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CAD CASCAIS 2006/07 Apresentação dos projectos SPO – Pré-Escolar CAD CASCAIS 2010/11 Teresa Cabaço Joana Carneiro.

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1 CAD CASCAIS 2006/07 Apresentação dos projectos SPO – Pré-Escolar CAD CASCAIS 2010/11 Teresa Cabaço Joana Carneiro

2 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 Projectos SPO – Pré-escolar : I. Programa de Consciência Fonológica – “Clube do Noddy”; II. Avaliação do desenvolvimento psicológico.

3 CAD CASCAIS 2006/07 I. Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy” CAD CASCAIS 2010/11

4 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 Historial Início no ano lectivo de ; aplicado pela equipa do SPO em sala, com a presença e colaboração das educadoras e auxiliares de acção educativa; Estendeu-se ao 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (com o “Clube do Shrek”) no ano lectivo seguinte ( ), com o mesmo formato de funcionamento do “Clube do Noddy”; Ao longo dos anos o programa tem vindo a ser alargado, com a introdução de novas competências linguísticas a desenvolver; No ano lectivo passou a ser aplicado pelas Educadoras em sala de aula, alargando-se as competências linguísticas trabalhadas à introdução do alfabeto.

5 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 Objectivos Iniciais Formar as educadoras na aplicação do programa; Integrar progressivamente conteúdos de desenvolvimento linguístico (principalmente na área da consciência fonológica) na programação do nível Pré-escolar.

6 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 Assim, Neste ano lectivo continuarão a ser as educadoras dos 5 anos a aplicar o programa, sob a orientação do SPO; Este ano lectivo as turmas da Infantil irão integrar na sua programação conteúdos de desenvolvimento linguístico, principalmente na área da consciência fonológica.

7 CAD CASCAIS 2006/07 Programa de Consciência Fonológica Programa de Consciência Fonológica 1. Objectivos 2. Fundamentação Teórica 3. Funcionamento 3.1. Calendarização 3.2. Horário 4. Estrutura das sessões 5. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2010/11

8 CAD CASCAIS 2006/07 1. Objectivos Promover competências prévias para a aquisição da leitura e escrita; Promover o desenvolvimento da consciência fonológica; Familiarizar as crianças com o código escrito; Prevenir possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2010/11

9 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 2. Fundamentação teórica

10 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 Consciência fonológica - Definição Capacidade para identificar os elementos sonoros das palavras orais e de os manipular de forma deliberada (Tunmer et al., 1991).

11 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 Consciência fonológica – Níveis e Desenvolvimento Sensibilidade Fonológica (Discriminação auditiva; Rimas) Consciência Silábica (Reconstrução, segmentação e manipulação silábica) Consciência Fonémica (Reconstrução, segmentação e manipulação fonémica)

12 CAD CASCAIS 2006/07 Mas… porquê desenvolver a consciência fonológica? CAD CASCAIS 2010/11 Porque a consciência fonológica parece ser um bom preditor da aprendizagem da leitura.

13 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 - A nossa língua escrita é representada num sistema alfabético, i.e. são representados fonemas através de grafemas, estabelecendo-se regras de correspondência entre ambos – língua semi-opaca; - Na leitura existem duas vias de reconhecimento de palavras: a via visual (global) e a via fonológica (aplicação das regras de correspondência dos grafemas em fonemas). Porque…

14 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 estas duas vias coexistem na leitura; no início da aprendizagem da leitura num sistema alfabético o desenvolvimento da via fonológica é particularmente importante, sendo a outra via ineficaz porque exige a memorização da cada palavra como uma configuração visual, sendo por isso morosa e exigente ao nível da memória visual; à medida que se desenvolve a capacidade de leitura, aumenta a utilização da representação visual. Assim…

15 CAD CASCAIS 2006/07 Sabemos ainda que… CAD CASCAIS 2010/11 - A consciência fonológica pode desenvolver-se através de programas de treino; - Maior eficácia ao nível dos resultados quando os programas de treino ocorrem em idade pré- escolar; - Maior eficácia ao nível dos resultados quando nos programas de treino se promovem as competências fonológicas a par da correspondência grafema – fonema; - A aprendizagem formal da leitura e escrita também desenvolve a consciência fonológica.

16 CAD CASCAIS 2006/07 Sabemos ainda que… CAD CASCAIS 2010/11 - O conhecimento das funções e estrutura da linguagem escrita, o conhecimento do nome e som das letras e a nomeação rápida de palavras estão igualmente relacionados com o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita.

17 CAD CASCAIS 2006/07 3. Funcionamento 3.1. Calendarização SESSÃOCONTEÚDOS DATAS PRÉ-A E B Pré-testeAvaliação 2-12 Nov. 1Apresentação Nov. 2Letra, Número e Palavra Nov. 3Palavra, Frase e Texto 29 Nov. – 3 Dez. 4Rima e Ataque Dez. 5Discriminação Auditiva 3-7 Jan. 6Reconstrução e Evocação Silábicas Jan. 7Contagem e Segmentação Silábicas Jan. 8Manipulação Silábica 24-28Jan. 9Reconstrução Fonémica 31 Jan. – 4 Fev. 10Segmentação e Contagem Fonémicas Fev. 11Manipulação Fonémica Fev. 12Encerramento Fev. Pós-testeAvaliação 28 Fev. - 4 Mar. NOTA: Devolução de resultados – Reunião de pais (data a anunciar) CAD CASCAIS 2010/11

