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Mestre Hernán Olmedo Nissen Diretor Financeiro – A. GRANIX EQUIPE DE TRABALHO vs TRABALHO EM EQUIPE.

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2 Mestre Hernán Olmedo Nissen Diretor Financeiro – A. GRANIX EQUIPE DE TRABALHO vs TRABALHO EM EQUIPE

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4 ONTEM e HOJE Talento Século XXTalento Século XXI Inteligência analítica Inteligência emocional Capacidades técnicas e/ou intelectuais Capacidade + Ação + Motivação

5 Talento Século XX Talento Século XXI Apenas nas funções diretivas Empreendedores em todos os níveis Individualidade (pessoas talentosas) Grupal (equipes talentosas)

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7 TRABALHO EM EQUIPE : É a habilidade de participar ativamente na realização de uma meta comum.

8 Trabalhar em equipe… É um modelo de participação no trabalho fundamentado na: confiança interpessoal,

9 É um modelo de participação no trabalho fundamentado na: confiança interpessoal, comunicação fluente, sinceridade, apoio mútuo, Trabalhar em equipe…

10 É um modelo de participação no trabalho fundamentado na: confiança interpessoal, comunicação fluente, sinceridade, apoio mútuo, respeito pelas pessoas.

11 Tudo isso supera as formas tradicionalmente rígidas, hierarquizadas, desmotivadas e não poucas vezes ineficientes da organização vertical tradicional. Trabalhar em equipe…

12 Do conjunto de pessoas à equipe CONJUNTO DE PESSOAS

13 Do conjunto de pessoas à equipe GRUPO

14 Do conjunto de pessoas à equipe EQUIPE

15 A equipe de trabalho não é o mesmo que trabalhar em equipe.

16 Etapas e tarefas na vida da equipe Estas etapas evolutivas são: 1. Formação do grupo. 2. Conflito no grupo. 3. Normas no grupo. 4. Realização e madurez da equipe.

17 A formação do grupo: indivíduos isolados

18 Estas etapas evolutivas são: 1. Formação do grupo. 2. Conflito no grupo. 3. Normas no grupo. 4. Realização e maturidade da equipe. Etapas e tarefas na vida da equipe

19 Conflito no grupo: indivíduos em conflito

20 Estas etapas evolutivas são: 1. Formação do grupo. 2. Conflito no grupo. 3. Normas no grupo. 4. Realização e maturidade da equipe. Etapas e tarefas na vida da equipe

21 Normas no grupo: indivíduos orientados

22 Estas etapas evolutivas são: 1. Formação do grupo. 2. Conflito no grupo. 3. Normas no grupo. 4. Realização e maturidade da equipe. Etapas e tarefas na vida da equipe

23 Maturidade: Trabalho em equipe

24  Domínio da função (técnico).  Conta com informação sobre a função (Para quê?, Por quê? Como?)  Tem como guia os valores institucionais. As equipes de alto desempenho são formados por pessoas e indivíduos que perseguem metas e cumprem as seguintes três condições para trabalhar em equipe:

25 TRÊS PONTOS-CHAVE QUER SABE PODE

26 POR QUE AS EQUIPES FRACASSAM?  Muitas vezes é empregado o tipo incorreto de equipe.  O líderes temem perder o controle com a instrumentação de equipes.  Não há clareza para os integrantes quanto a como agir na equipe.

27  As equipes são formadas sem fazer as pessoas participar, mas impondo-lhes as metas.  Os costumes não são respeitados nem há determinação de normas para se agir na equipe. POR QUE AS EQUIPES FRACASSAM?

28 OS 5 PROBLEMAS DE UMA EQUIPE PROBLEMA 1: FALTA DE CONFIANÇA.

29 NÃO HÁ CONFIANÇA SIM, HÁ CONFIANÇA Mutuamente OCULTAM as debilidades e os erros. ADMITEM as debilidades e os erros. VACILAM antes de pedir ajuda ou de compartilhar as impressões construtivas. PEDEM ajuda.

30 NÃO HÁ CONFIANÇA SIM, HÁ CONFIANÇA Vacilam em oferecer ajuda fora de suas próprias áreas de responsabilidades. Aceitam perguntas e contribuições nas áreas pelas quais são responsáveis. Chegam a conclusões a respeito das intenções ou aptidões dos outros sem buscar aclará-las. Dão a cada um o benefícioda dúvida antesde chegar a conclusõesnegativas.

31 NÃO HÁ CONFIANÇA SIM, HÁ CONFIANÇA Não reconhecem nem examinam as capacidades e experiências mútuas. Arriscam-se a oferecer trocas de impressões e ajudas. Apreciam e perguntam sobre as capacidades e experiências dos demais. Perdem tempo e energia controlando sua conduta para causar determinado efeito. Dedicam tempo e energia em assuntos importantes.

