vivera um regime republicano ou a vitória eleitoral de partidos de esquerda, observou em 1936 um golpe de Estado desencadeado pelos comunistas. Foi o começo da guerra civil. (B) Os regimes autoritários da época, como a Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler, preferiram não colaborar materialmente com a facção nacionalista espanhola, temendo a reação das democracias europeias. (C) A Guerra Civil terminou com o triunfo dos nacionalistas sobre os republicanos. A era franquista estava aberta. A Espanha vermelha, derrotada. Os militantes de esquerda, antigos combatentes republicanos, foram perseguidos no quadro da feroz repressão do terror branco. (D) Após a vitória, o general Francisco Franco proclamou a República e extinguiu a monarquia em nome da democracia. Instituiu-se o sufrágio universal, com extensão do voto, inclusive, às mulheres e os soldados. (E) Os nacionalistas espanhóis, agrupados na Falange e adeptos de práticas fascistas, ao serem derrotados na guerra civil, partiram para outros países a fim de divulgar sua causa.

213 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/50) A Guerra Fria, nos anos 1950/60, deu lugar à política de distensão entre EUA e a URSS conhecida como Coexistência Pacífica. Entre as causas que contribuíram para essa mudança, NÃO se encontra (A) a grande dianteira econômico-militar alcançada pelos EUA nessa época, que obrigou a URSS a adotar uma posição defensiva. (B) a divergência surgida no campo socialista entre a URSS e a China. (C) a recuperação econômica da Europa, que permitiu maior autonomia política a alguns países, como a França do governo DE Gaulle. (D) a relativa equivalência de força dos blocos que resultou da Guerra da Coreia e do equilíbrio nuclear alcançado entre as duas superpotências. (E) a expansão da descolonização afro-asiática, que gerou uma nova realidade política com a Conferência de Bandung (1955) e o estabelecimento do Movimento dos Não- Alinhados (1961).

214 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/51) Leia o trecho abaixo. Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo condenaram-me novamente e se desencadeiam sobre mim. [...] Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios do domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao Governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei dos lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam ódios. [...] Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. DEL PRIORE, Mary. Documentos de história do Brasil: Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione,1997. p Pode-se afirmar que o trecho acima faz parte da (A)proposta de reformas de base do presidente João Goulart, de (B) carta de renúncia do presidente Fernando Collor de Mello, de (C) carta-testamento do presidente Getúlio Vargas, de (D) declaração ao povo brasileiro feita pelo governador Leonel Brizola, de (E) carta de abdicação de Dom Pedro I, de 1831.

215 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/52) Leia o trecho abaixo, extraído de manifestação do Presidente Juscelino Kubitschek. Industrializar aceleradamente o país, transferir do exterior para o nosso território as bases do desenvolvimento autônomo; fazer da indústria manufatureira o centro dinâmico da atividade econômica nacional – isto resumia o meu propósito, a minha opção. Considerando a estratégia de desenvolvimento do governo de Juscelino Kubitschek, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações. ( ) A prioridade era atrair capital estrangeiro para todos os setores econômicos que pudessem gerar divisas via exportação. ( ) A estratégia do governo visava recusar a entrada de capitais estrangeiros, pois o objetivo era a industrialização por substituição de importações, como se percebe pela expressão desenvolvimento autônomo. ( ) O objetivo de JK era associar capital e empresas estrangeiras aos programas de desenvolvimento industrial, visando um crescimento rápido. ( ) A estratégia do governo era compensar o declínio da exportação de café com o incremento da produção industrial para a exportação, como forma de acumular divisas. ( ) A transferência de bases industriais do exterior para o Brasil buscava fomentar e abastecer um mercado interno que deveria ser expandido, substituindo as importações de manufaturados. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A)V - F - V - V - F. (B) F - V - F - F - V. (C) V - V - F - F - F. (D) F - F - V - F - V. (E) V - V - F - V - F.

216 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/53) A renúncia de Jânio Quadros, na sequência das reações à condecoração de Che Guevara pelo presidente brasileiro, apenas sete meses após iniciado o governo, gerou uma crise política que teve como consequência imediata (A) o não reatamento diplomático com a União Soviética e o abandono da Política Externa Independente. (B) o desenvolvimento do Movimento da Legalidade, que tinha como objetivo manter Quadros no poder. (C) a introdução do Parlamentarismo, fórmula de compromisso para garantir a posse do vice-presidente. (D) a implantação do regime militar, que tinha com objetivo esmagar a esquerda. (E) a ruptura de relações com Cuba e o apoio aos EUA para expulsar esse país da OEA.

217 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2004/54) Em 31 de março de 1964, era deflagrado no Brasil um golpe de Estado, que destruiu o presidente legalmente eleito e implementou a denominada ditadura militar. A consequência imediata do movimento militar de 64 na política interna do Rio Grande do Sul foi (A)a deposição do governador Ildo Meneghetti, que era aliado político do governo federal. Deposto, ele buscou exílio no Uruguai. (B) a deposição do governador Leonel Brizola, que, apesar de adversário do governo federal, era identificado com o grupo nacionalista. Deposto, ele buscou exílio na Argentina. (C) a resistência do governador Leonel Brizola ao golpe, originando o Movimento da Legalidade, que manteve o Estado independente por um curto período de tempo. (D) a deposição do governador João Goulart, que era identificado com as ideias comunistas. Deposto ele buscou exílio no Uruguai. (E) a manutenção no poder do governador Ildo Meneghetti, com a transferência provisória da capital do Estado para Passo Fundo, diante da resistência ao golpe em Porto Alegre.

218 (UFRGS-2004/55) Com relação ao Regime Militar brasileiro, relacione as características políticas e econômicas de cada governo, expressas no bloco inferior, com o respectivo presidente, constante no bloco superior. GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. 1 – Emílio Médici. 2 – João Figueiredo. 3 – Ernesto Geisel. 4 – Castelo Branco. 5 – Costa e Silva. ( ) alinhamento com os EUA e recessão econômica ( ) crise econômica e abertura política ( ) repressão militar e milagre econômico ( ) divergência com os EUA e projetos estratégicos A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

219 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /56) Os fatos abaixo apresentam fases do processo de transição ao regime democrático no Brasil contemporâneo. Assinale a sequência cronológica correta. (A) (A) Anistia – Diretas Já – Nova República - Constituição de 1988 – Plano Cruzado (B) (B) Diretas Já – Anistia – Eleição do presidente Sarney – Plano Cruzado – Constituição de 1988 (C) (C) Anistia – Plano Cruzado – Constituição de 1988 – Diretas Já – Eleição de Collor (D) (D) Diretas Já – Nova República – Plano Cruzado – Constituição de 1988 – Eleição de Collor (E) (E) Anistia – Plano Cruzado – Eleição de Tancredo Neves – Constituição de 1988 – Diretas Já

220 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /57) A implantação das políticas econômicas neoliberais nos países da América Latina, no âmbito do chamado Consenso de Washington, foi obra dos presidentes (A) Menen, da Argentina; Collor, do Brasil; e Fujimori, do Peru. (B) Pinochet, do Chile; Videla, da Argentina; e Médici do Brasil. (C) Alfonsin, da Argentina; Sarney, do Brasil; e Garcia, do Uruguai. (D) Pinochet, do Chile; Salinas, do México; e Fujimori, do Peru. (E) Menen, da Argentina; Pérez, da Colômbia; e Sanguinetti, do Uruguai

221 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /58) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. O colapso dos regimes socialistas do Leste europeu e a desintegração da URSS marcaram o fim da Guerra Fria e da bipolaridade, provocando importantes impactos no sistema mundial, tais como I – o avanço do capitalismo, através do aprofundamento da globalização e do aumento do comércio mundial. II – o início de um período de paz internacional, devido ao fim da corrida armamentista e do terror nuclear. III – a retomada do desenvolvimento econômico nas ex-Repúblicas Soviéticas, que lograram reverter o desemprego existente na época do Socialismo. Quais as propostas estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

222 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /59) A propósito do fenômeno da globalização, é correto afirmar que ele (A) propiciou a recuperação da economia dos Estados Unidos, que logrou uma balança comercial favorável desde então. (B) permitiu um acelerado avanço econômico por parte de alguns países em desenvolvimento. (C) logrou criar postos de trabalho nos setores dinâmicos, os quais absorveram amplamente os desempregados dos setores tradicionais. (D) promoveu a abertura do comércio de produtos agrícolas, com o fim dos subsídios nos países desenvolvidos. (E) eliminou os entraves à transferência de tecnologias avançadas, hoje repassadas aos países em desenvolvimento.

