A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINÁSTICA GERAL PROF. ELAINE.. MOVIMENTO  Ação ou impulso que faz um corpo mudar de um lugar para o outro; deslocamento; Dicionário da Língua Portuguesa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINÁSTICA GERAL PROF. ELAINE.. MOVIMENTO  Ação ou impulso que faz um corpo mudar de um lugar para o outro; deslocamento; Dicionário da Língua Portuguesa,"— Transcrição da apresentação:

1 GINÁSTICA GERAL PROF. ELAINE.

2 MOVIMENTO  Ação ou impulso que faz um corpo mudar de um lugar para o outro; deslocamento; Dicionário da Língua Portuguesa, Academia Brasileira de Letras (2008) “ É uma conduta total do indivíduo, acentua na área do corpo coexistindo com o mundo externo e a mente” Rodrigues, M. (1973). “Mudança de posição do corpo ou dos segmentos corporais no espaço e no tempo através de diferentes graus de força” Barbanti (2003). É todo gesto voluntário ou involuntário, ou ainda ação pela qual o corpo abandona o estado de repouso, e passa de um lugar para outro” Guerios, (1974).

3 MOVIMENTO - DEFINIÇÕES  É a alteração real observável na posição de qualquer parte do corpo. Gallahue (2001)

4 MOVIMENTO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA  Para a Educação física o movimento é um instrumento ou meio (FERRAMENTA), para educar, treinar e aperfeiçoar o homem na sua totalidade.

5 MOVIMENTO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA  Para a Educação Física o movimento, implica muito mais do que o deslocamento do corpo e dos membros produzidos como uma conseqüência do padrão espaço-temporal da contração muscular. As oportunidades de movimento, adequadas as características e necessidades da criança, são fundamentais para o seu desenvolvimento global.

6  A Educação Física, analisada como parte da cultura humana, deve proporcionar ao aluno um conhecimento organizado e sistematizado sobre as atividades físicas expressas na cultura corporal de movimento, como: jogos, ginástica, esporte e dança. Ferraz O. L. et al (2001).

7  É por meio do movimento que o ser humano se relaciona com o meio ambiente para alcançar seus objetivos. Comunicando-se, expressando seus sentimentos e sua criatividade, por meio do movimento, o ser humano interage com o meio físico e social, aprendendo sobre si mesmo e sobre o outro.  (Ferraz O., 2001)

8

9 Evolução do movimento Humano Do recém-nascido ao adulto: - Resulta de uma maturação gradativa do sistema nervoso e da integração progressiva de suas funções. - SEQUENCIA DO DESENVOLVIMENTO - Ocorre pela lei: - Céfalo Caudal X Próximo Distal - Ou seja da cabeça em direção aos pés; - Do plano proximal para o distal.

10 Evolução do Movimento Humano  Movimentos reflexos: (sugar, chorar...) – ocorrem antes dos 03 meses de idade. (Sensações táteis, gustativas, sonoras e visuais).  - A maturação inicia-se no plano axial (pescoço e tronco) ⁺ sentido descendente = musculatura dos braços – mãos - dedos.  Habilidades evolutivas das habilidades motoras básicas (pressionar, rolar, andar...) após os 03 meses de idade.

11 Evolução do movimento humano  Músculo do tronco: (sentar e engatinhar) aproximadamente aos 06 meses.  Membros inferiores: posição em pé, aproximadamente aos 09 meses.  Marcha (andar): aproximadamente aos 12 meses.  Precisão dos gestos (tanto manual quanto corporal) após 03 anos de idade.

12 MOVIMENTO HUMANO  “É a totalidade de manifestações do homem com implicações nas áreas da mente, corpo e mundo externo, constituindo uma unidade funcional com finalidade, estrutura e objetivo”. Bleger, 1973.

13 SISTEMA QUE PRODUZ O MOVIMENTO  Sistema músculo-esquelético:  - ossos (esqueleto)  - articulações  - Músculos.

14 Variáveis do movimento  NIVEL: Refere-se a altura que o movimento é realizado. O movimento pode ser realizado em nível baixo, médio e alto.  DIREÇÃO: Refere-se a trajetória do movimento. O movimento pode ser realizado para frente; para trás; á direita; á esquerda, em diagonal; linha reta; zigue zague.

15 Variáveis do movimento  AMPLITUDE: Refere-se a relativa localização do corpo, com os vários tamanhos de extensões do mesmo. Ou seja a trajetória do movimento realizado com pequena, média ou máxima amplitude. (grande/pequeno; longe/perto).  VELOCIDADE: Refere-se ao ritmo e a velocidade que o movimento é executado em relação ao tempo. (Rápido/lento).

16 ATIVIDADE FÍSICA  Segundo Caspersen e col. (1985)  “Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, portanto voluntário, que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso”.  EXEMPLOS: Atividades ocupacionais (trabalho); atividades da vida diária (AVD); atividades realizadas como lazer; etc...

17 Atividade Física  Entende-se por atividade física todas as formas de movimentação corporal, com gasto energético acima dos níveis de repouso. Caspersen et al. (1985)

18 Exercício Físico  É toda a atividade física planejada, estruturada e repetitiva, que tem por objetivo a melhoria e manutenção de um mais componentes da aptidão física. Caspersen et al. (1985)  Prática sistemática de um ou mais movimentos básicos, realizados para atingir um objetivo específico. Guiselini (2000)

19 APTIDÃO FÍSICA  Pode ser definida como a capacidade de realizar atividades físicas, distinguindo-se duas formas de abordagem:  1) APTIDÃO FISICA VOLTADA PARA SAÚDE  2)APTIDÃO FÍSICA VOLTADA PARA A PERFRMANCE.

20 APTIDÃO FÍSICA  Conjunto de atributos relacionados a capacidade de executar atividade física em associação à composição genética do indivíduo. Gallahue D.L. et al. (2008)

21 DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS ABORDAGENS:  Aptidão física relacionada à performance motora, que inclui componentes necessários para um desempenho máximo no esporte.   Aptidão física relacionada à saúde, em níveis adequados, possibilitam mais energia para o trabalho e lazer, proporcionando, ainda, menor risco de desenvolver doenças associadas a baixos níveis de atividade física habitual.  PERFORMANCESAÚDE

22 Referências  Gallahue D.L.; Donnelly F. C. Educação Física Desenvolvimentista para Todas as Crianças. Phorte, 4 Ed., São Paulo,  Ferraz O.L.; Macedo L. Reflexões de professores sobre a educação sobre a Educação Física na Educação Infantil incluindo o referencial curricular nacional. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 15(1):83-102, jan./jun  Nahas M. V.; Barros M. V. G.; Francalacci V. O Pentáculo do Bem- Estar – Base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Rev. bras. ativ. fís saúde, Londrina, V. 5, N.2, P 48-59, abr / jun  Caspersen C.J.; Powell K.E.; Christenson G.M. Physical activity, exercise and physical fitness. Public Health Reports, , 2,


Carregar ppt "GINÁSTICA GERAL PROF. ELAINE.. MOVIMENTO  Ação ou impulso que faz um corpo mudar de um lugar para o outro; deslocamento; Dicionário da Língua Portuguesa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google