32 NÃO HÁ CONFIANÇA SIM, Ocultam os ressentimentos.Oferecem e aceitam desculpas sem vacilar. Temem as reuniões e buscam motivos para evitar passar tempo juntos. Propiciam reuniões e outras oportunidades para trabalharcomo grupo. HÁ CONFIANÇA

33 PROBLEMA 2: MEDO DE CONFLITO OS 5 PROBLEMAS DE UMA EQUIPE

34 MEDO do CONFLITO COMPROMISSO ANTE OCONFLITO As reuniões são entediantes. As reuniões são animadas e interessantes. Criam um ambiente no qual abunda a luta pelo poder e os ataques pessoais. Extraem e exploram as ideias de todos os membros da equipe.

35 MEDO do CONFLITO COMPROMISSO ANTE OCONFLITO Ignoram temas polêmicos e que são decisivos para o êxito da equipe. Rapidamente resolvem os problemas concretos. Não se interessam pelas opiniões e perspectivas dos membros da equipe. Minimizan a luta pelo poder.

36 MEDO do CONFLITO COMPROMISSO ANTE OCONFLITO Perdem tempo e energia em fingimentos e administração do risco interpessoal. Põem os temas decisivos sobre a mesa, para discuti-los.

37 PROBLEMA 3: FALTA DE COMPROMISSO OS 5 PROBLEMAS DE UMA EQUIPE

38 NÃO SE COMPROMETE SIM, COMPROMETE-SE Cria ambiguidades sobre a direção e as prioridades. Cria clareza na direção e nas prioridades. Vê as oportunidades escapando devido à análise excessiva e à postergação desnecessária. Reúne todos em torno deobjetivos comuns.

39 NÃO SE COMPROMETE SIM, SE COMPROMETE Alimenta a falta de confiança e o medo do fracasso. Desenvolve a capacidade de aprender dos erros. Volta às mesmas discussões e decisões. Aproveita as oportunidadesantes dos competidores. Avança sem vacilar.

40 NÃO SE COMPROMETE SIM, COMPROMETE-SE Incita suspeitas nos membros da equipe. Muda de direção sem vacilar e sem culpas.

41 PROBLEMA 4: EVITARESPONSABILIDADES OS 5 PROBLEMAS DE UMA EQUIPE

42 EVITA responsabilidade PEDE responsabilidade Cria ressentimentos nos membros com diferentes padrões de rendimento. Certifica-se de que aqueles que não rendem adequadamente, recebam pressão para melhorar. Incentiva a mediocridade. Os membros identificam rapidamente os problemaspedindo explicações de cada um.

43 EVITA responsabilidade PEDE responsabilidade Não cumpre os prazos. Estabelece respeito entre seus membros. Põe sobre os ombros do líder um peso indevido como única fonte de disciplina. Evita o excesso de burocracia em torno da gestão do rendimentoe da ação corretiva.

44 OS 5 PROBLEMAS DE UMA EQUIPE PROBLEMA 5: FALTA DE ATENÇÃO AOS RESULTADOS

45 NÃO enfoca os resultados SIM, enfoca os resultados coletivos Estagna, não cresce. Mantém os empregados orientados ao que se quer alcançar. Poucas vezes derrota seus competidores. Minimiza as condutas individualistas. Perde empregados orientados para o que se quer alcançar. Alegra-se com o êxito, sofre com o fracasso.

46 NÃO enfoca nos resultados SIM, enfoca os resultados coletivos Incentiva os empregados a focar em suas próprias carreiras e metas individuais. Aproveita os indivíduos que subordinam seus próprios interesses e metas para o bem da equipe. Distrai-se facilmente. Evita as distrações.

47 COMO RESOLVER PROBLEMAS NA EQUIPE?

48 A TENÇÃO ao problema apresentado. P ROCURAR aprofundar-se no problema. O BJETIVOS: Fixá-los para solucionar o problema. I NDIVIDUALIDADE respeitada; saber o que o motiva. A JUDAR a firmar as mudanças para superar o problema. R ESULTADOS: fazer acompanhamento para obter o feedback.

49 Como construir equipes de alto desempenho OS 4 C s

50 C ONSENSO C OLABORAÇÃO C ONFIANÇA C OMUNICAÇÃO

51 AS VANTAGENS DA EQUIPE  Excelência de qualidade.  Problemas bem resolvidos. As equipes de trabalho produzem:  Ótimo rendimento.

52 As vantagens da equipe: Flexibilidade. Elevada moral do grupo. As equipes de trabalho produzem: Decisões eficazes por consenso.

53 Maior compromisso com a organização. Menor tempo em pesquisas. As vantagens da equipe: Novas formas de abordar um problema.

54 Nenhum de nós é tão inteligente como todos nós. (Provérbio japonês)

55 AS EQUIPES DE TRABALHO SÃO FORMADAS POR PESSOAS, E É NELAS QUE RESIDE A CONFIANÇA NO ÊXITO.

56 “Não se dirige as pessoas, mas se dirige com as pessoas.” (Ken Blanchard)

57 “Você nunca obterá o melhor de seus membros acendendo fogo sob seus pés. Antes, você deve acendê-lo em seu interior.” Adaptado por Bob Nelson

58 A equipe de trabalho não é o mesmo que trabalhar em equipe.

59 “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” Eclesiastes 4:9,10,12 PENSAMENTO FINAL


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