223 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /60) A guerra desencadeada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido contra o Iraque gerou sérias consequências internacionais. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA. (A) A atitude de Washington, ao forçar o conflito, provocou uma divisão na OTAN, devido à reação de Paris, Berlim e Bruxelas. (B) A rápida vitória militar não permitiu aos EUA reverter o desgaste diplomático, econômico e de opinião pública que precedeu o conflito. (C) A Turquia, o Paquistão e a Arábia Saudita, tradicionais aliados dos Estados Unidos no mundo muçulmano, não deram o apoio solicitado pela Casa Branca. (D) Um dos principais objetivos da guerra, o combate ao terrorismo, não foi atingido, pois houve um aumento no número de atentados. (E) A ONU, percebendo que não teria força para impedir a guerra, teve de aceitar a resolução proposta pelos EUA e retirou seus inspetores do Iraque.

224 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2003 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

225 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS / 31) Principal governante do império babilônico, o rei Hamurabi ( a.C.) destacou-se pelas conquistas territoriais e pela forma de administração dos territórios conquistados. Em seu legado, podemos incluir a (A) construção de um complexo conjunto arquitetônico em seu palácio suntuoso, conhecido como Os Jardins Suspensos da Babilônia. (B) criação de um sistema coerente de escrita para ser utilizada nos cultos religiosos praticados no império, denominada acádica-cuneiforme. (C) fixação, por escrito, dos costumes jurídicos num dos primeiros códigos de leis de que se tem notícia, o Código de Hamurábi. (D) organização de um exército permanente, composto por guerreiros profissionais assalariados, armados com equipamento de ferro. (E) realização da célebre Torre de Babel, construção de altura descomunal, mencionada no Antigo Testamento.

226 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. O assunto tratado na revista em quadrinhos da qual foi extraída a tira acima diz respeito à relação entre romanos e (A) germanos, no século IV d.C. (B) gauleses, no século I a.C. (C) anglo-saxões, no século II a. C. (D) etruscos, no século IV a.C. (E) gregos, no século I d. C. (UFRGS /32) Observe a ilustração abaixo.

227 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /33) No final da Idade Média, nas cidades do Ocidente, os ofícios eram organizados por associações profissionais com forte influência nas atividades econômicas e nas formas de sociabilidade urbanas. Leia as afirmações a seguir sobre as Corporações de Ofício. I – As primeiras associações profissionais começaram a surgir desde o século IX; eram congregações com forte influência religiosa e tinham por objetivo o auxílio mútuo entre os membros. II – Na Baixa Idade Média, eram em geral controladas por um colegiado integrado pelos Mestres de Ofício, os quais fiscalizavam o respeito aos regulamentos corporativos, excluindo das decisões os artífices menos qualificados. III – Seus estatutos previam o controle do tipo de matéria-prima utilizada na produção, a quantidade e a qualidade dos produtos, o preço e as condições de venda das mercadorias, com o fim de evitar a concorrência. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

228 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. Contextualizando historicamente os dados apresentados, considere as afirmações que seguem. I – A população total da Europa manteve-se estável ao longo dos séculos da Idade Média II – O decréscimo populacional da Alta Idade Média esteve relacionado com a crise estrutural responsável pela desagregação do Império Romano e a germinação do feudalismo. III- O acréscimo populacional notado entre os séculos XI e XIII coincide com o momento de apogeu do feudalismo, do renascimento urbano e da expansão econômica do Ocidente. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. EVOLUÇÃO DOMEGRÁFICA DA EUROPA NA IDADE MÉDIA (em milhões de habitantes) ANO POP.24,120,116,318,022,125,8534,6550,3535,448,45 FRANCO Jr., Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. SP: Brasiliense, (UFRGS /34) Observe o quadro abaixo.

229 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. A sequência correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E) (UFRGS-2003/35) Entre os séculos XVI e XVIII, assiste-se ao nascimento da ciência moderna, na qual os estudiosos valeram da razão para descobrir e explicar os fenômenos universais e as leis da natureza. São citados, abaixo, cinco importantes autores desse período e, a seguir, obras de quatro deles. Assinale nos parênteses os números correspondentes aos respectivos autores. 1- Blaise Pascal 2- Galileu Galilei 3- Isaac Newton 4- Johanes Kepler 5- Nicolau Copérnico ( ) Autor de Princípios matemáticos da filosofia natural,propôs uma explicação racional para a lei de atração dos planetas, além de estudar a mecânica celeste e as propriedades da luz, importantes para o desenvolvimento da física. ( ) Autor de Nova astronomia, baseou- se no método comparativo para comprovar que os movimentos dos astros celestiais são elípticos, e não circulares, como até então se pensava. ( ) Autor de Diálogos sobre os dois princípios máximos do mundo, aprimorou a teoria heliocêntrica, baseando-se na combinação do método indutivo experimental e no cálculo dedutivo. ( ) Autor de Sobre a revolução da orbe celeste, apresentou um novo sistema cosmológico, cujo postulado, a Terra move- se em torno do Sol, se opunha ao princípio básico do sistema cosmológico de Ptolomeu.

230 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2003/36) Leia o texto que segue. O Império Português é um dos maiores enigmas da história. Por volta de 1480, os Portugueses tinham atingido o extremo sul da costa africana e, ao mesmo tempo, atravessado a imensidão do Atlântico para colonizarem os Açores; é provável que, nessa altura, os seus intrépidos pescadores, juntamente com os bascos e bretões, estivessem já instalados nos mares cheios de rocha e de peixe da Terra Nova. A Índia e a América pareciam destinadas a pertencer-lhes; na verdade, se os Portugueses tivessem dado ouvidos a Colombo, teriam tido domínio sobre os três continentes antes de qualquer outra nação da Europa. Colombo e a Espanha negaram-lhes o que a sorte parecia ter-lhes destinado; mesmo assim, em meados do século XVI, os Portugueses dominavam uma porção do mundo e do comércio superior a qualquer outro país. A daptado de: PLUMB J. H. Introdução.In: BOXER, CR. O Império colonial Português ( ). Lisboa: Edições 70, Considere as afirmações abaixo sobre o Império Português ao longo dos séculos XVI a XIX. I – Foi caracterizado principalmente pela existência de um mercado ultramarino de fundamental importância para a manutenção de suas estruturas sociais e econômicas, orientado por práticas do antigo regime. II – Caracterizou-se pela expansão e conquista de novos territórios que permitiam à Coroa portuguesa atribuir ofício e cargos civis e militares, conceder privilégios comerciais a indivíduos e grupos e, assim reproduzir as redes de hierarquia existentes desde o Reino. III- Apresentou uma precária articulação entre as diversas e distintas sociedades que o constituíam, parecendo tão-somente uma colcha de retalhos comerciais, em que as diversas áreas imperiais estavam submetidas às regras do livre mercado. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

231 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /37) Ao substituir o sistema das capitanias hereditárias vigente no Brasil pelo governo geral em 1548, o rei D. João III (A) extinguiu todas as capitanias. (B) manteve a autonomia administrativa dos donatários. (C) integrou a região platina nos domínios lusitanos. (D) instituiu um governo tripartido. (E) transferiu a capital da colônia para a cidade do Rio de Janeiro.

232 (UFRGS /38) O Concílio de Trento (1563) organizou a reação católica, ou Contra-Reforma, definindo alguns pontos fundamentais da moral católica. As medidas adotadas pela Santa Sé visavam assegurar a unidade da doutrina cristã frente ao aparecimento e crescimento das igrejas protestantes no século XVI. Quais das medidas abaixo constituíram pontos fundamentais da Contra-Reforma? I – A afirmação da Tradição, ou seja, as interpretações dos padres da Igreja, papas e concílios, que, juntamente com as Escrituras, constituíam os fundamentos da fé cristã. II – A reorganização do Tribunal da Inquisição ou Santo Ofício na Itália, que ficou encarregado de combater a Reforma, e a redação de um Índex, catálogo de livros de leitura proibida aos fiéis. III – A confirmação dos dogmas e práticas rituais católicas, tais como: a presença real de Cristo na Eucaristia, a salvação pela fé e boas obras, e os sete sacramentos, além do culto à Virgem e aos santos. (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro.

233 (UFRGS-2003/39) Assinale a alternativa que identifica as principais características da política econômica adotada pela Espanha na administração de seus domínios na América. (A) metalismo - balança comercial favorável - escambo (B) balança comercial favorável - colonialismo - escambo (C) metalismo - colonialismo - monopólio comercial (D) livre comércio - industrialismo - colonialismo (E) balança comercial favorável - escambo - industrialismo

234 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /40) No chamado período colonial, a apropriação de terras na região platina provocou confrontos entre portugueses e espanhóis. Relacionados com esses confrontos, foram constituídos, entre outros, os fortes abaixo. I – Santa Tecla, no atual município de Bagé II – Jesus Maria José, na barra do Rio Grande III – Santa Tereza, ao sul do Chuí IV – Anhatomirim, na linha do mesmo nome Quais dessas construções foram determinadas pelo governo espanhol? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas III e IV. (E) Apenas II, III e IV.

