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Unidade de negócios Batata Frita - UBF

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Apresentação em tema: "Unidade de negócios Batata Frita - UBF"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade de negócios Batata Frita - UBF
Estrada de acesso ao Parque de Exposições Dario Macedo s/n Castro PR Tel.: (42)

2 MISSÃO “Industrializar e comercializar produtos de alta qualidade, agregando valor a matéria prima, gerando maior rentabilidade ao cooperado e buscando a harmonia entre os colaboradores, o negócio batata frita e o meio ambiente.” VISÃO “Destacar-se nacionalmente na produção e comercialização de batata frita com elevados padrões de qualidade, satisfazendo as expectativas dos cooperados, colaboradores e consumidores.” VALORES Foco no cliente e nos resultados, comprometimento, transparência, criatividade.

3 Equipe: Cristiano Ferreira da Cruz Fagner Ubiratam Canavarro Fernando Jefferson Ferraz Geraldo Rudolfo Van Arragon Junior Zub Raichman Penafiel do Lago Valdemir Zahdi

4 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
São vários os concorrentes de salgadinhos presentes no estado do Paraná. Dentre eles, estão a PepsiCo (com a marca Elma Chips), Yoki, Tip Top, La Valle, D´Müller (com a marca Slice) e a Bauducco (com a marca Visconti). Os concorrentes de maior potencial são, sem dúvida, a PepsiCo, Yoki, D’Müller e Bauducco.

5 DESCRIÇÃO DOS CONCORRENTES
Pepsico Yoki Tip Top D´Müller La Valle Bauducco

6 DESCRIÇÃO DOS CONCORRENTES
Pepsico A PepsiCo é uma multinacional americana que atua no Brasil desde A empresa ingressou no mercado brasileiro de salgadinhos a partir da compra da American Potato Chips e a Elma Salgadinhos, cuja fusão originou a marca Elma Chips (1974). Hoje, possui um faturamento anual médio de R$ 2 bilhões no país. A PepsiCo também atua no ramo de bebidas (Pepsi e outras), achocolatados, condimentos e outros alimentos. No ramo de salgadinhos, a Elma Chips possui um sistema de distribuição e vendas próprio, onde o vendedor sai do depósito com a carga, entrega os pedidos anteriores, e realiza os próximos pedidos. A frota da Elma Chips é de 400 caminhões. Seus pontos de venda chegam a 160 mil em todo o Brasil.

7 b) Yoki A Yoki é uma empresa brasileira e familiar sucessora da Kitano S/A. Fundada por Yoshizo Kitano em 1960, a empresa acompanhou as transformações do setor alimentício, investindo na oferta de produtos que atendem às necessidades dos consumidores. Atualmente a empresa fatura R$ 850 milhões e está nos ramos de snacks, produtos naturais, chás, misturas para bolo, sobremesas, confeitos, sopas, refrescos, cereais, farináceos e pet food. A logística da Yoki é realizada pela própria empresa. Ela possui 13 centros de distribuição espalhados por todo o país, que garantem a qualidade da entrega dos produtos até o ponto de venda.

8 c) Tip Top Fundada em 1970, a Tip Top é uma companhia que está nos ramos de produção e distribuição de snacks massas e biscoitos. Sua matriz é em Curitiba e sua área de atuação está limitada aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa tem um sistema de distribuição próprio e conta com a ação de representantes comerciais. O volume de batata ondulada produzido pela Tip Top é relativamente pequeno.

9 d) D´Müller A D´Müller começou em 1967 como um atacado de doces em Itajaí-SC. Em 1973, sua razão social foi alterada, tornando-se uma distribuidora. A região de atuação da D´Müller compreende praticamente todo o sul do Brasil. Seu modelo de trabalho vai além da venda e logística. A distribuidora também cria e promove marcas a partir da compra de produtos de terceiros, o que é um diferencial com relação a outras companhias do ramo. Hoje, a distribuidora Müller tem uma batata ondulada que vai muito bem no mercado (Slice). Ela está muito difundida no sul do país e tem um consumo aproximado de mil quilos por mês.

10 e) La Valle Localizada em Curitiba – PR, a La Valle do Brasil possui oito unidades localizadas em Porto Alegre, Chapecó, Francisco Beltrão, Maringá, São Paulo, Brasília, Porto Velho e Rio Branco. A La Valle compra produtos de terceiros e coloca sua marca. Depois os vende por quase todo o território nacional. A empresa tem equipe comercial e frota própria. O volume de batata ondulada da La Valle é pequeno.

