A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ginástica geral Prof. Elaine.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ginástica geral Prof. Elaine."— Transcrição da apresentação:

1 Ginástica geral Prof. Elaine.

2 MOVIMENTO Ação ou impulso que faz um corpo mudar de um lugar para o outro; deslocamento; Dicionário da Língua Portuguesa, Academia Brasileira de Letras (2008) “ É uma conduta total do indivíduo, acentua na área do corpo coexistindo com o mundo externo e a mente” Rodrigues, M. (1973). “Mudança de posição do corpo ou dos segmentos corporais no espaço e no tempo através de diferentes graus de força” Barbanti (2003). É todo gesto voluntário ou involuntário, ou ainda ação pela qual o corpo abandona o estado de repouso, e passa de um lugar para outro” Guerios, (1974).

3 MOVIMENTO - DEFINIÇÕES
É a alteração real observável na posição de qualquer parte do corpo. Gallahue (2001)

4 MOVIMENTO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
Para a Educação física o movimento é um instrumento ou meio (FERRAMENTA), para educar, treinar e aperfeiçoar o homem na sua totalidade.

5 MOVIMENTO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
Para a Educação Física o movimento, implica muito mais do que o deslocamento do corpo e dos membros produzidos como uma conseqüência do padrão espaço-temporal da contração muscular. As oportunidades de movimento, adequadas as características e necessidades da criança, são fundamentais para o seu desenvolvimento global.

6 A Educação Física, analisada como parte da cultura humana, deve proporcionar ao aluno um conhecimento organizado e sistematizado sobre as atividades físicas expressas na cultura corporal de movimento, como: jogos, ginástica, esporte e dança. Ferraz O. L. et al (2001).

7 É por meio do movimento que o ser humano se relaciona com o meio ambiente para alcançar seus objetivos. Comunicando-se, expressando seus sentimentos e sua criatividade, por meio do movimento, o ser humano interage com o meio físico e social, aprendendo sobre si mesmo e sobre o outro. (Ferraz O., 2001)

8

9 Evolução do movimento Humano
Do recém-nascido ao adulto: Resulta de uma maturação gradativa do sistema nervoso e da integração progressiva de suas funções. SEQUENCIA DO DESENVOLVIMENTO Ocorre pela lei: Céfalo Caudal X Próximo Distal Ou seja da cabeça em direção aos pés; Do plano proximal para o distal.

10 Evolução do Movimento Humano
Movimentos reflexos: (sugar, chorar...) – ocorrem antes dos 03 meses de idade. (Sensações táteis, gustativas , sonoras e visuais). - A maturação inicia-se no plano axial (pescoço e tronco) ⁺ sentido descendente = musculatura dos braços – mãos - dedos. Habilidades evolutivas das habilidades motoras básicas (pressionar, rolar, andar...) após os 03 meses de idade.

11 Evolução do movimento humano
Músculo do tronco: (sentar e engatinhar) aproximadamente aos 06 meses. Membros inferiores: posição em pé, aproximadamente aos 09 meses. Marcha (andar): aproximadamente aos 12 meses. Precisão dos gestos (tanto manual quanto corporal) após 03 anos de idade.

12 MOVIMENTO HUMANO “É a totalidade de manifestações do homem com implicações nas áreas da mente, corpo e mundo externo, constituindo uma unidade funcional com finalidade, estrutura e objetivo”. Bleger, 1973.

13 SISTEMA QUE PRODUZ O MOVIMENTO
Sistema músculo-esquelético: - ossos (esqueleto) - articulações - Músculos.

14 Variáveis do movimento
NIVEL: Refere-se a altura que o movimento é realizado. O movimento pode ser realizado em nível baixo, médio e alto. DIREÇÃO: Refere-se a trajetória do movimento. O movimento pode ser realizado para frente; para trás; á direita; á esquerda, em diagonal; linha reta; zigue zague.

15 Variáveis do movimento
AMPLITUDE: Refere-se a relativa localização do corpo, com os vários tamanhos de extensões do mesmo. Ou seja a trajetória do movimento realizado com pequena, média ou máxima amplitude. (grande/pequeno; longe/perto). VELOCIDADE: Refere-se ao ritmo e a velocidade que o movimento é executado em relação ao tempo. (Rápido/lento).

16 ATIVIDADE FÍSICA Segundo Caspersen e col. (1985)
“Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, portanto voluntário, que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso”. EXEMPLOS: Atividades ocupacionais (trabalho); atividades da vida diária (AVD); atividades realizadas como lazer; etc...

17 Atividade Física Entende-se por atividade física todas as formas de movimentação corporal, com gasto energético acima dos níveis de repouso. Caspersen et al. (1985)

18 Exercício Físico É toda a atividade física planejada, estruturada e repetitiva, que tem por objetivo a melhoria e manutenção de um mais componentes da aptidão física. Caspersen et al. (1985) Prática sistemática de um ou mais movimentos básicos, realizados para atingir um objetivo específico. Guiselini (2000)

19 APTIDÃO FÍSICA Pode ser definida como a capacidade de realizar atividades físicas, distinguindo-se duas formas de abordagem: 1) APTIDÃO FISICA VOLTADA PARA SAÚDE 2)APTIDÃO FÍSICA VOLTADA PARA A PERFRMANCE.

20 APTIDÃO FÍSICA Conjunto de atributos relacionados a capacidade de executar atividade física em associação à composição genética do indivíduo. Gallahue D.L. et al. (2008)

21 DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS ABORDAGENS:
PERFORMANCE SAÚDE Aptidão física relacionada à performance motora, que inclui componentes necessários para um desempenho máximo no esporte. Aptidão física relacionada à saúde, em níveis adequados, possibilitam mais energia para o trabalho e lazer, proporcionando, ainda, menor risco de desenvolver doenças associadas a baixos níveis de atividade física habitual.

22 Referências Gallahue D.L.; Donnelly F. C. Educação Física Desenvolvimentista para Todas as Crianças. Phorte, 4 Ed., São Paulo, 2008. Ferraz O.L.; Macedo L. Reflexões de professores sobre a educação sobre a Educação Física na Educação Infantil incluindo o referencial curricular nacional. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 15(1):83-102, jan./jun Nahas M. V.; Barros M. V. G.; Francalacci V. O Pentáculo do Bem- Estar – Base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Rev. bras. ativ. fís saúde , Londrina, V. 5, N.2, P 48-59, abr / jun 2000. Caspersen C.J.; Powell K.E.; Christenson G.M. Physical activity, exercise and physical fitness. Public Health Reports, , 2,


Carregar ppt "Ginástica geral Prof. Elaine."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google