235 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /41) Em 1750, em virtude do Tratado de Madri, de 13 de janeiro, o governo metropolitano de Lisboa ordenou ao então governador de Santa Catarina, Manoel Escudeiro de Souza, que mandasse para o Rio Grande do Sul, particularmente para o povoado da Lagoa do Viamão, o Porto do Dorneles, uma leva de casais dos que estavam por chegar os primeiros casais de número que ficaram arranchados às margens do Guaíba. Considere as afirmações abaixo a respeito dos imigrantes açorianos que chegaram ao Continente do Rio Grande no século XVIII. I – Eles foram enviados com a finalidade inicial de fixar e povoar a fronteira missioneira, na região Noroeste, fato jamais consumado diante da eclosão da Guerra Guaranítica. II – Houve grande demora em regularizar a sua situação fundiária, devido aos conflitos de fronteira existentes entre as Coroas ibéricas nessa região. III – As dificuldades enfrentadas por eles nos primeiros anos após o desembarque e a sua situação muito precária determinaram o fracasso dessa iniciativa povoadora. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

236 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /42) O dia mais feliz da minha vida será aquele em que o último rei for enforcado nas tripas do último padre. Essa frase, atribuída ao filósofo francês Voltaire, diz respeito (A) à fase da Revolução Francesa conhecida como Terror, de outubro de 1793 a julho de (B) à Declaração dos Direitos do Homem, em agosto de 1789, cuja principal ênfase era o anticlericalismo. (C) à execução de Luís XVI em janeiro de 1793, tendo sido o principal argumento para a sua condenação à pena capital. (D) ao clima intelectual de profundas críticas ao Antigo Regime que caracterizava o Iluminismo. (E) à instalação do Diretório, em setembro de 1795, o qual se caracterizaria pela radicalização do processo revolucionário.

237 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /43) O processo de descolonização latino-americano no século XIX não foi linear e não se desenvolveu de maneira uniforme. Considere as seguintes afirmações relativas a esse processo. I- No Brasil, a abertura dos portos às nações amigas foi decisivo para o posterior rompimento político com Portugal. II- Na América hispânica, as medidas tomadas por Fernando VII refrearam o movimento emancipacionista em algumas regiões. III- Na região platina, as invasões inglesas foram fator de aglutinação em prol da independência. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

238 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /44) Na primeira metade do século XIX, a Ásia Oriental era um importante mercado consumidor de produtos europeus e fonte de fornecimento de matérias- primas. Tal expansão imperialista foi concretizada mediante o estabelecimento de tratados comerciais, pressão política e expedições armadas. Considere as afirmações abaixo sobre as relações da Inglaterra com a Ásia. I - A dominação na Índia ganhou amplitude e despertou a reação armada conhecida como Guerra dos Cipaios, ocorrida entre 1857 e II - Na China, a destruição de um carregamento inglês de ópio em 1840 foi seguida de uma expedição naval que, após bombardear Nanquim, impôs um tratado pelo qual a Inglaterra obteve, entre outras vantagens, o controle de Hong Kong e a abertura de vários portos ao comércio. III - Os ingleses controlavam várias regiões próximas da China e da Índia, como a Birmânia, o Tibete e o Afeganistão, dominando do Mar Vermelho ao Oceano Índico. IV - Após 1860, o domínio inglês na China ficou seriamente abalado devido à eclosão de movimentos contestatórios de inspiração religiosa e tradicionalista, como a Revolta dos Karidjitas, o movimento dos Taipings e a Rebelião dos Boxers. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas IV. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas II, III e IV. (E) I, II, III e IV.

239 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /45) A respeito das rebeliões que ocorreram no período regencial brasileiro, leia o documento abaixo. Aos 12 do mês de setembro de 1836, no acampamento volante da costa do rio Jaguarão, achando-se a brigada em grande parada, estando o coronel comandante da mesma, Antonio de Souza Neto, oficiais e oficiais inferiores que subscrevem, por unânime vontade destes e da tropa dita, foi declarado que: - a província se constitui livre e inter dependente, com o título de República Rio-Grandense, não só por ter todas as faculdades para se representar entre as demais nações livres do universo, senão também obrigada pela prepotência do Rio de Janeiro, que por tantas vezes tem destruído seus filhos, ora deprimindo sua honra, ora derramando seu sangue e finalmente desfalcando-o de suas rendas públicas. Por todos os motivos que se declararão na próxima reunião da Assembleia Nacional constituinte e legislativa, protestam ante o Ser Supremo do Universo não embainhar suas espadas, e derramar todo o seu sangue, antes de retroceder de seus princípios políticos, proclamados na presente declaração. Adaptado de: SPALDING, Walter. Farrapos. Porto Alegre: Sulina, 2.ed.,s.d. Considere as seguintes afirmações sobre esse documento e a conjuntura histórica em que ele foi produzido. I – 0s militares que subscreveram o documento alegavam que o império oprimia economicamente o Rio Grande do Sul. II – O documento expressava a opinião generalizada dos habitantes da província, que sempre manifestaram desejos separatistas e não mantinham relações econômicas e políticas importantes com o Império. III – O documento confirmava a proclamação de independência feita por Neto, no dia 11 de setembro de IV – Entre os rio-grandenses predominavam sentimentos republicanos e igualitários, que os impediam de pertencer uma nação que optara pela forma monárquica de governo. Quais estão corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas II e IV. (D) Apenas III e IV. (E) Apenas II, III e IV.

240 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2003/46) Leia o texto que segue. Aprovado na Câmara a 3 de setembro, o projeto tornou-se a Lei 601 de 18 de setembro de 1850, a chamada Lei de Terras, que pouco divergia da versão do Senado. [...] a lei estabelecia ainda a venda de terras em hasta pública à vista e a preços mínimos que varavam de meio real a dois réis por braça quadrada, de acordo com o terreno; criava comissários especiais para extremar as terras do domínio público, e previa a criação de uma Repartição Geral de Terras Públicas. CARVALHO, José Murilo. Teatro de Sombras: a política imperial. São Paulo: Vértice; Rio de Janeiro: IUPERJ,1988. É correto afirmar que a Lei de Terras foi sancionada em um contexto de (A) grande endividamento do Império diante dso gastos com a imigração, pois a receita gerada pela comercialização das terras visava cobrir esses custos. (B) preocupação com as condições de acesso fácil à propriedade fundiária para a população em geral. (C) percepção do término do tráfico negreiro visando atrair os recursos antes destinados à aquisição de escravos para os cofres do Império. (D) percepção, pela elite agrária, do andamento da questão da escravidão e da imigração, determinando o interesse dessa elite no estatuto da propriedade rural. (E) entendimento, por parte dos proprietários, de que os conflitos agrários decorriam da falta de demarcação das terras interiores.

241 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /47) Leia o texto que segue. A mais longa, mais sanguinolenta e mais destrutiva das guerras que assolaram a América do Sul no século XIX foi a Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança, que começou com a declaração de guerra pelo Paraguai em primeiro lugar ao Brasil e depois à Argentina, seguida por uma invasão de territórios desses dois países, e acabou por se tornar uma guerra travada entre Brasil, Argentina e Uruguai para destruição do Paraguai. BETHEL, Leslie. A Guerra do Paraguai. História e historiografia. In: MARQUES, Maria E. C. Magalhães(org). A Guerra do Paraguai 130 anos depois. RJ: Relume Dumará, Quanto às causas da maior guerra que assolou a América do Sul no século XIX, é correto afirmar que (A) o poderio militar e econômico do Paraguai determinou a eclosão da Guerra, que procurava deter o vertiginoso crescimento desse país. (B) o Império do Brasil participou da Guerra, pois o Paraguai representava uma séria ameaça à sua soberania nacional. (C) a Inglaterra procurou evitar ou, pelo menos, retardar ao máximo a eclosão desse conflito. (D) a Guerra foi o resultado de velhas rivalidades platinas e do processo de formação dos estados nacionais na região. (E) a opinião pública dos países integrantes da Tríplice Aliança sempre foi favorável à Guerra em todas as suas fases.

242 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /49) Em 1910, eclodiu no México um movimento revolucionário de grandes proporções. Sobre ele, considere as seguintes afirmativas. I – Foi inspirado pelas ideias anarquistas e socialistas trazidas pelos imigrantes europeus, que inauguraram as organizações operárias nas cidades industrializadas. II – Teve como principal expressão popular as demandas de terras pelos camponeses, cujos principais líderes foram Emiliano Zapata e Francisco Villa. III – Foi desencadeado contra a ditadura de Porfírio Diaz, a qual beneficiava a oligarquia fundiária mexicana e o imperialismo norte-americano e excluía a participação de outro, grupos sociais. IV – Teve como resultado a manutenção dos grandes latifúndios agrários e a migração da massa de camponeses para os centros urbanos. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II e III. (C) Apenas II e IV. (D) Apenas II, III e IV. (E) I, II, III e IV.