11 f) Bauducco A Bauducco é uma das principais empresas alimentícias e a maior de produtos forneados do país, com capacidade para produzir 200 mil toneladas por ano. Ela também atua em outros segmentos, que não os forneados. A distribuição da Bauducco é mista. Dependendo da categoria de produto, a empresa utiliza distribuidores para efetuar a pulverização dos produtos. A principal marca de salgadinhos da Bauducco é a batata ondulada Visconti. O volume de vendas dessa batata é considerável, porém o produto tem problemas de colocação (logística) no mercado.

12 MERCADO GERAL O mercado geral de salgadinhos no Paraná é considerado grande se comparado com estados mais populosos e desenvolvidos. Considerando-se uma população de mais de 10 milhões de pessoas, o Paraná tem potencialmente 6 milhões de consumidores de salgadinhos. As cidades com maiores potenciais de vendas no Paraná são Curitiba e RM, Ponta-Grossa, Londrina, Maringá, Apucarana, Guarapuava, Umuarama, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçú.

13 HÁBITOS DE CONSUMO DE SALGADINHOS NO PR
O consumo de salgadinhos é um hábito presente em todos os grupos de pessoas. Não há rejeição específica, variando apenas o quanto este hábito é presente ou importante para cada consumidor. Os consumidores podem se classificar em Heavy Users, Medium Users e Light Users. Heavy Users> Consumo semanal ou bi-semanal (O salgadinho é um item que não pode faltar numa ida ao supermercado, por exemplo); Medium Users (Consumo quinzenal e Mensal); e Light Users (Não compradores, porém consumidores ocasionais em datas e locais específicos – O salgadinho não seria um hábito de compra).

14 Quase todos os consumidores são unânimes em apontar a tarde e a noite como os momentos de consumo mais usuais. O Salgadinho serve não apenas como um prazer, mas também para matar uma “fominha”. Evidentemente, as marcas da Pepsico foram as mais citadas. As Marcas mais lembradas por consumidores são: Doritos, Ruffles, Fandangos, Sensações e Cheetos; Entre os grupos de adultos, a preferência é Doritos e Ruffles e entre os grupos de crianças e adolescentes, aparecem com mais freqüência Fandangos e Ruffles. Alguns salgadinhos de orientação mais popular também aparecerem na lista dos mais cotados, como: Pingo de Ouro e Pipoteca;

15 SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DO PR
Amostras dos produtos da linha de varejo foram testadas em Curitiba – PR. Os grupos de testes eram consumidores de três faixas etárias (crianças, jovens e adultos) e das classes sociais A, B e C. Os critérios para avaliação dos produtos foram: teste visual, sabor e embalagem.

16 A batata ondulada foi o primeiro produto a ser testado
A batata ondulada foi o primeiro produto a ser testado. Ela foi colocada entre outros três tipos de batatas (Ruffles, Yoki e Visconti) para o teste visual. Nenhuma das batatas tinha identificação da marca. O resultado do teste foi que a Ruffles parecia ser a batata mais saborosa, competindo muitas vezes com a Castrolanda; A batata da Castrolanda ficou em segundo lugar e as batatas Yoki e Visconti ficaram em terceiro lugar, sem maiores comentários. Depois do teste visual as batatas foram submetidas ao teste de sabor e os resultados foram muito semelhantes. Batata Ruffles em primeiro, Castrolanda em segundo, Yoki em terceiro e Visconti em quarto. Quanto ao sabor da batata Castrolanda, foi orientado pelos consumidores que se coloque mais sal no produto. No teste dos aromas o sabor “cebola na brasa” foi o mais bem cotado. Em segundo lugar ficou o sabor picanha e em terceiro o sabor pimenta, não recomendado pelos consumidores.

17 ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES E DAS AMEÇAS
a) Forças Cultura de qualidade da produção; Orientação estratégica e cultura de planejamento; Disponibilidade financeira; Testes favoráveis de produto; Inovação em categoria: PURURUCA; Rastreabilidade total segmento batata. Controle da cadeia produtiva, anual.

18 b) Fraquezas Desconhecimento do mercado varejo; Operação de varejo é completamente nova; Custos de adaptação; Curva de aprendizagem; Mix inicial pequeno; Marca de varejo inexistente. . c) Ameaças Concorrentes extremamente fortes e agressivos; Canais resistentes a novos entrantes; Mercado concentrado em marcas e distribuição; Inúmeros produtos substitutos; Produtos muito fáceis de serem copiados.

19 d) Oportunidades Lojas pequenas de varejo, bem como bares e lanchonetes periféricos e varejo do interior, mais acessível e dependente do fabricante; Menor ênfase dos líderes fora dos grandes centros; Com exceção do líder, dificuldade dos outros concorrentes de distribuir através do canal atacado/distribuidor; Nova categoria de produto: INOVAÇÃO NO MERCADO

20 Conclusão - Fernando

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