A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente. O setor agrícola e o setor industrial destacam- se no país. A África do Sul é o maior produtor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente. O setor agrícola e o setor industrial destacam- se no país. A África do Sul é o maior produtor."— Transcrição da apresentação:

1 Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente. O setor agrícola e o setor industrial destacam- se no país. A África do Sul é o maior produtor mundial de ouro e também destaca-se na extração de diamantes. O turismo também é um forte setor econômico do país.

2 PAÍS IDH NÍGER0,340 SERRA LEOA 0,365 REP. CENTRO AFRICANA 0,369 MALI0,371 BURKINA FASO 0,389 REP. DEMOCRÁTICA DO CONGO 0,389 CHADE0,392 BURUNDI0,394 GUINÉ-BISSAU0,396 MOÇAMBIQUE0,402 Dos 53 países que formam o continente africano, a grande maioria deles estão classificados como baixo IDH (menor 0,499) Deve-se isso à uma questão histórica, pois a partir do século XVI o continente africano passou a ser ocupado por inúmeras nações européias (Alemanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Inglaterra e Portugal). Além de escravizarem, os europeus passaram a explorar as riquezas naturais (ouro, diamante, madeira). Em 1885 os europeus realizaram a partilha e a redefinição de novas fronteiras do continente, não respeitando as diversas culturas existentes no continente.

3 A COLONIZAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA. O processo de ocupação da África aconteceu de duas formas: Uma em caráter mercantilista e outra em caráter imperialista. O processo mercantilista ocorreu entre os séculos XV E XIX. Com a ocupação de áreas litorâneas que funcionavam como entrepostos comerciais, pois a África é o ponto de passagem para os navios que vão da Europa para Ásia.

4

5 Ocupação e exploração Imperialista. Teve início na segunda metade do século XIX e caracterizou-se pela ocupação efetiva do continente africano pelos europeus, provocada pela revolução industrial e pela independência das colônias americanas. A oficialização dessa fase colonial ocorreu na Conferência de Berlim ( ), quando essa partilha foi confirmada. A partilha do continente destruiu completamente as estruturas sociais e econômicas das antigas comunidades e também as suas distinções e fronteiras culturais e étnicas.

6

7 Exploração da África Os europeus a transformaram em fonte de matéria prima, para isso dividiram seu território segundo seus interesses, não respeitando os antigos limites, ora separando tribos inimigas no mesmo território. Os africanos foram submetidos a um poder central(governo colonial). As rebeliões eram reprimidas de forma violenta pelos europeus. A dominação foi efetuada com uso da força militar.

8 Descolonização da África. Com as duas guerras mundiais- 1914/1918 e 1939/1945, as potências europeias se enfraqueceram política e economicamente perdendo seu controle sobre a África, favorecendo, assim, a multiplicação de rebeliões em seu território. A África passou por um processo de descolonização, surgindo 49 nações africanas no pós-guerra. As consequências da descolonização permanecem até hoje: Economia dependente subordinada ao mercado internacional.

9

10 ECONOMIA Para estabelecer essa economia comercial, os colonizadores organizaram grandes plantations, onde se cultivava apenas um gênero agrícola, embora ela produza para exportação enfrenta o problema da alimentação. Na maioria dos países africanos, a fome e a subnutrição são problemas crônicos.

11 MERCADO EXTERNO Com a economia dependente do mercado externo, a rede de transporte não integra o continente ou as diversas regiões de cada país, mas liga a África ao mercando internacional. As principais rodovias e ferrovias ligam áreas produtoras aos portos exportadores.

12 PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA. Esse processo não trouxe paz as nações africanas, por que os países não apresentam uma unidade nacional. O nível de instabilidade agravou-se com o fim da Guerra Fria, já que os EUA e União Soviética diminuíram seu controle sobre o continente. Divisão da África atual.


Carregar ppt "Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente. O setor agrícola e o setor industrial destacam- se no país. A África do Sul é o maior produtor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google