243 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS-2003/50) Entre as revoluções que eclodiram em diversos pontos do mundo, no decorrer do século XX, destacam-se as abaixo citadas. 1 – Revolução Cubana 2 – Revolução Chinesa 3 – Revolução Sandinista 4 – Revolução Russa 5 – Revolução do Cravos A sequência cronológica correta dessas revoluções é (A) (B) (C) (D) (E)

244 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS – 2003/51) Considere os seguintes dados. I – o autoritarismo e as perseguições políticas aliados à censura que obscurecia a expressão crítica e intelectual no Brasil. II – as campanhas nacionalistas, a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda e do Instituto Nacional do Livro. III – a criação da Petrobrás, encarregada de promover a autonomia energética do país. IV - centralização das informações através do Serviço Nacional de Informações. Quais deles caracterizam o Estado Novo ( )? (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e IV. (C) Apenas II e III. (D) Apenas III e IV. (E) Apenas I, II e IV.

245 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /52) A Segunda Guerra Mundial ( ) apresentou maior amplitude em relação à guerra anterior; e as operações militares e bélicas estenderam-se à Ásia, à África e á Oceania, envolvendo ainda ações navais no litoral das Américas. Considere as afirmações abaixo sobre as operações realizadas durante esses anos. I – O êxito do desembarque maciço de soldados na Normandia, em 1944, articulado com um ataque dos aliados à frente Ocidental, alterou o rumo da guerra em favor destes. II – O grande bombardeio aéreo de Londres, realizado pela Luftwaffe, facilitou as condições para o ofensiva marítima que resultou na invasão dessa cidade pelas forças do Eixo. III – O ataque pelo Japão à base norte-americana de Pearl Harbor, em 1941, marcou a entrada definitiva dos Estados Unidos na Guerra e conferiu proporções mundiais ao conflito. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas I e III.

246 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /53) Leia o texto abaixo, relativo ao sistema de atendimento efetuado ma rede McDonalds, fundada na década de 1940, em Los Angeles, EUA. A equipe - três membros cozinham os hambúrgueres, dois preparam o leite batido, dois fazem batatas fritas, dois temperam e embrulham os hambúrgueres, três outros recebem os pedidos – é composta de especialistas... O parcelamento das tarefas permite um ganho na produtividade, mas para isso é necessário uma padronização da escolha. A restrição e simplificação do menu é uma exigência da rotatividade fabril. Porém, o sucesso da fórmula se explica pela sincronia entre produção e consumo. ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. SP: Brasiliense, Essa descrição refere-se ao sistema de organização de trabalho industrial denominado Taylorismo, que se baseava na (A) separação estrita entre operários, especialistas em engenharia, administração industrial e supervisores técnicos, ficando os produtores responsáveis apenas por uma etapa do pro cesso produtivo. (B) organização dos operários em grupos de técnicos especializados, cada um com um líder com conhecimento de administração, ficando os grupos responsáveis por todas as etapas do processo produtivo. (C) preparação organizada da matéria-prima por operários distribuídos em pequenos grupos, e na distribuição do produto acabado por especialistas. (D) ocupação de todas as etapas do processo produtivo por técnicos com bom conhecimento e experiência profissional, e na distribuição do produto acabado por um grupo especialmente preparado para tal fim. (E) rígida separação entre o planejamento e a execução do trabalho, ficando os trabalhadores responsáveis pela execução de tarefas simplificadas e cronometradas.

247 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. ( ) Defende a independência do País Basco, e seu braço armado tem com alvo as autoridades espanholas, sendo responsável por ações terroristas de repercussão internacional. ( ) É um movimento dos camponeses de Chiapas, no sul do México, inspirado nas propostas agrárias de Zapata, um dos mais importantes líderes da Revolução Mexicana de ( ) É um movimento com uma história longa de luta pela independência da Irlanda do Norte (Ulster), onde a maioria da população é católica, contra a dominação exercida pela Inglaterra. (UFRGS /54) A coluna da esquerda, abaixo, cita movimentos contemporâneos que optaram pela luta armada. Associe adequadamente a coluna a direita com a da esquerda. 1 – Hammas 2 – IRA 3 – EZLN 4 – ETA 5 – MNR A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) (B) (C) (D) (E)

248 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /55) Em 05 de setembro de 1969, foi editado o Ato Institucional n° 14, o qual alterou o parágrafo 11 do artigo 150 da Constituição de 1967, passando a vigorar a seguinte redação: Não haverá pena de morte, prisão perpétua, de banimento ou confisco, salvo nos casos de guerra externa, psicológica adversa ou revolucionária ou subversiva, nos termos que a lei determinar [...]. Essa alteração,foi decorrência direta (A) da Frente Ampla constituída em (B) do aumento de ações consideradas subversivas. (C) do assassinato de Carlos Marighella. (D) da eleição do general Arthur da Costa e Silva à presidência da República. (E) do clamor de toda a sociedade civil brasileira.

249 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /56) Leia a letra da canção abaixo, de Francisco Santana, composta em Saco de Feijão Meu deus, mas para que tanto dinheiro Dinheiro só pra gastar Que saudade tenho do tempo de outrora Que vida eu levo agora Já me sinto esgotado e cansado de penar Sem haver uma solução De que me serve um saco cheio de dinheiro Pra comprar um quilo de feijão No tempo do mil-réis e do vintém Se vivia muito bem Sem haver reclamação Eu ia no armazém do seu Manoel Com um tostão, trazia um saco de feijão Depois que inventaram o tal cruzeiro Eu trago um embrulhinho na mão E deixo um saco de dinheiro. Levando em conta os dados apresentados e o contexto da composição, é possível afirmar que (A)o processo inflacionário teve início no governo de Emílio Garrastazu Médici, devido à Guerra da Coréia. (B) o aumento dos preços se deveu às medidas econômico- financeiras tomadas no governo João Batista Figueiredo. (C) o aumento dos preços esteve relacionado com o processo inflacionário ocorrido após o milagre econômico brasileiro. (D) a produção agrícola foi prejudicada porque não recebeu incentivos durante o governo de Ernesto Geisel. (E) a produção e a comercialização das mercadorias de consumo popular estavam sob o controle direto da SUNAB.

250 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /57) Em alguns dos países abaixo relacionados, o fundamentalismo islâmico tem sido uma das principais causas de conflito com os Estados Unidos durante a última década. I – Irã II – Afeganistão III – Iraque IV – Arábia Saudita V – Paquistão Quais são esses países? (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas II e IV. (D) Apenas I, II e III. (E) Apenas III, IV e V.

251 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /58) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo sobre o MERCOSUL. ( ) Enfrenta grandes dificuldades para sua implementação plena, devido à crise econômica que atualmente atinge a Argentina e o Chile. ( ) É um projeto de União Aduaneira, onde os países signatários (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) procuram adequar-se aos atuais rumos da globalização econômica. ( ) Recebe forte apoio dos Estados Unidos, que se mostra favorável aos projetos de união regional, como, por exemplo, o NAFTA. ( ) Representa a culminação de uma tendência histórica dos países latino-americanos em integrarem seus processos econômicos. ( ) Os países signatários apresentam grandes assimetrias, em relação tanto às respectivas populações quanto aos seus parques produtivos e seus níveis de desenvolvimento. A seqüência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo,é (A)V – F – V – F – V. (B) F – V – F – V – F. (C) V – F – F – F – V. (D) F – V – F – F – V. (E) V – V – V – F – F.

252 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /59) A América Latina foi o principal laboratório das ex­periências neoliberais na última década do século XX. As políticas adotadas por boa parte dos países latino-americanos são o resultado do Consenso de Washington. Considere as afirmações abaixo sobre essa situação. I - Os resultado positivos obtidos através dessas políticas possibilitaram uma ampla aceitação do ideário do Consenso de Washington junto à maioria da população dos países latino-americanos. II - O subcontinente tornou-se o mais instável do mundo em termos econômicos, políticos e sociais, sendo rebaixado na sua importância no plano mundial, em favor de outras regiões. III - A América Latina vive a sua maior crise desde os anos 30 do século passado, pois as políticas adotadas comprometeram violentamente o potencial de crescimento desses países. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III.

253 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /60) No ano de 2002, diversos eventos foram realizados para comemorar o centenário de nascimento do historiador Sérgio Buarque de Holanda, autor de (A) Os Sertões. (B) Casa Grande e Senzala. (C) Raízes do Brasil. (D) Evolução Política do Brasil. (E) Evolução do Povo Brasileiro.

254 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2002 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

255 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS /36) Observe a gravura abaixo. Esta gravura ilustra as práticas rituais dos indígenas brasileiros presenciadas e descritas pelo cronista Hans Staden ( ). A partir desta imagem, evidenciou-se ao mundo ocidental a existência da (A)antropofagia charrua. (B) antropofagia caingangue. (C) antropofagia bororo. (D) antropofagia tapuia. (E) antropofagia tupinambá.