18 CAD CASCAIS 2006/07 3. Funcionamento 3.2. Horário 3. Funcionamento 3.2. Horário CAD CASCAIS 2010/11 Pré-A : Clube do Noddy - 5ª Feira às 9.30h; Introdução do Alfabeto – 4ª Feira às 9.30h Pré-B : Clube do Noddy - 6ª Feira às 9.30h; Introdução do Alfabeto – 5ª Feira às 9.30h Importância da pontualidade

19 CAD CASCAIS 2006/07 4. Estrutura do Programa Promoção de competências fonológicas (cf. Calendarização) – sessões semanais entre Novembro e Fevereiro; Familiarização com o nome/som das letras e sua correspondência gráfica - ao longo de todo o ano lectivo. Estas competências serão promovidas pelas educadoras em contexto de sala, sob orientação do SPO. CAD CASCAIS 2010/11

20 CAD CASCAIS 2006/07 5. Estrutura das sessões Tarefa de recapitulação Leitura de uma pequena história Actividades (componente auditiva) Fichas de concretização (componente visual) Fichas de reforço de competências CAD CASCAIS 2010/11

21 CAD CASCAIS 2006/07 6. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2010/11 1. Estrutura e funções da linguagem escrita Familiarização com a estrutura (letra, número, palavra, frase e texto) e funções da leitura e escrita. Exemplos: -Entre várias letras e números assinalar uma ou outra categoria; -Contar o número de palavras numa frase; -Identificar a primeira ou última letra/palavra numa palavra/frase/texto; -Assinalar o título de uma história; -Identificar uma não-palavra e não-frase.

22 CAD CASCAIS 2006/07 6. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2010/11 2. Consciência Fonológica 2.1. Sensibilidade fonológica (discriminação auditiva, rima e ataque); - Discriminação auditiva - Discriminação auditiva: Consiste na capacidade de identificar e categorizar sons (d-t-p-d; ba-pa-ba-da); - Rima: - Rima: Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica (Lengalengas); -Ataque - Ataque: Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da consoante ou grupo consonântico da sílaba inicial (casa-copo; clero-claro).

23 CAD CASCAIS 2006/07 6. Áreas a trabalhar 6. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2010/11

24 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 6. Áreas a trabalhar

25 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 Não utilizar uma linguagem simplificada (infantil) na comunicação com a criança; Diversificar o vocabulário; Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos…; Incentivar as tentativas de leitura e escrita. Atitudes Promotoras

26 CAD CASCAIS 2006/07CAD CASCAIS 2010/11 Participação dos pais no PCF

27 CAD CASCAIS 2006/07 II. Avaliação do Desenvolvimento Psicológico CAD CASCAIS 2010/11

28 CAD CASCAIS 2006/07 Características da Avaliação Estudo longitudinal Estudo longitudinal – pretende avaliar todos os alunos CAD, nas transições de ciclo (pré-escolar, 4  ano, 6  ano, 9  ano, sendo que no 9  ano, a avaliação assume funções de orientação vocacional). CAD CASCAIS 2010/11

29 CAD CASCAIS 2006/07 Áreas a avaliar Cognitiva Raciocínio espacial e abstracto Raciocínio espacial e abstracto - Capacidade para resolver problemas através da dedução de correlações, da descoberta de regras e padrões, da aplicação de operações mentais. Memória auditiva Memória auditiva – Memória a curto prazo (de trabalho) para reter palavras, não palavras, frases, ordens e sequências narrativas. Conceitos quantitativos Conceitos quantitativos – Relações de ordem, tamanho, quantidades, quantidades e formas simultaneamente, etc. Memória visual Memória visual – Memória a curto prazo (de trabalho) para reter um conjunto de imagens. CAD CASCAIS 2010/11

30 CAD CASCAIS 2006/07 Áreas a avaliar Grafo-perceptiva Posições no espaço Posições no espaço – Descobrir entre séries de figuras iguais as que estão invertidas ou numa posição diferente. Relações espaciais Relações espaciais – Cópia de figuras mantendo as mesmas relações espaciais, em termos da orientação e proporcionalidade. CAD CASCAIS 2010/11

31 CAD CASCAIS 2006/07 Áreas a avaliar Linguística Conhecimento morfo-sintáctico Conhecimento morfo-sintáctico – Domínio das principais regras de concordância da língua (género; singular/plural; tempos verbais). CAD CASCAIS 2010/11

32 CAD CASCAIS 2006/07 Áreas a avaliar Metalinguística Conhecimento da linguagem técnica da leitura/escrita Conhecimento da linguagem técnica da leitura/escrita – Avalia termos próprios da linguagem técnica da leitura e escrita, tal como letra e números, palavra, frase, direcção da leitura/escrita, letras maiúsculas, minúsculas, linha, título, texto escrito. Consciência fonológica – todas as sub-áreas foram já descritas na apresentação do programa “Clube do Noddy” (Reconhecimento da rima; Reconstrução silábica; Segmentação silábica; Reconstrução fonémica; Segmentação fonémica). CAD CASCAIS 2010/11

33 CAD CASCAIS 2006/07 Resultados da avaliação de desenvolvimento Relatório síntese de resultados para todas as crianças avaliadas; Perfil de desenvolvimento psicológico das áreas fortes e fracas – homogeneidade/ heterogeneidade; Análise dos factores comportamentais: motivação, empenho e esforço, tempo de atenção, auto-controle e resistência à frustração – fundamentais às aprendizagens formais; Reunião com pais nos casos onde se verifica a necessidade da implementação de medidas específicas para a promoção do desenvolvimento. CAD CASCAIS 2006/07 CAD CASCAIS 2010/11

34 CAD CASCAIS 2006/07 Obrigada pela vossa atenção! CAD CASCAIS 2010/11


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