256 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/37) Os Atos de Navegação promulgados por Oliver Cromwell, na Inglaterra, em 1651, foram decisões políticas de alcance mundial. Por quê? Considere as respostas abaixo. I – Porque confirmaram a superioridade britânica decorrente da Revolução Industrial. II – Porque levaram à colonização da América do Norte e à conquista da África. III – Porque impediram a Holanda de transportar mercadorias estrangeiras para a Inglaterra. IV – Porque foram consequência da união da Inglaterra e Escócia sob o nome da Grã- Bretanha. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e IV. (E) Apenas I, III e IV.

257 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/38) Observe a gravura abaixo. HIPERLINK QUESTÃO DE HISTÓRIA DO RS ESCRAVIDÃO NO RS – SÉCULO XVIII

258 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/39) No século XVII, o processo de transformação política da Inglaterra culminou com a derrota da Restauração Stuart, na Revolução Gloriosa. Como consequência, desenvolveu-se a monarquia constitucional. Como esta era caracterizada? Considere as respostas abaixo. I – Pelo poder de governo concentrado no rei, com aconselhamento do parlamento. II – Pelo governo de maioria parlamentar chefiado pelo primeiro ministro. III – Pela divisão e independência dos poderes legislativo, judiciário e executivo. IV – Pela subordinação definitiva do rei ao parlamento. Quais estão corretas? (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e IV. (C) Apenas I, III e IV. (D) Apenas II, III e IV. (E) I, II, III e IV.

259 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/40) Considere as afirmações abaixo, referentes ao período napoleônico. I - Um dos objetivos do Bloqueio Continental era anular a defasagem indústria da França em relação à Inglaterra. II - As Guerras Napoleônicas produziram desdobramentos de cunho político na América do Sul. III - A expansão napoleônica debilitou os fundamentos do Antigo Regime europeu e estimulou o surgimento dos nacionalismos. IV - O Bloqueio Continental possibilitou a hegemonia do capitalismo industrial francês em toda a Europa. V - O Congresso de Viena confirmou, na Europa, os avanços sociais e políticos conquistados durante a Revolução Francesa. Quais estão corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas III, IV e V. (E) I, II, III, IV e V.

260 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/41) Associe os acontecimentos e medidas políticas do Brasil Império listados na coluna de baixo com as respectivas conjunturas políticas constantes na coluna de cima. I. Avanço Liberal II. Regresso Conservador ( ) aprovação do Código de Processo Criminal ( ) criação da Guarda Nacional ( ) definição dos partidos políticos imperiais ( ) aprovação do Ato Adicional ( ) Lei de Interpretação do Ato Adicional A seqüência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A)I - I - II - II - I. (B) I - II - I - II - I. (C) I - I - II - I - II. (D) II - I - II - I - II. (E) II - II - I - I - II.

261 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/42) Observe a charge abaixo. O Mequetrefe, 09 jan A charge faz alusão à prática política do Segundo Reinado, quando o Imperador tinha grande influência na dinâmica político- partidária. Esta ascendência do monarca pode ser explicada devido (A) à fraqueza dos partidos imperiais, que tinham quadros mal preparados politicamente. (B) à natureza peculiar do parlamentarismo brasileiro, caracterizado pela subordinação do Legislativo ao Executivo. (C) ao autoritarismo de Pedro II, que não permitia nenhuma autonomia política aos partidos imperiais. (D) ao funcionamento precário do Parlamento brasileiro, com espaço político reduzido em função das restrições do Ato Adicional. (E) às determinações do Conselho de Estado, que hipertrofiava as atribuições do Executivo, em detrimento da autonomia do Judiciário.

262 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/43) Entre a Unificação Alemã (1871) e a Primeira Guerra Mundial ( ), o mundo extra- europeu foi dividido entre as grandes potências. Com isto foram constituídos impérios coloniais e desenvolveu-se uma intensa rivalidade. Considere as afirmações abaixo, em relação a essa conjuntura. I - A Alemanha era o estado europeu com a economia de maior crescimento, o qual, por ter chegado atrasado à partilha colonial, ameaçava o poderio inglês através da corrida naval. II - A rivalidade entre os impérios levou à divisão da Europa em dois blocos, que se enfrentaram na Primeira Guerra Mundial, desencadeada pelo atentado de Sarajevo. III - A Alemanha aliou-se à Inglaterra para neutralizar a França e os EUA, pois estes países eram seus adversários na constituição de impérios coloniais. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III.

263 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/44) Considere os mapas ferroviários abaixo. Alemanha na década de Uruguai na década de Considerando o desenho da malha ferroviária de cada um dos países e a forma como ambos se inserem no sistema capitalista do final do século XIX, analise as afirmações que seguem. I. A rede ferroviária alemã indica a integração equilibrada da população e dos mercados internos. II. A rede ferroviária uruguaia objetiva proteger a fronteira mais vulnerável do país desde a sua independência. III. O afunilamento da rede ferroviária uruguaia para seu principal porto, o da capital, indica a deformação resultante da dependência econômica do país em relação ao mercado mundial. IV. Em ambos os casos, o traçado ferroviário permite supor um desenvolvimento econômico e demográfico equilibrado, bem como o fortalecimento das economias nacionais. Quais estão corretas? (A) Apenas I e III. (B) Apenas II e III. (C) Apenas II e IV. (D) Apenas I, II e III. (E) Apenas I, II e IV.

264 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/45) Leia o texto a seguir. Os soldados já estavam nas trincheiras, armas à mão; o canhão tinha ao lado a munição necessária. Uma lancha avançava lentamente, com a proa alta assestada para o posto. De repente, saiu de sua borda um golfão de fumaça espessa: Queimou! – gritou uma voz. Todos se abaixaram, a bala passou alto, zunindo, cantando, inofensiva (...). Alugavam-se binóculos e tanto os velhos como as moças, os rapazes como as velhas, seguiam o bombardeio como uma representação de teatro: Queimou Santa Cruz! Agora é o Aquidabã! Lá vai. E dessa maneira a revolta ia correndo familiarmente, entrando nos hábitos e costumes da cidade. Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Scipione, 1994, p A partir das informações apresentadas no texto acima, é possível inferir que o autor se refere à Revolta (A) da Vacina. (B) de Canudos. (C) Federalista. (D) do Contestado. (E) da Armada.

265 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/46) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo abaixo. Durante a República Velha, o poder dos partidos políticos nacionais declinou consideravelmente. No entanto, em 1910, durante o mandato de foi criada pelo senador gaúcho uma agremiação que tinha pretensão supra-regional, o PRC ( ). (A) Hermes da Fonseca – Pinheiro Machado – Partido Republicano Conservador (B) Campos Sales – Assis Brasil – Partido Republicano Conservador (C) Nilo Peçanha – Pinheiro Machado – Partido Republicano Constitucional (D) Venceslau Brás – Assis Brasil – Partido Republicano Conservador (E) Hermes da Fonseca – Assis Brasil – Partido Republicano Constitucional

266 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/47) A publicação das cartas falsas, atribuídas a um dos candidatos à presidência da república em outubro de 1921, teve como conseqüência (A) a oposição dos jovens oficiais, os tenentes, a Arthur Bernardes, dando início às rebeliões tenentistas. (B) a deposição do presidente Epitácio Pessoa e o seu exílio na Europa. (C) a desmoralização da candidatura de Arthur Bernardes, com sua conseqüente derrota nas eleições de (D) a instalação de uma ditadura positivista, após um golpe militar, comandado pelos 18 do Forte. (E) a criação da Escola Militar da Praia Vermelha para formar oficiais com ensino eminentemente técnico.

267 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/48) Considere as seguintes afirmações sobre o período pós-Segunda Guerra Mundial. I - A constituição do Estado de bem-estar social em diversos países da Europa ocidental resultou das necessidades de proteger as populações atingidas pelo conflito, afastando a perspectiva de revolução social. II - Na lógica da Guerra Fria, os EUA procuravam limitar a influência soviética sobre o Ocidente, simultaneamente à sua imposição hegemônica no interior do bloco capitalista. III - No cenário do bloco capitalista, ocorreu a expansão de elementos da lógica da sociedade norteamericana, como o sistema de produção baseado no fordísmo e uma cultura de consumo alimentando o sistema produtivo. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

268 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/49) Associe adequadamente um dos eventos listados abaixo a cada um dos documentos apresentados a seguir. I. Noite das Facas Longas II. Leis de Nüremberg III. Anschluss IV. Noite dos Cristais V. Plano Madagascar VI. Conferência de Wannsee ( ) (...) em novembro, no aniversário do Putsch de Munique, produziu-se a maior explosão de violência institucional dirigida até então contra os judeus alemães (...). No decorrer dos acontecimentos, foram destruídos e saqueados estabelecimentos de judeus e foram incendiadas ou atacadas 250 sinagogas. VIDAL, C. El Holocausto. Madrid: Alianza Editorial, 1995, p. 50. ( ) A solução final do problema judeu na Europa será aplicada a cerca de 11 milhões de pessoas (...). Os judeus devem ser transferidos para o Leste sob severa vigilância e obrigados a realizar trabalhos forçados (...). (...) um grande número deles será eliminado naturalmente devido às próprias deficiências físicas. Os que sobreviverem a isto – que deverão ser considerados como o grupo mais resistente – devem ser tratados de acordo. Reinhard Heydrich. In: História do Século XX. v. 5. Abril Cultural: São Paulo, p ( ) Art. lº - São proibidos os casamentos entre judeus e cidadãos de sangue alemão ou aparentado (...). Art. 2º - Os judeus são proibidos de terem como criados em suas casas cidadãos de sangue alemão ou aparentado com menos de 45 anos. Lei para a proteção do sangue e da honra alemães. In: HOFER, W. Dossier do Nacional Socialismo. Lisboa: Aster, s.d., p A seqüência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) IV - VI - II. (B) I - V - III. (C) II - V - III. (D) IV - VI - I. (E) I - III - IV.

269 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/50) Do ponto de vista econômico, o governo Juscelino Kubitscheck foi marcado por intenso e acelerado crescimento, expresso no lema Cinqüenta anos de progresso em cinco de governo. Entre as inovações desse período, pode-se destacar (A) a criação da Petrobrás e da Nuclebrás. (B) a implementação da indústria automobilística e de ampla rede rodoviária. (C) o incremento da indústria ligeira e a criação da rede ferroviária. (D) o incremento da indústria têxtil e a criação da Petrobrás. (E) a instalação de Angra II e a implementação da indústria têxtil.

270 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/51) Leia o documento abaixo. Ao Rio Grande e ao Brasil O Governo do Estado do Rio Grande do Sul cumpre o dever de assumir o papel que lhe cabe nesta hora grave da vida do País. Cumpre-nos reafirmar nossa inalterável posição ao lado da legalidade constitucional. Não pactuamos com golpes ou violências contra a ordem constitucional e contra as liberdades públicas. Se o atual regime não satisfaz, em muitos dos seus aspectos, desejamos é o seu aprimoramento e não sua supressão, o que representaria uma regressão e o obscurantismo. A renúncia da S. Exa. o Presidente Jânio Quadros veio surpreender a todos nós. A mensagem que S. Exa. Dirigiu ao povo brasileiro contém graves denúncias sobre pressões de grupos, inclusive do exterior, que indispensavelmente precisam ser esclarecidas. (...) Por motivos dos acontecimentos, como se impunha, o Governador deste Estado dirigiu-se à S. Exa. o Sr. Vice- Presidente da República, Dr. João Goulart, pedindo seu regresso urgente ao País, o que deverá ocorrer nas próximas horas. (...) O povo gaúcho tem imorredouras tradições de amor à Pátria comum e de defesa dos direitos humanos. E seu Governo, instituído pelo voto popular confiem os rio-grandenses e os nossos irmãos de todo Brasil não desmentirá estas tradições e saberá cumprir o seu dever. Leonel Brizola Governador do Estado FELIZARDO, J. A legalidade: o último levante gaúcho. Porto Alegre: Ed. Da Universidade/UFRGS, 1988, p. 20. Considere as seguintes afirmações acerca do documento e do contexto histórico em que ele foi produzido. I - O documento refere-se aos eventos relacionados com o golpe de 1964, que impôs o regime militar. II - O documento refere-se a eventos relacionados com a renúncia de Jânio Quadros. III - A Campanha da Legalidade visava garantir a permanência de Jânio Quadros na presidência do Brasil. IV - A volta do Vice-Presidente ao país ocorreu imediatamente após a renúncia de Jânio Quadros. V - A posição manifestada no documento mostra o conteúdo constitucionalista do movimento liderado pelo Governador Brizola. VI - A Campanha da Legalidade, em 1961, impediu a consumação do golpe contra João Goulart. Quais estão corretas? (A) Apenas II, IV e VI. (B) Apenas II, V e VI. (C) Apenas I, III, IV e V. (D) Apenas I, IV, V e VI. (E) Apenas II, III, V e VI.

271 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/52) Considere as imagens abaixo e sua correspondente numeração. A indicação numérica das três imagens vinculadas à Crise do Populismo no Brasil, em ordem cronológica, é (A) 1 – 5 – 4. (B) 4 – 2 – 3. (C) 1 – 4 – 5. (D) 5 – 3 – 2. (E) 4 – 1 –

272 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/53) No ano de 1962, os EUA e a URSS estiveram à beira de um confronto militar que ameaçou o planeta com uma guerra nuclear. Sobre esta crise, é incorreto afirmar que ela (A) ocorreu quando governavam os EUA e a URSS, respectivamente, John Kennedy e Nikita Krutschev. (B) foi deflagrada com a descoberta da instalação de mísseis soviéticos em Cuba. (C) terminou com a retirada dos mísseis e com o compromisso de não-invasão militar a Cuba pelos EUA. (D) resultou de uma provocação dos partidários de Fulgêncio Batista exilados em Miami. (E) foi conseqüência da deterioração nas relações entre os EUA e Cuba após a vitória da Revolução Cubana de 1959.

273 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. REDISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA NACIONAL % da Pop. Brasileira % da Renda Nacional em 1960 % da Renda Nacional em % de ricos ( em 1960, em 1970) 11,5%18,2% 4% de meios-ricos ( em 1960, em 1970) 15,6%19,1% 15% de classe média ( em 1960, em 1970) 27,1%27,5% 30% de meios-pobres ( em 1960, em 1970) 27,8%20,6% 50% de pobres ( em 1960, em 1970) 17,8%14,3% (UFRS: 2002/54) Considere os dados da tabela abaixo. Adaptado de: ALENCAR, F.; RAMALHO, L.; RIBEIRO, M. História da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979, p Sobre os dados da tabela são feitas as seguintes afirmações. I - A redistribuição da renda mostra-se estável no período. II - A relação entre a renda dos 1% de ricos e a dos 50% de pobres se mantém praticamente inalterada. III - Os dados evidenciam uma forte tendência à concentração de renda no período, em detrimento dos setores de menor renda. IV - A classe média constitui o grupo social mais atingido pela oscilação da distribuição de renda. V - Em 1970, 1/5 da população recebe quase 2/3 da riqueza nacional. Quais estão corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas III e V. (C) Apenas I, II e IV. (D) Apenas I, II, III e IV. (E) Apenas II, III, IV e V.

274 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRS: 2002/55) Os documentos abaixo referem-se ao processo histórico que culminou, em 11 de setembro de 1973, na derrubada do governo constitucional de Salvador Allende no Chile. Não vejo por que razão haveríamos de ficar parados assistindo um país tornar-se comunista devido à irresponsabilidade de seu próprio povo. Henry Kissinger, In: CHOMSKY, N. e HERMAN, E. Banhos de Sangue. São Paulo: DIFEL, 1976, p Após a vitória eleitoral de Allende, o presidente Nixon disse ao diretor da CIA, Richard Helms, para fazer a economia gritar, (...) decisão implementada (...) por um corte de ajuda econômica do pais. SCHOULTZ, 1. Estados Unidos: poder e submissão. Bauru, SP: EDUSC, 2000, p (...) a CIA foi autorizada (...) para criar grupos de oposição a Allende no Chile. Durante o governo de Allende, US$ 8 milhões foram gastos financiando órgãos de comunicação, partidos políticos e (...) organizações do setor privado. Informe Church. ARCHIVOS SECRETOS. Documentos Desclassificados de la CIA. Santiago de Chile: LOM, 1999, p Considerando os documentos acima e o contexto histórico específico, aponte a opção correta sobre o papel dos EUA diante do governo da Unidade Popular. (A) A queda do governo da Unidade Popular deveu-se exclusivamente às contradições internas do seu projeto político. (B) O caráter democrático e constitucional do governo Allende constituiu um freio para o apoio dos EUA às forças golpistas. (C) A desestabilização do governo de Allende foi um objetivo permanente das autoridades norteamericanas na época. (D) Os EUA reagiram contra o governo da Unidade Popular a partir da estatização das multinacionais norte-americanas no Chile. (E) O envolvimento norte-americano na derrubada de Allende deveu-se à participação de funcionários subalternos.

275 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRS: 2002/56) Na história da república brasileira, as expressões pragmatismo responsável e distensão lenta, gradual e segura estão diretamente relacionadas com (A) a formação de partidos políticos durante a emergência do populismo. (B) a estruturação e consolidação do aparelho burocrático do Estado Novo. (C) o pluripartidarismo vigente na Nova República. (D) o processo de abertura do regime militar. (E) o processo de fechamento das instituições representativas no Estado Novo.

276 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2002/57) Na década de 80, a URSS enfrentou uma guerra, ao invadir o Afeganistão para apoiar o governo daquele país. Em relação a essa guerra, é correto afirmar que I - os oponentes dos soviéticos eram identificados como os combatentes da liberdade pelo presidente Reagan, sendo apoiados pelos EUA; II - os soviéticos se retiraram durante o governo de Gorbatchev, sem ter derrotado os guerrilheiros afegãos; III - a resistência afegã contou com a participação de Osama Bin Laden, que teria sido recrutado pela CIA entre os fundamentalistas islâmicos da Arábia Saudita. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II, III.

277 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRS: 2002/58) Desde os anos 90, a Argentina vive uma situação de crescente instabilidade econômica. Entre os fatores que explicam a crise deste país, pode-se citar (A) a opção irrestrita pela estatização da indústria, que provocou grande desequilíbrio em sua economia. (B) a criação do Mercosul, que afetou sua liderança econômica na ALCA. (C) a criação da ALCA, que transferiu as indústrias do Mercosul para as áreas do Nafta. (D) a paridade entre o peso argentino e o dólar, que encareceu seus produtos no mercado externo. (E) a criação da CEPAL, que reduziu suas negociações com a comunidade Andina e com o Brasil.

278 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRS: 2002/59) Observe o mapa abaixo, no qual foram atribuídos números a diferentes países. Associe a cada um dos itens listados abaixo o número do país a que ele se refere. ( ) Revolução Islâmica ( ) Intervenção Soviética ( ) Operação Tempestade no Deserto ( ) País membro da OTAN afetado pela questão curda A seqüência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) 2 – 6 – 1 – 5. (B) 3 – 2 – 4 – 6. (C) 3 – 6 – 4 – 1. (D) 4 – 3 – 2 – 5. (E) 2 – 3 – 1 – 6.

279 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRS: 2002/60) Leia o texto que segue. O século XX foi, contudo, o primeiro em que o capitalismo enfrentou um sistema contraditório, que pretende substituí-lo. O fato de que o tenha derrotado não supõe o fim da história, mas o ingresso desta em nova etapa. A continuidade das contradições internas ao capitalismo – e, portanto, da história, que tem nessas contradições seu motor – fica comprovada pelo clima de guerra e de confrontos, e não de convivência pacífica e harmônica, de turbulências econômicas, e não de estabilidade, de maior, e não menor polarização entre riqueza e miséria. A humanidade não é mais feliz do que antes da consolidação da Nova Ordem, a violência não é menor, nem o consumo de drogas ou os desequilíbrios ambientais. A liberação das forças do capital para que ajam sem freios não realizou ao contrário da utopia liberal da mão invisível do mercado a harmonia, a cooperação, a paz, mas seus contrários. Em seu próprio momento de triunfo, o capitalismo revela todos os desastres e as injustiças que estão em seu âmago. SADER, E. Século XX: uma biografia não autorizada. São Paulo: Perseu Abramo, 2000, p Em relação às considerações do autor e ao contexto histórico ao qual se refere, analise as afirmações abaixo. I - O desaparecimento da URSS produziu a instabilidade política no mundo capitalista, ao gerar problemas inéditos como o narcotráfico, o desequilíbrio ecológico, a questão migratória e a separação Norte-Sul. II - A globalização neoliberal, ao fortalecer o Estado de bem-estar social, não ampliou as contradições do capitalismo, nem os desequilíbrios sociais e econômicos. III - O bloqueio e os bombardeios sistemáticos contra o Iraque, assim como a intervenção militar da OTAN na crise dos Bálcãs, confirmam o papel dos EUA como Estado hegemônico da Nova Ordem Mundial. IV - O clima de guerra referido está expresso nos atentados contra o World Trade Center (1993) e as embaixadas norte-americanas no Quênia e na Tanzânia (1998), assim como na resposta dos EUA, bombardeando o Sudão e o Afeganistão. V - O movimento antiglobalização, presente em mobilizações e manifestações como as de Seatle, Porto Alegre e Gênova, tem-se mostrado pouco combativo, sendo recebido com indiferença pelo G-7. Quais estão corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas III e IV. (D) Apenas III, IV e V. (E) Apenas II, III, IV e V.

280 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. VESTIBULAR 2001 PROVA DE HISTÓRIA COM GABARITO

281 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/31) Recentemente no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo. I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros. II. Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo sapiens, existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente. III. As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

282 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/32) Na formação da cidade grega, a pólis esteve vinculada ao processo de desintegração dos clãs patriarcais, os genos. A constituição da pólis grega, com isto, supôs a desagregação desta estrutura tradicional e a formação de uma nova composição social representada pela existência de duas classes sociais antagônicas: (A) a dos proprietários de terras e de escravos e a dos escravos. (B) a dos comerciantes e a dos escravos. (C) a dos comerciantes e a dos artesãos. (D) a dos navegadores e a dos comerciantes. (E) a dos proprietários de erras e de escravos e a dos eclesiásticos.

283 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/33) No século II a.C., o Estado romano atravessou uma importante crise social. Esta crise colocou em campos opostos aristocratas, controladores do Senado romano, e a Plebe. Assinale a alternativa que apresenta os principais tribunos e suas propostas de reforma. (A) Tibério e Caio Graco – fundação de colônias agrícolas nas províncias para camponeses sem terra e venda do trigo com preço inferior ao do mercado. (B) Tito Lívio e Cícero – venda dotrigo com preço inferior do mercado e libertação dos escravos. (C) Augusto e Otávio – reforma agrária e serviço militar para todos os homens. (D) Mário e Sila – libertação dos escravos e concessão de asilo aos estrangeiros. (E) Cláudio e Espártaco – reforma agrária e concessão de asilo aos estrangeiros.

284 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/34) Sobre a cidade no período medieval, são feitas as seguintes afirmações. I - Em virtude de seu desenvolvimento ocorrer na Alta Idade Média, quando as atividades rurais era pouco importantes, sua relação foi marcada por uma oposição dinâmica com o campo. II - As cidades medievais italianas eram comunas governadas ou pela Igreja ou pela Nobreza, para que fosse garantida a sua defesa militar. III - A economia urbana cada vez mais esteve fundada na troca mercantil, controlada por mercadores e organizada em guildas e corporações. IV - As guildas e as corporações contribuíram para valorizar o trabalho manual, combatendo, desta forma, o desprezo e a vergonha com que ele era visto pela classe senhorial. Quais estão corretas? (A) Apenas I e III. (B) Apenas II e III. (C) Apenas II e IV. (D) Apenas III e IV. (E) I, II III e IV.

285 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/35) Na Idade Média a dieta alimentar dos europeus era pobre, pouco diversificada e não incluía batata, tomate, milho e chocolate. Estes alimentos passaram a ser consumidos na Europa apenas na época moderna porque (A) na época medieval o consumo destes alimentos era interditado pela Igreja por não serem citados na Bíblia. (B) o elevado custo de produção desses produtos os destinava apenas para a decoração das festas da corte. (C) considerados especiarias de alto preço, faziam parte do tesouro dos senhores. (D) nesta época começou a haver contatos e trocas com a América. (E) sua produção diminuiria a área de cultivo de trigo e videiras, produtos mais apreciados pelos mercados consumidores da época.

286 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/36) O mapa abaixo apresenta dados relativos à guerra pelo tráfico de escravos entre Holanda e Portugal ocorrida na primeira metade do século XVII. PUNTONI, Pedro. A guerra dos Holandeses. São Paulo: África, 1995.p.21. Com base nos dados do mapa e levando-se em conta a conjuntura internacional, considere as seguintes afirmações. I - Os ataques holandeses às possessões africanas de Portugal se deveram à necessidade de controle destes importantes centros de fornecimento de escravos, fundamentais para a reprodução física da mão- de-obra dos engenhos brasileiros. II - Apesar da Trégua dos Dez Anos ( ) na Europa, o governo holandês no Brasil não interrompeu seu processo expansionista, ampliando seus domínios com a ocupação de São Luís do Maranhão, ponto vital de apoio logístico ao tráfico negreiro internacional. III - A retomada de Luanda foi comandada pelo governador do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá, sendo um projeto financiado pelos comerciantes e proprietários de terras locais, gravemente prejudicados pela interrupção do tráfico negreiro. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

287 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS:2001/37) Observe o cartum abaixo: (FONTE: Primeira Missa de Sampaio. In: Humores nunca dantes nagevados: o Descobrimento segundo os cartunistas do sul do Brasil. POA: SEC-RS, 2000) Considerando atuação histórica e os significados expressos no cartum acima, analise as seguintes afirmações. I – O cartum retrata o momento inicial da conquista portuguesa, demonstrando aspectos do choque cultural ocorrido entre os conquistadores e os indígenas. II – A dominação portuguesa do Brasil não se deu unicamente com base na exploração dos recursos naturais e do trabalho indígena, mas também apresentou aspectos nitidamente ideológicos, como a imposição da religião católica aos autóctones. III – O cartum apresenta o momento inicial do contato interétnico como sendo de tensão e conflito armado e econômico, visto que os nativos regiram às tentativas de vigilância impostas pelos conquistadores. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

288 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/38) Quanto ao processo da Revolução Industrial, analise as seguintes afirmativas. I - Acarretou uma radical transformação nos métodos de produção, sendo também um amplo movimento social que afetou profundamente a vida do homem e da sociedade. II - Começou repentinamente, com a aplicação da máquina a vapor ao tear mecânico. III - Estava amparada no liberalismo econômico que defendia o princípio do laissez-faire, laissez-passer. IV - Nasceu na França, país que mais lucrou com a revolução comercial, possibilitando o deslocamento da população para a cidade. V - Esteve vinculada aos fenômenos de êxodo rural, da explosão demográfica e da questão social presentes na Europa no século XIX. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I, II e V. (C) Apenas I, III e V. (D) Apenas II, IV e V. (E) I, II, III, IV e V.

289 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/39) A respeito da experiência missionária dos jesuítas no território do atual Rio Grande do Sul, é INCORRETO afirmar que (A) um dos resultados da primeira fase missioneira, ocorrida no princípio do século XVII, foi a formação da Vacaria del Mar, que acabou se tornando importante fonte de exploração econômica pelos luso-brasileiros. (B) como reação à fundação da Colônia de Sacramento, a Coroa espanhola estimulou a ordem jesuítica a transferir-se mais uma vez até a Banda Oriental do Uruguay, dando origem aos dominados Sete Povos das Missões. (C) os Sete Povos das Missões atingiram seu ápice antes da ocorrência da Guerra Guaranítica, que acabou desarticulando o projeto reducional missioneiro. (D) apesar de sua importante inserção econômica e geopolítica na região platina, os Sete Povos das Missões não estavam sob a jurisdição da Província Jesuítica do Paraguay. (E) após a expulsão dos jesuítas da América Espanhola, acentuou-se o processo de decadência dos Sete Povos, que acabaram sendo anexados à Coroa portuguesa por luso-brasileiros no início do século XIX.

290 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/40) A partir da segunda metade do século XVII, o chamado antigo sistema colonial, baseado nas práticas e nos princípios mercantilistas, enfrentou uma profunda crise. Desta crise resultou um conjunto de movimentos de independência nas áreas coloniais da América Latina. Considere os seguintes elementos. I - A Revolução Industrial na Inglaterra. II - A luta pela liberdade de comércio e pela autonomia. III - O desenvolvimento socioeconômico das colônias. IV - A influência das idéias iluministas. V - A política napoleônica. VI - A rivalidade entre a elite local e os representantes da elite metropolitana. Quais dentre eles contribuíram para a emancipação das colônias e rompimento do pacto colonial? (A)Apenas I e II. (B) Apenas I e IV. (C) Apenas I, III e V. (D) Apenas II, IV e VI. (E) I, II, III, IV, V e VI.

291 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/41) A Revolução Francesa de 1789 apresentou distintas fases com resultados diferentes. De qualquer forma, ela foi responsável pela eliminação do Antigo Regime e pele transformação da sociedade francesa e européia da época. Assinale entre as alternativas abaixo, relativas aos resultados obtidos no campo, a que estiver INCORRETA. (A) Abolição da monarquia e criação de um amplo setor de pequenos proprietários rurais. (B) Eliminação da condição de servidão que se mantinha entre parte da população camponesa. (C) Abolição dos deveres e tributos discriminatórios feudais e reais que recaiam sobre as diferentes regiões e o campo. (D) Expropriação e venda das terras da monarquia, da Igreja e da aristocracia contra-revolucionária aos burgueses e aos camponeses. (E) Transformação dos senhorios feudais em empresas agrícolas pela libertação do ônus do serviço militar e expulsão dos camponeses servis.

292 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/42) Levando-se em conta o processo histórico da Cisplatina, considere as seguintes afirmações. I - A tentativa da apropriação da Cisplatina pelos lusitanos ocorreu nos primeiros anos do governo joanino no Brasil, resultando no êxodo do povo oriental, liderado por Artigas. II - A conquista lusitana da Cisplatina se deu no contexto da instabilidade política da Banda Oriental, onde bandos milicianos artiguistas lutavam contra fazendeiros sul-rio-grandeses. III - A Guerra da Cisplatina, iniciada pelo movimento dos 33 orientales liderados por Lavalleja, resultou na manutenção da província pelo Império brasileiro. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

293 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/43) Durante a primeira metade do século XIX, Pernambuco foi palco de diversos movimentos sociais contra o poder do Império luso ou brasileiro. A respeito das motivações destas revoltas, analise as seguintes afirmativas. I - A Revolução de 1817, ocorrida durante o período joanino, foi uma reação contra a opressão econômica da Corte portuguesa transferida ao Brasil sobre as províncias nordestinas. II - A Confederação do Equador foi decorrente dos desmandos autoritários de Pedro I, que dissolveu a Assembléia Constituinte no Rio de Janeiro, outorgando a Constituição de 1824, e interveio nas províncias nordestinas. III - A Revolução Praieira representou o ápice do liberalismo radical em Pernambuco combatendo as elites agrárias, os comerciantes estrangeiros e os representantes da monarquia. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, III e III.

294 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/44) Em 1830 o rei Carlos X, líder dos ultra-realistas da França desfechou um golpe com intenção de restaurar o absolutismo, o que resultou nas jornadas gloriosas de julho, em Paris, que tiveram como conseqüência a (A) proclamação da República, em que se destacou Luiz Bonaparte, que organizou o Partido da Ordem. (B) liquidação do absolutismo das Bourbons e a instalação de uma monarquia liberal sob o governo de Luiz Felipe de Orleans. (C) instauração do governo do comitê da salvação pública e a declaração de guerra à Santa Aliança. (D) conquista do México para desviar a tensão política interna e restaurar o prestígio dos Bourbons. (E) emunciação da Doutrina Monroe, prevendo a conquista do Oeste dos Estados Unidos pela província francesa do Quebec.

295 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/45) Analise as seguintes afirmações referentes à colonização ítalo-germânica no Rio Grande do Sul do século XIX, assinalando a única que está correta. (A) A maioria dos imigrantes, estimulados pela iniciativa governamental, ocupou médias e grandes propriedades, caracterizadas pela monocultura canavieira ou cafeeira voltada ao mercado externo. (B) Os imigrantes alemães, por terem chegado cerca de meio século depois dos italianos, viram-se obrigados a ocupar as regiões menos férteis e mais distantes da capital da Província. (C) Durante a Revolução Farroupilha, cessou o fluxo imigratório italiano para o Rio Grande do Sul devido ao envolvimento do mercenário anarquista Giuseppe Garibaldi com os revoltosos. (D) Em termos de distribuição geográfica, os imigrantes italianos ocuparam a atual região serrana e o litoral, enquanto os imigrantes alemães se concentraram na Campanha e na antiga região missioneira. (E) Os maiores problemas, especialmente os de origem italiana, foram a precariedade técnica da agricultura, o fracionamento das propriedades por herança e a ação monopólica dos comerciantes.

296 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/46) Sobre a legislação abolicionista do tráfico e da escravidão no Brasil do século XIX, pode-se afirmar que (A) a lei de 1831 extinguiu definitivamente o tráfico de escravos ao sul da linha do Equador, sendo o primeiro grande baque no sistema escravista brasileiro. (B) a Lei Alves Branco permite que embarcações inglesas inspecionassem navios negreiros brasileiros, confiscando seus carregamentos de cativos, que seriam devolvidos ao continente africano. (C) a Lei do Ventre representou um avanço na legislação abolicionista, visto que dificultou a reprodução endógena do sistema escravista. (D) a lei dos Sexagenários beneficiou a maioria da população escrava brasileira, pois os anciãos foram considerados libertos. (E) a lei Áurea, assinada por Pedro II, extingui definitivamente a escravidão no Brasil, resguardando os direitos dos proprietários de cativos, que foram devidamente indenizados pelo Estado.

297 GRUPOSDEHISTORIA.COM Prof. Alex Pinheiro. (UFRGS: 2001/47) Leia o seguinte texto. É um engano supor que o golpe de Estado de 15/11/1889 foi materialização de um projeto de utopia, lentamente amadurecido por duas décadas de ação republicana. Talvez seja mais prudente supor que a relevância da propaganda republicana se deve, apenas, ao fato de que se proclamou uma república, que lhe reivindicou como memória. LESSA, Renato. A invenção republicana, p.38 Levando em consideração o texto acima, analise as seguintes afirmativas sobre as motivações e o os desdobramentos da proclamação da República no Brasil (15/11/1889). I - Uma das principais causas do golpe foi a insatisfação de diversos segmentos da oficialidade militar, notadamente de alguns veteranos da Guerra do Paraguai e da mocidade militar da Escola Militar da Praia Vermelha. II - Após o golpe, o governo de Deodoro foi extremamente pacífico, apesar das disputas entra as diversas correntes republicanas (liberais, conservadores e girondinos). III - Ao contrário da proclamação da Independência em 1822, a proclamação da República foi um movimento que, apesar de liberado pelos militares, teve ampla e expressiva participação de setores populares, que formaram milícias nas principais cidades brasileiras. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.